PROJETO MEU CADERNO DE MATEMÁTICA
OBJETIVOS:
Desenvolver diferentes habilidades relacionadas:
Elaboração
de estratégias e sua verificação;
Valorização
do trabalho cooperativo;
Incentivar os alunos a inventar histórias em que apareçam quantidades presentes em reportagens de jornais ou revistas;
Representar
espaços, como, por exemplo, a sala de aula, em papel quadriculado;
Explorar
a elaboração de situações problemas em malhas quadriculadas, desenvolvendo nos
alunos a capacidade de estabelecer pontos de referência em seu entorno;
Construir
itinerários, situar – se no espaço e deslocar – se nele, dando e recebendo
instruções.
ESTRATÉGIAS:
Será solicitado aos alunos a elaboração de situações – problema, que além de
possibilitar conexões entre Matemática e a Língua Materna, promove situações de
aprendizagens significativas, na medida em que provoca o estabelecimento de
relações entre conteúdos escolares e conhecimentos prévios dos alunos, num
processo de articulação de novos significados.
Cabe ao professor, por meio da intervenção pedagógica,
sugerir situações diversas, de maneira a motivar o trabalho do aluno.
Após a criação das situações – problema, a próxima etapa do
processo é convidar os alunos a resolvê – las segundo estratégias pessoais,
tais estratégias deverão ser socializadas. Será solicitado:
1.
Aos alunos que troquem os problemas
entre si, de modo que cada um resolva a situação criada pelo colega. Depois, os
problemas serão destrocados. A dupla pode aproveitar para discutir as
estratégias utilizadas.
2.
Aos alunos que expliquem as estratégias
que utilizaram para solucionar os problemas;
3.
Aos alunos que em grupo, classifiquem os
problemas criados de acordo com a ideia envolvida (ideia de comparar da
subtração, ideia de acrescentar da adição etc.).
PRODUTO FINAL
Como
produto
individual, cada aluno construirá o seu caderno de problemas.
Como
produto coletivo,
os alunos organizarão uma miniolimpíada de Matemática.
AVALIAÇÃO
Durante a execução do projeto, será avaliado tanto o produto
final, ou seja, a criação do caderno de problemas e a elaboração da
miniolimpíadas de Matemática, como também os avanços e as diferentes
habilidades desenvolvidas pelos alunos (individualmente e em grupo) em todas as
etapas.
ELABORADOR:
Professor Jonny Mendes de Araujo
PÚBLICO ALVO: 4º E 5º ANO
Nenhum comentário:
Postar um comentário