sábado, 20 de agosto de 2016

Cursos SME/SP - D.O. 20/08

COMUNICADO Nº 927, DE 19 DE AGOSTO DE 2016. A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU O(A) DIRETOR(A) COPED - COCEU - NÚCLEO SÃO PAULO INTEGRAL, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO EDUCAÇÃO INTEGRAL: POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS NOS TERRITÓRIOS DO SABER, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: I - OBJETIVOS: DISCUTIR O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL ENTRE OS PARTICIPANTES DO CURSO, CONTEMPLANDO:I) A DESCOLONIZAÇÃO DO CURRÍCULO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL, PROBLEMATIZANDO AS RELAÇÕES DE PODER, A FRAGMENTAÇÃO E HIERARQUIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS, INTENSIFICANDO A INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO COM A VIDA, DA ESCOLA COM A COMUNIDADE E DOS SUJEITOS COM O CONHECIMENTO. II) O RECONHECIMENTO, A APROPRIAÇÃO E A ARTICULAÇÃO DOS TERRITÓRIOS EDUCATIVOS DENTRO E FORA DA ESCOLA PARA A REALIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS. III) O EXERCÍCIO DE NOVAS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM E REFLEXÕES SOBRE DIVERSAS QUESTÕES INERENTES À FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, DENTRE ELAS: CULTURA INFANTIL, CULTURA CORPORAL E SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL. II - CONTEÚDO: - EDUCAÇÃO INTEGRAL/ ELEMENTOS CONCEITUAIS; - TEMPOS E ESPAÇOS/ CURRÍCULO - SUJEITOS DAS INFÂNCIAS/CULTURAS INFANTIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA; - SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE - CORPO E MOVIMENTO HUMANO - MÚLTIPLAS LINGUAGENS - INTERAÇÕES 
III - METODOLOGIA: TRABALHOS EM GRUPOS, LEITURAS INDIVIDUAIS, DINÂMICAS DE INTERAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DE IDEIAS E EXPERIÊNCIAS POR MEIO DE EXPOSIÇÕES DIALOGADAS. JOGOS E BRINCADEIRAS E CONSTRUÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS. 
IV - PÚBLICO ALVO: ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I EM SERVIÇO NA DICEU OU DIPED, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, SUPERVISOR ESCOLAR OBSERVAÇÕES: CRITÉRIO DE PREENCHIMENTO DAS VAGAS TERÃO PRIORIDADE: DIRETOR DE ESCOLA INTEGRANTE DO PROGRAMA SPI; COORDENADOR PEDAGÓGICO INTEGRANTE DO PROGRAMA SPI; PROF. ED. INFANTIL E ENS. FUND. I – NA FUNÇÃO DE POEI, INTEGRANTES DO PROGRAMA SPI; PROF. E.F. II E MÉDIO – NA FUNÇÃO DE POEI, INTEGRANTE DO PROGRAMA SPI; PROF. ED. INFANTIL E ENS. FUND. I – COM REGÊNCIA, INTEGRANTES DO PROGRAMA SPI; PROF. E.F. II E MÉDIO – COM REGÊNCIA NO TERRITÓRIO DO SABER, INTEGRANTE DO PROGRAMA SPI; SUPERVISOR ESCOLAR; DIRETOR DE DIVISÃO TÉCNICA – DICEU/DIPED; ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I EM SERVIÇO NA DICEU OU NA DIPED; ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I EM SERVIÇO NA DICEU OU NA DIPED; PROF. ED. INFANTIL E ENS. FUND. I – SEM REGÊNCIA, INTEGRANTE DO PROGRAMA SPI; PROF. E.F. II E MÉDIO – SEM REGÊNCIA, INTEGRANTE DO PROGRAMA SPI. NO CASO DE VAGAS REMANESCENTES PODERÃO SE INSCREVER PROFESSORES DE EMEIS, EMEFS, EMEBS E EMEFEMS. 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 22 HORAS, SENDO 20 HORAS PRESENCIAIS E 2 HORAS PARA TRABALHO FINAL. 
VI - CRONOGRAMA: TURMA 1 (SME) DATAS: 05/09/16, 12/09/16, 19/09/16, 26/09/16, 03/10/2016; TURMA 2 (DRE JT) DATAS: 05/09/16, 12/09/16, 19/09/16, 26/09/16, 03/10/2016; TURMA 3 (DRE PENHA) DATAS: 21/09/16, 28/09/16, 05/10/16, 19/10/16, 26/10/2016; TURMA 4 (DRE BUTANTÃ) DATAS: 21/09/16, 28/09/16, 05/10/16, 19/10/16, 26/10/2016; TURMA 5 (DRE SANTO AMARO) DATAS: 20/10/16, 27/10/16, 03/11/16, 10/11/16, 17/11/2016; TURMA 6 (DRE PIRITUBA) DATAS: 20/10/16, 27/10/16, 03/11/16, 10/11/16, 17/11/2016; TURMA 7 (CEUCASA BLANCA) DATAS: 22/10/16, 05/11/16, 12/11/16, 19/11/16, 26/11/2016; TURMA 8 (CEU ARICANDUVA) DATAS: 22/10/16, 05/11/16, 12/11/16, 19/11/16, 26/11/2016; HORÁRIO: TURMA 1: SEGUNDAS-FEIRAS DAS 19 HORAS ÀS 23 HORAS; TURMA 2: SEGUNDAS-FEIRAS DAS 19 HORAS ÀS 23 HORAS; TURMA 3: QUARTAS-FEIRAS DAS 8 HORAS ÀS 12 HORAS; TURMA 4: QUARTAS-FEIRAS DAS 8 HORAS ÀS 12 HORAS; TURMA 5: QUINTAS-FEIRAS DAS 14 HORAS ÀS 18 HORAS; TURMA 6: QUINTAS-FEIRAS DAS 14 HORAS ÀS 18 HORAS; TURMA 7: SÁBADOS DAS 9 HORAS ÀS 13 HORAS; TURMA 8: SÁBADOS DAS 9 HORAS ÀS 13 HORAS. 
VII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 8 
VIII - REGENTES: PROFA. DRA. ANA PAULA ZAMPIERI SILVA DE PIETRI; PROFA. DRA. DALVA DE SOUZA FRANCO; PROFA. DRA. ISABEL PORTO FILGUEIRAS; JOÃO KLEBER DE SANTANA SOUZA; RAFAEL SÂNDALO PALHARES;YURI SCARDINO 
IX- CERTIFICAÇÃO: 75% DE FREQUÊNCIA E ENTREGA DE TRABALHO FINAL. 
X - INSCRIÇÕES: AS INSCRIÇÕES DEVERÃO SER REALIZADAS ATRAVÉS DE FORMULÁRIO (FORMATO DO GOOGLE DOCS) ENVIADO ÀS UNIDADES EDUCACIONAIS VIA E-MAIL, DEVIDAMENTE PREENCHIDO COM OS DADOS DOS PROFISSIONAIS INTERESSADOS A PARTIR DO DIA 22/08/2016 A 31/08/2016. 
XI- ÁREA PROMOTORA: COPED - COCEU - NÚCLEO SÃO PAULO INTEGRAL

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 DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - FREGUESIA / BRASILÂNDIA 
COMUNICADO Nº 73 DE 16/08/2016, A DIRETORA REGIONAL DE EDUCAÇÃO , NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO SEMINÁRIO DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES A CAMINHO DA AUTORIA II, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: - DISCUTIR O CONCEITO DE CURRÍCULOS INTERDISCIPLINARES - REFLETIR SOBRE A CONCEPÇÃO DE PRÁTICAS DE AUTORIA. - CONHECER E DISCUTIR PROJETOS INTERDISCIPLINARES - REFLETIR SOBRE A CONCEPÇÃO DE SUJEITOS DE APRENDIZAGEM 
II - CONTEÚDO: 1. A CONSTRUÇÃO DE CURRÍCULOS INTERDISCIPLINARES. 2. A ARTICULAÇÃO DE PRÁTICAS DE AUTORIA3. PROJETOS INTERDISCIPLINARES E A RELAÇÃO COM TEMPOS E ESPAÇOS ESCOLARES. 4. O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E OS PROJETOS INTERDISCIPLINARES E AUTORAIS. 5. SUJEITOS DE APRENDIZAGEM NOS CICLOS INTERDISCIPLINAR E AUTORAL. 
III - METODOLOGIA: O TRABALHO SE DARÁ A PARTIR DE UMA METODOLOGIA DIALÓGICA, CONSTITUÍDA PELA INTERAÇÃO ENTRE AS DIFERENTES PRÁTICAS, CONCEPÇÕES TEÓRICAS E VISÕES DE MUNDO, COM UTILIZAÇÃO DE APORTES TEÓRICOS E DE DINÂ- MICAS EM GRUPOS. 
IV - PÚBLICO ALVO: SUPERVISOR ESCOLAR, DIRETOR DE ESCOLA, ASSISTENTE DE DIRETOR DE ESCOLA, COORDENADOR PEDAGÓGICO, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCA- ÇÃO I. 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 8 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: TURMA A ARTE VISUAL: 14/09 E 28/09/2016, DAS 13H ÀS 17H TURMA B ARTE VISUAL: 14/09 E 28/09/2016, DAS 19H ÀS 23H TURMA A ARTE TEATRO: 07/10 E 19/10/2016, DAS 19H ÀS 23H TURMA B ARTE TEATRO: 21/10 E 26/10/2016, DAS 19H ÀS 23H LOCAL: DRE FREGUESIA/BRASILÂNDIA - RUA LEO RIBEIRO DE MORAIS, 66 - VILA ARCADIA, SAO PAULO 
VII - TOTAL DE VAGAS: 100 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 4 
VIII - REGENTES: SONIA REGINA FERNANDES E JOAQUIM CESAR MOREIRA GAMA. 
IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS A CERTIFICAÇÃO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM CONCEITO SATISFATÓRIO (S) E 100% DE FREQUÊNCIA. OBS: DISPENSA DE HORÁRIO CONFORME PORTARIA Nº 1.452, DE 10/02/2016 MEDIANTE ANUÊNCIA DO(A) DIRETOR(A) DA UNIDADE EDUCACIONAL. 
X - INSCRIÇÕES DIA 22/08/2016, ATRAVES DO LINK:http://goo.gl/xD7KsL 
XI- ÁREA PROMOTORA: DIVISÃO PEDAGÓGICA DA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO FREGUESIA / BRASILÂNDIA

