COMUNICADO Nº 864, DE 01 DE AGOSTO DE
2016
A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE
SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU
O COORDENADOR DO NÚCLEO DE EDUCOMUNICAÇÃO,
COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO NAS ONDAS DO VÍDEO - STOP MOTION, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:
I - JUSTIFICATIVA:
A ANIMAÇÃO ESTÁ PRESENTE NÃO SÓ NA VIDA DAS
CRIANÇAS, MAS DE PESSOAS DE TODAS AS IDADES, DE DIFERENTES
CONTEXTOS E CLASSES SOCIAIS, COM SUA FORMA
LÚDICA E DIVERTIDA QUE MOSTRA QUE A IMAGINAÇÃO
E OS SONHOS NÃO TÊM LIMITES. ESTE CURSO DE ANIMA-
ÇÃO QUE FOCA A TÉCNICA STOP MOTION, JUSTIFICA-SE POR
CONTRIBUIR JUNTO AOS PROFESSORES PARTICIPANTES PARA
A INTRODUZIR O STOPMOTION COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
A FIM DE CONTRIBUIR NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM.
II - OBJETIVOS:
POTENCIALIZAR O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS E
AÇÕES PEDAGÓGICAS COM AS LINGUAGENS DE COMUNICAÇÃO
E SUAS TECNOLOGIAS BALIZADOS PELO CAMPO DA
EDUCOMUNICAÇÃO.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
PRODUZIR DE FILMES DE ANIMAÇÃO
III - CONTEÚDO:
APRECIAÇÃO E MEDIAÇÃO DE ANIMAÇÕES; ESTUDO E
PRÁTICA DA TÉCNICA FOTO A FOTO; PESQUISA DE MATERIAIS
E OBJETOS; ESTUDO DE CENÁRIO E LUZ, ELABORAÇÃO DE
ROTEIRO PARA STOP MOTION; PRÉ-PRODUÇÃO; CAPTAÇÃO DE IMAGENS E SONS; PRODUÇÃO; EDIÇÃO E SONORIZAÇÃO; PÓS
PRODUÇÃO; APRECIAÇÃO DE ANIMAÇÕES REALIZADAS NO
CURSO; AVALIAÇÃO E FECHAMENTO.
IV - METODOLOGIA:
O CURSO ESTÁ BASEADO NA METODOLOGIA INTERATIVA
E DIALÓGICA QUE, ATRAVÉS DE DINÂMICAS, EXERCÍCIOS
PRÁTICOS E APRECIAÇÃO DE CURTAS TEMÁTICOS, PROPICIA
OPORTUNIDADES DE REFLEXÃO E CONSTRUÇÃO COLETIVA DE
CONHECIMENTO SOBRE OS TEMAS ABORDADOS, VISANDO A
PARTICIPAÇÃO, O DESENVOLVIMENTO DA REFLEXÃO CRÍTICA E
O ESTÍMULO À CRIATIVIDADE E INICIATIVA.
V - PÚBLICO ALVO:
AUXILIAR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO, COORDENADOR PEDAGÓGICO,
DIRETOR DE ESCOLA, GESTOR-CEU,PROFESSOR DE
EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇAO INFANTIL
E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL
II E MÉDIO, SUPERVISOR ESCOLAR.
VI - CARGA HORÁRIA TOTAL: 20 HORAS
- CARGA HORÁRIA PRESENCIAL: 18 HORAS
- CARGA HORÁRIA NÃO PRESENCIAL: 2 HORAS
VII - CRONOGRAMA:
DRE CAMPO LIMPO
QUINTAS-FEIRAS: 19H00 ÀS 22H00
DATAS: 18, 25/08, 01,08,15 E 22/09/2016
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA - AVENIDA JOÃO DIAS,
3763 - JARDIM SANTO ANTÔNIO
VIII - TOTAL DE VAGAS: 25 VAGAS (TURMA ÚNICA)
IX - REGENTE: MARIZA DE ALMEIDA PINTO
X- CERTIFICAÇÃO:
A AVALIAÇÃO É PROCESSUAL; ACONTECE DE FORMA PARTICIPATIVA,
DURANTE E AO FINAL DAS ATIVIDADES.
***
COMUNICADO Nº 865, DE 01 DE AGOSTO DE
2016
A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE
SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU
O(A) DIRETOR(A) SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO,
COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO NAS ONDAS DA
FOTOGRAFIA - FOTOJORNALISMO, CONFORME ESPECIFICA-
ÇÕES A SEGUIR:
I - OBJETIVOS:
- PROPORCIONAR AO PARTICIPANTE UMA COMPREENSÃO
BÁSICA DO FOTOJORNALISMO;
- CRIAR OU CONTAR HISTÓRIAS COM IMAGENS.
- PROPORCIONAR AO PARTICIPANTE QUE DESENVOLVE
PROJETOS DE COMUNICAÇÃO (JORNAL, BLOG,IMPRENSA
JOVEM, REDES SOCIAIS) UMA COMPREENSÃO BÁSICA DAS
TÉCNICAS DO FOTOJORNALISMO.
- PROPORCIONAR ATIVIDADES DE LEITURA CRÍTICA DA
MIDIA.
- PROMOVER A CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS COM IMAGENS.
II - CONTEÚDO:
O CURSO TEM COMO PROPOSTA APRESENTAR CONCEITOS
E TÉCNICAS DE MODO A PERMITIR QUE O PARTICIPANTE CONSIGA
ELABORAR E PRODUZIR IMAGENS FOTOJORNALÍSTICAS
PARA MÍDIA IMPRESSA E ELETRÔNICA.
SERÃO MINISTRADAS AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS QUE
ABORDARÃO LINGUAGEM FOTOGRÁFICA, PAUTA, EDIÇÃO E
ÉTICA NO FOTOJORNALISMO.
III - METODOLOGIA:
DIDÁTICO-PARTICIPATIVAS, DIDÁTICO-EXPOSITIVAS E AUTOFORMATIVAS
IV - PÚBLICO ALVO:
PROF EDUC INFANTIL, PROF EDUC INFANTIL E ENS FUNDAMENTAL
I, PROF DE ENS FUND II E MÉDIO, COORDENADOR
PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, SUPERVISOR ESCOLAR E
AUX TÉCNICO DE EDUCAÇÃO
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS
VI - CRONOGRAMA:
DRE CAPELA DO SOCORRO – ( TURMA 1)
TERÇAS-FEIRAS: 13H45 ÀS 16H45
DATAS: 6,13,20 e 27/09/2016
AV. DO RIO BONITO, Nº 2.330 – VELEIRO – LABORATÓRIO
DE INFORMÁTICA
DRE PENHA – (TURMA 2)
SEGUNDAS-FEIRAS: 13H45 ÀS 16H45
DATAS: 8,15,22 e 29/08/2016
AV. PARANAGUÁ, 1954 - ERMELINO MATARAZZO
DRE PIRITUBA – ( TURMA 3)
SEXTAS-FEIRAS: 08H30 ÀS 11H30
DATAS: 16, 23,30/09 e 06/10/2016
R. AURÉLIA, 996 - VILA ROMANA – LABORATÓRIO DE
INFORMÁTICA
DRE SÃO MIGUEL - (TURMA 4)
QUINTAS-FEIRAS: 13H45 ÀS 16H45
DATAS: 11,18,25/08 E 01/09/2016
AV. SÃO MIGUEL, 747 – PRÓXIMO AO HOSPITAL MUNICIPAL
DRE IPIRANGA – CEU EMEF MENINOS – (TURMA 5)
SÁBADOS: 09H00 ÀS 15H00
DATAS: 10/09 E 17/09/2016
CEU EMEF MENINOS – RUA BARBINOS, 111 – SÃO JOÃO
CLÍMACO
VII - TOTAL DE VAGAS: 25 VAGAS POR TURMA
QUANTIDADE DE TURMAS: 5
VIII - REGENTE:REGINA APARECIDA VILELA DOS SANTOS
IX- CERTIFICAÇÃO:FARÃO JUS AO CERTIFICADO OS PARTICIPANTES
QUE OBTIVEREM 100% DE PRESENÇA E CONCEITO
SATISFATÓRIO (S)
XI- ÁREA PROMOTORA: SME/COPED/NTC/ NÚCLEO DE
EDUCOMUNICAÇÃO
***
COMUNICADO Nº 866, DE 01 DE AGOSTO DE
2016
A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE
SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU
O COORDENADOR DO NÚCLEO DE EDUCOMUNICAÇÃO,
COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO OPTATIVO - HQ E
FANZINE NA ESCOLA, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:
I - OBJETIVOS:
AMPLIAR A CAPACIDADE DE EXPRESSÃO E COMUNICA-
ÇÃO POR MEIO DE LINGUAGENS VERBAIS E VISUAIS.
II - CONTEÚDO:
- CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DO FANZINE;
- COMO CRIAR UM FANZINE NA ESCOLA;
- POR QUE HQ NA ESCOLA?;
- COMO PRODUZIR UMA HQ;
- SOFTWARES: ESCOLHA DO MAIS ADEQUADO;
- PRODUÇÃO DE FANZINE E HQ;
- PUBLICAÇÃO
III - METODOLOGIA:
AULAS EXPOSITIVAS, ABORDANDO NOÇÕES BÁSICAS DE
HQ E FANZINE, SUA IMPORTÂNCIA COMO MEIO DE EXPRESSÃO
NA ESCOLA. REALIZAÇÃO DE EXERCÍCIOS PRÁTICOS PARA
APROPRIAÇÃO DO CONTEÚDO E PRODUÇÃO EM GRUPO.
IV - PÚBLICO ALVO:
AUX. TÉCNICO DE EDUCAÇÃO, COORD. PEDAGÓGICO,
DIRETOR DE ESCOLA, PROF. DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROF. ED.
INFANTIL E ENS. FUND. I, PROF. E.F. II E MÉDIO, SUPERVISOR
ESCOLAR
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS
VI - CRONOGRAMA:
DRE CAPELA DO SOCORRO – ( TURMA 1)
QUINTAS-FEIRAS: 08H30 ÀS 11H30
DATAS: 22, 29/09 E 06,13/10/2016
AV. DO RIO BONITO, Nº 2.330 – VELEIRO – LABORATÓRIO
DE INFORMÁTICA
DRE PENHA – ( TURMA 2)
QUINTAS-FEIRAS: 19H00 ÀS 22H00
DATAS: 08,15,22 E 29/09/2016
EMEF PRES. JOÃO PINHEIRO - R. DR. EDGAR GARCIA VIEIRA,
140 - VILA MATILDE
DRE PIRITUBA – ( TURMA 3)
TERÇAS-FEIRAS: 14H00 ÀS 17H00
DATAS: 09,16,23 E 30/08/2016
R. AURÉLIA, 996 – ALTO DA LAPA – LABORATÓRIO DE
INFORMÁTICA
VII - TOTAL DE VAGAS: 25 VAGAS POR TURMA
QUANTIDADE DE TURMAS: 3
VIII - REGENTES:
MARIA SALETE PRADO SOARES, ALDA MARTINS RIBEIRO
ASSUNÇÃO E KASSANDRA BRITO DE CARVALHO
IX- CERTIFICAÇÃO: 100% DE PRESENÇA E CONCEITO
"S" OU "P"
XI- ÁREA PROMOTORA: SME/COPED/NTC/ NÚCLEO DE
EDUCOMUNICAÇÃO
***
COMUNICADO Nº 867, DE 01 DE AGOSTO DE
2016
A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE
SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU
A DIRETORA DA COPED - DIEFEM, COMUNICA A REALIZA-
ÇÃO DO CURSO A PRODUÇÃO ESCRITA NOS ANOS INICIAIS
DO ENSINO FUNDAMENTAL: OS SABERES DOCENTES EM
MOVIMENTO POR MEIO DE FORMAÇÃO COLABORATIVA,
CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:
I - OBJETIVOS:
- AMPLIAR A COMPREENSÃO DAS CONCEPÇÕES TEÓRICAS
DE LÍNGUA, GÊNEROS TEXTUAIS, TEXTO, LETRAMENTO
E ALFABETIZAÇÃO, NO QUE TANGE AO ENSINO DE LÍNGUA
E SUAS IMPLICAÇÕES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS
PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
QUANTO AOS ENCAMINHAMENTOS E PROPOSTAS DE PRODUÇÃO ESCRITA.
- IDENTIFICAR POSSIBILIDADES DE ENCAMINHAMENTOS
PEDAGÓGICOS NAS ATIVIDADES DE PRODUÇÃO ESCRITA NA
PERSPECTIVA DOS GÊNEROS COMO OBJETO DE ENSINO E
INSTRUMENTO DE TRABALHO PARA O DESENVOLVIMENTO
DA LINGUAGEM, ESPECIALMENTE A PARTIR DA REESCRITA/
ESCRITA DE TEXTOS.
