sábado, 23 de julho de 2016

Escola Sem Partido - Sala Debate - Canal Futura



FONTE: https://www.youtube.com/channel/UCqrtB2Ihbzlc_C4ubwDEBVg

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO encaminha nota técnica contra PL867/2015

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) do MPF encaminhou ao Congresso uma nota técnica que aponta a inconstitucionalidade do Projeto de Lei 867/2015, que inclui o Programa Escola sem Partido entre as diretrizes e bases da educação nacional.
A proposta do Escola sem Partido defende que o professor não é um educador e traz uma série de restrições sobre o que pode ou não ser dito em sala de aula.

Para a procuradora federal dos direitos do cidadão, Deborah Duprat, o projeto está na contramão dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, especialmente os de "construir uma sociedade livre, justa e solidária" e de "promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação".
Leia a nota na íntegra:
"Nota Técnica 01/2016 PFDC Temas: Educação. Educação e Direitos Humanos. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ementa: Opinião a respeito da proposta do Movimento Escola sem Partido (ESP) e análise e manifestação sobre a Proposição Legislativa 867/2015, que inclui, entre as diretrizes e bases da educação nacional, o "Programa Escola sem Partido". O Programa Escola sem Partido apresenta-se como uma iniciativa conjunta de estudantes e pais, alegadamente preocupados com o grau de contaminação político-ideológica das escolas brasileiras, em todos os níveis: do ensino básico ao superior. O PL que incorpora o seu ideário, sob o pretexto de defender princípios tais como "neutralidade política, ideológica e religiosa do Estado"; "pluralismo de ideias no ambiente acadêmico"; liberdades de consciência e de crença, coloca o professor sob constante vigilância, principalmente para evitar que afronte as convicções morais dos pais. Como se demonstrará a seguir, a iniciativa legislativa nasce eivada de inconstitucionalidade. O art. 205 da Constituição traz como objetivo primeiro da educação o pleno desenvolvimento das pessoas e a sua capacitação para o exercício da cidadania. A seguir, enuncia também o propósito de qualificá-las para o trabalho. Essa ordem de ideias não é fortuita. Ela se insere na virada paradigmática produzida pela Constituição de 1988, de que a atuação do Estado pauta-se por uma concepção plural da sociedade nacional. Apenas uma relação de igualdade permite a autonomia individual, e esta só é possível se se assegura a cada qual sustentar as suas muitas e diferentes concepções do sentido e da finalidade da vida. Daí por que o espaço público, o espaço da cidadania, onde se colocam e se defendem os projetos coletivos, tem que, normativamente, assegurar o livre mercado de ideias. E a escola, ao possibilitar a cada qual o pleno desenvolvimento de suas capacidades e ao preparar para o exercício da cidania, tem que estar necessariamente comprometida com todo o tipo de pluralismo. Nesse ponto, é preciso desmascarar o compromisso aparente que tanto o PL como o ESP têm com essa principiologia constitucional. A começar pelo uso equivocado de uma expressão que, em si, é absurda: "neutralidade ideológica". A definição modernamente mais aceita de ideologia, de Jonh B. Thompson, são "os modos pelos quais o significado (ou a significação) contribui para manter as relações de dominação". Um poder dominante pode legitimar-se envolvendo pelo menos seis estratégias diferentes: promovendo crenças e valores compatíveis com ele; naturalizando e universalizando tais crenças de modo a torná-las óbvias e aparentemente inevitáveis; desqualificando ideias que possam desafiá-lo; excluindo formas rivais de pensamento; e obscurecendo a realidade social de modo a favorecê-lo1 . De modo que não há, ontologicamente, ideologia neutra. Ao contrário, para Adorno, a ideologia é uma forma de "pensamento de identidade", que expulsa para além de suas fronteiras singularidade, diferença e pluralidade. Daí 1Apud EAGLETON, Terry. Ideologia: uma introdução. Trad. Silvana Vieira e Luís Carlos Borges. São Paulo: Editora Boitempo, 1997, p. 18 MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO por que, seguindo essa linha, Eagleton afirma que o oposto da ideologia não seria a verdade ou a teoria, mas a diferença ou a heterogeneidade2 . O que se revela, portanto, no PL e no seu documento inspirador é o inconformismo com a vitória das diversas lutas emancipatórias no processo constituinte; com a formatação de uma sociedade que tem que estar aberta a múltiplas e diferentes visões de mundo; com o fato de a escola ser um lugar estratégico para a emancipação política e para o fim das ideologias sexistas – que condenam a mulher a uma posição naturalmente inferior, racistas – que representam os nãobrancos como os selvagens perpétuos, religiosas – que apresentam o mundo como a criação dos deuses, e de tantas outras que pretendem fulminar as versões contrastantes das verdades que pregam. O PL subverte a atual ordem constitucional, por inúmeras razões: (i) confunde a educação escolar com aquela que é fornecida pelos pais, e, com isso, os espaços público e privado; (ii) impede o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas (art. 206, III); (iii) nega a liberdade de cátedra e a possibilidade ampla de aprendizagem (art. 206, II); (iv) contraria o princípio da laicidade do Estado, porque permite, no âmbito da escola, espaço público na concepção constitucional, a prevalência de visões morais/religiosas particulares. Enfim, e mais grave, o PL está na contramão dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, especialmente os de "construir uma sociedade livre, justa e solidária" e de "promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação". Determino o encaminhamento desta Nota Técnica: i) à Assessoria de Articulação Parlamentar – Assart/PGR, como subsídio para o PL 867/2015 e seus apensos, assim como para todas as proposições legislativas correlatas em tramitação no Congresso que se referem à inclusão do Programa sem Partido nas diretrizes e bases da educação nacional; ii) à Secretaria de Relações Institucionais do MPF- SRI/MPF; iii) ao Ministro da Educação; iv) ao Conselho Nacional de Educação; v) ao Conselho Nacional de Direitos Humanos – CNDH; vi) ao Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – CONANDA; vii) à Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente – SNPDCA/SDH; viii) ao Conselho Nacional do Ministério Público; e ix) ao Conselho Nacional de Procuradores Gerais de Justiça – CNPG.
Brasília, 21 de julho de 2016.
Deborah Duprat Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão'

