terça-feira, 15 de novembro de 2011

Assembleia de professores definirá rumos da greve

Após 30 dias em estado de greve professores da rede estadual de ensino participam, na tarde desta sexta-feira (11/11), nova assembleia geral para avaliar as negociações com o Governo do Estado e definir os rumos do movimento. A reunião será às 15 horas no Ginásio Aécio de Borba, no bairro Benfica, em Fortaleza. Os docentes ficaram 63 em greve.

A plenária dos professores poderá por fim à greve iniciada em agosto deste ano. Durante a reunião, a categoria vai analisar a proposta apresentada pelo Governo do Estado, durante reunião entre a categoria. Anízio Melo, presidente da Apeoc, avalia como positiva a negociação com o Governo. “Comparando com movimentos de outros estados, onde as greves foram criminalizadas, judicializadas e sem negociação, nós aqui conquistamos avanços importantes”, disse. 
A greve foi suspensa no dia 07 de outubro para que as negociações pudessem ser retomadas. Durante os 30 dias, aconteceram várias reuniões entre representantes dos professores e do Governo do Estado.
Reivindicações
Os professores pedem um plano de cargos e carreiras e reivindicam que a Lei Nacional do Piso Salarial seja implantada para toda a carreira do Magistério, em todos os níveis salariais.
Serviço
Assembleia Geral dos professores
Data: 11/11 (sexta-feira)
Hora: a partir das 15h
Local: Ginásio Aécio de Borba (Rua Paulino Nogueira, s/n, Benfica)
De Fortaleza,
Carolina Campos
 

Marilena Chauí: a saída da PM passa por reorganizar a USP

Em ato contra a presença da Polícia Militar na USP, a professora de Filosofia Marilena Chauí faz um breve histórico do processo de repressão na universidade. Ela defende que não basta diretas para reitor. É necessário uma reorganização da universidade para que ela se torne um espaço de participação e decisão coletiva. Apesar de a fala ter sido realizada em 16 de junho de 2009, permanece bastante atual.