• PROMOVER APROFUNDAMENTO EM PRESSUPOSTOS E
CONHECIMENTOS IMPORTANTES QUE MOBILIZAM E ORIENTAM
ESCOLHAS DIDÁTICAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E
APRENDIZAGEM NO QUE TANGE À EXPRESSÃO ESCRITA DAS
CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(CICLO DE ALFABETIZAÇÃO E CICLO INTERDISCIPLINAR).
- FAVORECER UMA RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO DA ESCRITA
POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NA CONCEPÇÃO
DE TEXTO COMO EVENTO SOCIOCOMUNICATIVO, VISANDO,
ESPECIALMENTE, A COMPREENSÃO DE PROCESSAMENTOS
ESTRATÉGICOS DO TEXTO COMO PLANEJAMENTO, TEXTUALIZAÇÃO,
REVISÃO/REESCRITA, EDITORAÇÃO EM CONTEXTOS DE
USO DOS GÊNEROS.
II - CONTEÚDO:
- CONCEITOS DE TEXTO, LÍNGUA, DISCURSO E GÊNERO
DISCURSIVO NA PERSPECTIVA SOCIOCOGNITIVO INTERACIONISTA
EM DIÁLOGO COM OS SABERES DOCENTES.
- ESCRITA E REESCRITA - CONCEPÇÕES, CONHECIMENTOS
ENVOLVIDOS E IMBRICADOS, ESTRATÉGIAS E OPERAÇÕES.
- TEXTOS PREDOMINANTEMENTE NARRATIVOS. SEQUÊNCIA
NARRATIVA, SEQUÊNCIA TEXTUAL, PLANOS DE TEXTO.
- RELEITURA, REVISÃO, REESCRITA – O RETORNO AO
TEXTO: ASPECTOS DISCURSIVOS, TEXTUAIS, LINGUÍSTICOS,
NOTACIONAIS.
- A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO RECURSO PARA A PROGRESSÃO
DAS APRENDIZAGENS, DE ACORDO COM OS AUTORES
SCHNEUWLY E DOLZ. OFICINA – ELABORAÇÃO DE S.D.
III - METODOLOGIA:
O CURSO SERÁ PRESENCIAL, COM SEIS ENCONTROS,
ENTRETANTO, VIABILIZAR-SE-Á AMBIENTE VIRTUAL PRÓPRIO
A FIM DE FAVORECER A INTERAÇÃO ENTRE OS PARTICIPANTES
E REGENTE, COMO TAMBÉM, A POSSIBILIDADE DE SOCIALIZAÇÃO DOS ESTUDOS E REFLEXÕES PARA EDUCADORES DA REDE
(VISITANTES) INTERESSADOS.
OS ENCONTROS TERÃO PERIODICIDADE QUINZENAL, COM
EXPOSIÇÃO DIALOGADA, ESTUDOS TEÓRICOS, LEITURAS, FILMES,
ATIVIDADES EM GRUPO, TROCAS DE EXPERIÊNCIAS,
RELATOS, PROBLEMATIZAÇÃO DAS PRÁTICAS E PROPOSIÇÕES
DE DESDOBRAMENTOS A SEREM ENCAMINHADOS E VIVENCIADOS
NAS SITUAÇÕES DE TRABALHO COM OS ESTUDANTES.
IV - PÚBLICO ALVO:
ASSIST. TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I, COORD. PEDAGÓGICO,
PROF. ED. INFANTIL E ENS. FUND. I, SUPERVISOR ESCOLAR
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 26 HORAS
VI - CRONOGRAMA:
1º ENCONTRO - 06/08/2016 – DAS 9H ÀS 13H
2º ENCONTRO - 20/08/2016 – DAS 9H ÀS 13H
3º ENCONTRO - 03/09/2016 – DAS 9H ÀS 13H
4º ENCONTRO - 17/09/2016 – DAS 9H ÀS 13H
5º ENCONTRO - 01/10/2016 – DAS 9H ÀS 13H
6º ENCONTRO - 22/10/2016 – DAS 9H ÀS 13H
CONTEÚDO:
06/08/2016
O QUE FAZ QUE UM TEXTO SEJA TEXTO? - CONCEITOS DE
TEXTO, LÍNGUA, DISCURSO E GÊNERO DISCURSIVO NA PERSPECTIVA
SOCIOCOGNITIVO INTERACIONISTA EM DIÁLOGO
COM OS SABARES DOCENTES.
20/08/2016
ESCRITA E REESCRITA - CONCEPÇÕES, CONHECIMENTOS
ENVOLVIDOS E IMBRICADOS, ESTRATÉGIAS E OPERAÇÕES.
03/09/2016
TEXTOS PREDOMINANTEMENTE NARRATIVOS. SEQUÊNCIA
NARRATIVA, SEQUÊNCIA TEXTUAL, PLANOS DE TEXTO, TIPOLOGIA
TEXTUAL.
TEXTUALIZAÇÃO.
17/09/2016
RETORNO AO TEXTO: RELEITURA, REVISÃO, REESCRITA. ASPECTOS
DISCURSIVOS, TEXTUAIS, LINGUÍSTICOS, NOTACIONAIS.01/10/2016
A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO RECURSO PARA A PROGRESSÃO
DAS APRENDIZAGENS. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
DE S.D. DE ACORDO COM OS AUTORES SCHNEUWLY E DOLZ.
OFICINA – ELABORAÇÃO DE S.D. (DE PRODUÇÃO DE
TEXTO PREDOMINANTEMENTE NARRATIVO) PARA APLICAÇÃO
NA TURMA.
22/10/2016
SOCIALIZAÇÃO DOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS NA
TURMA E AS APRENDIZAGENS VERIFICADAS ENTRE OS ESTUDANTES
DAS TURMAS DOS DOCENTES PARTICIPANTES.
VII - TOTAL DE VAGAS: 40 VAGAS (TURMA ÚNICA)
VIII - REGENTE: JANDIRA DE OLIVEIRA COSTA
IX- CERTIFICAÇÃO:
SERÃO CONFERIDOS CERTIFICADOS AOS PARTICIPANTES
QUE OBTIVEREM FREQUÊNCIA DE 75%, REALIZAÇÃO DAS
ATIVIDADES ENCAMINHADAS E APROVEITAMENTO SATISFATÓRIO
(“S”).
