sábado, 1 de agosto de 2015

Educação - Ferraz de Vasconcelos

Nesse 1º de Agosto completam dois anos e sete meses de administração de Acir Filló  e já são três secretárias de Educação que passaram por essa gestão. Uma das certezas que se pode ter nesse contexto é que não há um rumo certo para Educação ferrazense.
Dizemos isso pois não há , pelo menos visivelmente, mudanças criativas  e estruturais no programa educacional de Ferraz - isso se existir programa. O que confirma esse paragrafo é a propaganda que se faz da educação no município - sobre merenda - que melhorou, não podemos negar; uniformes que até hoje não foram entregues aos estudantes; material didático que foi dado apenas uma vez e a segunda iniciaram a entrega, curiosamente, no recesso escolar. Ou seja, não há registro de avanço.
BÔNUS
Um apontamento que é levantado pela gestão Filló é o do bônus assiduidade. Tal bônus é recebido pelos professores que não se ausentarem por mais de 01 dia no mês trabalhado. Uma política - que inclusive já foi discutida pelo Libertat e Liberdade - e que não representa verdadeiro ganho salarial pelos professores, já que não é agregado aos benefícios de cunho trabalhista como a aposentadoria, por exemplo.
TECNOLOGIA
Outro aspecto que os propagandistas do prefeito ferrazense sempre incluem no material de comunicação é o uso da tecnologia nas escolas. Mais uma vez pecam. Nos materiais sempre colocam fotos e textos onde os estudantes estão usando tablets, notebooks, chomebooks. Fica a pergunta: onde estão esses aparelhos de tecnologia? Pois, as escolas quase sempre não tem nem acesso a internet e seus computadores quase nunca funcionam.
PRÉDIOS ESCOLARES
Um ponto bem critico da Educação de Ferraz é as condições dos prédios. Há um número grande de problemas de estrutura física nas unidades escolares, que referem - se a vazamentos, telhados em mal estado, quadras descobertas - quando as escolas tem quadras- espaços mal utilizados.
Um dos casos mais emblemáticos é o da EMEF Professora Primorosa Jorge do Nascimento que conta com piscina que até hoje não foi usada para sua finalidade.
Enquanto isso no último 28 de Julho, foi inaugurado no Jardim Castelo um engodo de creche para atender 130 crianças. A creche fica num prédio que mais parece uma casa(estilo sobrado) verde de dois andares.Isso mesmo! Um sobrado como creche. E inaugurada com pompa e animação! Uma creche bem parecida com as que são construídas em Poá e e Mogi. Só que NÃO!.
Creche inaugurada 28 de Julho em Ferraz.(Foto jornal Da Hora)


Creche em Mogi das Cruzes(Foto Google)

Creche em Poá (foto Google)


Leia também: Falácia em Ferraz de Vasconcelos
Quatrocentos e setenta e três dias de Filló na Educação ferrezense