sábado, 18 de fevereiro de 2017

Mais uma vez: violência contra profissionais da Educação

Mais uma vez uma profissional da Educação foi agredida. Desta vez em Campinas, uma vice - diretora foi agredida por uma mãe que foi convocada para tratar do comportamento do filho. 
Não é admissível agressão a ser humano algum, mais terrível quando é agredido um ser humano que auxilia na formação das pessoas que irão construir o futuro do mundo.
Reescrevo aqui parte do texto que postei no dia 14 de Fevereiro(apenas quatro dias atrás), quando soube que uma professora de Suzano havia sido mordida e puxado os cabelos por um aluno:
"Quem é professora (or) provavelmente já ouviu o relato de violência de um colega de profissão que aconteceu ou com ele ou com um professor conhecido e que na maioria das vezes termina ou com o professor virando o vilão  ou caindo no esquecimento.
Entretanto, isso não deve acontecer. A sociedade deve tomar conhecimento disso e principalmente iniciativas preventivas, de proibição e punição da violência contra professores.
Violência essa que muitas vezes está ligada a imagem errônea e distorcida que as famílias tem de professores; muitas vezes ao fato de os pais não assumirem um papel relevante na educação dos filhos auxiliando numa construção positiva sobre a Educação e o professor; e principalmente pela desvalorização contínua que os profissionais da Educação sofrem de entes governamentais que tem como obrigação constitucional dar o seu devido valor.
Entretanto, professores e sindicatos da educação devem tomar ações pontuais e objetivas contra estes atos de violências. Proponho aqui algumas ações:
  • Criação de sistema de registro de violência escolar para que os atos violentos sejam registrados, mapeados, analisados e a partir daí promover ações de combate a violência;
  • Criação de Lei especifica sobre o assunto, semelhante a do Mato Grosso, para evitar, proibir e punir a violência contra o profissional da educação;
  • Implantação de trabalho efetivo da Cultura de Paz nas escolas;
  • Implantação do professor mediador nas escolas com formação e capacitação para mediar os conflitos entre os atores escolares;
  • Criação da Escola de Pais para disponibilizar formação aos que necessitam de auxílio para educar os filhos e obrigar os pais de estudantes que cometem violência escolar a participar da escola para tomarem atitudes mais eficazes na educação de filhos.
A partir dessas ideias e de outras que devem existir pelo Brasil a fora que podemos pesquisar para implementar em nossas escolas, possamos tornar o ambiente escolar num local de verdadeira paz onde não existe violência contra o professor. " 


terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

APEOESP: Calendário de mobilizações



Curso EAD Aprofem - Diversidade e Gênero


Público alvo:
Agente de Apoio, Agente Escolar, AGPP, Anal. De Inf. Cult. e Desp. - Biblioteca, Anal. de Inf. Cult. e Desp. - Educação Física, Assessor Técnico Educacional, Assist. Técnico de Educação I, Assist. de Diretor de Escola, Assist. Técnico Administrativo, Aux. Adm. de Ensino, Aux. de Desenvolvimento Infantil, Auxiliar de Secretaria, Aux. Técnico de Educação, Bibliotecário, Coord. de Ação Cultural / Educacional, Coord. de Esportes e Lazer, Coordenador Pedagógico, Diretor de Divisão Técnica, Diretor de Escola, Diretor de Orientação Técnica, Diretor Regional de Educação, Especialista de Atividades Técnico-Culturais e Desportivas, Gestor CEU, Prof. Bandas e Fanfarras, Inspetor de Alunos, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio, Secretário de Escola, Supervisor Escolar.

