quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Câmara aprova programa de acesso ao ensino técnico e emprego


Na avaliação dos deputados, proposta é uma das mais importantes aprovadas neste ano.

O Plenário da Câmara aprovou, nesta quarta-feira, a criação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O objetivo da proposta é aumentar a oferta de cursos profissionalizantes e de qualificação. O texto aprovado é o substitutivo da Comissão de Educação e Cultura ao Projeto de Lei 1209/11, do Executivo. A matéria será enviada para análise do Senado.

O público-alvo do Pronatec são os estudantes de ensino médio da rede pública, os trabalhadores e os beneficiários de programas federais de transferência de renda. Uma das ações previstas é a oferta de bolsas.

De acordo com o substitutivo, de autoria do deputado Biffi (PT-MS), as ações do Pronatec poderão contemplar os povos indígenas, as comunidades de quilombolas e jovens infratores. Ele inclui entre os trabalhadores que poderão pleitear bolsas os pescadores, agricultores familiares, aquicultores, extrativistas e silvicultores.

Acessibilidade

O texto do relator também determina o estímulo à participação de pessoas com deficiência, observadas as condições de acessibilidade e participação plena no ambiente educacional.

Fonte:Câmara dos Deputados

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A "Ilha das Flores" e "A História das coisas": um lição importante.

Nesses dois filmes que posto aqui, que provavelmente já foram visto por milhares de pessoas, expões situações que acontecem cotidianamente e que por incrível que pareça não são percebidos pela maioria das pessoas e pior são ignoradas por quem tem condições de lutar e evitar tais situações. 
O primeiro "Ilha das flores" produção já antiga da década de 80 mostra nada mais nada menos a crueldade humana representada pela desigualdade social de forma nua e crua.
O segundo "A História das coisas" é um filme um pouco mais longo que o primeiro e com certeza bem mais didático. Parece engraçado o termo didático, mas de forma bem explicativa apesar de parecer cansativo é quase um tratado sobre a estrutura do capitalismo em todas suas formas dentro da História e em todas as suas formas de influência na sociedade.Independente dos termos e/ou conceitos utilizados é uma produção reveladora principalmente para quem ainda vive alienado.