FONTE: http://pfdc.pgr.mpf.mp.br/

Novos Cursos SME/SP - D.O. 23/07

- DRE São Miguel, Santo Amaro e Ipiranga:
"A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora da Divisão de Educação Especial, COMUNICA a realização do curso: “Gestão e Construção de uma Cultura Educacional Inclusiva”, conforme especificações a seguir:
I - JUSTIFICATIVA: O cenário atual aponta que a escola encontra-se diante da complexidade de demandas frente a tentativa de construção do processo educacional inclusivo, portanto, diante dos desafios enfrentados se faz necessário problematizar o conceito de escola inclusiva onde todos os profissionais da educação são convocados a contribuir para a construção de uma escola que é para todos, alunos com ou sem deficiência. Nessa perspectiva, entendese que o exercício reflexivo permeado pela diversidade humana, nos inquieta e desafia, mas que sobretudo deve despertar em nós o desejo pela busca de parcerias e de conhecimento.
II - OBJETIVOS: Entendendo que a apropriação dos conhecimentos teóricoprático por parte dos envolvidos no processo educacional seja relevante, coloca-se que os problemas individuais apresentados pelos alunos com necessidades educacionais especiais precisam ser trazidos para a dimensão coletiva pois a qualidade do processo educacional inclusivo só ocorrerá quando o ser humano concreto e histórico for tomado como referência desse processo.
III - CONTEÚDO: - Problematização empírica e teórica do processo educacional inclusivo; - Construção do processo no coletivo: discutindo demandas; - Interpretação de quem somos neste movimento dinâmico; - Pensar nossa disponibilidade enquanto educadores, nosso propósito educativo; - Espaço de escuta e de atenção: sala de aula e reuniões pedagógicas: qual o sentido e o significado para participar deste momento coletivo?; - Programa Mais Educação São Paulo; - Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica.
IV - METODOLOGIA: - Reflexões em grupo: compartilhamento de idéias; - Análise coletiva de trechos de vídeos; - Apresentação de slides como disparador para discussões no coletivo; - Leituras compartilhadas: textos teóricos.
V - PÚBLICO ALVO: Supervisor Escolar, Diretor de Escola, Assistente de Diretor de Escola, Coordenador Pedagógico, efetivos e/ou designados, preferencialmente que tenham alunos com deficiência em suas Unidades Educacionais e os profissionais que atuam no CEFAI, jurisdicionados às DREs São Miguel, Ipiranga e Santo Amaro.
VI - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 horas
VII - CRONOGRAMA: *DRE São Miguel Mês/Dia - Agosto: 02 e 30 - Setembro: 06 Horário: 08h00 às 12h00 Local: Rua: Dona Ana Flora Pinheiro de Souza, 76 - Vila Jacuí, São Paulo/SP. *DRE Ipiranga Mês/Dia: - Agosto: 09, 16 e 23 Horário: 08h00 às 12h00 Local: Auditório da DRE - Rua Leandro Dupret, 525 - Vila Clementino, São Paulo/SP. *DRE Santo Amaro Mês/Dia: - Agosto: 09, 16 e 23 Horário: 14h00 às 18h00 Local: EMEF Bernardo O’Higgins - R. Palacete das Águias, 585 - Vila Alexandria, São Paulo/SP.
VIII - TOTAL DE VAGAS: 150 vagas, sendo 50 vagas para cada DRE.
IX - REGENTES: Sandra Paula da Silva Batistão R.G.: 20.297.798-5
X - CERTIFICAÇÃO: Farão jus ao certificado os participantes que obtiverem 100% de frequência e aproveitamento satisfatório (“S”).
XI - INSCRIÇÕES: Os interessados deverão se inscrever através dos links conforme segue: *DRE São Miguel - Período/Horário: 26 à 28/07/2016 das 09h00 às 16h00 - Link: http://goo.gl/forms/5S799siEJNhONmzv2 *DRE Ipiranga - Período/Horário: 26/07/2016 à 03/08/2016 das 09h00 às 16h00 - Link: http://goo.gl/forms/GPEJkkqjt1cuBUam1 *DRE Santo Amaro - Período/Horário: 26/07/2016 à 03/08/2016 das 09h00 às 16h00 - Link: http://goo.gl/forms/uBeeT4fPhlDo0JtB2 As inscrições serão deferidas mediante o preenchimento correto das informações solicitadas no formulário de inscrição obedecendo o contido no item V - Publico Alvo deste Comunicado. Será publicada a lista de contemplados no portal da SME: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/main/home/index/ conforme segue: - DRE São Miguel dia 29/07/2016 - DRE Ipiranga e Santo Amaro: 04/08/2016
XII - ÁREA PROMOTORA: SME/COPED/DIEE."
***
-Dre Butantã
COMUNICADO Nº 37, DE 21 DE JULHO DE 2016. A DIRETORA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU O DIRETOR DA DIVISAO PEDAGÓGICA, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO “COMPONENTES CURRICULARES EM DEBATE”, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:
I - OBJETIVOS: - DIALOGAR E REFLETIR SOBRE A PLURALIDADE DE EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS ENTRE OS EDUCADORES DAS DIFERENTES UNIDADES EDUCACIONAIS DE ENSINO FUNDAMENTAL DA DRE BUTANTÃ; - APROFUNDAR A PROBLEMATIZAÇÃO ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS DIVERSOS COMPONENTES CURRICULARES; - PROPICIAR AOS EDUCADORES ELEMENTOS PARA O ESTABELECIMENTO DE NEXOS ENTRE OS COMPONENTES CURRICULARES.
II - CONTEÚDO: - REFLEXÕES E PROPOSIÇÕES NA ANÁLISE DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM; - REFLEXÃO E PROBLEMATIZAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS À LUZ DOS DOCUMENTOS DOS DIVERSOS COMPONENTES CURRICULARES.
III - METODOLOGIA: DIALÓGICA, POR MEIO DA SOCIALIZAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS DE AÇÕES, LEITURAS DE REFERENCIAIS TEÓRICOS E DE DOCUMENTOS OFICIAIS, REFLEXÕES E REGISTROS DAS PROPOSIÇÕES SOBRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS DOS DIFERENTES COMPONENTES CURRICULARES.
IV - PÚBLICO ALVO: COORDENADOR PEDAGÓGICO EM EXERCÍCIO NAS EMEFS, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I QUE ATUEM NO CICLO INTERDISCPLINAR, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, DIRETOR DE ESCOLA, SUPERVISOR ESCOLAR E ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I QUE ATUAM NA DRE BUTANTÃ.
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS
VI - CRONOGRAMA: TURMA DE MATEMÁTICA: 10/08; 18;08 E 18/10/2016. TURMA DE LÍNGUA PORTUGUESA: 15/08; 23/08 E 18/10/2016. TURMA DE HISTÓRIA: 09/08; 25/08 E 18/10/2016. TURMA DE PEDAGOGIA: 11/08; 30/08 E 18/10/2016. TURMA DE INGLÊS: 16/08; 01/09 E 27/10/2016. TURMA DE GEOGRAFIA: 20/09; 06/10 E 27/10/2016. TURMA DE ED FÍSICA: 14/10; 20/10 E 27/10/2016. TURMA DE CIÊNCIAS: 13/10; 25/10 E 27/10/2016. LOCAL: DRE BUTANTÃ – RUA AZEM ABDALLA AZEM, 564 JARDIM BONFIGLIOLI, SÃO PAULO. HORÁRIO: 19H ÀS 23H. VII - TOTAL DE VAGAS: 40 VAGAS POR TURMA. QUANTIDADE DE TURMAS: 8
VIII - REGENTES: MARIA HELENA SOARES SOUZA; EMERSON DE PIETRI; CHRISTIAN FERNANDO DOS SANTOS; MARIA HELENA BERTOLINI BEZERRA; MARIA DAS MERCÊS FERREIRA SAMPAIO; ANA DUBOC; BIANCA RIGAMONTI VALEIRO GARCIA; LÍVIA DE ARAÚJO DONNINI RODRIGUES; HEITOR ANTÔNIO PALADIM JÚNIOR; ANTÔNIO CARLOS VAZ; HAMILTON HADDAD JUNIOR; NÉLIO MARCO VINCENZO BIZZO, CARLOS EDUARDO SANTOS; LUIZ FERNANDO COSTA DE LOURDES; MARISA APARECIDA ROMEIRO; MÁRCIA CORDEIRO MOREIRA.
IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS AO CERTIFICADO, OS PARTICIPANTES QUE TIVEREM 100% DE FREQUÊNCIA E PARTICIPAÇÃO SATISFATÓRIA (S).
X - INSCRIÇÕES: OCORRERÃO A PARTIR DAS 10 HORAS DO DIA 01/08/16 ATÉ ÀS 16 HORAS DO DIA 03/08/16 ATRAVÉS DO LINK: http://goo.gl/forms/KpQQ6INYrsrPUtgG3 XI- ÁREA PROMOTORA: DIVISÃO PEDAGÓGICA – DRE BUTANTÃ DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - BUTANTÃ"
***
"COMUNICADO Nº 31, DE 01 DE JULHO DE 2016, O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A DIVISÃO DE CEUS E DA EDUCAÇÃO INTEGRAL E A DIVISÃO PEDAGÓGICA EM PARCERIA COM A DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO PIRITUBA/JARAGUA COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL: INTERFACE SAÚDE E EDUCAÇÃO, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:
I - OBJETIVOS: - CAPACITAR OS EDUCADORES SOBRE AS TEMÁTICAS RELACIONADAS A ALIMENTAÇÃO E SAÚDE, PARA O DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL. - PROMOVER REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO VISANDO MELHOR QUALIDADE DE VIDA, PREVENINDO AS DOENÇAS E AGRAVOS DECORRENTES DA MÁ ALIMENTAÇÃO. - FOMENTAR POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS INTERSETORIAIS E INTERDISCIPLINARES
II - CONTEÚDO: - IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE EM TODOS OS CICLOS DA VIDA; - COMPORTAMENTO ALIMENTAR; - ALIMENTAÇÃO E SAÚDE, NA VISÃO DO NOVO GUIA ALIMENTAR; - PNAE - PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR; - SAN - SEGURANÇA ALIMENTAR, NA GARANTIA DO DHAA – DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO ADEQUADA - ESCOLHAS CONSCIENTES: ENTENDENDO A ROTULAGEM DOS ALIMENTOS; - DOENÇAS E AGRAVOS NÃO TRANSMISSÍVEIS – DANT: CAUSAS E PREVENÇÕES - RESÍDUOS
III - METODOLOGIA: O CURSO SERÁ COMPOSTO POR AULAS TEMÁTICAS, COM CUNHO PARTICIPATIVO E EXPOSIÇÕES TEÓRICAS. O CURSO FOI CONCEBIDO COM ENCONTROS SEMANAIS COM A CARGA HORÁRIA DE 15 HORAS, DIVIDIDAS EM 5 ENCONTROS DE 3 HORAS, ABORDANDO CONTEÚDOS DIVERSOS.
IV - PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I E PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO LOTADOS NAS UNIDADES ESCOLARES DA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO BUTANTÃ E DA SUBPREFEITURA DA LAPA DA DRE PIRITUBA/JARAGUÁ, 01 REPRESENTANTE RESPONSÁVEL PELO PSE NA ATENÇÃO BÁSICA – BT/PJ, 01 REPRESENTANTE DA SUPERVISÃO TÉCNICA DE SAÚDE – BT/PJ, REPRESENTANTE DO PAVS – BT/PJ E AGENTES COMUNITÁRIOS. PODERÃO SE INSCREVER ATÉ 02 PROFESSORES POR UNIDADE ESCOLAR NA SUA RESPECTIVA DIRETORIA. OBS: ATENDIDA A DEMANDA DESTE PÚBLICO PODERÃO PARTICIPAR, TAMBÉM, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, SUPERVISOR ESCOLAR LOTADOS NAS DIRETORIAS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO BT E PJ.
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 15 HORAS
VI - CRONOGRAMA: TURMA I – DRE BUTANTÃ DATAS: 17/08, 24/8 E 31/8 E 14/9 E 21/9/2016. HORÁRIO: 9H00 ÀS 12H00 TURMA II – DRE PIRITUBA/JARAGUÁ DATAS: 30/08, 14/09, 21/09, 28/09 E 05/10/2016. HORÁRIO: 14H00 ÀS 17H00
VII - TOTAL DE VAGAS: 40 VAGAS POR TURMA SENDO 25 PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E 15 PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE. QUANTIDADE DE TURMAS: 2
VIII - REGENTES: TURMA I: REGENTES DRE-BT ANA CRISTINA CIRINO MOURÃO RF 651.210.1 – NUTRICIONISTA CODAE – DRE BT ELEUSA GERMANO MARTINS RF 778.680.8 – NUTRICIONISTA CODAE – DRE BT PATRICIA HIROMI ITO VILELA ASSANO RF 776.525.8/1 - NUTRICIONISTA CODAE – DRE BT IVO MILANI RG 44.245.748-0 – GESTOR LOCAL PAVS PINHEIROS JULIANA MULLER CANASSA RF 784.088.8/1 – ENFERMEIRA SUVIS -OESTE SOLANGE CAVALCANTE DA SILVA REDOLFI RF 573.808.3 – GESTORA AMBIENTAL - SMVMA RENATA SCANFERIA SIQUEIRA BORGES RF 754.655-6/1 – NUTRICIONISTA - COVISA REGIANE APARECIDA TRUJILLO RF 632.015-5/1 –ENFERMEIRA EPIDEMIOLÓGICA – SUVIS BT TURMA II: REGENTES DRE-PJ AURENY CRISTINA ROCHAEL RF 803.543.1/2 NUTRICIONISTA CODAE – DRE PJ CINTHIA YUMI YABUTA RF 816.217.4/1 NUTRICIONISTA CODAE – DRE PJ MARIA PAULA BENEZ RF 776.387.5/1 NUTRICIONISTA CODAE – DRE PJ VERA SASSON RF 623.539.5/1 NUTRICIONISTA CODAE – DRE PJ JULIANA MULLER CANASSA RF 784.088.8/1 - ENFERMEIRA SUVIS -OESTE SOLANGE CAVALCANTE DA SILVA REDOLFI RF 573.808.3 TÉCNICA EM GESTÃO AMBIENTAL - SMVMA DEBORAH MARIA MONNERAT PINTO RG 11.117.669-4 GESTOR LOCAL PAVS - LAPA NATÁLIA GASPARETO RF 810.779.3/1 – NUTRICIONISTA - COVISA
IX- CERTIFICAÇÃO: O CURSO É CERTIFICADO PELA SME/ DRE- BT/PJ, AO PARTICIPANTE QUE TIVER UMA FREQUÊNCIA MÍNIMA DE 100%. FARÃO JUS AO CERTIFICADO TODOS OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM FREQUÊNCIA EXIGIDA, APROVEITAMENTO SATISFATÓRIO (“S”) E APRESENTAÇÃO DO PLANO DE TRABALHO.
X - INSCRIÇÕES: INSCRIÇÕES DRE-BT - TURMA I AS INSCRIÇÕES DEVERÃO SER FEITAS ATRAVÉS DO LINK: http://goo.gl/forms/0gKDDekdp3WsOXxw2 APÓS A PUBLICAÇÃO DA LAUDA ATÉ ENCERRAREM AS VAGAS INSCRIÇÕES DRE- PJ – TURMA II AS INSCRIÇÕES DEVERÃO SER FEITAS ATRAVÉS DO LINK: http://goo.gl/forms/A04sjmbSKYw3hsRy1 APÓS A PUBLICAÇÃO DA LAUDA ATÉ ENCERRAREM AS VAGAS
XI- ÁREA PROMOTORA: SME/DIRETORIA REGIONAL DE EDUCACAO BUTANTÃ SME/DIRETORIA REGIONAL DE EDUCACAO PIRITUBA/ JARAGUÁ SMS/COORDENADORIA DE SAÚDE OESTE SVM/NÚCLEO DE GESTÃO DESCENTRALIZADA CENTRO OESTE DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - BUTANTÃ"
*** 
OBS: Nessa mesma publicação há diversas publicações de cargos(funções), de diretor e coordenador, vagas e com inscrições abertas.
FONTE:Diário Oficial da Cidade de São Paulo de 23/07, páginas 28 até 32

