1. O que é o Pacto Nacional pela Alfabetização
na Idade Certa?
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade
Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito
Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam
alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino
fundamental.
Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a:
I – alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática;
II – realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos
concluintes do 3º ano do ensino fundamental;
III – no caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do
Pacto, para sua efetiva implementação.
2. O
Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e o Plano Nacional de Educação (PNE)
abordam o tema da alfabetização?
O Decreto 6.094, de 24/04/2007 define, no
inciso II do Art. 2º, a responsabilidade dos entes governamentais de
"alfabetizar as crianças até, no máximo, os oito anos de idade, aferindo
os resultados por exame periódico específico". E a Meta 5 do Projeto de
Lei que trata sobre o Plano Nacional de Educação também reforça este aspecto ao
determinar a necessidade de "alfabetizar todas as crianças até, no máximo,
os oito anos de idade".
3. O que
são as Ações do Pacto oferecidas pelo MEC?
As
Ações do Pacto são um conjunto integrado de programas, materiais e referências
curriculares e pedagógicas que serão disponibilizados pelo MEC e que contribuem
para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação
continuada dos Professores alfabetizadores. Estas ações apoiam-se em quatro
eixos de atuação:
i) Formação Continuada de Professores Alfabetizadores - Curso presencial de 2 anos para os
Professores alfabetizadores, com carga horária de 120 horas por ano, baseado no
Programa Pró-Letramento, cuja metodologia propõe estudos e atividades práticas.
Os encontros com os Professores alfabetizadores serão conduzidos por
Orientadores de Estudo.
Os Orientadores de Estudo são professores das redes, que farão um curso
específico, com 200 horas de duração por ano, ministrado por universidades
públicas. é recomendável que os Orientadores de Estudo sejam selecionados entre
a equipe de tutores formados pelo Pró-Letramento no município ou estado.
ii) Materiais Didáticos e Pedagógicos - Este eixo é formado por conjuntos de
materiais específicos para alfabetização, tais como: livros didáticos
(entregues pelo PNLD) e respectivos manuais do professor; obras pedagógicas
complementares aos livros didáticos e acervos de dicionários de Língua
Portuguesa (também distribuídos pelo PNLD); jogos pedagógicos de apoio à
alfabetização; obras de referência, de literatura e de pesquisa (entregues pelo
PNBE); obras de apoio pedagógico aos professores; e tecnologias educacionais de
apoio à alfabetização. Além de novos conteúdos para alfabetização, muda também
a quantidade de materiais entregues às escolas, cujos acervos serão calculados
por número de turmas de alfabetização e não por escola, possibilitando aos
docentes e alunos explorar melhor os conteúdos.
iii) Avaliações -
Este eixo reúne três componentes principais: avaliações processuais, debatidas
durante o curso de formação, que podem ser desenvolvidas e realizadas
continuamente pelo professor junto aos educandos. A segunda mudança refere-se à
disponibilização de um sistema informatizado no qual os professores deverão
inserir os resultados da Provinha Brasil de cada criança, no início e no final
do 2º ano e que permitirá aos docentes e gestores analisar de forma agregada
essas informações e adotar eventuais ajustes. A terceira medida é a aplicação,
junto aos alunos concluintes do 3º ano, de uma avaliação externa universal,
pelo INEP, visando aferir o nível de alfabetização alcançado ao final do ciclo,
e que possibilitará às redes implementar medidas e políticas corretivas. Também
neste caso, o custo dos sistemas e das avaliações externas será assumido pelo
Ministério da Educação; e
iv) Gestão, Controle Social e Mobilização - O arranjo institucional proposto
para gerir o Pacto é formado por quatro instâncias: i) um Comitê Gestor
Nacional; ii) uma coordenação institucional em cada estado, composta por
diversas entidades, com atribuições estratégicas e de mobilização em torno dos
objetivos do Pacto; iii) Coordenação Estadual, responsável pela implementação e
monitoramento das ações em sua rede e pelo apoio à implementação nos
municípios; e iv) Coordenação Municipal, responsável pela implementação e
monitoramento das ações na sua rede. Ainda neste eixo, destaca-se a importância
do sistema de monitoramento que será disponibilizado pelo MEC, destinado a
apoiar as redes e a assegurar a implementação de diferentes etapas do Pacto.
Por fim, ressalta-se também a ênfase do MEC no fortalecimento dos conselhos de
educação, dos conselhos escolares e de outras instâncias comprometidas com a
educação de qualidade nos estados e municípios.
Em 2013, o Ministério da Educação publicará um edital informando os critérios
de premiação e reconhecimento aos professores, escolas e redes de ensino que
mais avançarem na alfabetização das suas crianças.
4. Os
estados ou municípios que já tem programas próprios de alfabetização de
crianças precisam aderir às Ações do Pacto?
Face à relevância deste compromisso, o
Ministério da Educação acredita que todos os estados e municípios farão a
adesão ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, ou seja, se
comprometerão a alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade e
aceitarão participar das avaliações promovidas pelo MEC, independente dos
métodos e materiais utilizados nas suas redes.
Em relação às Ações do Pacto, caso os entes já desenvolvam programas próprios
de alfabetização e convergentes com os objetivos do Pacto, a opção pela adesão
às ações propostas e disponibilizadas pelo MEC deve ser avaliada à luz daqueles
programas. Cabe ainda frisar que, para adesão às Ações do Pacto, torna-se
necessária a adesão prévia ao próprio Pacto.
Importante destacar que o programa de formação de Professores Alfabetizadores,
incluído nas Ações do Pacto, terá como referência os livros e materiais
didáticos e pedagógicos fornecidos pelo MEC. Além desses, outros livros e
materiais didáticos e pedagógicos existentes nas escolas poderão ser objeto de
análise e trabalho no curso de formação.
5. As
escolas rurais estão incluídas no Pacto e nas Ações do Pacto?
Todas as escolas de educação básica podem
ser contempladas pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e pelas
Ações do Pacto, o que inclui as escolas do campo.
Neste sentido, as especificidades das escolas do campo foram incorporadas no
conteúdo da formação e foram desenvolvidos cadernos de estudo específicos para
os professores das turmas multisseriadas e multietapas.
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