sábado, 2 de janeiro de 2016

Educação no PIG

Em suas edições de hoje, 02/01,  Folha e Estadão colocam o tema " Educação" na primeira página. Internet e cortes no orçamento são mote.
De acordo com a Folha de S. Paulo em sua matéria intitulada "Velocidade da internet no ensino público é 3% da ideal", Caderno Cotidiano B1, a internet de banda larga nas escolas públicas brasileiras são consideradas, inclusive pelo atual ministro da Educação, Aloizio Mercadante, como "banda lenta", isto porque os megabits oferecidos são de 2,3 sendo que o ideal é de 78. De acordo com outro órgão , o Ministério das Comunicações, outro tipo de plano para escolas públicas será viabilizado. Entretanto cabe registrar que são atendidas por internet 91,7% das escolas públicas.
Já no Estadão, no Caderno Metrópole/pag.A8, o texto,"Educação teve cortes de R$10,5 bi no ano passado", é uma análise do orçamento do MEC em 2015. E pode ser comparado com o  discorrido por este blog, Libertat&Liberdade, no dia 31/12/2015, "Balanço de 2015 na Educação brasileira", entretanto, o texto do jornal apresenta mais ranço na sua análise. Enquanto, o Libertat coloca um balanço sem ponderações extremadas, devido as metas não terem ficado tão aquém do planejado, o jornal coloca de forma alarmada (e descontextualizada) os cortes que somaram R$10,5 bi no ano passado, no MEC.
No estadão ainda foi tratado da reformulação do PNAIC.
Esperamos, porém, independente da análise "PIGuiosa" dos jornais, que a educação, e a"Pátria Educadora", não tenha cortes nem financeiros nem de boa vontade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário