quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Ideias: PROJETO “SE LIGA”

PROJETO “SE LIGA”

CONCEITOS INSERIDOS:
·        Valores;
·        Preconceito;


·        Sentimentos;
·        Alteridade;


·        Atitudes;
·        Coletividade
·        Interdependência;
·        Sustentabilidade.
JUSTIFICATIVA: Observando o comportamento no que se refere às atitudes e procedimentos dos estudantes  no ambiente escolar verifiquei várias ações inadequadas para o convívio tanto no ambiente escolar quanto para outros ambientes sociais. É notável o número excessivo de brigas inclusive registradas; as ofensas verbais de um para com outro; falta de atos básicos como, “por favor”, “obrigado”, “desculpa” e tantos outros; falta de cuidado com os materiais escolares e com o mobiliário da sala de aula; falta de noção de organização.
A partir dessa observação comecei a pensar “o que fazer para auxiliar na construção de atitudes melhores e ter um comportamento mais adequado para convivência em sociedade de forma harmoniosa?”. Nesse sentindo, em busca de resposta e soluções, encontrei o livro “Se Liga” de Edson Gabriel Garcia. A obra traz cenas cotidianas e opiniões do autor de qual seria a atitude mais correta se tomar para cada uma. Para cada situação uma atitude diferente, como haveria de ser, mas com pontos em comum: o respeito ao ser humano.
Utilizando o livro como instrumento de trabalho pretende- se atingir durante o decorrer do projeto atitudes e valores diferentes das encontradas.
OBJETIVOS:
*    Auxiliar na mudança de atitude dos educandos passando para atitude de respeito ao outro e ao ambiente de convivência;
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
*    Desenvolver o conceito de alteridade entre os estudantes;
*    Desenvolver procedimentos de respeito e educação cotidiana: por favor, obrigado, desculpa;
*    Compreender a importância de um ambiente limpo para convivência e aprendizagem;
*    Entender a importância do outro para vida em sociedade;
*     Compreender o que é preconceito e suas consequências;
*    Compreender o que é racismo e suas consequências;
*    Comparar os conceitos de bullyng, preconceito e racismo;
*    Compreender o bullyng como prática danosa ao ser humano;
*    Trabalhar em grupo aprendendo a dividir tarefas e responsabilidades na realização destas para o sucesso e o bem coletivo;
*    Entender a corrupção como atitude prejudicial à sociedade;
*    Entender o que é voto limpo e sua importância para democracia e liberdade;
*    Aprender procedimentos de conservação do material escolar bem como do prédio escolar como imprescindível parta uma boa aprendizagem;

ESTRATÉGIA: será realizada a leitura de cada cena e discutida em roda de conversa a opinião do autor e as opiniões dos estudantes. Serão feitos ilustrações e respostas tanto individual quanto coletivos de cada situação propostas. Além de outras atividades a serem propostas no decorrer do projeto.



PRODUTO FINAL: pretende – se como produto final a realização de uma apresentação teatral na qual estarão inseridos os conceitos (valores) trabalhados. Além das atitudes compreendidas pelos estudantes. Outro produto será um livro de atitudes com as respostas a cada situação trabalhada no livro e outras que questões que aparecerem durante o projeto.

AVALIAÇÃO: a avaliação será realizada a cada atividade do projeto verificando: 1. A compreensão dos estudantes em relação ao tema a partir das respostas dadas tanto escritas quanto verbais. 2.Semanalmente a partir de observação realizada pelo professor e aluno escolhido como monitor para também observar e registrar para ao final da semana relatar as atitudes da turma ao final do ciclo de uma semana.

PÚBLICO ALVO: 4º E 5º ANO
ELABORADOR: Prof. Jonny Mendes de Araujo

Nenhum comentário:

Postar um comentário