sábado, 9 de janeiro de 2016

Fórum Social da Educação Popular e FME

Nesse mês, em Porto Alegre/RS, será realizada mais uma edição do Fórum Social Mundial que reúne ativistas, movimentos sociais e partidos políticos de esquerda e progressistas de todo mundo. Nesta como em outra edições também serão realizadas concomitantemente fóruns temáticos como é o caso do Fórum Mundial de Educação e o Fórum Social da Educação Popular. Abaixo veja informações sobre.

Uma outra educação é possível...
 O Fórum Social da Educação Popular surgiu de um diálogo entre a Flacso Brasil, o Centro de Estudos Sociais – Universidade de Coimbra e o projeto ALICE, a UPMS, o CEAAL, o CLACSO e o CODESRIA, como possibilidade de reunir universidades com atividades de Educação Popular assentes na ideia de que a democratização das sociedades passa necessariamente pela democratização do conhecimento.
Em pouco tempo, muitas organizações sociais, movimentos, universidades e governos vêm se juntando para tornar realidade o que um dia foi apenas uma ideia. Assim surgiu um encontro mais amplo, para discutir a Educação Popular no mundo atual.

Considerando que a Educação Popular, por um lado reage ao elitismo das universidades, democratizando o acesso ao conhecimento; e, por outro, promove o diálogo entre saberes, encontrando na Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire uma das grandes referências, defendendo a educação para a libertação e para a cidadania, entendemos este encontro como uma oportunidade de desafiar o contexto atual de crise econômica, política e social em que se encontra o mundo a partir da prática da Educação Popular.




Fórum Mundial de Educação

O Fórum Mundial de Educação é um movimento pela cidadania planetária e pelo direito universal à educação. Constitui-se em um espaço de constante diálogo entre todas e todos os que, no mundo globalizado, levam adiante projetos de educação popular e de enfrentamento ao neoliberalismo, seja em esferas públicas, governamentais ou não, coletivas ou de pesquisa.

Senado Federal oferece cursos gratuitos


O Senado Federal por meio do Instituto Legislativo Brasileiro(ILB) oferece no site http://saberes.senado.leg.br/ um grupo de cursos no modelo EAD em diversas áreas do conhecimento. Tais cursos são sem tutela, ou seja, não há tutores para explicações e cobranças, são cursos nos quais os cursandos devem organizar dentro dos módulos do curso sua própria aprendizagem.
Para poder realizar um dos cursos é necessário preencher um cadastro rápido, após o cadastro você poderá se inscrever em pelo menos dois cursos por vez.
Os cursos são: