quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Base Comum Nacional

Nesses últimos dias tem gerado polêmica o documento do Ministério da Educação, MEC, que trata da proposta da Base Comum Nacional Curricular(BNCC) devido ao texto, no caso o de História, retirar conteúdos de cunho eurocêntrico como Antiguidade, Idade Média e outros tendo como substitutos conteúdos da História Africana e Indígena(ameríndios).
O que foi visto tanto no Jornal Nacional e em parte no Jornal da Cultura, dois telejornais que trataram do tema na semana, opiniões que tratam os conteúdos africanos e ameríndios menos importantes e marginalizados, e os temas eurocêntricos como os principais e indispensáveis a vida escolar e humana.
Outros temas da Base Nacional se quer foram tratados.
Entretanto, no dia 06/01, no Jornal da Cultura em sua 2ª edição, apresentada noturnamente ,as comentaristas presentes na bancada do telejornal trouxeram luz democrática a discussão. Tanto Flávia Piovesan (professora doutora da PUC) e Priscila  Cruz( Presidente do " Todos Pela Educação") declararam que a ação do MEC é positiva pois traz pra discussão o tema tão necessário para Educação. 
No site do MEC, http://basenacionalcomum.mec.gov.br/, encontra - se os documentos bases para consulta pública e contribuição dos interessados.
Importantíssimo, que professores que colocarão os documentos aprovados em prática participem dessa consulta ativamente, lendo, discutindo e fazendo contribuições.
Abaixo tem a reportagem e os comentários realizados no Jornal da Cultura no dia 06/01, ficou um bom vídeo para ajudar os inícios da discussão. 


Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=CgX70OnZIb8

Nenhum comentário:

Postar um comentário