domingo, 17 de fevereiro de 2013

APEOESP covoca professores para ato


O Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo está convocando para o dia 22 de Fevereiro ato em apoio aos professores da categoria "O". De acordo com o informativo da entidade " APEOESP Urgente" tal manifesto é devido ao veto do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckimin, ao Projeto de Lei 03/2012 de autoria do deputado estadual Luiz Claudio Marcolino que confere direitos do IAMSPE aos professores desta categoria.
A entidade também irá aproveitar o ato para entregar projeto que iguale direitos dos educadores da categoria "O" com os da categoria "F" além de fazer uma prévia da greve. Entre as reivindicação da possível greve está a realização de concurso público para efetivação de professores e o descumprimento por parte do Governo Estadual da Lei do PISO.

CNTE
Outra entidade representativa dos profissionais da Educação, a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação, CNTE, também se prepara para entrar em estado de greve nacional. O motivo é o descumprimento por diversos entes federados da lei do PISO. Entretanto esse movimento será no mês de Abril. Veja a seguir filme divulgado pela CNTE convocando a greve:



Com informações dos sites da APEOESP e CNTE.

Prefeitura de SP convoca professores de Fund.II e Médio

A prefeitura de São Paulo convocou nos últimos dias 06 e 09 de Fevereiro  2346 professores de Ensino Fundamental II e Ensino Médio para assumirem seus cargos. A escolha das Unidades será iniciada a partir do dia 28 de Fevereiro. Veja a seguir a programação:
"DIA 28/02/2013

PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO – ARTE
HORÁRIO     CLASSIFICAÇÃO
9h                   01 a 40
10h                 41 a 80
11h                 81 a 120
13h                 121 a 160
14h                 161 a 200
15h                 201 a 250
16h30             até às 17h - retardatários do dia

DIA 01/03/2013
PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO – GEOGRAFIAHORÁRIO     CLASSIFICAÇÃO8h                   1 a 40
9h                   41 a 80
10h                 81 a 120
11h                 121 a 160
13h                 161 a 200
PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO - EDUCAÇÃO FÍSICAHORÁRIO     CLASSIFICAÇÃO15h                 1 a 40
16h                 41 a 59
16h                 1º clas. da Lei nº 13.398/2002
16h30            até às 17h - retardatários do dia

DIA 04/03/2013
PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO – INGLÊS
HORÁRIO     CLASSIFICAÇÃO
8h                   1 a 40
9h                   41 a 80
10h                 81 a 120
11h                 121 a 160
13h                 161 a 200
14h                 201 a 240

15h                 241 a 280
16h                 281 a 300
16h30            até às 17h - retardatários do dia
DIA 05/03/2013
PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO – MATEMÁTICAHORÁRIO     CLASSIFICAÇÃO8h                   1 a 409h                   41 a 8010h                 81 a 12011h                 121 a 16013h                 161 a 200
PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO – PORTUGUÊSHORÁRIO     CLASSIFICAÇÃO
15h                 1 a 40
16h                 41 a 59
16h                 1º clas. da Lei 13.398/2002
16h30             até às 17h - retardatários do dia
DIA 06/03/2013
PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO – CIÊNCIASHORÁRIO     CLASSIFICAÇÃO8h                   1 a 40
9h                   41 a 80
10h                 81 a 120
11h                 121 a 160
13h                 161 a 200
PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO – HISTÓRIA15h                 1 a 40
16h                 41 a 80
17h                 até às 17h30 retardatários do dia

DIA 07/03/2013
PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO - HISTÓRIAHORÁRIO     CLASSIFICAÇÃO8h                   81 a 120
9h                   121 a 160
PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO - BIOLOGIAHORÁRIO     CLASSIFICAÇÃO10h                21 a 25
PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO - QUÍMICAHORÁRIO     CLASSIFICAÇÃO10h                 01
PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO -  ESPANHOLHORÁRIO     CLASSIFICAÇÃO10h                 22 a 23
PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO - FÍSICAHORÁRIO     CLASSIFICAÇÃO10h                 1 a 3
PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO - FILOSOFIAHORÁRIO     CLASSIFICAÇÃO10h                 1 a 8
PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO - SOCIOLOGIAHORÁRIO     CLASSIFICAÇÃO10h                 1 a 5
11h                 até às 11h30 - retardatários do dia

DIA 11/03/2013
PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO – ARTEHORÁRIO     CLASSIFICAÇÃO 8h                   251 a 2909h                   291 a 33010h                 331 a 37011h                 371 a 412
PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO – GEOGRAFIAHORÁRIO     CLASSIFICAÇÃO 13h                 201 a 240
14h                 241 a 280
15h                 281 a 332
16h30 até às 17h - retardatários do dia

DIA 12/03/2013
PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO – MATEMÁTICAHORÁRIO     CLASSIFICAÇÃO8h                   201 a 240
9h                   241 a 280
10h                 281 a 320
11h                 321 a 362
PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO – CIÊNCIAS13h                 201 a 240
14h                 241 a 280
15h                 281 a 320
16h                 321 a 353
17h                 até às 17h30 - retardatários do dia