X - INSCRIÇÕES:
SERÃO FEITAS A PARTIR DA PUBLICAÇÃO ATÉ O PREENCHIMENTO
DAS VAGAS, CONSIDERANDO A ORDEM CRONOLÓGICA
DAS INSCRIÇÕES, POR MEIO DO LINK:
HTTPS://GOO.GL/AIHZE8
SERÁ NECESSÁRIO O ENVIO DE TRÊS PRODUÇÕES TEXTUAIS
(COM A COMANDA DA ATIVIDADE) DE ESTUDANTES DA
TURMA DO(A) PROFESSOR(A) QUE SE INSCREVE E QUE SEJAM
REPRESENTATIVAS DOS DIFERENTES MOMENTOS DA APRENDIZAGEM
DAS CRIANÇAS DE SUA TURMA. OS MATERIAIS (PRODUÇÕES
E COMANDA) PODEM SER DIGITALIZADOS E NÃO HÁ
NECESSIDADE DE IDENTIFICAÇÃO. ENVIAR PARA O ENDEREÇO
ELETRÔNICO:
ESCRITAECRIANCAS@GMAIL.COM
XI- ÁREA PROMOTORA:
COPED - DIEFEM
RETIFICAÇÃO DA PUBLICAÇÃO DO DOC DE 19/05/2016,
PÁGINA 34
***
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO JAÇANÃ / TREMEMBÉ
COMUNICADO Nº 29, DE 29 DE JULHO DE
2016.
O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS
ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO
SISTEMA BRAILE, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:
I - OBJETIVOS:
- CONHECER ASPECTOS TEÓRICOS DO BRAILE
- COLABORAR PARA A RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS
PEDAGÓGICAS COTIDIANAS E QUE FAZEM PARTE DO ATENDIMENTO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
II - CONTEÚDO:
HISTÓRICO DO BRAILE, SÍMBOLOS FUNDAMENTAIS, LEITURA,
ESCRITA, NUMERAIS NO SISTEMA BRAILE.
III - METODOLOGIA:
PRESENCIAL. A METODOLOGIA UTILIZADA VISA OPORTUNIZAR
A PRÁTICA DO SISTEMA BRAILE E FAVORECER A
REFLEXÃO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PRIORIZANDO
ESTRATÉGIAS COMO LEITURAS, PRÁTICAS DE REGISTRO, APRESENTAÇÃO
DE VÍDEOS E DISCUSSÕES.
IV - PÚBLICO ALVO:
AGENTE ESCOLAR, AUXILIAR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO,
ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO
INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO
FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E
MÉDIO, SUPERVISOR ESCOLAR, PREFERENCIALMENTE PROFESSORES
REGENTES DE SALA DE APOIO E ACOMPANHAMENTO
À INCLUSÃO E EDUCADORES DE U.E. COM EDUCANDOS COM
DEFICIÊNCIA VISUAL.
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS
VI - CRONOGRAMA:
26/08 E 11/11/2016 – HISTÓRICO DO BRAILE, SÍMBOLOS
FUNDAMENTAIS
23/09 E 25/11/2016 – LEITURA E ESCRITA DO SISTEMA
BRAILE
11/11 E 09/12/2016 – LEITURA NUMERAL NO SISTEMA
BRAILE
MANHÃ = 08H ÀS 12H; TARDE = 13H ÁS 17H
VII - TOTAL DE VAGAS: 20 VAGAS POR TURMA
QUANTIDADE DE TURMAS: 2
VIII - REGENTES:
GLÁUCIA ESIMIR CAMARGO FANTOZZI HADAD RF
675.131.8
SANDRA HELENA BROINIZI PEREIRA DE ARAÚJO RF
554.890.0
IX- CERTIFICAÇÃO:
FARÃO JUS AO CERTIFICADO OS PARTICIPANTES QUE
OBTIVEREM CONCEITO S – SATISFATÓRIO NA AVALIAÇÃO E
FREQUÊNCIA DE 100%.
XI- ÁREA PROMOTORA:
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO JAÇANÃ / TREMEMBÉ
***
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - PIRITUBA/JARAGUA
COMUNICADO Nº 43, DE 29 DE JULHO DE
2016.
O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS
ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO
A PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL NOS ESPAÇOS ESCOLARES
COMO COMPROMISSO DOS PROFISSIONAIS DA
EDUCAÇÃO, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:
I - OBJETIVOS:
INSTRUMENTALIZAR OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
NO RECONHECIMENTO DE SEU PAPEL ATIVO PARA O CUMPRIMENTO
DA LDB, ART.26-A, 78-B E DAS DIRETRIZES CURRICULARES
NACIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM SEU ART.8,
INCISO IX COMPROMETENDO-SE EM APOIAR, ESTIMULAR E
DESENVOLVER PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PROMOTORAS DA
IGUALDADE RACIAL NA EDUCAÇÃO;
POSSIBILITAR MUDANÇAS CONCRETAS NAS UNIDADES
EDUCACIONAIS NO QUE TANGE AS PRÁTICAS QUE PROMOVAM
A DIVERSIDADE RACIAL;
COLABORAR PARA QUE A CONSTRUÇÃO DO PROJETO
POLÍTICO PEDAGÓGICO DA UNIDADE EDUCACIONAL ESTEJA
COMPROMETIDA COM A PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL.
II - CONTEÚDO:
POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL NO
BRASIL.
O PAPEL DO GESTOR NO CAMPO DA PROMOÇÃO DA
IGUALDADE RACIAL NA UNIDADE EDUCACIONAL.
PRÁTICAS INSTITUCIONAIS PROMOTORAS DA IGUALDADE
ÉTNICO-RACIAL NA EDUCAÇÃO
INDICATIVOS QUE ORIENTEM A ELABORAÇÃO DE PROJETO
POLÍTICO PEDAGÓGICO, NO QUAL A TEMÁTICA DAS RELAÇÕES
ÉTNICO-RACIAIS ESTEJA PRESENTE.
III - METODOLOGIA:
UTILIZAÇÃO DE FILMES, MÚSICAS E DINÂMICAS COMO
SENSIBILIZAÇÃO PARA DESENCADEAR REFLEXÕES SOBRE O
PAPEL DOS PROFISSIONAIS DO SERVIÇO PÚBLICO E ESCOLA
PÚBLICA.
RODA DE CONVERSA SOBRE TEMAS RELACIONADOS COM:
FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA, INCLUSÃO, DISCRIMINAÇÃO E
CLASSES SOCIAIS.
DISCUSSÕES EM GRUPOS SOBRE O PPP E REFLEXÕES
SOBRE A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS COM A TEMÁTICA ESTUDADA.
IV - PÚBLICO ALVO:
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR
DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, AGENTE ESCOLAR,
AGENTE DE APOIO, AUXILIAR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO, COORDENADOR
PEDAGÓGICO E DIRETOR DE ESCOLA.
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS
VI - CRONOGRAMA:
TURMA 1 - CIEJA PERUS I
DIAS: 22/08, 29/08 E 05/09/2016.