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 DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – PIRITUBA/JARAGUÁ 
COMUNICADO Nº 60, DE 18 DE AGOSTO DE 2016 O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: AS PRÁTICAS E AS ALTERNATIVAS CURRICULARES, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: A) PROPORCIONAR AOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA REDE PÚBLICA A APROPRIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRODUZIDOS DE MANEIRA QUE DESENVOLVAM NOVAS PRÁTICAS NO EXERCÍCIO DE SEU TRABALHO, CONTRIBUINDO, ASSIM, PARA A SUA FORMAÇÃO CONTINUADA E EVOLUÇÃO FUNCIONAL. B) REUNIR PROFESSORES-PESQUISADORES DA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DOS ESPORTES, QUE TÊM DESENVOLVIDO OU ESTÃO DESENVOLVENDO TRABALHOS DE PESQUISA OU EXPERIÊNCIAS INOVADORAS, PARA QUE POSSAM MULTIPLICAR O CONHECIMENTO ADQUIRIDO JUNTO AOS SEUS PARES. 
II - CONTEÚDO: DIA 20 DE AGOSTO DE 2016: 8:00H - ABERTURA OFICIAL, INTRODUÇÃO ÀS TEMÁTICAS A SEREM ABORDADAS DURANTE OS DIAS DCURSO E APRESENTAÇÃO DOS PALESTRANTES. 9:00H – RELATO DE PRÁTICA: “ATIVIDADES CIRCENSES – UM PROJETO ESCOLAR”. PALESTRANTE: PROFESSORA ROSELI DE SOUZA, RF: 6959296-02, CPF: 101.534.458-48. 10:00 – ATIVIDADES RECREATIVAS ESCOLARES DIRECIONADAS PARA A MODALIDADE DE ATLETISMO – GUSTAVO OLIVEIRA DA SILVA, RG46.745.030-4, CPF 383.483.268-55. 11:30H – DANÇA DO VENTRE NA ESCOLA – DIALOGANDO COM O CORPO – ADRIANA PEÇANHA DE LIMA, RG 32.257.542- 4, CPF 323.428.688-47, RF 7949260 E KÁTIA CILENE PAULINO PEREIRA, RG 22.701.570-8, CPF 199.931.928-13, RF 7163045 13:30H – ENCERRAMENTO COM DISCUSSÕES E QUESTIONAMENTOS SOBRE AS PROPOSTAS DESENVOLVIDAS. DIA 27 DE AGOSTO DE 2016: 8:00H – INICIAÇÃO ESPORTIVA DE TÊNIS DE MESA COMO INCLUSÃO EXTRACURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR – GIOVANE GRISORIO DA SILVA. RG 38.277.514-1, CPF 446.903.438-02 10:00H – TEORIA E PRÁTICA DO PROJETO ESCOLAR: “AFRICALIZE” QUE TEMATIZA A CAPOEIRA E OUTRAS MANIFESTAÇÕES DA CULTURA AFRO BRASILEIRA. PALESTRANTE:PROFESSORA CARINA XAVIER DE MORAES, RF: 8096171 E CPF: 319.186.128-97. 12:00H – JUDÔ: DA CRIAÇÃO À BRINCADEIRA – JULIANA CARVALHO RIBEIRO, RG 20.737.735-9, CPF 117.444.127-58 DIA 10 DE SETEMBRO DE 2016: 8:00H – RUGBY ESCOLAR: VIVÊNCIA TEÓRICA E PRÁTICA (PARTE 1: HISTÓRIA E INTRODUÇÃO AO RUGBY ESCOLAR) – BRÁULIO RAMOS EZEQUIEL, RG 48.080127-7, CPF 383.132.818-80 10:00H – RUGBY ESCOLAR: VIVÊNCIA TEÓRICA E PRÁTICA (PARTE 2: METODOLOGIA DO RUGBY ESCOLAR) – BRÁULIO RAMOS EZEQUIEL, RG 48.080127-7, CPF 383.132.818-80 13:30H – AVALIAÇÃO E ENCERRAMENTO. 
III - METODOLOGIA: OS MÉTODOS DE APRESENTAÇÃO QUE SERÃO UTILIZADOS PELOS EXPOSITORES SÃO DIVERSIFICADOS: PEDAGOGIA PROBLEMATIZADORA, ATIVO PARTICIPATIVA, ATIVO DIRIGIDO. AS TÉCNICAS UTILIZADAS TAMBÉM VARIAM CONFORME A TEMÁTICA E EXPOSITORES: EXPOSIÇÃO DIALOGADA, DINÂMICAS DE GRUPO E OFICINAS. 
IV - PÚBLICO ALVO: COORDENADOR DE ESPORTES E LAZER, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE DIVISÃO TÉCNICA, DIRETOR DE ESCOLA, ANALISTA DE INFORMAÇÕES CULTURAIS E DESPORTIVAS - EDUCAÇÃO FÍSICA, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, SUPERVISOR ESCOLAR
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 18 HORAS VI - CRONOGRAMA: DATA: 20 DE AGOSTO, 27 de AGOSTO E 10 DE SETEMBRO DE 2016. LOCAL: CEU PERUS, SÃO PAULO. LOCALIZADO NA RUA BERNARDO JOSÉ DE LORENA, S/N – VILA MALVINA, CEP: 05203-200, PERUS, SÃO PAULO-SP. HORÁRIO: DAS 8:00H ÀS 14:00 VII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 1 
VIII - REGENTES: COORDENAÇÃO: ADELGÍCIO RIBEIRO DE PAULA, RF: 744.234.3/1 E RENATO DE SÁ DIAS, RF: 774.383.1/2 
IX- CERTIFICAÇÃO: FREQUÊNCIA 100% E PARTICIPAÇÃO SATISFATÓRIA. 
X - INSCRIÇÕES: A INSCRIÇÃO SERÁ ONLINE VIA FORMULÁRIO ELETRÔNICO DISPONIBILIZADO PELA GESTÃO DO CEU. 
XI- ÁREA PROMOTORA: CEU PERUS / DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – PIRITUBA/JARAGUÁ

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 DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – PIRITUBA/JARAGUÁ COMUNICADO Nº 55, DE 01 DE AGOSTO DE 2016. O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO DEBATENDO E ENFRENTANDO O BULLYING HOMOFÓBICO E SEXISTA NO AMBIENTE ESCOLAR, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: CONCEITUAR NUMA PERSPECTIVA PÓS-ESTRUTURALISTA O EMBASAMENTO TEÓRICO SOBRE GÊNERO E IDENTIDADES SEXUAIS; DEBATER E CONCEITUAR O QUE É BULLYING, HOMOFOBIA E SEXISMO E COMO ESSAS PRÁTICAS PERMEIAM AS INSTITUI- ÇÕES SOCIAIS COMO FAMÍLIA, IGREJA E ESCOLA; ESCLARECER E INSTRUMENTALIZAR OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO QUE SE REFERE Á TEMÁTICA DA INCLUSÃO AOS LGBTS, ATRAVÉS DE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS; CRIAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DE AÇÕES INTERVENTIVAS NO ESPAÇO ESCOLAR, VISANDO O COMBATE DO SEXISMO E DA HOMOFOBIA NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR. 
II - CONTEÚDO: ESTUDOS AVANÇADOS EM GÊNERO E SEXUALIDADE. DEBATENDO E ENFRENTANDO O BULLYING, O SEXISMO E A HOMOFOBIA. DIVERSIDADE SEXUAL E LEGISLAÇÃO. CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS DE CONSCIENTIZAÇÃO DA DIVERSIDADE ESCOLAR. 
III - METODOLOGIA: REFLEXÕES EM GRUPO. LEITURA ANTECIPADA DE TEXTOS QUE SUBSIDIEM AS REFLEXÕES. APRESENTAÇÃO DE VÍDEOS, FILMES COMO DISPARADOR DE DISCUSSÕES NO COLETIVO. 
IV - PÚBLICO ALVO: AGENTE DE APOIO, AGENTE ESCOLAR, ASSESSOR ESPECIAL, ASSESSOR TÉCNICO, ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I, ASSISTENTE DE DIRETOR DE ESCOLA, ASSISTENTE TÉCNICO ADMINISTRATIVO, AUXILIAR ADMINISTRATIVO DE ENSINO, AUXILIAR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL, AUXILIAR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO, COORDENADOR DE AÇÃO CULTURAL / EDUCACIONAL, COORDENADOR DE ESPORTES E LAZER, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE DIVISÃO TÉCNICA, DIRETOR DE ESCOLA, DIRETOR DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA, DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, ANALISTA DE INFORMAÇÕES CULTURAIS E DESPORTIVAS – BIBLIOTECA/EDUCAÇÃO FÍSICA, GESTOR - CEU, ANALISTA DE SAÚDE, PROFESSOR DE BANDAS E FANFARRAS, PROFESSSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, SECRETÁRIO DE ESCOLA, SUPERVISOR ESCOLAR 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS VI – CRONOGRAMA E LOCAL DOS ENCONTROS: 4 ENCONTROS DE 3 HORAS CADA, COM INTERVALO DE 10 MINUTOS PARA LANCHE, NOS DIAS: HORÁRIO: 19:30H ÀS 22:30H 05/09, 12/09, 19/09 E 26/09/2016. LOCAL: CIEJA PERUS I – RUA FRANCISCO JOSÉ DE BARROS, 160/166 - PERUS 
VII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS QUANTIDADE DE TURMA: 1 
VIII - REGENTE: JAIR BUENO DE ARAÚJO RF: 749.106.9/1 VÍNCULO 1 
IX- CERTIFICAÇÃO: FREQUÊNCIA 100% E PARTICIPAÇÃO SATISFATÓRIA. 
X - INSCRIÇÕES: A INSCRIÇÃO SERÁ REALIZADA VIA FORMULÁRIO ELETRÔ- NICO ENVIADO POR E-MAIL ÀS UNIDADES ESCOLARES, NO PERÍODO DE 29 A 31 DE AGOSTO DE 2016 . SE O NÚMERO DE INSCRITOS ULTRAPASSAR O NÚMERO DE VAGAS, SERÁ REALIZADO SORTEIO ELETRÔNICO PELA EQUIPE DA DIPED NO DIA 01 DE SETEMBRO DE 2016 , ÀS 20:00H. 
XI- ÁREA PROMOTORA: DIPED / DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – PIRITUBA/ JARAGUÁ

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 DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - CAMPO LIMP
COMUNICADO Nº110 DE 18/08/2016, O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO AGOSTO INDÍGENA - DRE CAMPO LIMPO: ESTUDO SOBRE ENTOMÚSICA, FILMOLOGIA E RESISTÊNCIA GUARANI, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: PROMOVER ESPAÇO PARA DISCUSSÃO E CRIAÇÃO DE ATIVIDADES COM OS EDUCADORES QUE PERMITAM O PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO DOS ESTUDANTES E QUE VISEM À VALORIZAÇÃO DOS POVOS INDÍGENAS; PROPORCIONAR O CONHECIMENTO DE ALGUMAS DAS CULTURAS INDÍGENAS POR MEIO DE CANÇÕES DE SEUS POVOS, VISANDO AO ENRIQUECIMENTO DO REPERTÓRIO MUSICAL E CULTURAL DO EDUCADOR E, CONSEQUENTEMENTE, DE SEUS EDUCANDOS; LEVANTAR POSSIBILIDADES DIDÁTICAS PARA O TRABALHO COM CANÇÕES DE DIFERENTES POVOS E CULTURAS EM SALAS DE AULA; OFERECER SUBSÍDIOS DE PESQUISA AO EDUCADOR DE MODO QUE ESTE POSSA RECOLHER INFORMAÇÕES CONFI- ÁVEIS PARA O TRABALHO DA TEMÁTICA INDÍGENA COM OS ESTUDANTES. 
II - CONTEÚDO: IMPLICAÇÕES ACERCA DA INCLUSÃO DE CANÇÕES DE DIFERENTES POVOS E CULTURAS NO REPERTÓRIO MUSICAL ESCOLAR PARA A PROMOÇÃO DO RESPEITO E DA TOLERÂNCIA; LEVANTAMENTO E MAPEAMENTO DE PARTE DAS POPULAÇÕES INDÍGENAS QUE VIVEM ATUALMENTE NO BRASIL E DISCUSSÃO SOBRE AS DIFERENÇAS CULTURAIS ENTRE SI; CANÇÕES, BRINQUEDOS CANTADOS E BRINCADEIRAS INDÍGENAS: PRÁTICAS SIGNIFICATIVAS; O TRABALHO A PARTIR DAS CANÇÕES INDÍGENAS: O CURRÍCULO EM REDE; 
III - METODOLOGIA: OS ENCONTROS SERÃO ORGANIZADOS A PARTIR DE REFLEXÕES CONJUNTAS E ESTAS, POR SUA VEZ, SERÃO GERADAS ATRAVÉS DAS DISCUSSÕES BASEADAS EM LEITURAS COMPARTILHADAS, VÍDEOS, DOCUMENTÁRIOS, DOCUMENTOS ETC, QUE TRATEM DA TEMÁTICA INDÍGENA EM SALA DE AULA. ALÉM DISSO, O CURSO SE VALERÁ DE APRECIAÇÃO, INTERPRETAÇÃO E ANÁLISE DE ALGUMAS CANÇÕES DE DIVERSOS POVOS INDÍ- GENAS, BEM COMO DE BIBLIOGRAFIA REFERENTE A ESTE REPERTÓRIO, VISANDO SEMPRE À POSSIBILIDADE DO USO DESTE MATERIAL COM OS ESTUDANTES EM SALA DE AULA. 
IV - PÚBLICO ALVO: AGENTE DE APOIO, AGENTE ESCOLAR, ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I, ASSISTENTE DE DIRETOR DE ESCOLA, AUXILIAR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL, AUXILIAR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO, COORDENADOR DE AÇÃO CULTURAL / EDUCACIONAL, COORDENADOR DE ESPORTES E LAZER, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE DIVISÃO TÉCNICA, DIRETOR DE ESCOLA, DIRETOR DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA, DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, ANALISTA DE INFORMAÇÕE CULTURAIS E DESPORTIVAS – BIBLIOTECA/EDUCAÇÃO FÍSICA, GESTOR - CEU, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, SECRETÁRIO DE ESCOLA, SUPERVISOR ESCOLAR 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: 26 DE AGOSTO DAS 14H ÀS 18H: 30 DE AGOSTO DAS 14H ÀS 18H: 31 DE AGOSTO DAS 14H ÀS 18H: 
VII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 4 
VIII - REGENTES: DAISY ALVES FRAGOSO GALVÃO GIANNI MARIA FILIPPO PUZZO GISELDA JERA PIRES ANTONIO CESAR PASSADOR POTY PORÃ TURIBA CARLOS IX- CERTIFICAÇÃO: TERÃO DIREITO A CERTIFICAÇÃO OS CURSISTAS QUE OBTIVEREM CONCEITO SATISFATÓRIO (S) E 100% DE FREQUÊNCIA. 
X - INSCRIÇÕES: AS INSCRIÇÕES DEVERÃO SER REALIZADAS A PARTIR DO DIA 22 DE AGOSTO DE 2016 ÀS 15H ATÉ O ENCERRAMENTO DAS VAGAS PELO LINk: http://bit.ly/2byREf2. 
XI- ÁREA PROMOTORA: DIPED/ DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - CAMPO LIMPO

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COMUNICADO Nº 115 DE 18/08/2016 O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO OPTATIVO RECONHECER, VALORIZAR E CONVIVER COM OS POVOS INDÍGENAS – 516 ANOS DE VIOLÊNCIA., CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: COMPARTILHAR COM EDUCADORES DA REDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA PELO GRUPO DOCENTE DO CIEJA CAMPO LIMPO SOBRE A QUESTÃO INDÍGENA; RELACIONAR AS LUTAS DOS POVOS INDÍGENAS COM AS LUTAS SOCIAIS DOS NÃO INDÍGENAS – DE TODO POVO BRASILEIRO; COMPREENDER E VALORIZAR AS ETNIAS NOS DIFERENTES CONTEXTOS E AMBIENTES SOCIAIS; CONVIVER RESPEITANDO AS DIFERENÇAS E PRODUÇÃO CULTURAL DAS ETNIAS INDÍGENAS BRASILEIRAS. 
II - CONTEÚDO: •UM OLHAR ANCESTRAL SOBRE O EDUCAR •IDENTIDADE INDÍGENA NO CONTEXTO URBANO •DIREITOS CONSTITUCIONAIS X GARANTIAS DOS DIREITOS III - METODOLOGIA: METODOLOGIA INVESTIGATIVA, DIALÓGICA E REFLEXIVA. 
IV - PÚBLICO ALVO: AGENTE DE APOIO, AGENTE ESCOLAR, ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I, ASSISTENTE DE DIRETOR DE ESCOLA, AUXILIAR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO, COORDENADOR DE AÇÃO CULTURAL / EDUCACIONAL, COORDENADOR DE ESPORTES E LAZER, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE DIVISÃO TÉCNICA, DIRETOR DE ESCOLA, DIRETOR DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA, DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, ANALISTA DE INFORMAÇÕES CULTURAIS E DESPORTIVAS BIBLIOTECA/EDUCAÇÃO FÍSICA, GESTOR - CEU, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, SUPERVISOR ESCOLAR 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: 24/08/2016 - 18H ÀS 22H: PRIMEIRO MOMENTO (2H) - VIVÊNCIA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA RESPEITANDO A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645 – RODA DE CONVERSA COM LIDERANÇA INDÍGENA, ALUNOS E PROFESSORES DO CIEJA; SEGUNDO MOMENTO (2H) - SENSIBILIZAÇÃO RELATOS E HISTÓRICO DOS ENCONTROS INDÍGENAS REALIZADOS; COMPARTILHAMENTO DO PLANEJAMENTO DA PRATICA VIVENCIADA; 01/09/2016 - 14H ÀS 22H: TERCEIRO MOMENTO – FECHAMENTO (8H) RODAS DE CONVERSA – COM LIDERANÇAS INDÍGENAS TEMÁTICAS: •UM OLHAR ANCESTRAL SOBRE O EDUCAR •IDENTIDADE INDÍGENA NO CONTEXTO URBANO •DIREITOS CONSTITUCIONAIS X GARANTIAS DOS DIREITOS OFICINAS •ARTE •ARTESANATO •CULINÁRIA •JOGOS TEATRAIS •LITERATURA INDÍGENA EXPOSIÇÃO DE ARTE INDÍGENA 
VII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMA: 1 
VIII - REGENTE: CASÉ ANGATU XUKURU TUPINAMBÁ 
IX- CERTIFICAÇÃO: 100% DE FREQÜÊNCIA E CONCEITO SATISFATÓRIO (S). 
X - INSCRIÇÕES: AS INSCRIÇÕES DEVERÃO SER REALIZADAS A PARTIR DO DIA 22 DE AGOSTO 2016 ÀS 10H ATÉ O ENCERRAMENTO DAS VAGAS PELO LINk: http://bit.ly/2bt5fTV. 
XI- ÁREA PROMOTORA: DIPED - DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - CAMPO LIMPO

