segunda-feira, 23 de abril de 2012

Participe da 13ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública

Entre 21 e 27 de abril acontece a 13ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, promovida pela CNTE, cujo tema é "A realidade muda com Piso, Carreira e 10% do PIB para Educação no PNE (Plano Nacional de Educação)". A mobilização ocorre em todo o país, quando os sindicatos filiados à Confederação irão promover atos públicos e discussões sobre essa temática.
O lançamento simbólico da semana será em Tiradentes (MG), com a realização de uma mesa de debate na Assembleia Legislativa, contando com a presença do presidente da CNTE, Roberto Franklin de Leão, e do cientista político Otávio Dulci. Na data também acontecerá ato público na cidade e será realizada assembleia dos educadores da rede de Minas Gerais.
Importante frisar que a 13ª Semana acontece menos de um mês após a realização da vitoriosa greve nacional convocada pela CNTE em defesa da pauta de reivindicações da categoria. O eixo desse debate perpassa pelo respeito às leis educacionais e pelas metas e estratégias do projeto do PNE, no qual devem ser observados os princípios e objetivos da educação nacional previstos na Constituição e conclamados pela sociedade.
Conscientização
O Brasil é uma das maiores economias do mundo. Mas os indicadores sociais revelam anacronismos que, se não forem superados com mais celeridade e compromisso de todos os administradores públicos, tendem a dificultar o desenvolvimento inclusivo e sustentável do país, cedendo mais espaços à concentração da riqueza e às desigualdades sociais – realidades ainda marcantes na vida brasileira.
O projeto de Plano Nacional de Educação (PNE) e a Lei de Responsabilidade Educacional, em debate no Congresso Nacional, precisam apontar diretrizes para a concretude de políticas públicas que visem universalizar as matrículas e a garantir o aprendizado de qualidade com equidade.
13ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública trará esse debate à tona, nas escolas e demais espaços públicos. Entre os dias 21 e 27 de abril, a CNTE e seus filiados esperam ter esclarecido e sensibilizado milhares de pessoas que poderão se somar à luta pela educação pública de qualidade para todos e todas.
Veja a programação abaixo, baixe o livreto de discussões da 13ª Semana clicando aqui e participe.
• 21/04 – Lançamento da Semana nas atividades comemorativas do Dia de Tiradentes.
• 22/04 – Panfletagem nas ruas, praças e praias sobre a campanha deste ano.
• 23/04 – Tema do dia para discussão nas escolas: Hora-aula atividade.
• 24/04 – Tema do dia para discussão nas escolas: Salário digno (PSPN).
• 25/04 – Audiências Públicas nas Câmaras Legislativas sobre o Piso e Carreira.
• 26/04 – Temas do dia para discussão nas escolas: desenvolvimento na Carreira, Meritocracia e contra as Terceirizações na Educação.
• 27/04 – Tema do dia para discussão nas escolas: Financiamento da Educação, a repercussão da falta de recursos na saúde do trabalhador em educação e as condições de trabalho. (CNTE, 19/04/12)
PROGRAMAÇÃO DOS ESTADOS
Os filiados da CNTE realizarão nessa semana panfletagem, atos públicos, debates nas câmeras legislativas, aulas temáticas e outras atividades. Confira aqui as atividades programadas pelos sindicatos.

BAHIA

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Lauro de Freitas (ASPROLF) promoverá discussões em sala de aula com os alunos sobre os temas Piso, Carreira e 10% do PIB para Educação, a partir do dia 23. No dia 24, promove panfletagem nas regiões de Itinga, Vida Nova, Centro, Portão e Areia Branca. E no dia 25 será realizada audiência pública na Câmara dos Vereadores.
 

MARANHÃO
A educação pública do Maranhão entra em debate na 13ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Escola Pública, evento promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), em parceria com seus sindicatos filiados de todo o Brasil, no período de 21 a 27 de abril. No Maranhão, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinproesemma) montou a programação central da semana, de 23 a 27 de abril, com base no tema e no eixo de debates estabelecidos pela CNTE: "A realidade muda com o piso, carreira e 10% do PIB para a educação no PNE".
O primeiro dia, segunda-feira, 23, é destinado à mobilização, a partir das 9h, com panfletagem no Centro de São Luís e de outros municípios do estado, sob coordenação das delegacias e núcleos do Sinproesemma.
No segundo dia da semana, terça-feira, 24, os educadores vão defender a educação nos meios de comunicação locais como rádios, jornais e emissoras de TV. Além de conscientizar a sociedade com relação aos problemas educacionais de cada município, a ideia é conclamar a população para compartilhar da luta por educação de qualidade no estado.
O terceiro dia da semana tem como meta envolver os parlamentos municipais e estaduais no debate sobre a educação, com audiências públicas nas câmaras de vereadores e na Assembleia Legislativa do Estado, em São Luís. O objetivo é sensibilizar os representantes políticos para que contribuam na luta dos educadores por melhor qualidade na educação pública do estado.
Nos dois últimos dias da semana, quinta e sexta-feira, 26 e 27, os professores irão envolver os estudantes na campanha em defesa da educação pública. Farão visitas em escolas, conscientizando os alunos de que só é possível melhorar a educação se houver compromisso dos prefeitos e do governo do Estado, no cumprimento das leis educacionais. (SINPROESEMMA)
Programação em Timon
No município o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Timon (SINTERPUM) lançará peças de divulgação da semana nos meios de comunicação e fará panfletagens nas feiras da cidade. O dia 23 de abril está reservado para a participação e apoio na greve dos sindicatos de Teresina (SINTE/PE e SINDSERM). Veja a programação dos demais dias:
Dia 24 – os temas hora-aula atividade e salário digno (PSPN) serão discutidos nas escolas. 
Dia 25 –Discussão, na sede do SINTERPUM, com a presença do Deputado Estadual Alexandre Almeida, Vice-Prefeito Edvar Ribeiro, Presidente da Câmara de Vereadores Tales Waquim e irmão William. Temas: “Valorização da carreira, Meritocracia, Terceirização na educação, Financiamento e as condições de trabalho".
Dia 26 – Discussão, na sede do SINTERPUM, com a presença do Deputado Estadual Luciano Leitão e demais representantes do PSB de Timon/MA. Temas: “carreira, Meritocracia, Terceirização da Educação, Financiamento e Condições de Trabalho".
Dia 27 – Presença do Deputado Federal Sétimo Waquim, na sede do SINTERPUM, para solicitar apoio contra o Projeto de Lei 3.776/2208, que altera o reajuste do Piso Salarial nacional.
MATO GROSSO DO SUL
De 21 a 27 de abril a FETEMS (Federação Estadual dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) promove em suas 13 regionais a 13ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, cujo tema é: "A realidade muda com Piso, Carreira e 10% do PIB para Educação no PNE (Plano Nacional de Educação)".
Durante os sete dias do evento promovido em nível nacional pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) a FETEMS promoverá assembleias em suas 13 regionais para debater:
- Plano Nacional de Educação;
- Piso Salarial Profissional Nacional;
- Jornada de trabalho (com 1/3 para planejamento)
- Campanha Liberdade e Autonomia Sindical (pelo fim do Imposto Sindical).
- Negociação Salarial dos Administrativos da Educação.

Veja os municípios e as datas das Assembleias Regionais. Para mais informações procurem o seu sindicato e participem conosco:
Dia 23/04 CORUMBÁ
Regional: Ládario
Horário: 9h30

Dia 24/04 APARECIDA DO TABOADO
Regionais de: Paranaíba,Inocência, Aparecida do Taboado, Cassilândia, Chapadão do Sul e Costa Rica.
Horário:8h30

Dia 24/04 TRÊS LAGOAS
Regionais de: Selvíria, Brasilândia e Água Clara.
Horário:9h30

Dia 24/04 COXIM
Regionais de: Pedro Gomes, Rio Verde, São Gabriel do Oeste, Sonora e Alcinópolis.
Horário: 15h30

Dia 25/04 AQUIDAUANA
Regionais de: Anastácio, Miranda, Bodoquena, Dois Irmãos do Buriti.
Horário:9h30

Dia 25/04 JARDIM
Regionais de: Guia Lopes, Nioaque, Bonito, Porto Murtinho, Maracaju, Bela Vista e Caracol.
Horário: 15h30

Dia 25/04 FÁTIMA DO SUL
Regionais de: Deodápolis, Glória de Dourados, Jateí e Vicentina.
Horário: 9h30

Dia 25/04 NOVA ANDRADINA
Regionais de: Angélica, Bataguassu, Anaurilândia, Batayporã, Ivinhema, Taquarussu, Novo Horizonte do Sul e Santa Rita do Pardo.
Horário: 15h30

Dia 26/04 CAMPO GRANDE
Regionais de: Terenos, Jaraguari, Bandeirantes, Rio Negro, Corguinho, Rochedo, Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia e Camapuã.
Horário: 15h30