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Curso DRE Butantã- DO 22/07- pág.40

COMUNICADO Nº 36 DE 20 DE JULHO DE 2016. O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA, A REALIZAÇÃO DO CURSO FORMADORES PARCEIROS EM DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES A CAMINHO DA AUTORIA: PENSAR E REFLETIR SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: -CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO CRÍTICO E EMANCIPATÓRIO EM MOVIMENTO NA RME; -PROPICIAR AOS EDUCADORES ELEMENTOS PARA O ESTABELECIMENTO DE NEXOS ENTRE OS COMPONENTES CURRICULARES; - SUBSIDIAR OS FORMADORES PARA A PROBLEMATIZAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, CONSIDERANDO OS DOCUMENTOS CURRICULARES DOS DIVERSOS COMPONENTES; - SUBSIDIAR O PLANEJAMENTO DOS FORMADORES. 
II - CONTEÚDO: REFLEXÕES E PROPOSIÇÕES NA ANÁLISE DOS DIREITOS DE APRENDIZAGEM E NO ESTABELECIMENTO DOS NEXOS ENTRE AS DISCIPLINAS; - REFLEXÃO E PROBLEMATIZAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM DIÁLOGO COM OS DOCUMENTOS CURRICULARES DOS DIVERSOS COMPONENTES; - A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE INTERDISCIPLINARIDADE NA RME. 
III - METODOLOGIA: DIALÓGICA, POR MEIO DE SOCIALIZAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO DE PRÁTICAS, ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS DE AÇÕES, LEITURAS DE REFERENCIAIS TEÓRICOS E DE DOCUMENTOS OFICIAIS, REFLEXÕES E REGISTROS DAS PROPOSIÇÕES SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE. 
IV - PÚBLICO ALVO: COORDENADOR PEDAGÓGICO, ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO CONVIDADOS E ENTREVISTADOS PELA DIPED- DRE BT. 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 30 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: LOCAL: DRE BT - RUA AZEM ABDALLA AZEM,564 JARDIM BONFIGLIOLI, SÃO PAULO/SP DATAS: 04/08/16; 09/08/16; 02/09/16; 21/09/16; 17/10/16 E 18/11/16. TURMAS DO PERÍODO DA MANHÃ: DAS 08H00 ÀS 13H00. TURMAS DO PERÍODO DA TARDE: DAS 13H30 ÀS 18H30. 
VII - TOTAL DE VAGAS:20 VAGAS POR TURMA. QUANTIDADE DE TURMAS: 02 
VIII - REGENTES: ANA CAROLINA SANTOS MARTINS LEITE, RF 722.312.9; ANA PAULA MARTINS, RF 777.564.4; ANDRÉ DE FREITAS DUTRA, RF 722.479.6; ELDER RIBEIRO GARCIA. RF 695.615.7; EMANUEL DA CONCEIÇÃO PINEIRO JUNIOR, RF 791.590.0; MARCELO FERNANDES, RF 791.324.9; NEIDE APARECIDA RIBEIRO DE SANTANA, RF 559.657.2; ROSANA RODRIGUES DA SILVA, RF 737.148.9. 
IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS AO CERTIFICADO, OS PARTICIPANTES QUE TIVEREM 83% DE FREQUÊNCIA E PARTICIPAÇÃO SATISFATÓRIA (S). 
X - INSCRIÇÕES: AS INSCRIÇÕES SERÃO REALIZADAS NA DIPED DA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO BUTANTÃ NO PERÍODO DE 01 A 03 DE AGOSTO DE 2016, DAS 8H ÀS 17H. FICAM OS PROFESSORES INSCRITOS CONVOCADOS A PARTICIPAREM DA FORMAÇÃO EM SERVIÇO. 
XI- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO BUTANTÃ / DIPED.

Curso na DRE Itaquera - DO 22/07-PÁG.39

COMUNICADO Nº 20, DE 20 DE JULHO DE 2016. O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO DIÁLOGOS SOBRE AS INFÂNCIAS , CONFORME ESPECIFICA- ÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: DISCUTIR AS TEORIAS VIGENTES DAS INFÂNCIAS, AMPLIANDO A VISÃO DE CRIANÇA ENQUANTO SUJEITO DE DIREITOS, QUE SE EXPRESSA, FAZENDO USO DE DIVERSAS LINGUAGENS, COM PERCURSOS DIFERENTES, REPENSANDO NAS FORMAS DE REGISTROS, REFLETINDO SOBRE SUAS PRÁTICAS COM VISTAS A UM PROCESSO DE TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CEI PARA EMEI E DA EMEI PARA EMEF ARTICULANDO AS DUAS ETAPAS. 
II - CONTEÚDO: EXPERIÊNCIAS CORPORAIS DO BRINCAR, O CORPO E ARTE COMO LINGUAGEM DE EXPRESSÃO, AS ASSEMBLÉIAS INFANTIS E A CRIANÇA COMO PROTAGONISTA DA SUA HISTÓRIA, AVALIA- ÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E AS DOCUMENTAÇÕES PEDAGÓGICAS, CURRÍCULO INTEGRADOR DA INFÂNCIA PAULISTANA. 
III - METODOLOGIA: ATRAVÉS DE LEITURAS, DISCUSSÕES EM GRUPOS, JOGOS E BRINCADEIRAS, TRABALHOS EM GRUPOS E TROCAS DE MATERIAIS. 
IV - PÚBLICO ALVO: COORDENADORES PEDAGÓGICOS, EFETIVOS OU DESIGNADOS, DAS CEIS DIRETAS, INDIRETAS E CONVENIADAS E EMEIS JURIDISCIONADAS A DRE ITAQUERA 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 20 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: 
  • TURMA A: 19/08/2016, 02/09/2016, 23/09/2016, 07/10/2016, 04/11/2016 HORARIO: 8H ÀS 12H 40 VAGAS 
  • TURMA B: 19/08/2016, 02/09/2016, 23/09/2016, 07/10/2016, 04/11/2016 HORARIO: 13H30 ÀS 17H30 40 VAGAS 
  • TURMA C: 11/08/2016, 25/08/2016, 08/09/2016, 20/09/2016, 10/11/2016 HORARIO: 8H ÀS 12H 40 VAGAS 
  • TURMA D: 11/08/2016, 25/08/2016, 08/09/2016, 20/09/2016, 10/11/2016 HORARIO: 13H30 ÀS 17H30 40 VAGAS : 18/08/2016, 25/08/2016, 15/09/2016, 27/09/2016, 17/11/2016 HORARIO: 8H ÀS 12H 40 VAGAS 
  • TURMA F: 18/08/2016, 25/08/2016, 15/09/2016, 27/09/2016, 17/11/2016 HORARIO: 13H30 ÀS 17H30 40 VAGAS 

LOCAL: CEFOR - AVENIDA MARIA LUIZA AMERICANO, 2021 - JARDIM NOSSA SENHORA DO CARMO INSCRIÇÕES: O PÚBLICO ALVO ESTÁ AUTOMATICAMENTE INSCRITO CONFORME CIRCULAR INTERNA. 
VII - TOTAL DE VAGAS: 40 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 6 
VIII - REGENTES: KETELIN ZAROTINO SCHEID E MARIA CRISTINA DO NASCIMENTO MIQUELINO 
IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS AO CERTIFICADO OS PROFISSIONAIS QUE OBTIVEREM 100% DE FREQUÊNCIA E CONCEITO SATISFATÓRIO (S) 
X - INSCRIÇÕES: INSCRIÇOES: O PUBLICO ALVO ESTA AUTOMATICAMENTE INSCRITO. XI- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA

Cursos na DRE Capela do Socorro- DO 22/077-PÁG 39

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE CAPELA DO SOCORRO COMUNICADO Nº 18, 20 DE JULHO DE 2016. O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: SABERES, DIFICULDADES DOS ALUNOS E INTERVENÇÕES DOS PROFESSORES NAS AULAS DE MATEMÁTICA, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: I - OBJETIVOS: - ELABORAR CRITÉRIOS DE ANÁLISE DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS. - ANALISAR PROBLEMAS MATEMÁTICOS POSSÍVEIS DE SEREM APLICADOS EM AULAS DE MATEMÁTICA DOS CICLOS DE ALFABETIZAÇÃO, INTERDISCIPLINAR E AUTORAL, CONSIDERANDO OS CRITÉRIOS ELABORADOS PELOS PROFESSORES E PELAS PUBLICAÇÕES REFERENTES AO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO SÃO PAULO E A MATEMÁTICA, DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. - SELECIONAR PROBLEMAS E PLANEJAR SEQUÊNCIAS DE ATIVIDADES PARA A REALIZAÇÃO DE OFICINAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA, A PARTIR DOS CONHECIMENTOS REVELADOS NAS PRODUÇÕES, VISANDO INTERVENÇÕES RELACIONADAS ÀS DIFICULDADES MANIFESTADAS PELOS ALUNOS. 
II - CONTEÚDO: - CRITÉRIOS DE ANÁLISE DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS. - ANÁLISE DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS. - PLANEJAMENTO E APLICAÇÃO DE OFICINAS DE RESOLU- ÇÃO DE PROBLEMAS. 
III - METODOLOGIA: - RODAS DE CONVERSA ENTRE OS PARTICIPANTES DO CURSO A PARTIR DE LEITURAS DE TEXTOS SUGERIDOS COMO TAREFAS DE UM ENCONTRO PARA O OUTRO E RELACIONADAS AOS TEMAS: ENSINO DE MATEMÁTICA NOS CICLOS DE ALFABETIZAÇÃO, INTERDISCIPLINAR E AUTORAL, VARIÁVEIS QUE PODEM INFLUENCIAR OS RESULTADOS DOS ALUNOS EM DIFERENTES PROCESSOS DE AVALIAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ARGUMENTAÇÃO E NEGOCIAÇÃO DE SIGNIFICADOS EM PROCESSOS INTERATIVOS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA. - ANÁLISES COLETIVAS DE EPISÓDIOS DE ENSINO DE MATEMÁTICA, VISANDO À REVELAÇÃO DOS SABERES DOS ALUNOS, A ELABORAÇÃO E A IMPLEMENTAÇÃO DE INTERVEN- ÇÕES PEDAGÓGICAS. 
IV - PÚBLICO ALVO: PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO - MATEMÁTICA, PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I EM REGÊNCIA NAS EMEFS DA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO CAPELA DO SOCORRO EM EFETIVO EXERCÍCIO NO ANO DE 2016. ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO DA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ? CAPELA DO SOCORRO. HAVENDO VAGAS REMANESCENTES PODERÃO INSCREVER-SE, PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I E PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, DESIGNADOS COMO COORDENADORES PEDAGÓGICOS NA DRE CAPELA DO SOCORRO. 
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 20 
VI - CRONOGRAMA: 05/10 E 19/10/2016: CRITÉRIOS DE ANÁLISE DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS E ANÁLISE DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS. 09/11, 23/11 E 07/12/2016: PLANEJAMENTO E APLICAÇÃO DE OFICINAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. HORÁRIO: 19:00 ÀS 23:00 LOCAL: SALA DE REUNIÕES DA DIPED DA DRE CAPELA DO SOCORRO. AVENIDA DO RIO BONITO, 2330. VILA FRIBURGO. 
VII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS POR TURMA QUANTIDADE DE TURMAS: 1 
VIII - REGENTES: VINICIO DE MACEDO SANTOS CPF 592.965.429-04 HUMBERTO LUIS DE JESUS RF 612.314.7/2 
IX- CERTIFICAÇÃO: PARTICIPAÇÃO DOS INSCRITOS EM 100% DOS ENCONTROS E REALIZAÇÃO SATISFATÓRIA DAS ATIVIDADES PROPOSTAS. 
X - INSCRIÇÕES: DE 26/09/2016 A 04/10/2016 VIA FORMULÁRIO ON LINE ENCAMINHADO ÀS UNIDADES. 
XI- ÁREA PROMOTORA: DIPED – DRE CAPELA DO SOCORRO