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DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE SANTO AMARO 
OMISSÃO DE PUBLICAÇÃO 04/07/2016 COMUNICADO Nº 53 A DIRETORA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO MULHER NEGRA LATINOAMERICANA E CARIBENHA EM AÇÃO: DIÁLOGOS, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: - OFERTAR ESPAÇOS DE EXPERIÊNCIAS QUE CORROBOREM PARA A QUEBRA DE PRECONCEITOS E DISCRIMINAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E DE GÊNERO; - SUBSIDIAR DISCUSSÕES SOBRE UMA EDUCAÇÃO COMPROMETIDA COM A CIDADANIA, GARANTIA DE DIREITOS E INCLUSIVA. 
II - CONTEÚDO: DESAFIOS DA MULHER NEGRA NO ESPORTE CINEMA FEMINISTA: MULHERES CINEASTAS DEBATEM O PAPEL DA MULHER NEGRA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. QUESTÃO DE GÊNERO, POLÍTICAS PÚBLICAS E DESAFIOS 
III - METODOLOGIA: RODA DE CONVERSA FILME E DEBATE 
IV - PÚBLICO ALVO: AGENTE DE APOIO, AGENTE ESCOLAR, ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I, ASSISTENTE DE DIRETOR DE ESCOLA, AUXILIAR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO, COORDENADOR DE AÇÃO CULTURAL / EDUCACIONAL, COORDENADOR DE ESPORTES E LAZER, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE DIVISÃO TÉCNICA, DIRETOR DE ESCOLA, DIRETOR DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA, DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, ANALISTA DE INFORMAÇÕES CULTURAIS E DESPORTIVAS BIBLIOTECA, GESTOR - CEU, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, SECRETÁRIO DE ESCOLA, SUPERVISOR ESCOLAR 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 14 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: 25/07/2016 – DAS 19H ÀS 22H 26/07/2016 – DAS 19H ÀS 22H 28/07/2016 – DAS 19H ÀS 22H 29/07/2016 – DAS 19H ÀS 22H 30/07/2016 – DAS 17H ÀS 19H LOCAL: CEU CAMINHO DO MAR - AV. ENGENHEIRO ARMANDO DE ARRUDA PEREIRA, 5241 
VII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMA: 1 
VIII - REGENTES: DEISE JUNDELINA JAQUELINE DA SILVA CLAUDIA RODRIGUES ALINE PELLEGRINO THAÍS SCABIO ANA JÚLIA TRAVIA MAITÊ FREITAS MARINA RARA MARIANA GABRIEL MARIA JOSÉ MENEZES TIELY QUEEN GABRIELA VALIM CARLA ZULU SARA VALENTIM 
IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS À CERTIFICAÇÃO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM FREQUÊNCIA DE 100%, PARTICIPAREM DAS DISCUSSÕES E OBTIVEREM CONCEITO “S” (SATISFATÓRIO). 
X - INSCRIÇÕES: ATRAVÉS DO LINK HTTP://GOO.GL/FORMS/FVME1HSBXUUDCBV83, ATÉ O INÍCIO DO CURSO 
XI- ÁREA PROMOTORA: NÚCLEO DE AÇÃO EDUCATIVA E CULTURAL - CEU CAMINHO DO MAR E DIVISÃO PEDAGÓGICA / DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – SANTO AMARO


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 DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - SÃO MATEUS 
COMUNICADO Nº 41 DE 18/08/2016, A DIRETORA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS,COMUNICA A REALIZAÇÃO DO EVENTO “JORNADA LITERÁRIA DRE SÃO MATEUS – O LUGAR DO LIVRO: O AMBIENTE COMO PRIMEIRO MEDIADOR DE LEITURA, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR
I - OBJETIVOS: - REFLETIR SOBRE A “ORGANIZAÇÃO DOS AMBIENTES DE LEITURA, A MEDIAÇÃO DE LEITURA E O SARAU LITERÁ- RIO” COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS FAVORÁVEIS À FORMAÇÃO DO LEITOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL, NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO E NA EJA, NO CIEJA, E NO MOVA; - FOMENTAR O DEBATE E A SOCIALIZAÇÃO DE PRÁTICAS E PESQUISAS QUE ABORDEM A “FORMAÇÃO DE LEITORES” NA PERSPECTIVA DA ORGANIZAÇÃO DOS AMBIENTES; - APRESENTAR FERRAMENTAS CULTURAIS QUE DIALOGAM COM A FORMAÇÃO DO LEITOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL, NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO E NA EJA, NO CIEJA, E NO MOVA; - PROVOCAR REFLEXÕES E REEDUCAÇÃO DO OLHAR PARA OS DIFERENTES ESPAÇOS DAS UNIDADES EDUCACIONAIS, PARA COMPREENSÃO DA IMPORTÂNCIA DO AMBIENTE COMO PRIMEIRO MEDIADOR NA FORMAÇÃO DE LEITORES; - VIVENCIAR PRÁTICAS DE SARAU E OUTRAS PERFORMANCES COMO MEDIADORAS NO APOIO À FORMAÇÃO DE LEITORES. 
II - CONTEÚDO: - PALESTRA: "DIÁLOGOS ENTRE LITERATURA E CINEMA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE ABORDEM O DIÁLOGO ENTRE CINEMA E LITERATURA”. - RELATOS DE PRÁTICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL - TEMA: O AMBIENTE COMO PRIMEIRO MEDIADOR NA FORMAÇÃO DE LEITORES DE LITERATURA. - MEDIAÇÃO DE LEITURA E O SARAU LITERÁRIO MARGINAL E DO CORDEL. - PERFORMANCES LITERÁRIAS: GUARDA-CHUVA DE POESIA/ LEITURA AO PÉ DO OUVIDO/ MEDIAÇÃO DE LEITURA/ DECLAMAÇÃO POÉTICA. - O SARAU COMO MEDIADOR CULTURAL NA FORMAÇÃO DE LEITORES DE LITERATURA. - A CULTURA DO “SLAM” PARA ALÉM DA ESCRITA DE PALAVRAS, A COMPREENSÃO POÉTICA NO INTERIOR DAS QUESTÕES SOCIAIS. - SLAM: O SOM E O BARULHO DA LITERATURA PERIFÉRICA. III - METODOLOGIA: - PALESTRAS; - RELATOS DE PRÁTICA DE SALAS E ESPAÇOS DE LEITURA; - MEDIAÇÃO DE LEITURA E O SARAU LITERÁRIO MARGINAL E DO CORDEL; - PERFORMANCES LITERÁRIAS; - BATALHA DE POESIA; - SARAU. IV - PÚBLICO ALVO: ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I, COORDENADOR DE AÇÃO CULTURAL/EDUCACIONAL, ANALISTA DE INFORMAÇÕES CULTURAIS E EDUCACIONAIS BIBLIOTECA, DIRETOR DE ESCOLA, COORDENADOR PEDAGÓGICO, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO E SUPERVISOR ESCOLAR. 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 08 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: TURMA 1 - MANHÃ (DAS 8H ÀS 12H) DATA: 22/08/2016 DATA: 07/11/2016 TURMA 2 - TARDE (DAS 13H ÀS 17H) DATA: 22/08/2016 DATA: 07/11/2016 TURMA 3 - NOITE (DAS 19H ÀS 23H) DATA: 22/08/2016 DATA: 07/11/2016 
VII - TOTAL DE VAGAS: 450 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 3 LOCAL DE REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS: CEU SÃO RAFAEL ENDEREÇO: RUA CINIRA POLÔNIO, 100 - CONJUNTO PROMORAR RIO CLARO - SÃO PAULO – SP - TELEFONE: (11) 2752 1001 OU (11) 2752 1006 
VIII - REGENTES: CLÁUDIA DE ALMEIDA MOGADOURO MARIA DE JESUS CAMPOS SOUSA ANA CRISTINA FERREIRA ALBANO RF 6693776 SANDRA DE MELO SILVA, RF 7947836 INAIARA VECHIATTO SILVA KOJIMA RF: 723. 907. 6/2 ANA SILVA NAVARRO-RF 774.968-6 REGIANE APARECIDA PEREIRA RF 711.610-1 DANIEL CARVALHO DE ALMEIDA PEDRO MONTEIRO, CORDELISTA MÁRCIO DA SILVA RICARDO JEFFERSON GONÇALVES PEREIRA JORDANA RAIZA SILVA ADALBERTO SANTANA LUIZ CARLOS FLORENTINO SILVA . IZABEL CRISTINA MACEDO AMARAL RF 7735341 RICARDO YUZO MAKAMISHI RF 7770197, EMERSON ALCALDE DE JESUS CRISTINA ADELINA DE ASSUNÇÃO RODRIGO SANTOS DA MOTTA UILIAN DA SILVA SANTOS 
IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS AO CERTIFICADO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM 100% DE PRESENÇA E APROVEITAMENTO MÍNIMO SATISFATÓRIO. 
X - INSCRIÇÕES : ATRAVÉS DO LINK: http://bit.ly/2b3TKkR 
XI- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - SÃO MATEUS DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - SÃO MATEUS

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Publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo em 20/08

SEMINÁRIO PROGRAMA NA MESMA MESA

COMUNICADO Nº 926, DE 19 DE AGOSTO DE 2016. A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU O(A) DIRETOR(A) SME GABINETE / CODAE, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO SEMINÁRIO PROGRAMA NA MESMA MESA, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: FORNECER INFORMAÇÕES QUALIFICADAS SOBRE AS PORTARIAS DO PROGRAMA; VALORIZAR E DIVULGAR PRÁTICAS EDUCATIVAS LIGADAS À EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL E A COMENSALIDADE APRESENTAR E DISCUTIR O GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA CONTRIBUIR NA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DIDÁTICOS ( VOLTADOS PARA ESTA TEMÁTICA) 
II - CONTEÚDO: 1. VALOR SIMBÓLICO DA ALIMENTAÇÃO; 2. DISCUSSÃO DAS PORTARIAS DO PROGRAMA NA MESMA MESA E O PAPEL DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL; 3. PROJETOS DIDÁTICOS; 4. NOVO GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA. 
III - METODOLOGIA: EXPOSIÇÃO DIALOGADA 
IV - PÚBLICO ALVO: COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, SUPERVISOR ESCOLAR, ANALISTA DE SAÚDE 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 09 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: DATAS: 31/08/16; 14/09/16 E 28/09/16 HORÁRIO: 19H ÀS 22H LOCAL: DRE PIRITUBA /JARAGUÁ DATAS: 01/09/16; 15/09/16 E 22/09/16 HORÁRIO: 19H ÀS 22H LOCAL: DRE CAMPO LIMPO DATAS: 12/09/16; 19/09/16 E 26/09/16 HORÁRIO: 19H ÀS 22H LOCAL: DRE BUTANTÃ DATAS: 13/09/16; 20/09/16 E 27/09/16 HORÁRIO: 19H ÀS 22H LOCAL: DRE SANTO AMARO 
VII - TOTAL DE VAGAS: 180 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 4 
VIII - REGENTES: LILIAN PETILLO FAVERSANI MALUH BARCIOTTE 
IX- CERTIFICAÇÃO: 100% DE FREQUÊNCIA 
X - INSCRIÇÕES: A INSCRIÇÃO SERÁ FEITA POR MEIO DE LINK https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe_Uchh3ibAyJuw12KfF5LPdRR7JxFgmRZwM7gmXm3ZaqqBcg/viewform ATÉ O DIA 29/08/2016 
XI- ÁREA PROMOTORA: SME GABINETE / CODAE

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Mais uma contra a PEC 241: Dá - lhe Requião!