DIA 13/03/2013
PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO - INGLÊSHORÁRIO     CLASSIFICAÇÃO 8h                   301 a 340
9h                   341 a 380
10h                 381 a 420
11h                 421 a 460
13h                 461 a 507
PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO - HISTÓRIAHORÁRIO     CLASSIFICAÇÃO14h30            161 a 200
15h30            201 a 243
16h30            1°, 2º e 3º clas. da Lei Nº 13.398/2002
17h                 até às 17h30 - retardatários do dia17h30            até às 18h - retardatários de toda a escolha
Os candidatos que não comparecerem à escolha de vagas não serão nomeados.
Observação: a relação dos candidatos convocados pode ser consultada nas páginas 41 a 46 do DOC de 06/02/2013 (www.imprensaoficial.com.br)."

Fonte: Sinpeem e Impresa Oficial

             

Alfabetizadores da rede pública terão formação para melhor preparar aulas


A partir de março, professores alfabetizadores da rede pública de ensino receberão a formação de orientadores de estudos para melhor prepararem as aulas das crianças de 1º a 3º anos do ensino fundamental. A ação é parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Os orientadores já receberam, ou ainda receberão até o início de março, aulas de capacitação ministradas em 40 universidades públicas brasileiras. Para ajudar na formação e nas aulas, um material especial foi desenvolvido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com colaboração de 11 instituições de ensino superior.
"O material trata da alfabetização de forma que ela se complete em três anos. Não é só uma alfabetização que a criança aprenda a ler palavras. Tem que produzir textos e ler com autonomia", explica a coordenadora adjunta do programa na UFPE, Ana Cláudia Pessoa. Segundo ela, o material não propõe um método a ser seguido em sala de aula, mas uma reflexão a ser feita sobre a função social de ler e escrever.
Um dos textos do material de formação dos professores é sobre a apropriação do sistema de escrita alfabética pelas crianças. Os autores indagam no título: que caminhos percorrer? E logo respondem: "Para que o processo de alfabetização das crianças contribua com o fortalecimento das identidades coletivas e diversos saberes dos povos do campo é preciso que o mesmo se dê de forma estreitamente articulada com as comunidades ali existentes, ampliando e valorizando os conhecimentos e vínculos das crianças com a realidade em que vivem".
Ao todo são oito cadernos para formação dos professores e mais oito unidades voltadas para cada um dos três anos do ciclo de alfabetização. A formação também inclui conteúdos voltados para a educação multisseriada, muito presente nas escolas rurais, onde na mesma sala existem alunos de diferentes níveis.
Para acompanhar o material teórico, os professores já têm disponíveis em sala de aula o chamado Kit de Alfabetização e Linguagem, disponibilizado em 2005 com o programa governamental Pró-Letramento - Mobilização pela Qualidade da Educação, que tem como objetivo a formação de professores para o ensino do português e da matemática até o 5º ano do Ensino Fundamental e cujos preceitos e experiências serviram de subsídio para o Pnaic.
O Pacto traz algumas novidades como os jogos inclusivos, que ainda estão sendo desenvolvidos pela UFPE, mas Ana Cláudia adianta que facilitarão o acesso e poderão ser usados por crianças com ou sem deficiência. "Um exemplo são letras que podem ser embaralhadas. A criança tem que descobrir que palavra elas formam. Para a criança cega há a representação em braille da letra no próprio brinquedo", diz a coordenadora adjunta.
Os jogos facilitam também na capacitação dos professores. A coordenadora-geral do Pnaic na Universidade de Brasília (UnB), Leila Chalub, conta que duranta a capacitação do Pró-Letramento, muitos professores começaram a entender a matemática por meio de jogos. "Quando os professores viam ali as frações concretas na frente deles entendiam muito melhor".
Para acompanhar o desenvolvimento das crianças, o curso de formação continuada dos professores alfabetizadores prevê, na unidade 1, o planejamento de estratégias de avaliação permanente do desenvolvimento dos estudantes a ser definido pelos próprios professores. Com base no que for observado, os professores poderão, com a ajuda dos orientadores, planejar tarefas para favorecer a aprendizagem. No início e no final do 2º ano, será aplicada a Provinha Brasil, para verificar os domínios de escrita e leitura. A provinha será aplicada também pelos professores.
Ao final do 3º ano haverá uma avaliação externa para checar todo o processo de aprendizagem do aluno. Essa avaliação será aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). "A avaliação vem para dar um direcionamento ao professor. Com base na Provinha Brasil e na avaliação final ele vai poder também elaborar as próprias questões e estimular o raciocínio das crianças", afirma a coordenadora de Projetos do Centro de Formação Continuada de Professores em Alfabetização e Linguagem (Cform) da UnB, Paola Aragão.

Por: Mariana Tokarnia, da Agência Brasil