Carga horária total:
20 horas, sendo: (4) horas presenciais e (16) horas à distância - EAD

Período de realização:
De 18 de fevereiro de 2017 a 19 de março de 2017.
Oferecimento no ambiente virtual: de 18 de fevereiro a 14 de março de 2017.
Aula presencial e encerramento: 19 de março de 2017 (DOMINGO) - Manhã (8h às 12h)

Cronograma Detalhado:
Período de realização on-line:
Módulo 1: das 12h do dia 18 de fevereiro às 23h59min do dia 23 de fevereiro de 2017.
(a avaliação será liberada dia 19/02, a partir das 12h)
Módulo 2: das 12h do dia 02 de março às 23h59min do dia 07 de março de 2016
(a avaliação será liberada dia 03/03, a partir das 12h)
Módulo 3: das 12h do dia 09 de março às 23h59min do dia 14 de março de 2016
(a avaliação será liberada dia 10/03, a partir das 12h)

Aula presencial e encerramento: 19 de março de 2017 (DOMINGO) - das 08h às 12h, no seguinte local:
Espaço de Eventos Hakka
Rua São Joaquim, 460 - São Paulo - CEP 01508-000.
Profa. Silene Claro


Certificação:
Obterá aprovação quem realizar as atividades de cada módulo (textos / filme / avaliação on-line / fórum), participar na aula presencial, realizando a avaliação final e ter rendimento satisfatório (mínimo 5 pontos).

Estrutura de Estudos:
O curso EAD da APROFEM é distribuído em 3 módulos, sendo que cada um deles está organizado na seguinte estrutura:
Leitura de textos para fundamentação e aprofundamento dos temas;
Filme para ampliar o conhecimento, relacionado ao conteúdo que compõe a avaliação;
Participação no fórum, como atividade de interação e fixação do conteúdo estudado;
Avaliação on-line ao final de cada módulo, visando sistematizar as leituras, reflexões e discussões.
Atenção às datas de início e término de cada módulo, pois não é possível prosseguir nos estudos após o encerramento de um módulo.
Só é possível passar para o módulo seguinte, se concluir todas as atividades do módulo anterior.

Observações:
Não haverá inscrições automáticas para quem fez o(s) curso(s) EAD anterior(es).
Filiados que concluíram este curso em 2016 ou anos anteriores, não poderão fazer a inscrição novamente.
As vagas são limitadas.
O controle da presença on-line será feito pela participação nas atividades propostas: leituras, vídeos, avaliação on-line e participação no fórum.
Só será possível iniciar um próximo módulo, quando concluído o anterior.
A participação na aula presencial do curso estará condicionada ao aproveitamento satisfatório nos módulos on-line (notas da avaliação de cada módulo).
É obrigatória a presença na aula presencial de encerramento e não será possível concluir o curso em caso de não comparecimento, independentemente do motivo.
Não é permitido entrar acompanhantes (em especial menores de idade) na aula presencial de encerramento.

Cancelamento de Inscrições:
O cancelamento de inscrições deverá ser feito em até dois dias antes do início do curso, diretamente no Portal APROFEM, visando aproveitamento da vaga para a lista de espera
Faça seu login na área restrita e acesse a página do curso que deseja cancelar, na aba 'turmas', para fazer o cancelamento. Não haverá cancelamento após esse prazo e ocorrerá automaticamente bloqueio para quem não cancelar, independentemente da justificativa.

Bloqueio para inscrições:
Ocorrerá bloqueio de inscrições para os filiados que se inscreverem em cursos presenciais ou à distância e não comparecerem ou não finalizarem a carga horária exigida.
Alertamos que o bloqueio será automático e valerá para o próximo curso na mesma modalidade em que houve a 'ausência' ou para o curso seguinte, caso as inscrições do próximo sejam abertas antes do encerramento do curso em que o filiado se inscreveu.
Sendo um bloqueio automático, não haverá necessidade de justificativa à APROFEM, pois ele ocorrerá qualquer que seja o motivo alegado.
Sendo assim, o filiado ficará impedido de participar de um curso na mesma modalidade (presencial ou EAD), podendo retomar sua inscrição para os outros (desde que não surjam novas ausências).
Contamos com a sua compreensão, pois nosso objetivo é a otimização das vagas oferecidas para cada curso.

Cursos anteriores:
Alguns cursos de 2016 e de anos anteriores (EADs e Presenciais) estão sendo oferecidos novamente, atendendo à demanda de filiados que não tiveram oportunidade de realizá-los. Assim sendo, não será aceita a inscrição do filiado que participou do mesmo curso em anos anteriores.
FONTE: Aprofem