Requião: Teto de gastos é a proposta mais idiota e desumana
Nunca em nenhum outro país uma proposta de congelamento dos gastos públicos foi sequer cogitada como proposta legislativa, muito menos colocar tal aberração em um texto constitucional.

Por Roberto Requião

Moreira Moriz/Agencia-Senado
   O governo interino enviou ao Congresso a PEC 241 com o objetivo de congelar os gastos públicos por 20 anos, tendo como referência os gastos de 2016.

Nunca em nenhum outro país uma proposta de congelamento dos gastos públicos foi sequer cogitada como proposta legislativa, muito menos colocar tal aberração em um texto constitucional. Mesmo na Grécia, massacrada pela austeridade fiscal imposta pelos credores e pela Alemanha, imaginou-se tal coisa.

Essa proposta tão absurda serve para mostrar o grau de anormalidade política e institucional em que vive hoje o país.

É a prova de que estamos caminhando para o caos político e econômico, em razão da incrível ousadia e irresponsabilidade daqueles que imaginam controlar o povo e o Congresso com a repetição nauseante de um arsenal de mentiras.

A proposta é tão anormal que nenhum economista ou professor universitário com credibilidade se atreveu a defende-la. No dia 16 de agosto, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado debateu o assunto.

Meirelles mandou dois funcionários de segundo escalão para defender a proposta. Confrontados pelos professores convidados a fazer uma análise séria do assunto, exibiram a grande fragilidade da PEC 241 e da visão econômica do chefe.

Os dois rapazes apenas aumentaram minha incompreensão sobre as razões pelas quais o “mercado” e certos políticos progressistas veem Meirelles como “salvador da Pátria”. Que Pátria?

Os mensageiros deste “salvador do mercado” repetiram o velho chavão que diz que o “Estado é como uma dona de casa que sabe que não pode gastar mais do que arrecada”. Ora, qualquer um que lê os jornais com atenção e conhece um pouco de história sabe que isso é um sofisma manipulador e primário. O Estado, no mundo inteiro, gasta mais do que arrecada quase sempre e isso é visto como absolutamente normal e saudável.

Infelizmente ou felizmente o Estado é muito mais complexo do que o orçamento doméstico.

Voltando à PEC 241.

Obviamente, em termos bem simples e diretos essa PEC promete explicitamente e na melhor das hipóteses que:


a saúde não melhore nada por 20 anos;
a educação não melhore nada por 20 anos;
o salário mínimo não melhore nada por 20 anos;
a segurança pública não melhore nada por 20 anos;
o trânsito das cidades – que depende da construção de metrô e obras viárias – não melhore nada por 20 anos;
as condições de moradia não melhore nada por 20 anos, mas que a população nas favelas ou em submoradias aumente significativamente em 20 anos;
o saneamento básico não melhore nada por 20 anos;
a qualidade de vida da maioria da população não melhore nada por 20 anos;
a proteção ao meio ambiente não melhore nada por 20 anos;
nossa justiça lenta e parcial não melhore nada por 20 anos;
o combate à seca no Nordeste e às mudanças climáticas, que podem ter efeitos catastróficos, não melhore nada em 20 anos;
o desenvolvimento científico e tecnológico do país não melhore nada em 20 anos;
a gestão pública não melhore por 20 anos;
a distribuição de renda não melhore nada por 20 anos;
a desigualdade regional não melhore nada por 20 anos;
a capacidade do país se defender não melhore nada por 20 anos;
a infraestrutura não melhore nada por 20 anos.
É exatamente isso o que esta PEC está propondo. E olhe, senhoras e senhores senadores que essa PEC é considerada a medida mais importante do governo interino.

Falando português claro e sem eufemismo, na verdade, é a proposta legislativa mais idiota e mais desumana que eu já vi tramitar no Congresso por iniciativa do Executivo, em toda história do Brasil.

Obviamente o povo brasileiro jamais vai concordar com essa barbaridade. Não foi para isso que muitos pediram o afastamento de Dilma. Mas o povo não sabe que isso está em discussão.

A grande mídia, é claro, não vai dar espaço para que o povo seja informado.

Ademais, os congressistas têm a voz cortada pelos instrumentos ilegais de tramitação acelerada, que excluem o debate.

Além do que, uma parte significativa dos parlamentares tem medo de criticar em público e se posicionar contra as medidas impostas pelo poder econômico depois que:

os tentáculos e os métodos agressivos de Eduardo Cunha e seus parceiros se espalharam no Congresso e no governo;
a grande imprensa passou a adotar o critério de que todo mundo que pensa diferente dela é sua inimiga mortal;
começaram as investigações da Lava Jato com prisões preventivas generalizadas, abusivas, espetacularização e destruição de reputações;
o Poder Judiciário e o Ministério Público tomaram para si a prerrogativa de condenar a opinião do Congresso e seu poder de legislar.
O Congresso está funcionando de forma anômala. No mínimo, quando se refere a questões de interesse do poder econômico, as opiniões divergentes e o contraditório estão restritos em razão do medo e da forma de tramitação inconstitucionais e não democráticos que funcionam como rolo compressor.

Esse contexto explica porque a PEC 241 pode ser aprovada, mesmo propondo explicitamente que o Brasil não melhore em nada nos próximos 20 anos.

Se nosso país já fosse o mais desenvolvido do mundo, a proposta já seria um absurdo, porque o ser humano quer sempre melhorar e progredir.

Mas, com as carências que temos, como esperar por vinte anos, duas gerações, para retomar os investimentos em saúde, educação, habitação, saneamento, infraestrutura urbana e mais?

Pensando bem, a PEC 241 é ainda muito pior do que isso.

Sabemos que a população brasileira vai aumentar e que, portanto, nada vai melhorar por 20 anos, pelo contrário tudo vai piorar com a vigência da PEC.

Mais doentes para os mesmos hospitais, mais idosos para a mesma previdência pública, mais estudantes para as mesmas escolas e universidades, mais carros para as mesmas ruas, mais pessoas para as mesmas favelas, mais dejetos para o mesmo sistema de esgoto e de tratamento de água, mais caminhões para as mesmas estradas, mais caos urbano para a mesma segurança pública, mais conflitos para a mesma justiça.

Limitam-se aí os malefícios desta PEC?

Não. Esses são apenas os mais evidentes.

A população brasileira está envelhecendo rapidamente. Esse fato é certamente a inspiração econômica da PEC 241.

No dia 16 de agosto, o professor Pedro Rossi, da Unicamp, lembrou em audiência pública no Senado, que mesmo a reforma previdenciária mais radical que Temer conseguir aprovar não impedirá que a população brasileira continue a envelhecer. E nem a reforma previdenciária mais radical vai impedir que as despesas previdenciárias ultrapassem 8,6% do PIB em 2036, disse o professor.

Ora, se aprovada a PEC 241 e as despesas previdenciárias atingirem apenas 8,6% do PIB em 2036, e as despesas com saúde e educação ficarem congeladas, todos os outros gastos públicos – como funcionalismo, segurança, defesa, proteção contra catástrofes, obras viárias, saneamento, habitação, ciência e tecnologia, justiça, legislativo – terão que disputar apenas 1% do PIB.

Porque é isso que vai restar do orçamento para esses setores. Seria, então, a destruição do Estado Nacional.

O absurdo de tal proposta me faz pensar que essa PEC visa apenas a jogar a sociedade contra os aposentados, a saúde e a educação públicas e distrair os brasileiros para que não percebam que o nível atual de juros é incompatível com o envelhecimento da população , com a saúde e a educação públicas.

Enfim, reafirmando, os cálculos do professor Pedro Rossi mostram que a PEC 241 seria a destruição do Estado Nacional, da educação, da saúde e da previdência.

É isso que querem que o Congresso aprove?

Não. É ainda pior.

O governo e alguns poucos economistas lunáticos que estão defendendo essa proposta dão a entender que mesmo que tudo que dependa do Estado piore por 20 anos ou seja destruído, ao menos o setor privado poderá crescer e gerar empregos.

Mas isso também não acontecerá.

Nunca na história de um país grande houve crescimento econômico sem que houvesse crescimento dos gastos públicos.

Em tese, em um país bem pequeno, é possível que o setor privado cresça mais do que o setor público, porque – por ser pequeno – a maior parte da produção industrial e agrícola está voltada para as exportações. Além disso, quando o consumo interno cai, é possível aumentar as exportações sem gerar super oferta no mercado internacional.

Portanto, o mercado internacional pode ser decisivo no crescimento do setor privado em um país pequeno. Já em um país grande, o crescimento econômico depende primordialmente do crescimento do mercado interno, que depende dos gastos públicos.

Como somos um dos principais fornecedores no mercado internacional da maioria dos produtos que nós exportamos, como soja, café, carne, minério de ferro, algodão, celulose de eucalipto e mais, não é possível compensar a queda no consumo interno com mais exportações. Porque isso provocaria uma saturação no mercado de nossos produtos de exportação.

Além disso, as pessoas demitidas nos serviços e no comércio não poderiam trabalhar na indústria exportadora por não terem capacitação para isso, e por não existirem máquinas suficientes para empregá-las no Brasil, e nem mercado externo para absorver tal aumento das exportações.

Mesmo em países pequenos, como a Grécia, é muito difícil que a economia cresça se o setor público não acompanha, como a experiência recente mostrou.