HORÁRIO: DAS 18:30 ÀS 22:30
RUA FRANCISCO JOSE DE BARROS, 160/166 - PERUS
TURMA 2 - DRE PIRITUBA/JARAGUA
DIAS: 13/09, 20/09, 27/09/2016.
HORÁRIO: DAS 18:30 ÀS 22:30
RUA AURELIA, 996 - LAPA
TURMA 3 - CEU VILA ATLÂNTICA
DIAS: 15/09, 22/09, 29/09/2016.
HORARIO: DAS 18:30 ÀS 22:30
RUA JOSE VENÂNCIO DIAS, 840 - JARAGUÁ
VII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS POR TURMA
QUANTIDADE DE TURMAS: 3
VIII - REGENTES: PROFª ME. WALDETE TRISTÃO FARIAS
OLIVEIRA
IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS AO CERTIFICADO OS
PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM 100% DE FREQUÊNCIA E
CONCEITO SATISFATÓRIO (S).
X - INSCRIÇÕES:
SERÃO FEITAS POR FORMULÁRIO QUE SERÁ ENVIADO
PARA AS UNIDADES.
XI- ÁREA PROMOTORA: DIPED - DIRETORIA REGIONAL
DE EDUCAÇÃO PIRITUBA/JARAGUA
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - PIRITUBA/JARAGUÁ
***
COMUNICADO Nº 52, DE 29 DE JULHO DE
2016.
O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS
ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: O PAPEL DO GRIOT E DA
ORALIDADE NA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA,
CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:
I - OBJETIVOS:
- PROPOR AOS PESQUISADORES FERRAMENTAS ARTÍSTICO-PEDAGÓGICAS,
NO CAMPO DAS LITERATURAS AFRICANAS
E AFRO-BRASILEIRA, PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES
JUNTO AOS EDUCANDOS;
- FORMULAR NOVAS METODOLOGIAS E PRÁTICAS PARA O
ENSINO DE LITERATURA;
- PROBLEMATIZAR AS RELAÇÕES ENTRE AS ESTRUTURAS
DE PENSAMENTO ORAL E ESCRITO, COM DESTAQUE PARA O
CONTO E POESIA;
- ORIENTAR A SELEÇÃO DE MATERIAL LITERÁRIO, DE DIFERENTES
GÊNEROS, NO CAMPO DAS LITERATURAS AFRICANAS
E AFRO-BRASILEIRA, PARA O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES
EM SALA DE AULA;
- FOMENTAR A ELABORAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
QUE DIALOGUEM COM O CONCEITO DE DIVERSIDADE
ÉTNICO-RACIAL, NO CAMPO DAS LITERATURAS AFRICANAS E
AFRO-BRASILEIRA E OUTROS CAMPOS DE SABERES INTERDISCIPLINARES.
- DISCUTIR OS PACTOS DE LEITURA SOLICITADOS PELA
DINÂMICA ESTÉTICO-DISCURSIVA DE LITERATURAS AFRICANAS
DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE LITERATURAS AFROBRASILEIRA;
- TECER INTERRELAÇÕES ENTRE QUESTÕES ÉTNICORACIAIS
E LINGUAGENS ARTÍSTICO-PEDAGÓGICAS PLURAIS
COMO ESTRATÉGIA POSSÍVEL À CONSTRUÇÃO DE NOVAS
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS;
- ANALISAR PRÁTICAS DE ENSINO E PROJETOS PEDAGÓGICOS
IMPLEMENTADOS EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL
NO CAMPO DO ENSINO/APRENDIZADO DO ENSINO DO
LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
II - CONTEÚDO:
PRIMEIRO ENCONTRO
O LUGAR DAS LITERATURAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRA
NO CAMPO DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICORACIAIS
(4 HORAS)
SEGUNDO ENCONTRO
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS ? O PAPEL DO GRIOT E DA ORALIDADE
AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA (4 HORAS)
TERCEIRO ENCONTRO
PRÁTICAS E PROJETOS PEDAGÓGICOS - TÉCNICAS DE
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: O GRIÔT AFRICANO E AS HISTÓ-
RIAS DE NOSSA VÓ. (4 HORAS)
PROPOSTAS DE PROJETOS PEDAGÓGICOS E TRABALHO DE
CONCLUSÃO DE CURSO;
III - METODOLOGIA:
UTILIZAÇÃO DE FILMES, MÚSICAS E DINÂMICAS COMO
SENSIBILIZAÇÃO PARA DESENCADEAR REFLEXÕES. CONTAÇÃO
DE HISTÓRIA.
IV - PÚBLICO ALVO:
PROFESSOR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL, PROFESSOR
DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL
E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROF DE ENSINO FUNDAMENTAL
II E MÉDIO, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA,
SUPERVISOR ESCOLAR.
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS
VI - CRONOGRAMA:
TURMA 1 - DRE PIRITUBA JARAGUA - RUA AURELIA, 996
- LAPA
DIAS: 22/08/16, 23/08/16 E 26/08/16.
HORÁRIO: 18:30H ÀS 22:30H.
TURMA 2 - CIEJA PERUS I - RUA FRANCISCO JOSE DE BARROS,
160/166 - PERUS
DIAS: 19/10/16, 20/10/16 E 21/10/16.
HORÁRIO: 18:30H ÀS 22:30H.
TURMA 3 - CEU PARQUE ANHANGUERA - RUA PEDRO
JOSE DE LIMA, 1020 - JD. ANHANGUERA
DIAS: 09/11/16, 10/11/16 E 11/11/16.
HORÁRIO: 18:30H ÀS 22:30H.
VII - TOTAL DE VAGAS: 40 VAGAS POR TURMA
QUANTIDADE DE TURMAS: 3
VIII - REGENTES: PROF. DRA. ELIANE GONÇALVES DA
COSTA
IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS AO CERTIFICADO OS PARTICIPANTES
DE OBTIVEREM 100% DE PRESENÇA E CONCEITO
SATISFATÓRIO (S)
X - INSCRIÇÕES:
AS INSCRIÇÕES SERÃO REALIZADAS VIA FORMULÁRIO
QUE SERÁ ENVIADO PARA AS ESCOLAS ATRAVÉS DE LINK.
(INFORMAR O LINK NESTE CAMPO)
XI- ÁREA PROMOTORA:
DIPED- DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO PIRITUBA/
JARAGUÁ
***
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - CAMPO LIMPO
COMUNICADO Nº 102, DE 29 DE JULHO DE
2016.