Dia 26/04 NAVIRAÍ
Regionais de:Mundo Novo, Eldorado, Itaquiraí e Japorã
Horário: 9h30

Dia 26/04 AMAMBAI
Regionais de:Iguatemi, Coronel Sapucaia, Sete Quedas, Tacuru e Paranhos.
Horário: 15h30

Dia 27/04 PONTA PORÃ
Regionais de: Aral Moreira, Antônio João e Laguna Caarapã.
Horário: 9h30

Dia 27/04 DOURADOS
Regionais de:Itaporã, Douradina, Caarapó, Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul e Juti.
Horário: 9h30

(FETEMS)
PARANÁ
Já no início da semana o Sindicato Dos Servidores do Magistério Municipal de Araucária (SISMMAR) mobiliza a categoria com carros de som nas ruas e manifestação sobre a valorização da Educação. No dia 24 os educadores realizam assembleia geral e, no dia 25, audiência com o Legislativo na Câmara de Vereadores para discutir a hora-atividade. No dia 27, acontece na sede do SISMMAR adiscussão sobre Financiamento da Educação. 
PERNAMBUCO
Durante toda semana debate nos locais de trabalho a partir dos temas indicados no caderno de textos da 13ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública.
OUTRAS ATIVIDADES DA SEMANA:
22/04 – Faixas nos Campos de Futebol;
23/04 - Coletiva a imprensa na sede do SINTEPE, às 10h;
24/04 – Audiência na Comissão de Educação da ALEPE, às 10h30;
25/04 – Aula Pública na Rua da Imperatriz com a Rua 7 de setembro, 9h;
26/04 – Audiências Públicas nas Câmaras de Vereadores, às 10h;
27/04 – Debate sobre o Plano Nacional de Educação (PL n. 8.035/2010), na OAB-PE, às 9h.
Durante toda semana debates nos locais de trabalho e aulas temáticas nas escolas públicas a partir de roteiros de aulas preparados de acordo com dos temas indicados no caderno de textos da 13ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública.
(SINTEPE - PERNAMBUCO)
Atividades realizadas em Jabotão dos Gauararapes pelo SINPROJA:
23 - Discussão nas escolas sobre o vídeo:
PNE e a cartilha encaminhada pelo SINPROJA ás unidades escolares.
- Reunião do FUNDEF
24- Discussão nas escolas sobre o vídeo:
PNE e a cartilha encaminhada pelo SINPROJA ás unidades escolares
- Plenária (eleição dos(as) delegados(as) para o 13° CECUT e 11° CONCUT
25- Divulgação a comunidade jaboatonense: através das rádios comunitárias
Exposição de faixas em semáforos da cidade.
26- Discussão nas escolas sobre o vídeo:
PNE e a cartilha encaminhada pelo SINPROJA ás unidades escolares.
27- Encontro dos(as) educadores(as) - trabalhadores(as) em educação com o arcebispo de Olinda e Recife Dom Fernando Saburido no auditório Expedita Helena (sede do SINPROJA)
(SINPROJA)
SÃO PAULO
O Sindicato dos Funcionários e Servidores da Educação (AFUSE) promove Congresso Regional em São José do Rio Preto (SP).
TOCANTINS
Durante toda semana debates nos locais de trabalho e aulas temáticas nas escolas públicas a partir de roteiros de aulas preparados de acordo com dos temas indicados no caderno de textos da 13ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública.
PROGRAMAÇÃO OFICIAL
19/04 Coletiva para a imprensa na sede do SINTET Palmas – TO 09h
23/04 Aula temática e debate: Direito à educação e financiamento da educação, a ser realizada nas escolas públicas
24/04 Audiência pública: Piso, Carreira e 10% do PIB para a educação no PNE na Assembleia Legislativa de Palmas às 09h
25/04 Aula temática e debate: Piso dos profissionais da educação e hora-atividade,  a ser realizada nas escolas Públicas
26/04 Aula temática e debate: Carreira e formação dos profissionais da educação, a ser realizada nas escolas públicas
27/04 Aula temática: Terceirização, a ser realizada nas escolas públicas
Outras Atividades
ARAGUAÍNA - TO
- Café da manhã com diretores do SINTET, funcionário e imprensa
- Panfletagem
- Seminário

COLINAS DO TOCANTINS - TO
21 – Panfletagem - ruas
23 – Audiência com a Semec
24/25 – Estudo do PCCR com profissionais da educação na Câmara Municipal

(SINTET)