Em um país grande é realmente impossível a economia crescer se os gastos públicos não crescerem, pois o consumo privado já está ajustado à renda das pessoas. Assim, se o gasto público não crescer, a renda e o mercado interno não poderão crescer.

E se o mercado interno não crescer, não haverá investimento do setor privado e assim o emprego e os salários não irão crescer.

Em casos excepcionais, e de forma marginal, é possível que o setor privado cresça mais rápido do que o setor público, nos breves momentos em que há uma euforia no investimento privado e taxas de juros muito baixas para financiá-lo a longo prazo.

Isso está muito distante da realidade brasileira. Taxas de juros baixas não é o caso do Brasil e não será pelos próximos 20 anos. Mesmo porque a PEC 241 tem como objetivo principal garantir que o governo pague as taxas de juros mais altas do mundo por 20 anos, sem tornar a dívida pública impagável.

Dessa forma, podemos concluir sem sombra de dúvidas que a PEC 241, caso seja aprovada, condenará o Brasil a 20 anos de recessão, estagnação, deterioração dos serviços públicos e das condições de vida.

Só isso?

Não, a PEC 241 consegue ainda ser pior…

O governo interino pode paralisar os gastos em pesquisa e desenvolvimento no Brasil, mas não pode parar o desenvolvimento tecnológico do resto do mundo. Portanto, como nossas empresas estão inseridas no mercado internacional, as máquinas usadas pelos empresários brasileiros continuariam a ser trocadas por outras mais eficientes, dispensando trabalhadores. Logo, o nível de emprego diminuiria nos próximos 20 anos.

Com o desemprego crescente, os salários cairiam continuamente e, em consequência, o mercado interno encolheria, o que levaria a economia a um ciclo vicioso de depressão.

Se em 2013, os jovens se revoltaram por 20 centavos de aumento nas passagens, nem posso imaginar o que fariam no contexto de depressão.

Só não estamos já em uma situação revolucionária e de guerra civil, porque:

quando Dilma colocou Levy para derrubar nossa economia, estávamos no menor nível de desemprego e com o maior salário médio da nossa história;

a mídia e os propagandistas do discurso de ódio nas redes sociais conseguiram convencer que estávamos, em 2013 e 2014, em uma crise moral e econômica profunda, quando, na verdade, a nossa situação econômica e social era a melhor da nossa história;

a mídia e os propagandistas do discurso de ódio nas redes sociais convenceram a maioria de que todos os problemas, reais ou imaginários, presentes, passados ou futuros eram a culpa da Dilma e que, portanto, queimar o “judas” no impeachment iria purgar a sociedade de todas as culpas e problemas.

Dessa forma, o povo demorou a sentir os efeitos da política recessiva que implantaram e ficou distraído com divisão sórdida que criaram na sociedade, enquanto todos esperam a fogueira do impeachment se apagar.

Quando isso acontecer e as Olimpíadas acabarem, nem as prisões espetaculares da Lava Jato vão conseguir distrair a população de seus problemas reais e do que o governo interino está pretendendo aprovar no Congresso.

As pessoas aos poucos passarão a direcionar sua raiva contra o Congresso, o governo interino e suas políticas. E o governo e a governabilidade só se sustentarão com muita repressão, violência e censura.

Mas por quanto tempo, será possível represar a insatisfação?

Caso consiga conter a insatisfação popular por um ano, o governo Temer talvez crie as condições para uma revolta popular generalizada e um provável golpe militar preventivo, próximo às eleições de 2018.

Se não conseguir represar a revolta por tanto tempo, o Congresso deverá votar a eleição indireta no início do ano que vem, o que poderá distrair o povo por alguns meses.

De uma forma ou de outra e, mesmo sob uma ditadura de fato, a aprovação da PEC 241 tornará qualquer governo inviável. Ela transformará o convívio em sociedade no Brasil em um inferno, em razão da depressão econômica, da deterioração dos serviços públicos e da qualidade de vida. Nesse contexto, uma ditadura levaria a uma guerra civil antes do final da década.

A aprovação da PEC 241 contribuirá decisivamente para esse processo.

Mas a troco de que o governo interino está propondo medidas tão explosivas?

Em troca de uma suposta redução de um novo indicador contábil inventado pelos banqueiros, chamado de relação dívida bruta sobre PIB.

Não parece pouca vantagem para tamanha destruição de milhões de vidas e famílias?

Parece. Mas é ainda pior do que isso.

A PEC 241 não melhorará nenhum indicador contábil-fiscal.

Pelo contrário, piorará, porque em países grandes como o Brasil esses indicadores só podem ser melhorados por meio do crescimento econômico ou, eventualmente, por uma forte desvalorização cambial.

Se aprovada a PEC 241, o PIB e a arrecadação de impostos não vão crescer. Assim, mesmo que os gastos públicos fiquem estagnados, a dívida não poderá cair. Pelo contrário, em razão dos insanos juros que estão em vigor no Brasil, a dívida continuará aumentando!

Então quer dizer que o governo interino e o “mercado” ficaram loucos ao propor tal medida?

Não acho que seja isso. De fato, existe um fanatismo de “mercado” que é incapaz de perceber as tendências suicidas do fundamentalismo neoliberal.

Mas esse certamente não é o caso da pragmática cúpula do governo interino. Eles não têm convicções neoliberais, porque não têm convicções.

Essa mesma cúpula, ao promover o maior déficit primário em décadas, já traiu o “mercado” e as próprias promessas neoliberais contidas no documento “Uma Ponte para o Futuro”.

Eles não são tão idiotas irresponsáveis quanto parecem. Acredito que a PEC 241 não seja para valer. Ela é só uma cortina de fumaça para nos distrair, enquanto aprovam o que realmente lhes interessa.

E o que realmente interessa para eles?

1) A entrega do pré-sal às grandes multinacionais norte-americanas

2) As privatizações a preço de banana, com os inevitáveis pixulecos

3) A eliminação de direitos trabalhistas, sociais e previdenciários para satisfazer os financiadores do golpe

O governo interino não quer realmente aprovar a PEC 241. Para ele, quanto mais tempo, ficar em discussão no Congresso, melhor. No entanto, ao mesmo tempo, eles têm que mostrar ao “mercado” que estão se esforçando para aprovara PEC rapidamente.

Isso significa que os grandes tubarões do “mercado” são suicidas?

Não. Eles são tão pragmáticos quanto a cúpula do governo interino.

No momento, os tubarões estão atrás de pretextos, de factóides que provoquem uma euforia compradora das ações, empresas e títulos que eles adquiriram a preço de banana nos últimos dois anos, em razão da crise econômica por eles engendrada pela política de austeridade do Levy.

Ao mesmo tempo, o governo interino está, na prática, se lixando para responsabilidade e austeridade fiscal, pois promove o maior crescimento do déficit primário em décadas. Dessa forma, a PEC 241 é o único álibi que pode justificar algum respeito do atual governo à austeridade fiscal.

Como a mídia e os tubarões venderam ao “mercado” que as ações e títulos caíram de preço porque Dilma não teve “responsabilidade fiscal”, eles só podem criar uma euforia compradora se provarem que o atual governo é o oposto de Dilma em termos de “responsabilidade fiscal”.

Ora, como todas as evidências mostram que o atual governo está sendo irresponsável e está se lixando para austeridade fiscal, criaram essa PEC 241 para tentar “provar” que são alucinados fundamentalistas do austericídio fiscal.

Por alguns meses, isso há de embalar as histórias de carochinha que a mídia vai contar sobre a conversão da cúpula do governo ao fundamentalismo de mercado e, assim, dar embasamento narrativo à euforia das bolsas, para vender a preços elevados as ações que os tubarões compraram a preço de banana nos últimos dois anos.

Ao mesmo tempo, distraem o Congresso, a esquerda e o povo, enquanto aprovam o que realmente querem: vender as riquezas nacionais e o patrimônio público a preço de fim de feira, e cortar direitos sociais.

Parece o plano perfeito, mas não estão contando com o despertar do povo do sono profundo em que foi embalado. Um sono regado a ódio político, muita espetacularização de operações policiais, prisões preventivas mal explicadas e vazamentos ilegais de processos judiciais.

Também não estão contando que podem errar a mão e acabar aprovando a PEC 241.

Se isso acontecer, nenhum simulacro de democracia ou de estabilidade sobreviverá.

Quem viver, verá.




 Fonte: Rede Brasil Atual

A História não acabou e deve ser contada

Diante do golpe a ser dado de forma definitiva apesar da esperança que ainda permanece contra o mesmo, cabe ser registrado as mudanças que foram ocasionadas devido à política desenvolvimentista de cunho popular nos Governos Lula e Dilma o que comprova o verdadeiro teor do suposto impeachment: derrubar um governo popular quer almeja a scenção social de parcela importante da população que sempre foi excluída dos benefícios sociais, de Dilma Roussef. Segue abaixo um quadro resumo das transformações e projetos educacionais, entretanto há as mudanças econômicas, na saúde,  as políticas de combate à corrupção,   em ciência e tecnologia, energia, agricultura,  infraestrutura e indústria, segurança e tantas outras áreas que tiveram avanços devido ao conceito de governar para o povo desde 2003.


Cabe a partir daí educadores e educadoras bem como à população decidir quem merece ser afastado, acusado e condenado: o governo que mudou a vida de milhões através, também, da educação ou o governo interino golpista que já mostrou não estar ao lado do povo brasileiro!

Seis ações que comprovam plano de Temer para falir a educação

Desde que chegou ao poder por meio de um processo de impeachment sem fundamentos legais, Michel Temer vem desconstruindo as políticas educacionais que promoveram a inclusão de milhares de jovens nos últimos anos. Com o falso argumento de que "as ações são necessários para enfrentar a crise", o Ministério da Educação (MEC) encerra programas, exonera funcionários, nomeia empresários do ensino privado e anuncia um corte de  R$ 350 milhões no orçamento das universidades federais.
Listamos algumas ações do interino, que, por meio do seu ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM-PE), promove o desmonte da pasta e retrocessos comparáveis aos tempos em que Fernando Henrique Cardoso presidia o país. Enumeramos abaixo algumas ações do governo Temer para falir a educação pública brasileira: 

1- Apoio a grupos de extrema direita 

Com a maioria dos movimentos em defesa da educação contrários ao golpe político que afastou a presidenta Dilma do poder, Mendonça Filho resolveu mostrar a representatividade do MEC recebendo em seu gabinete o grupo de extrema direita "Revoltados on Line", que pregam ações de ódio em seu discurso nas redes e defendem calorosamente a implementação do projeto "Escola sem Partido" cujo objetivo é punir professores que por ventura venham a ensinar o que é marxismo em sala de aula. 