O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS
ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU
O DIRETOR DA DIVISÃO DOS CENTROS EDUCACIONAIS
UNIFICADOS E EDUCAÇÃO INTEGRAL EM PARCERIA COM O
SESC CAMPO LIMPO, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO
HORTAS URBANAS: DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL À ALIMENTAÇÃO
SAUDÁVEL, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:
I - OBJETIVOS:
- DISCUTIR, REFLETIR E OFERECER DIFERENTES INSTRUMENTOS
DIDÁTICOS E METODOLÓGICOS;
- AMPLIAR A VISÃO SOBRE AS POSSIBILIDADES DE USO
PEDAGÓGICO DE HORTAS;
- DISCUTIR, REFLETIR E OFERECER UMA METODOLOGIA DE
PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
II - CONTEÚDO:
PRIMEIRO ENCONTRO:
- APRESENTAÇÃO DO CURSO E DOS PARTICIPANTES.
- ENTENDIMENTO DAS EXPECTATIVAS.
- A PROBLEMÁTICA DA MÁ ALIMENTAÇÃO NO BRASIL.
- O QUE SÃO AS HORTAS URBANAS E COMO ELAS PODEM
SER UTILIZADAS PARA REVERTER ESSE QUADRO (IMPORTÂNCIA
DOS ALIMENTOS IN NATURA NA ALIMENTAÇÃO).
- VISÃO GERAL DOS DIFERENTES FORMATOS DE CULTIVO
PARA UM MELHOR APROVEITAMENTO DOS ESPAÇOS DISPONÍVEIS.
SEGUNDO ENCONTRO:
- AULA PRÁTICA NA HORTA DA FÁBRICA DE CRIATIVIDADE
PARA O ENTENDIMENTO DO PLANEJAMENTO DE UMA HORTA:
ESPAÇO DISPONÍVEL, TIPO DE SOLO, INCIDÊNCIA DE LUZ, ESPÉCIES ADEQUADAS, ETC.
-VIVÊNCIA PRÁTICA DE COMO É UMA HORTA DE TELHADO
-CONSTRUÇÃO DE UMA HORTA VERTICAL
-IDENTIFICAÇÃO DE HORTALIÇAS
-PLANTIO DE MUDAS
-TÉCNICAS DE JARDINAGEM –O QUE VOCÊ PRECISA SABER?
TERCEIRO ENCONTRO:
- COMO PREPARAR ALIMENTOS IN NATURA PARA AS
CRIANÇAS EXPERIMENTAREM?
- DINÂMICAS DE ALIMENTAÇÃO PARA TRABALHAR COM
CRIANÇAS DE 4-6 ANOS E A DEMONSTRAÇÃO DE ALGUNS
JOGOS QUE PODEM SER TRABALHADOS EM SALA DE AULA.
QUARTO ENCONTRO:
- COMO MONTAR UMA HORTA EM CONJUNTO COM AS
CRIANÇAS – QUAIS AS ATIVIDADES MAIS ADEQUADAS PARA
ESSA FAIXA ETÁRIA?
- MEU PRIMEIRO PÉ DE FEIJÃO E OUTROS PLANTIOS
- DINÂMICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA TRABALHAR
COM CRIANÇAS DE 4-6 ANOS
III - METODOLOGIA:
O PÉ DE FEIJÃO DESENVOLVE UM TRABALHO QUE COMBINA:
O DESENHO E IMPLEMENTAÇÃO DE HORTAS; DINÂ-
MICAS DE GRUPO NAS HORTAS COM FOCO EM EDUCAÇÃO
ALIMENTAR E MEDIÇÃO DE IMPACTO SOCIAL E AMBIENTAL
DAS ATIVIDADES. O CURSO SERÁ DESENVOLVIDO EM AULAS
PRESENCIAIS (12 HORAS) QUE CONTARÃO COM A REFLEXÃO
DE DIFERENTES FORMAS DE CULTIVO DE HORTAS URBANAS
(HORIZONTAIS E VERTICAIS), EDUCAÇÃO ALIMENTAR E EDUCAÇÃO
AMBIENTAL. O PROJETO CONTARÁ COM UMA VISITA
PRÁTICA NA HORTA DA FÁBRICA DE CRIATIVIDADE NO BAIRRO
DO CAPÃO REDONDO. O CURSO CONTARÁ COM MATERIAL
DIDÁTICO ENTREGUE AOS EDUCADORES PARTICIPANTES PARA
QUE POSSAM TER O REGISTRO E RECUPERAR O CONTEÚDO
TRABALHO.
IV - PÚBLICO ALVO:
ASSIST. TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I, AUX. TÉCNICO DE EDUCAÇÃO,
COORD. PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, PROF.
DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROF. ED. INFANTIL E ENS. FUND. I,
SUPERVISOR ESCOLAR, NUTRICIONISTA E MERENDEIRAS.
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS
VI - CRONOGRAMA:
05/08/2016; 12/08/2016; 19/08/2016; 26/08/2016
HORÁRIO: DAS 14H ÀS 17H
VII - TOTAL DE VAGAS: 25 VAGAS (TURMA ÚNICA)
VIII - REGENTES:
CYRILLE MAXIMEBELLIER LUISA HADDAD
JEAN RAPHAEL TRAUB
ISIS OLIVEIRA
PATRICIA BYINGTON
IX- CERTIFICAÇÃO:
FARÃO JUS AO CERTIFICADO TODOS OS PARTICIPANTES
QUE OBTIVEREM 100% DE FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO "S" -
SATISFATÓRIO
X - INSCRIÇÕES:
ATRAVÉS DO PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO DISPONÍVEL
NO LINK:
http://bit.ly/hortasurbanascl. NO PERÍODO DE
02/08/2016 a 03/08/2016 OU ATÉ O PREENCHIMENTO DAS
VAGAS.
XI- ÁREA PROMOTORA:
DIVISÃO DOS CENTROS EDUCACIONAIS UNIFICADOS E
EDUCAÇÃO INTEGRAL EM PARCERIA COM O SESC CAMPO
LIMPO
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - CAMPO LIMPO
***
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE
SANTO AMARO
COMUNICADO Nº 60 DE 08 DE JULHO DE
2016.
O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS
ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU
O DIRETOR DA DIVISÃO PEDAGÓGICA, COMUNICA A REALIZAÇÃO
DO CURSO DOCÊNCIA COM BEBÊS: OBSERVAÇÃO,
ESCUTA E PROTAGONISMO, CONFORME ESPECIFICAÇÕES
A SEGUIR:
I - OBJETIVOS:
- REFLETIR SOBRE AS PRÁTICAS COTIDIANAS DE EDUCAÇÃO
E CUIDADO NOS CEIS A PARTIR DO DIÁLOGO COM
ABORDAGENS TEÓRICAS, DE MODO A FAVORECER REFLEXÕES
QUANTO AO PAPEL DO EDUCADOR DA INFÂNCIA;
- RECONHECER OS MOVIMENTOS LIVRES COMO FUNDAMENTO
DE UMA VERDADEIRA AUTONOMIA DOS BEBÊS;
- VALORIZAR O PAPEL DO ADULTO NA ORGANIZAÇÃO
DE AMBIENTES, TEMPOS, MATERIAIS E NA QUALIDADE DAS
RELAÇÕES E INTERAÇÕES QUE ESTABELECE COM BEBÊS E
CRIANÇAS;
- RECONHECER A IMPORTÂNCIA DAS RELAÇÕES ESTÁVEIS
E DO VÍNCULO AFETIVO ENTRE BEBÊS, CRIANÇAS BEM PEQUENAS
E OS ADULTOS; DISCUTINDO A IMPORTÂNCIA DA OBSERVAÇÃO,
DA ESCUTA E O SIGNIFICADO DA DOCUMENTAÇÃO
PARA A PRÁTICA DOCENTE.
II - CONTEÚDO:
O CURRÍCULO PARA A INFÂNCIA E A QUALIDADE DA
EDUCAÇÃO INFANTIL COMO DIREITO DAS CRIANÇAS; ABORDAGEM
DE EMMI PIKLER: CONTEXTO HISTÓRICO E PRINCÍPIOS;
O BANHO E A ALIMENTAÇÃO COMO MOMENTOS PRIVILEGIADOS
NA RELAÇÃO ADULTO E CRIANÇA; ABORDAGEM REGGIO
EMILIA: PEDAGOGIA DA ESCUTA E DAS RELAÇÕES; O PAPEL
DO ADULTO E A QUALIDADE DAS INTERAÇÕES; ORGANIZAÇÃO
DO COTIDIANO DOS CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: OS
ESPAÇOS, OS TEMPOS, OS BRINQUEDOS E MATERIAIS COMO FAVORECEDORES DA ATIVIDADE AUTÔNOMA; A OBSERVAÇÃO,
A ESCUTA E A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA COMO FERRAMENTAS
FUNDAMENTAIS NO TRABALHO EDUCATIVO.
III - METODOLOGIA:
A METODOLOGIA UTILIZADA TEM COMO REFERÊNCIA O
CONTEXTO E AS CONDIÇÕES CONCRETAS DA REALIDADE DOS
CEIS, PROPONDO A OBSERVAÇÃO, A ESCUTA, O REGISTRO, A
PROBLEMATIZAÇÃO E A REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE AS PRÁTICAS
COTIDIANAS EM DIÁLOGO, TANTO COM AS ABORDAGENS
E EXPERIÊNCIAS TOMADAS COMO REFERÊNCIA TEÓRICA, COM
OS DOCUMENTOS DA SME.
IV - PÚBLICO ALVO:
ASSIST. TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I, ASSIST. DE DIRETOR DE
ESCOLA, COORD. DE AÇÃO CULTURAL / EDUCACIONAL, COORD.
PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, PROF. DE EDUCAÇÃO
INFANTIL, PROF. ED. INFANTIL E ENS. FUND. I.
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 18H, SENDO 16 HORAS
PRESENCIAIS E 2 HORAS PARA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES
VI - CRONOGRAMA:
DATAS: 18/08, 23/08, 01/09 E 15/09/2016
HORÁRIO: DAS 19H ÀS 23H
1º ENCONTRO: "O QUE NOS UNE?" - BEBÊS E CRIANÇAS
DA CIDADE DE SÃO PAULO
2º ENCONTRO: OS BEBÊS E SUAS FORMAS DE SE MANIFESTAR
E ESTAR NO MUNDO
3º ENCONTRO: EDUCADORAS E EDUCADORES DE BEBÊS:
IDEALIZADORES DE TEMPOS, ESPAÇOS, MATERIAIS E CONVIVÊNCIA
4º ENCONTRO: A ESCUTA SENSÍVEL E A CONSTRUÇÃO DA
DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA.
VII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS (TURMA ÚNICA)
VIII - REGENTES:
RENATA CRISTINA DIAS DE OLIVEIRA
FERNANDA CARVALHO HASHIZUME DEMORI
MILENA AUGUSTO DOS SANTOS PEDRO
IX- CERTIFICAÇÃO:
FARÃO JUS OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM CONCEITO
MÍNIMO S – SATISFATÓRIO E FREQUÊNCIA DE 100%.
X - INSCRIÇÕES:
DEVERÃO SER FEITAS DE 03/08 A 09/08/2016, EXCLUSIVAMENTE
PELO LINK:
HTTPS://GOO.GL/3V8TKC
A CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO SERÁ FEITA POR E-MAIL.
XI- ÁREA PROMOTORA:
DIVISÃO PEDAGÓGICA DA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
- SANTO AMARO.
***
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - PENHA
COMUNICADO Nº 39, DE JULHO DE 2016.
O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS
ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO
OPTATIVO: “CINECLUBE DRE PENHA - INCLUSÃO E DIVERSIDADE”,
CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:
I - OBJETIVOS:
-AMPLIAR A REFLEXÃO SOBRE O CONCEITO DE ESCOLA
INCLUSIVA;
-ESTIMULAR A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA
CURRICULAR;
-COMPREENDER O CINEMA COMO POSSIBILIDADE DE
FORMAÇÃO;
-FOMENTAR AS DISCUSSÕES NO COTIDIANO ESCOLAR.
II - CONTEÚDO:
FILMES QUE ENVOLVEM AS QUESTÕES RELACIONADAS
À INCLUSÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, COM OS
SEGUINTES TEMAS:
- MULTIPLICIDADE, DIVERSIDADE E DIFERENÇAS;
- FAMÍLIA E A PESSOA COM DEFICIÊNCIA;
- INCLUSÃO: INTERFACE PESSOA COM DEFICIÊNCIA E
PESSOA SEM DEFICIÊNCIA;
- A ESCOLA INCLUSIVA;
- COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM: DIFERENTES POSSIBILIDADES;
- O PROTAGONISMO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA.
III - METODOLOGIA:
APRESENTAÇÃO DE FILMES E AO TÉRMINO DE CADA SESSÃO
HAVERÁ UM DEBATE SOBRE O TEMA.
