quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Ideias: PROJETO MEU CADERNO DE MATEMÁTICA


PROJETO MEU CADERNO DE MATEMÁTICA
OBJETIVOS: Desenvolver diferentes habilidades relacionadas:


*   Redação e interpretação de textos em forma de situações – problema;
*    Elaboração de estratégias e sua verificação;
*    Valorização do trabalho cooperativo;


*    Incentivar os alunos a inventar histórias em que apareçam quantidades presentes em reportagens de jornais ou revistas;
*    Representar espaços, como, por exemplo, a sala de aula, em papel quadriculado;
*    Explorar a elaboração de situações problemas em malhas quadriculadas, desenvolvendo nos alunos a capacidade de estabelecer pontos de referência em seu entorno;
*    Construir itinerários, situar – se no espaço e deslocar – se nele, dando e recebendo instruções.
ESTRATÉGIAS: Será solicitado aos alunos a elaboração de situações – problema, que além de possibilitar conexões entre Matemática e a Língua Materna, promove situações de aprendizagens significativas, na medida em que provoca o estabelecimento de relações entre conteúdos escolares e conhecimentos prévios dos alunos, num processo de articulação de novos significados.
         Cabe ao professor, por meio da intervenção pedagógica, sugerir situações diversas, de maneira a motivar o trabalho do aluno.
         Após a criação das situações – problema, a próxima etapa do processo é convidar os alunos a resolvê – las segundo estratégias pessoais, tais estratégias deverão ser socializadas. Será solicitado:
1.     Aos alunos que troquem os problemas entre si, de modo que cada um resolva a situação criada pelo colega. Depois, os problemas serão destrocados. A dupla pode aproveitar para discutir as estratégias utilizadas.
2.     Aos alunos que expliquem as estratégias que utilizaram para solucionar os problemas;
3.     Aos alunos que em grupo, classifiquem os problemas criados de acordo com a ideia envolvida (ideia de comparar da subtração, ideia de acrescentar da adição etc.).
PRODUTO FINAL
Como produto individual, cada aluno construirá o seu caderno de problemas.
Como produto coletivo, os alunos organizarão uma miniolimpíada de Matemática.
AVALIAÇÃO
         Durante a execução do projeto, será avaliado tanto o produto final, ou seja, a criação do caderno de problemas e a elaboração da miniolimpíadas de Matemática, como também os avanços e as diferentes habilidades desenvolvidas pelos alunos (individualmente e em grupo) em todas as etapas.

ELABORADOR: Professor Jonny Mendes de Araujo

PÚBLICO ALVO: 4º E 5º ANO

Nenhum comentário:

Postar um comentário