2- Desrespeito com o movimento educacional

Logo após ouvir seus conselheiros de extrema direita, Mendonça revogou a nomeação de 12 conselheiros do Conselho Nacional de Educação (CNE), que atuavam  de forma efetiva na construção e avaliação da política nacional de educação. Movimentos sociais foram ao MEC denunciar a ação ilegítima, mas foram recebias com truculência no local e ignorados pelo ministro.

3- Sucatear mais ainda as universidades privadas e lucros exorbitantes aos empresários

Que nome indicar para a secretaria que regulamenta o ensino das universidades privadas no MEC? Um empresário das universidades privadas, claro. Mendonça nomeou para Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) um dos principais empresários do meio, Maurício Costa Romão, como titular da pasta. "É A raposa toma conta do galinheiro" denunciou na a presidenta da UNE, Carina Vitral. Se algum dia houve um fio de esperança na regulamentação do ensino privado, ela se estancou com essa nomeação. As universidades privadas continuaram com seus lucros exorbitantes, oferecendo um serviço sucateado e tratando o estudante como mera mercadoria. 

4- Cortes de 350 milhões nas universidades federais 

Programa de bolsas, pesquisa, extensão, assistência estudantil, folha de pagamento em dia, podem estar comprometidos com os cortes promovidos por Temer na área da educação, que prevê a reducão de 45%  em recursos para as 63 universidades federais, um impacto de R$ 350 milhões a menos que o orçamento de 2016. A realidade das universidades pouco se assemelha a um passado recente de expansão que se consolidou com o programa Reuni, inciativa do governo Lula que promoveu a expansão de vagas noturnas, construções de novos polos universitários no interior e a contratação de novos professores e técnicos administrativos. Reitores alertam que irão passar dificuldades para gerir as universidades caso o corte seja de fato implementado. 

5- O Partido do ministro é contra as cotas 

O partido Democratas (DEM), antigo Arena dos tempos de bipartidarismo da ditadura militar, tem em seu DNA a luta contra as conquistas do povo brasileiro. O partido ao qual o Ministro Mendonça filho é filiado entrou com uma ação no STF em 2012 alegando ser inconstitucional a implementação das cotas raciais. Por unanimidade, a corte votou pela constitucionalidade das cotas. O próprio ministro disse na ocasião "não é por esse caminho – das cotas baseadas em raça – que vamos integrar a nossa sociedade”.

6- Queda das bolsas nas universidades privadas 

O ProUni e o Fies são programas fundamentais para o estudante com baixa renda poder ter acesso ao ensino superior, mas o governo já sinalizou que o financiamento das bolsas não será a prioridade do governo. Mendonça Filho declarou que não seriam abertas novas vagas para o ProUni no segundo semestre de 2016, mas, após repercussão negativa, voltou atrás e as vagas foram disponibilizadas no segundo semestre, com 4.630 bolsas integrais a menos. No caso do Fies, o programa sofreu um duro impacto com um corte de 90 mil vagas. 

O governo interino segue implementando sua agenda neoliberal nas políticas educacionais e os planos de atingir as metas do Plano Nacional de Educação se torna cada vez mais distante, afetando políticas de inclusão social e soberania nacional. Os órgãos em defesa da educação pública, educadores e movimentos sociais declararam que seguiram na luta denunciando o retrocesso sem precedentes na pasta. 




FONTE : Do Portal Vermelho 


Curso SME/SP - D.O. 19/08

COMUNICADO Nº 925, DE 18 DE AGOSTO DE 2016. A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU O(A) DIRETOR(A) SME/COPED/NÚCLEO DE EDUCA- ÇÃO ÉTNICO-RACIAL, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO NOSSOS OLHARES: CRIAÇÃO E PRODUÇÃO AUDIOVISUAL DESDE A AMÉRICA LATINA, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: - REFLETIR CRITICAMENTE SOBRE A PRODUÇÃO AUDIOVISUAL E DOCUMENTAL CONTEMPORÂNEA LATINOAMERICANA. - COMPREENDER AS NOÇÕES BÁSICAS DA LINGUAGEM AUDIOVISUAL, ESTIMULANDO O USO DE RECURSOS DESSA LINGUAGEM PARA A CONSTRUÇÃO DE NARRATIVAS FÍLMICAS, EM ESPECIAL AQUELAS PRODUZIDAS PARA PLATAFORMAS NA INTERNET. - ESTIMULAR A CRIAÇÃO DE UM ESPAÇO QUE PROPONHA A DISCUSSÃO DOS TEMARIOS DA MIGRAÇÃO ATRAVÉS DA RECEPÇÃO CINEMATOGRÁFICA E DA DISCUSSÃO COLETIVA. 
II - CONTEÚDO: O CONTEXTO MIGRATÓRIO PAULISTANO, SEUS REFLEXOS NO ESPAÇO ESCOLAR MUNICIPAL E SEUS DESAFIOS. A DIVERSIDADE DOS SUJEITOS MIGRANTES E SUA REPRESENTAÇÃO NO CINEMA. 
III - METODOLOGIA: AS AULAS PRÁTICAS TERÃO UMA DINÂMICA DE TRABALHO COLETIVA, MOBILIZANDO CONHECIMENTOS TÉCNICOS E ESTÉTICOS NECESSÁRIOS À PRODUÇÃO DE VÍDEOS COM TECNOLOGIAS DE BAIXO CUSTO (COMO O TELEFONE CELULAR) E INSTRUINDO OS PARTICIPANTES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS INERENTES AO PROCESSO DE CRIAÇÃO AUDIOVISUAL. 
IV - PÚBLICO ALVO: AUXILIAR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO, COORDENADOR DE AÇÃO CULTURAL / EDUCACIONAL, COORDENADOR DE ESPORTES E LAZER, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE DIVISÃO TÉCNICA, DIRETOR DE ESCOLA, DIRETOR DE ORIENTA- ÇÃO TÉCNICA, DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, ANALISTA DE INFORMAÇÕES CULTURAIS E DESPORTIVAS BIBLIOTECA, GESTOR - CEU, PROFESSOR DE BANDAS E FANFARRAS, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, SECRETÁRIO DE ESCOLA, SUPERVISOR ESCOLAR 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 18H 
VI - CRONOGRAMA: DRE CAMPO LIMPO - TURMA 1: Auditório da DRE Campo Limpo - End. Avenida João Dias, 3763 - Jardim Santo Antônio, São Paulo. 02/09/2016, SEXTA-FEIRA- 19H ÀS 22H: 06/09/2016, TERÇA-FEIRA- 19H ÀS 22H: 09/09/2016, SEXTA-FEIRA- 19H ÀS 22H: 13/09/2016, TERÇA-FEIRA- 19H ÀS 22H: 16/09/2016, SEXTA-FEIRA- 19H ÀS 22H: 20/09/2016, TERÇA-FEIRA- 19H ÀS 22H: DRE SÃO MIGUEL - TURMA 2: Auditório da DRE São Miguel.Av. Nordestina, 747 - São Miguel, São Paulo. 22/08/2016, SEGUNDA-FEIRA - 19H ÀS 22H: 23/08/2016, TERÇA-FEIRA - 19H ÀS 22H: 24/08/2016, QUARTA-FEIRA - 19H ÀS 22H: 25/08/2016, QUINTA-FEIRA - 19H ÀS 22H: 29/08/2016, SEGUNDA-FEIRA - 19H ÀS 22H: 30/08/2016, TERÇA-FEIRA - 19H ÀS 22H: 
VII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 2
VIII - REGENTES: FÁBIO MÁRCIO ALKMIN E CRISTINA BRANCO DE SOUSA. 
IX- CERTIFICAÇÃO: APROVEITAMENTO SATISFATÓRIO E FREQUÊNCIA DE 100% NAS AULAS. 
X - INSCRIÇÕES: OS INTERESSADOS EM INSCREVER-SE NO CURSO DEVERÃO PREENCHER O FORMULÁRIO COM OS SEGUINTES DADOS: NOME COMPLETO; RF; VÍNCULO; RG; CPF; PADRÃO; CARGO E FUNÇÃO; UNIDADE DE EXERCÍCIO E UNIDADE DE LOTAÇÃO, A PARTIR DA DATA DE PUBLICAÇÃO ATÉ SE ESGOTAREM AS VAGAS, ATRAVÉS DO LINK https://docs.google.com/forms/d/1DT097bV6Zm1HnKsFi_ebxKoMGfNd1TvyfinSAB-UZ-c/edit (DRE Campo Limpo) e http://bit.ly/2aR0sAc (DRE São Miguel). 
XI- ÁREA PROMOTORA: SME/COPED/NÚCLEO DE EDUCA- ÇÃO ÉTNICO-RACIAL

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“II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL”

