sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Promessas de Alckimin

Escrevi há alguns dias texto sobre uma página especial do portal de notícias G1, da Rede Globo, que tem como objetivo acompanhar a realização das promessas feitas pelos candidatos na eleição de 2014. O título do texto "Promessas de políticos: acompanhe!" indicava a página e inclusive colocava imagens de algumas das promessas relativas a Educação e suas situações até o dia 29/12/2015, do eleito governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckimin, . Entretanto, o portal sendo da organização que é fui verificar outras fontes e fazer uma análise um pouco mais ampla.
Primeiramente, cabe registrar que Alckimin como todos os eleitos em 2014 tem até o fim do mandato(2018) para cumprir as promessas(propostas) feitas no pleito, sendo assim o que se faz aqui é uma parcial.
Em segundo lugar, é devido informar que na página do G1 em relação a Educação aparecem 14 promessas que de acordo com o que aparece escrito são as possíveis de medir. Destas 03 com status não cumprida, 04 cumpridas em parte e 07 cumpridas.
Uma das que aparecem como parcialmente cumpridas refere-se a promessa de "APERFEIÇOAR POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES". Na explicação do porque consideram como parcialmente cumprida usa-se o objeto "bônus".O governo do estado alega que no ano de 2015 foram pagos 1 bilhão em bônus, contemplando 232 mil funcionários. Entretanto, cabe a discussão se "bônus" é valorização? Ou valorização é  o constante reajuste real do salário do professor? Ou se é oferta ampla e derradeira de formação continuada, inclusive com formações lacto e strictu senso? Ou diminuição do número de alunos por sala de aula? Acredito que essas questões e outras podem ser consideradas como valorização, entretanto, bônus, que não acarreta em beneficio futuro ao professor como uma melhor aposentadoria não se encaixa numa política pública de valorização do magistério. Sem esquecer que o governo do estado de São Paulo de acordo com levantamento da CNTE não cumpre inteiramente a lei do piso salarial.
Das promessas consideradas não cumpridas está a de "UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO". Esta questão está mais do que registrada pela mídia o porque não foi cumprida! Vimos em 2015 o governo paulista com um pseudo projeto de reorganização tentar fechar dezenas de escolas pelo estado e remanejar centenas de milhares de alunos de uma escola para outra. Vimos estudantes secundaristas, pais e professores resistirem e ocuparem escolas contra a proposta por necessariamente querer fechar escolas. Aí cabe a pergunta: como universalizar o Ensino Médio fechando escolas?
Outra promessa não cumprida está a da "IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO". Esta mostra a total incompetência de Alckimin ou talvez a melhor de todas, pois como explicar que o governador que tem a Assembleia Legislativa do Estado na mão não conseguir aprovar o PEE em tempo hábil mas conseguir barrar todas os pedidos de CPI.
Todavia, além das quatorze promessas elencadas no G1, há outras no programa de governo tucano, na realidade as promessas para educação do tucanato paulista totalizam o número de 22. Algumas delas chega a beirar o fantasioso pelo cunho antidemocrático dos governos do PSDB como vimos em 2015 em São Paulo e Paraná e agora  em Goiás.
Mas como diz o título do programa de governo de Geraldo "Aqui é São Paulo", vamos ver o que ele cumprirá e deixará de cumprir, afinal como disse no segundo parágrafo ele tem quatro anos para isso, quem sabe cumprirá todas(sqn)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário