domingo, 3 de janeiro de 2016

Olimpíadas, CIE e Atleta na Escola

Em ano de Olimpíadas a serem realizadas no Rio de Janeiro, uma pergunta merece ser feita: o que foi o Programa Atleta na Escola?
Para quem não sabe o Programa Atleta na Escola foi criado em 2013 por três ministérios: Defesa, Educação e Esporte. Sendo o ministério da Educação o ente principal, pois o programa tinha com vertente principal a distribuição de recursos via PDDE. O programa teve como objetivo a participação de 5 Milhões de estudantes de 20 mil escolas pelo Brasil para formação esportiva e mais audaciosamente ser base para o Programa Brasil Medalhas, que é o programa de subsidio a atletas olímpicos.
A ideia seria financiar escolas via PDDE, municípios e estados para promoverem formação inicial nas escolas com competições(Etapa escolar) com intuito de identificar talentos e posteriormente agregar esses talentos esportivos numa Etapa Municipal e treiná-los no Centro de Iniciação Esportiva - CIE que seriam construídos em cidades que fossem contempladas, posteriormente realizadas as Etapas Estaduais e Nacional.
Nas etapas estaduais estavam incluídos aí os Jogos Estaduais da Juventude e nacionalmente os Jogos Escolares da Juventude, que já existiam.
Esse é o programa.
E no que deu?
Ninguém sabe, ninguém viu.
Ao pesquisar o site do MEC não encontramos informações sobre o programa.
Ao verificarmos no site do programa - atletanaescola.mec.gov.br- também não encontramos noticias e nem informações sobre como ocorreram as ações ou se ocorreram as ações propostas pelos ministérios. Há , porém, fotos que ao que parecem são de uma mesma atividade de etapa estadual ocorrida no Rio Grande do Norte. Efetivamente o que ocorreu foram as etapas estaduais e nacional dos Jogos da Juventude( de acordo com o site da CBDE) que já aconteciam antes do programa, e que tem um domínio de escolas particulares, como é o caso do Colégio Amorim de São Paulo.
O que esperar nas Olimpíadas? Não muita coisa! Não só pelo aparente fracasso do Atleta na Escola, mas porque ainda não temos um programa educacional-esportivo necessário e eficaz como, por exemplo, o que existe nos Estados Unidos da América com a NCAA, para fazer crianças e jovens verem o esporte como caminho para uma boa graduação e talvez para um boa vida profissional com esporte.
Percebemos isso,por exemplo, nas estruturas de nossas escolas que em sua grande parcela não contam nem com quadras poliesportivas. Algumas redes de ensino não contam nem com a presença do Professor de Educação Física para ministrar aulas.
Ou seja, a cultura esportiva ainda não é valorizada como item importante para auxiliar no desenvolvimento educacional de crianças e jovens.
Há muito o que caminhar no Brasil em relação a isso.




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