***
COMUNICADO Nº 18, DE 20 DE JULHO DE 2016. O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: SABERES, DIFICULDADES DOS ALUNOS E INTERVENÇÕES DOS PROFESSORES NAS AULAS DE MATEMÁTICA, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR: 
I - OBJETIVOS: - ELABORAR CRITÉRIOS DE ANÁLISE DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS. - ANALISAR PROBLEMAS MATEMÁTICOS POSSÍVEIS DE SEREM APLICADOS EM AULAS DE MATEMÁTICA DOS CICLOS DE ALFABETIZAÇÃO, INTERDISCIPLINAR E AUTORAL, CONSIDERANDO OS CRITÉRIOS ELABORADOS PELOS PROFESSORES E PELAS PUBLICAÇÕES REFERENTES AO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO SÃO PAULO E A MATEMÁTICA, DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. - SELECIONAR PROBLEMAS E PLANEJAR SEQUÊNCIAS DE ATIVIDADES PARA A REALIZAÇÃO DE OFICINAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA, A PARTIR DOS CONHECIMENTOS REVELADOS NAS PRODUÇÕES, VISANDO INTERVENÇÕES RELACIONADAS ÀS DIFICULDADES MANIFESTADAS PELOS ALUNOS. 
II - CONTEÚDO: - CRITÉRIOS DE ANÁLISE DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS. - ANÁLISE DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS. - PLANEJAMENTO E APLICAÇÃO DE OFICINAS DE RESOLU- ÇÃO DE PROBLEMAS. 
III - METODOLOGIA: - RODAS DE CONVERSA ENTRE OS PARTICIPANTES DO CURSO A PARTIR DE LEITURAS DE TEXTOS SUGERIDOS COMO TAREFAS DE UM ENCONTRO PARA O OUTRO E RELACIONADAS AOS TEMAS: ENSINO DE MATEMÁTICA NOS CICLOS DE ALFABETIZAÇÃO, INTERDISCIPLINAR E AUTORAL, VARIÁVEIS QUE PODEM INFLUENCIAR OS RESULTADOS DOS ALUNOS EM DIFERENTES PROCESSOS DE AVALIAÇÃO E COMUNICAÇÃO, ARGUMENTAÇÃO E NEGOCIAÇÃO DE SIGNIFICADOS EM PROCESSOS INTERATIVOS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA. - ANÁLISES COLETIVAS DE EPISÓDIOS DE ENSINO DE MATEMÁTICA, VISANDO A REVELAÇÃO DOS SABERES DOS ALUNOS, A ELABORAÇÃO E A IMPLEMENTAÇÃO DE INTERVEN- ÇÕES PEDAGÓGICAS. 
IV - PÚBLICO ALVO: PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO - MATEMÁTICA, PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I EM REGÊNCIA NAS EMEFS DA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO CAPELA DO SOCORRO EM EFETIVO EXERCÍCIO NO ANO DE 2016. ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO DA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ? CAPELA DO SOCORRO. HAVENDO VAGAS REMANESCENTES PODERÃO INSCREVER-SE, PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I E PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, DESIGNADOS COMO COORDENADORES PEDAGÓGICOS NA DRE CAPELA DO SOCORRO
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 20 HORAS 
VI - CRONOGRAMA: 05/10 E 19/10/2016: CRITÉRIOS DE ANÁLISE DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS E ANÁLISE DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS. 09/11, 23/11 E 07/12/2016: PLANEJAMENTO E APLICAÇÃO DE OFICINAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. HORÁRIO: 19:00 ÀS 23:00 LOCAL: SALA DE REUNIÕES DA DIPED DA DRE CAPELA DO SOCORRO. AVENIDA DO RIO BONITO, 2330. VILA FRIBURGO. 
VII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS 
VIII - REGENTES: VINICIO DE MACEDO SANTOS CPF 592.965.429-04 HUMBERTO LUIS DE JESUS RF 612.314.7/2 
IX- CERTIFICAÇÃO: PARTICIPAÇÃO DOS INSCRITOS EM 100% DOS ENCONTROS E REALIZAÇÃO SATISFATÓRIA DAS ATIVIDADES PROPOSTAS. 
X - INSCRIÇÕES: DE 26/09/2016 A 04/10/2016 VIA FORMULÁRIO ON LINE ENCAMINHADO ÀS UNIDADES. XI- ÁREA PROMOTORA: DIPED – DRE CAPELA DO SOCORRO

CURSO EAD: EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO.-DO 22/07 pág.37

DESPACHO DE HOMOLOGAÇÃO Nº 61, DE 06 DE JULHO DE 2016. CURSO EAD: EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE SÃO PAULO. 
I - PERÍODO: AMBIENTE VIRTUAL: 27/09/2016 A 18/10/2016. AULA PRESENCIAL E ENCERRAMENTO: 23/10/2016. - MANHÃ (8H ÀS 12H) 
II - CARGA HORÁRIA: 20 HORAS, SENDO 16 HORAS A DISTÂNCIA E 04 HORAS PRESENCIAIS. 
III - PÚBLICO ALVO: AGENTE DE APOIO, AGENTE ESCOLAR, ASSISTENTE DE GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, ASSESSOR TÉCNICO , ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I, ASSISTENTE DE DIRETOR DE ESCOLA, ASSISTENTE TÉCNICO ADMINISTRATIVO, AUXILIAR ADMINISTRATIVO DE ENSINO, AUXILIAR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL, AUXILIAR DE SECRETARIA, AUXILIAR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO, COORDENADOR DE AÇÃO CULTURAL / EDUCACIONAL, COORDENADOR DE ESPORTES E LAZER, COORDENADOR PEDAGÓGICO, DIRETOR DE DIVISÃO TÉCNICA, DIRETOR DE ESCOLA, DIRETOR DE ORIENTA- ÇÃO TÉCNICA, DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, ANALISTA DE INFORMAÇÕES CULTURAIS E DESPORTIVAS – BIBLIOTECA/ EDUCAÇÃO FÍSICA, GESTOR - CEU, INSPETOR DE ALUNOS, PROFESSOR DE BANDAS E FANFARRAS, PROFESSOR DE EDUCA- ÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, SECRETÁRIO DE ESCOLA, SUPERVISOR ESCOLAR 
IV - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS POR TURMA, TOTALIZANDO 1.800 VAGAS. 
V - CERTIFICAÇÃO:OBTERÁ APROVAÇÃO O ALUNO QUE REALIZAR AS ATIVIDADES PROPOSTAS, COM RENDIMENTO SATISFATÓRIO (NO MÍNIMO 5 PONTOS) E PARTICIPAR DA AULA PRESENCIAL DE ENCERRAMENTO. *BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CONTENDO DIVERSAS FONTES DE CONSULTA RELACIONADAS AO TEMA PROPOSTO. VI - ÁREA PROMOTORA: APROFEM – SINDICATO DOS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS MUNICIPAIS DE SÃO PAULO 
VII - DESPACHO: À VISTA DO CONTIDO NO INCISO II DO ART. 12 DA PORTARIA SME Nº 4.289/14, APÓS ANÁLISE DA PROPOSTA DO CURSO, CONSIDERO HOMOLOGADO

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Alterações da 227 não foram votadas!

