terça-feira, 3 de novembro de 2015

Indisciplina de alunos no Facebook

O vídeo que rolou essa última semana no facebook do garoto de 07 anos, do município Macaé/RJ, causou polêmica suficiente para até ser tema de matéria do programa da rede Globo , o “Fantástico”.
A ideia desse post é de discutir o acontecido, usando até certo ponto a matéria do programa televiso, principalmente a fala dos especialistas consultados.
O vídeo ilustra muito bem o que acontece com as crianças e jovens brasileiro: 1) crianças ficam um período extenso longe dos pais e conseqüentemente (até pela inexperiências dos pais) não recebem a educação(disciplina, etiqueta, valores, ensino da ética) e assim não entendem como se comportar em ambientes coletivos; 2) a falta de ofertas de cultura, esporte, lazer e até mesmo de educação já que até escola estão fechando. Além também de revelar, mais uma vez, o quanto a imagem do professor está desgastada perante a sociedade.
Agora a situação em sim, aluno quebra tudo! Professores não impedem!
Certo ou errado?
Errado. O aluno não pode colocar a vida de outro aluno em risco, bem como a vida  dele e também não pode destruir patrimônio público. Obviamente, nenhum adulto, jovem ou até mesmo criança pode agredir fisicamente ou verbalmente uma criança, entretanto, segurar, ou melhor, conter uma criança que claramente não está no seu estado normal, como o menino do vídeo, não pode ser deixado a agir sem uma intervenção.
No filme da internet, mostra inclusive ele mexendo em prateleiras(tentando derrubar) que tem uma altura maior que ele, se caem nele é problema grave para os profissionais ali presente, e obviamente um acidente grave com a criança.
Filmou o aluno e postou na internet! Certo ou Errado?
Errado! O Estatuto da Criança e do Adolescente é claro em colocar crianças e adolescentes em situação vexatória, não é admitido isso.
É passível de entendimento a diretora querer filmar a situação para mostrar o quão indisciplinado era o aluno. Ela poderia ter convocado os responsáveis e mostrar o vídeo para uma medida mais enérgica dos pais e ponto.Deleta o filme.
Registro
Um detalhe que a reportagem expõe é fala da mãe que diz “ que foi a primeira vez que ela recebeu reclamação do filho, só havia elogios sobre ele...”
Caso o aluno é um aluno indisciplinado deveria haver outros registros sobre o mesmo, inclusive de ações tomadas para resolver os problemas com o aluno. Pois mostraria que a escola já havia tentado algo para ajudar a criança.

Os profissionais ali não são culpados de algo( a não ser quem postou o vídeo), nem a criança é um “monstro”, afinal ela está em formação. Mas o acontecimento expõe a necessidade de um conjunto de ações que devem ser promovidos por instituições públicas para aproximar as famílias das escolas e preparar melhor os profissionais para situações como esta.