COMUNICADO Nº 923, DE 18 DE AGOSTO DE 2016 “II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL – CURRÍCULO E TERRITÓRIO” A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições e nos termos da Portaria 7.464/15, CONVOCA para participar do “II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL” das Escolas Municipais de Educação Infantil – EMEIs – participantes do Programa “São Paulo Integral” e com turno de 08(oito) horas de funcionamento – 1(um) representantes da Equipe Gestora sendo: o(a) Diretor(a) ou Assistente de Diretor(a) ou um(a) Coordenador(a) Pedagógico(a) e um(a) Docente; Das Escolas Municipais de Ensino Fundamental – EMEF – participantes do Programa “São Paulo Integral”– 1(um) representantes da Equipe Gestora sendo: o(a) Diretor(a) ou Assistente de Diretor(a) ou um(a) Coordenador(a) Pedagógico(a) e um(a) Docente. CONVIDA os Supervisores Escolares das unidades participantes e membros das Equipes de SME, DREs, Núcleos de Ação Educacional dos CEUs e membros da Equipe de Trabalho, Acompanhamento e Avaliação do Programa “São Paulo Integral”. 
1. JUSTIFICATIVA: A fim de fortalecer o debate sobre a Educação Integral em Tempo Integral em São Paulo e sobre o Programa “São Paulo Integral”, este encontro pretende oferecer espaço de diálogo para as equipes das Escolas Municipais de Educação Infantil - EMEIs – e as Escolas Municipais de Ensino Fundamental – EMEFs – participantes do Programa “São Paulo Integral” sobre as ações e articulações, desenvolvidas e potenciais, de educação integral em São Paulo na perspectiva dos territórios educativos. 
2. OBJETIVOS: 2.1. Dialogar sobre os conceitos, os princípios e as ações em Educação Integral em Tempo Integral em São Paulo e propostas no Programa “São Paulo Integral”; 2.2. Registrar e considerar as contribuições oferecidas pelas equipes gestoras e professores às ações de educação integral em tempo integral no âmbito das EMEIs e EMEFs na perspectiva da intersetorialidade; 
3. TEMA: Territórios Educativos. 
4. MEDIAÇÃO: Maria Cecília Carlini Macedo Vaz – Coordenadora de COCEU; 
5. DEBATEDORES: Waldete Tristao Farias Oliveira: Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e graduada em Letras e Pedagogia. Suas principais atividades profissionais relacionam-se à docência na educação infantil e em cursos de formação contínua e continuada para professores da educação básica e, com enfoque nas relações raciais. Representação da EMEI Chácara Sonho Azul – Territórios Educativos Representação da EMEI Nelson Mandela – Territórios Currículo Transformador da escola e da Comunidade: Dimensão Étnico-Racial. 
6. LOCAL: CINE OLIDO – Av. São João, 473 - Centro, São Paulo - SP, 01035-000. 
7. DATA/HORÁRIO: 31/08/2016 – Quarta-feira – das 9h00 às 13h00 Dispensa de Ponto: Os participantes no evento farão jus à dispensa nos termos previstos na Portaria SME nº 5.780, de 18/08/16. 
8. COORDENAÇÃO: Secretaria Municipal de Educação – Gabinete, Coordenadoria Pedagógica – SME/COPED e Coordenadoria de CEUs e Educação Integral – SME/COCEU

“III SEMINÁRIO DE PROFESSORES ORIENTADORES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL – POEIs – NA PERSPECTIVA DA CIDADE EDUCADORA – TERRITÓRIOS EDUCATIVOS”

COMUNICADO Nº 922, DE 18 DE AGOSTODE 2016 A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais e nos termos da Portaria SME nº 7.464/15, CONVOCA, exclusivamente, os Professores Orientadores de Educação Integral – POEIs designados do Programa “Mais Educação” de âmbito federal, e/ou do Programa “São Paulo Integral”, de âmbito municipal, e CONVIDA membros dos Comitês Municipal e Local de Análise e Aprovação para implantação/ implementação dos Programas de âmbito Federal e Grupo de Trabalho de Implementação, Acompanhamento e Avaliação do Programa “São Paulo Integral”, para participar do “III SEMINÁRIO DE PROFESSORES ORIENTADORES DE EDUCAÇÃO INTEGRAL – POEIs – NA PERSPECTIVA DA CIDADE EDUCADORA – TERRITÓRIOS EDUCATIVOS”. 
1. JUSTIFICATIVA: A fim de fortalecer o debate sobre a Educação Integral em Tempo Integral em São Paulo e sobre o Programa “São Paulo Integral”, este encontro pretende aprofundar o diálogo para os Professores Orientadores de Educação Integral na perspectiva da Cidade Educadora nos territórios de São Paulo. 
2. OBJETIVOS: 2.1. Dialogar sobre os conceitos, os princípios e as ações em Educação Integral em Tempo Integral em São Paulo na perspectiva da Cidade Educadora. 2.2. Aprofundar a discussão e delinear a ação do POEI no território; 
3. TEMA: TERRITÓRIOS EDUCATIVOS 
4. MEDIAÇÃO: Maria Cecília Macedo Vaz – Coordenadora da COCEU. 
5. DEBATEDORA: Ana Beatriz Goulart de Faria. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1983), atuando no campo de formação, pesquisa e produção de espaços educativos escolares e urbanos. 
6. LOCAL: CINE OLIDO – Av. São João, 473 - Centro, São Paulo - SP, 01035-000.
 7. DATA/HORÁRIO: 22/08/2016 – Segunda-feira – das 09h00 às 13h00
8. Dispensa de Ponto: Os participantes no evento farão jus à dispensa de ponto nos termos previstos na Portaria SME nº 5.779, de 18/08/16. 
9. COORDENAÇÃO: Secretaria Municipal de Educação – Gabinete, Coordenadoria Pedagógica – SME/COPED e Coordenadoria de CEUs e Educação Integral – SME/COCEU.

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Curso Elos SME de SP - D.O 18/08

COMUNICADO Nº 919, DE 17 DE AGOSTO DE 2016 A Secretária Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Coordenadora dos Centros Educacionais Unificados e da Educação Integral – COCEU/SAÚDE ESCOLAR, a Secretaria Municipal de Saúde e o Ministério da Saúde, CONVOCA os Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I que estão desenvolvendo o Programa Elos nas escolas, inscritos para participarem do Curso do Programa Elos – Construindo Coletivos: Componente Familiar, no dia 18/agosto/16, na seguinte conformidade: 
I - OBJETIVOS: Objetivo Geral: Realizar a formação dos professores, para que implementem o Componente Familiar do Programa Elos, com o intuito de desenvolver fatores de proteção e minimizar os fatores de risco em relação ao uso de álcool e outras drogas, envolvendo crianças matriculadas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Objetivos específicos: - Apresentar os fundamentos e conteúdo do Componente Familiar aos participantes, quais sejam: os educadores e educadoras implementadores (as) do Componente Escolar do Programa Elos – Construindo Coletivos. - Oferecer aos (às) participantes vivências que promovam reflexões e estimulem habilidades necessárias à condução dos encontros familiares. - Fomentar a participação ativa dos (as) educadores (as) no planejamento, condução e avaliação do Componente Familiar do Programa Elos, uma vez que exercem papel crucial na implementação do Programa. 
II - CONTEÚDOS: Apresentação do Componente Familiar: a) Histórico e desenvolvimento b) Objetivos c) Estrutura geral d) Público-alvo - Os Encontros Familiares: a) Características dos Encontros b) Formato de cada encontro - Condições facilitadoras para condução dos encontros familiares: a) Manejo das atividades b) Divulgação dos encontros c) Planejamento e a preparação dos encontros Aplicação dos elementos do Jogo Elos nos Encontros Familiares - Habilidades transversais - Técnicas interativas e vivenciais para conduzir os três encontros - Planejamento do primeiro encontro 
III - METODOLOGIA: A formação será realizada por meio de vivências e discussões intermediadas pelas formadoras federais regentes, abordando o conteúdo a ser apresentado pelos(as) educadores(as) no Componente Familiar, com objetivo de prepará-los(as) para a condução de três reuniões de planejamento e três encontros com familiares e adultos de referência dos(as) alunos(as) que participam do Programa Elos – Construindo Coletivos. 
IV - PÚBLICO ALVO: Educadores(as) regentes implementadores(as) do Componente Escolar do Programa Elos – Construindo Coletivos no Município de São Paulo, os(as) quais participarão, em continuidade, na condução do Componente Familiar do Programa. 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 14 horas, sendo 1º dia = 8horas e 3 encontros de 2 horas cada. 
VI - CRONOGRAMA: Período de realização do Curso: de 18/08/2016 a 16/12/2016. Data: 1º dia – 18/08/2016 Horário: 8h00 às 17h00 Local: Instituto Mauá de Tecnologia Endereço: Rua Pedro de Toledo, 1.071- Vila Clementino. Datas: 2º (setembro); 3º (outubro); 4º (novembro) encontros: datas a serem definidas na Unidade Educacional. Horário: 2 horas, a ser definida pela Unidade Educacional. Local/Endereço: a ser definido pela Unidade Educacional. DRE UNIDADE EDUCACIONAL FREGUESIA/BRASILÂNDIA GERALDO SESSO JUNIOR EMEF FREGUESIA/BRASILÂNDIA MILTON CAMPOS EMEF GUAIANASES OLINDA MENEZES SERRA VIDAL, PROFª EMEF IPIRANGA ALVARES DE AZEVEDO EMEF ITAQUERA MARIA APARECIDA DE SOUZA CAMPOS, PROFº CEU EMEF ITAQUERA SEBASTIÃO FRANCISCO, O NEGRO EMEF PENHA ABRAO DE MORAES EMEF MIGUEL PAULISTA VIRGILIO DE MELLO FRANCO EMEF MIGUEL PAULISTA JARDIM BARTIRA EMEF MIGUEL PAULISTA VILA JACUÍ EMEF SANTO AMARO ARY PARREIRAS, ALM. EMEF SÃO MATEUS VINICIUS DE MORAES EMEF SÃO MATEUS ACLAMADO EMEF SÃO MATEUS BENEDITO DE JESUS BATISTA LAURINDO, P.BATISTA EMEF SÃO MATEUS JULIO DE GRAMMONT 
VII - TOTAL DE VAGAS: 35( trinta e cinco). 
VIII - REGENTES: Aline Godoy e Darlene Cardoso, Formadoras Federais do Programa Elos (Coordenação Nacional de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas/Secretaria de Atenção à Saúde/ Ministério da Saúde). 
IX- CERTIFICAÇÃO: Farão jus à certificação os participantes que tiverem 100% de frequência e Conceito no mínimo Satisfatório – S, na participação do Curso e dos encontros com as famílias, no território.
X – INSCRIÇÕES: DRE da Unidade Educacional – na DICEU/ Saúde Escolar. 
XI- ÁREA PROMOTORA: Ministério da Saúde/SMS/SME - COCEU/DGP/Saúde Escolar – DRE/DICEU/Saúde Escolar .

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Publicado no Diário Oficial da Cidade De São Paulo de 18/08, páginas 27 até 29