IV - PÚBLICO ALVO:
DIRETOR DE ESCOLA, ASSISTENTE DE DIRETOR, COORDENADOR
PEDAGÓGICO, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL,
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO,
PROFESSOR ORIENTADOR DE SALA DE LEITURA, PROFESSOR
ORIENTADOR DE INFORMÁTICA EDUCATIVA, PROFESSOR REGENTE
DE SAAI, REGENTE, EM COMPLEMENTAÇAO DE JORNADA
E/OU MÓDULO, AUXILIAR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO, PAAI
- PROFESSOR DE APOIO E ACOMPANHAMENTO A INCLUSÃO,
JURISDICIONADO À DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
– PENHA. SERÃO ACEITAS APENAS DUAS INSCRIÇÕES POR
UNIDADE ESCOLAR.
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 18 HORAS
VI - CRONOGRAMA:
DATAS DOS ENCONTROS: 25/08; 01/09; 15/09; 29/09; 06/10
E 20/10/2016.
HORÁRIO: DAS 19H00 ÀS 22H00.
LOCAL: AUDITÓRIO DA DRE PENHA - RUA APUCARANA,
215 - TATUAPÉ - SÃO PAULO/SP
VII - TOTAL DE VAGAS: 40 VAGAS (TURMA ÚNICA)
VIII - REGENTES: MABEL BOZA MAYORAL SABINO RF:
658916-2; MAGALI SORBINI PEROCO RF: 523456-5.
IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS À CERTIFICAÇÃO OS
PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM FREQUÊNCIA DE 100% E
CONCEITO “S” (SATISFATÓRIO).
X - INSCRIÇÕES:
PELO LINK:
https://goo.gl/forms/oa0kAPRcdvd3xhPE2 .À
PARTIR DAS 16H DO DIA 03/08/2016. CONTEMPLANDO OS 40
PRIMEIROS INSCRITOS. SERÃO ACEITAS APENAS 2 INSCRIÇÕES
POR UNIDADE ESCOLAR.
XI- ÁREA PROMOTORA:
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO PENHA
***
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE
ITAQUERA
COMUNICADO Nº 27 DE 29 DE JULHO DE
2016.
O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS
ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO
O PROFESSOR CONTADOR DE HISTÓRIAS (O UNIVERSO
BRINCANTE DO CONTADOR DE HISTÓRIAS), CONFORME
ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:
I - OBJETIVOS:
APRESENTAR AOS PROFESSORES DIFERENTES POSSIBILIDADES
DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO FERRAMENTA INDISCIPLINAR
PARA O DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DE MANEIRA
GERAL, INCENTIVANDO A LEITURA DE FORMA EFETIVA E A FRUI-
ÇÃO DA LITERATURA ORAL E ESCRITA COMO ARTE; TRANSMITIR
VALORES QUE MOTIVAM ATITUDES ÉTICAS, QUE POSSIBILITAM A
MELHOR CONVIVÊNCIA NO MEIO ESCOLAR E SOCIAL.
II - CONTEÚDO:
HISTÓRIAS TRADICIONAIS DO BRASIL E DO MUNDO, CONTOS
DE FADAS DOS IRMÃOS GRIMM, CONTOS DE ANDERSEN,
ENTRE OUTROS, PARA O PARTICIPANTE ADQUIRIR REPERTÓRIO
PRÓPRIO. ESTUDAR QUE HISTÓRIA CONTAR, ESTRUTURA DA
NARRATIVA, A NARRAÇÃO DA HISTÓRIA, DRAMATIZAÇÃO E
ADAPTAÇÃO DE HISTÓRIAS, ATRAVÉS DO JOGO, DA BRINCADEIRA
E IMPROVISAÇÃO TEATRAL. PESQUISAR CONTOS DE
ENCANTAMENTO, A BIBLIODIVERSIDADE, LITERATURAS NÃO
HEGÊMONICAS, LITERATURA MARGINAL E OUTRAS CONFORME
ART.(S) 2º E 3º DA PORTARIA 7.665/2015.
III - METODOLOGIA:
INICIAR O PARTICIPANTE PASSO A PASSO NA ARTE DA
NARRATIVA E NO UNIVERSO BRINCANTE DO CONTADOR DE
HISTÓRIAS, PRIMEIRO COM EXERCÍCIOS E JOGOS CORPORAIS
PARA ADQUIRIR PRESENÇA EM CENA, DEPOIS PESQUISAR
A ESTRUTURA NARRATIVA DOS CONTOS TRADICIONAIS E
HISTÓRIAS INFANTIS, COM EXERCÍCIOS DE MEMORIZAÇÃO E
CRIATIVIDADE. DIVIDIR A HISTÓRIA EM PARTES, FAZER LEITURA
SIMPLES, LEITURA APROFUNDADA. PESQUISA DE IMAGENS,
SONS, CHEIROS, CORES, SABORES. DEFINIR A NARRATIVA
COM FORMAS DIFERENTES DE APRESENTAÇÃO: SIMPLES
NARRATIVA, COM OBJETOS, BONECOS E DESENHOS, ESTUDAR
A HISTÓRIA E ESCOLHER O RECURSO MAIS ADEQUADO DE
APRESENTÁ-LA.
IV - PÚBLICO ALVO:
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO
INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, QUE ATUEM NAS
UNIDADES DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCA-
ÇÃO INFANTIL E ENSINO FUDAMENTAL I EM DOCENCIA NO 1º
ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO, POSL, AUXILIAR TÉCNICO
DE EDUCAÇÃO I E PAAI QUE ATUEM NA DIPED, JURIDISCIONADAS
A DRE ITAQUERA.
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS
VI - CRONOGRAMA:
TURMA A: 12/08, 24/08, 26/08 E 30/08/2016, HORÁRIO:
19H00 ÀS 22H00
INSCRIÇÕES A PARTIR DO DIA 22/07/2016 AS 8H, ATÉ O
TÉRMINO DAS VAGASNO LINK:
http://goo.gl/forms/dwoxwrjy0g1mbfdz2TURMA B: 20/09, 23/09, 27/09, 30/09/2016 HORÁRIO:
19H00 ÀS 22H00
INSCRIÇÕES A PARTIR DO DIA 29/08/2016 AS 8H, ATÉ O
TÉRMINO DAS VAGAS
NO LINK:
https://goo.gl/forms/apxSgcK1m3aBWRU32
LOCAL: CEFOR - AVENIDA MARIA LUIZA AMERICANO,
2021, JD. NOSSA SENHORA DO CARMO
VII - TOTAL DE VAGAS:50 VAGAS POR TURMA
VIII - REGENTES:: CARLOS GODOY, KETELIN ZAROTINO
SCHEID, MARIA CRISTINA DO NASCIMENTO MIQUELINO
IX- CERTIFICAÇÃO: CONCEITO: S, 100% DE FREQUÊNCIA
XI- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
- ITAQUERA
***
Publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo de 02/08, páginas 32 até 36.