Para confirmar informação postada neste blog, no texto "PME- metas de curto prazo não cumpridas", de que as alterações à LC 227 propostas pelo executivo não tinham sido votadas enviamos e-mail's para os vereadores de Ferraz de Vasconcelos. Apenas o vereador Tonho, Antonio Carlos Alves Correa, respondeu ao nosso pedido de informação, segue a resposta:
"Boa Tarde
Ainda não, a Câmara esta em recesso, e a Prefeitura ficou de mandar para Câmara para votação, estou no aguardo.
Atenciosamente
Antônio Carlos Alves Correia
Ver. Tonho "
Ou seja, infelizmente, como foi dito no texto de mais cedo, as alterações assim como a estratégia do PME foram deixadas para depois.

Prof. Celso Vasconcelos irá a Ferraz de Vasconcelos

O Professor Celso Vasconcelos estará no dia 25/07 no município de Ferraz de Vasconcelos, realizando palestra de formação aos professores da rede municipal de ensino ferrazense. 
 Vasconcelos é Doutor em Educação pela USP, Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP, Pedagogo, Filósofo, pesquisador, escritor, conferencista, professor convidado de cursos de graduação e pós-graduação, responsável pelo Libertad - Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica.
             Autor dos livros: Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico; Construção do Conhecimento em Sala de Aula; Avaliação: Concepção Dialética-Libertadora do Processo de Avaliação Escolar; (In)Disciplina: Construção da Disciplina Consciente e Interativa em Sala de Aula e na Escola; Para Onde Vai o Professor - resgate do professor como sujeito de transformação; Superação da Lógica Classificatória e Excludente da Avaliação: do “é proibido reprovar” ao é preciso garantir a aprendizagem; Avaliação da Aprendizagem: Práticas de Mudança - por uma práxis transformadora; Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula; Indisciplina e Disciplina Escolar: fundamentos para o trabalho docente; Currículo: A Atividade Humana como Princípio Educativo.
Tal palestra faz parte do calendário escolar e de formação da SME ferrazense.
Palestrante: Celso dos Santos Vasconcelos
Local: Montreal Eventos
Horário: 8h (professores do período da manhã) e as 14h (professores do período da tarde)
Fonte imagem e informações: http://www.celsovasconcellos.com.br/

Curso:“Estimulação Essencial na Educação Infantil” - DO 20/07 - SME/SP

COMUNICADO Nº 824, DE 19 DE JULHO DE 2016. A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretora da Diretoria de Educação Especial, COMUNICA a realização do curso: “Estimulação Essencial na Educação Infantil”, conforme especificações a seguir:
 I - OBJETIVOS: Compartilhar com os Educadores estratégias e práticas pedagógicas inclusivas na Educação Infantil.
 II - CONTEÚDO: - Estimulação de Linguagem; - Estimulação Sensorial; - Atividade básica de vida diária; - A importância do brincar; - Construção de jogos e brinquedos. 
III - METODOLOGIA: Aula expositiva; textos reflexivos; rodas de conversa; dinâ- micas; oficinas de jogos e brinquedos; filmes. 
IV - PÚBLICO ALVO: SOMENTE os/as Servidores/as que atuam no CEI Direto, EMEI, SAAI, CEFAI e os profissionais da SME/DIEE. Professor de Educação Infantil, Professor Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professor de Ensino Fundamental II e Médio e Coordenador Pedagógico, 
V - CARGA HORÁRIA: 12 horas. 
VI - TOTAL DE VAGAS: 100 vagas, sendo 50 vagas por turma.
VII - CRONOGRAMA: Turmas: A e B Horário: 09h00 às 16h00 Dia/Mês/Ano: 06 e 13/08/2016 Local: APAE DE SÃO PAULO - Rua Loefgreen, 2019 - Vila Clementino, São Paulo/SP. 
VIII - REGENTES: - Elisete Galende de Farias; - Viviane Araújo Périco; - Tatiane Costola.
IX - INSCRIÇÕES As inscrições serão realizadas através do link: http://goo.gl/ forms/MzViH5Zuq1EICTw83 das 09h00 do dia 25 até às 17h00 do dia 29/07/2016, considerando a ordem de inscrição até que se esgotem as vagas. Os candidatos que não atenderem aos critérios descritos no público alvo não terão suas inscrições efetivadas. A lista final com a relação dos contemplados será publicada no dia 03/08/2016 no portal da SME - http://portal.sme. prefeitura.sp.gov.br 
X - AVALIAÇÃO: A avaliação será contínua, baseada na frequência e participação nas atividades propostas. 
XI - CERTIFICAÇÃO: Farão jus ao certificado os participantes que obtiverem 100% de frequência e conceito satisfatório (“S”). 
XII - ÁREA PROMOTORA: SME/COPED/DIEE/APAE

Novos Cursos SME/SP

No Diário Oficial de hoje, 21, nas páginas 29 e 30 saíram publicações de cursos promovidos pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo para os servidores da rede:



PME - metas de curto prazo não cumpridas

Como já escrito no Libertat & Liberdade no dia 16 de Abril deste ano, dia vinte e cinco de junho completaria um ano da aprovação do Plano Municipal de Educação de Ferraz de Vasconcelos, e com ele também completaria o prazo para o cumprimento de estratégias voltadas a valorização do profissional do magistério público municipal ferrazense. No caso bem especifico a estratégia 17.8 : 
"Oferecer, já no primeiro ano de vigência do Plano Municipal de Educação, Plano de Saúde para os profissionais da educação, cesta básica e vale refeição."(PME, lei 3.258, pá.136)
Hoje, 21 de Julho, fazem exatamente vinte e seis dias de aniversário de um ano do PME e consequentemente desta estratégia. Ou seja, mais uma vez algo não é cumprido em Ferraz.

 LC 227/2009- Alterações no Plano de Carreira do Magistério
Outra proposta que aparentemente ficou para depois é a proposta de alteração da Lei Complementar 227/2009 que dispõe sobre o Estatuto e Plano de Carreira do Magistério de Ferraz de Vasconcelos.
Com audiência pública realizada no dia 02 de Julho e a promessa de que seria votada no dia 04 de Julho, não se sabe se houve ou não a votação pois no site da câmara não consta informações sobre o tema.
Vale lembrar que nesta mesma data foi votado o arquivamento do processo de cassação do prefeito afastado Filló.