PROJETO
“SE LIGA”
CONCEITOS
INSERIDOS:
·
Valores;
·
Preconceito;
·
Alteridade;
·
Coletividade
·
Interdependência;
·
Sustentabilidade.
JUSTIFICATIVA:
Observando o comportamento no que se refere às atitudes e procedimentos dos
estudantes no ambiente escolar verifiquei várias ações
inadequadas para o convívio tanto no ambiente escolar quanto para outros
ambientes sociais. É notável o número excessivo de brigas inclusive registradas; as ofensas verbais de um para com outro;
falta de atos básicos como, “por favor”, “obrigado”, “desculpa” e tantos outros;
falta de cuidado com os materiais escolares e com o mobiliário da sala de aula;
falta de noção de organização.
A partir dessa
observação comecei a pensar “o que fazer para auxiliar na construção de
atitudes melhores e ter um comportamento mais adequado para convivência em
sociedade de forma harmoniosa?”. Nesse sentindo, em busca de resposta e
soluções, encontrei o livro “Se Liga” de Edson Gabriel Garcia. A obra traz
cenas cotidianas e opiniões do autor de qual seria a atitude mais correta se
tomar para cada uma. Para cada situação uma atitude diferente, como haveria de
ser, mas com pontos em comum: o respeito ao ser humano.
Utilizando o livro como
instrumento de trabalho pretende- se atingir durante o decorrer do projeto atitudes e valores diferentes das encontradas.
OBJETIVOS:
Auxiliar
na mudança de atitude dos educandos passando para atitude de respeito ao outro
e ao ambiente de convivência;
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Desenvolver
o conceito de alteridade entre os estudantes;
Desenvolver
procedimentos de respeito e educação cotidiana: por favor, obrigado, desculpa;
Compreender
a importância de um ambiente limpo para convivência e aprendizagem;
Entender
a importância do outro para vida em sociedade;
Compreender o que é preconceito e suas
consequências;
Compreender
o que é racismo e suas consequências;
Comparar
os conceitos de bullyng, preconceito e racismo;
Compreender
o bullyng como prática danosa ao ser humano;
Trabalhar
em grupo aprendendo a dividir tarefas e responsabilidades na realização destas
para o sucesso e o bem coletivo;
Entender
a corrupção como atitude prejudicial à sociedade;
Entender
o que é voto limpo e sua importância para democracia e liberdade;
Aprender
procedimentos de conservação do material escolar bem como do prédio escolar
como imprescindível parta uma boa aprendizagem;
ESTRATÉGIA:
será realizada a leitura de cada cena e discutida em roda de conversa a opinião
do autor e as opiniões dos estudantes. Serão feitos ilustrações e respostas
tanto individual quanto coletivos de cada situação propostas. Além de outras
atividades a serem propostas no decorrer do projeto.
PRODUTO FINAL: pretende – se como produto final a realização de uma apresentação teatral na qual estarão inseridos os conceitos (valores) trabalhados. Além das atitudes compreendidas pelos estudantes. Outro produto será um livro de atitudes com as respostas a cada situação trabalhada no livro e outras que questões que aparecerem durante o projeto.
AVALIAÇÃO:
a avaliação será realizada a cada atividade do projeto verificando: 1. A
compreensão dos estudantes em relação ao tema a partir das respostas dadas
tanto escritas quanto verbais. 2.Semanalmente a partir de observação realizada
pelo professor e aluno escolhido como monitor para também observar e registrar
para ao final da semana relatar as atitudes da turma ao final do ciclo de uma
semana.
PÚBLICO ALVO: 4º E 5º ANO
ELABORADOR:
Prof. Jonny Mendes de Araujo
Nenhum comentário:
Postar um comentário