quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Rolezinhos e A Educação Paulista

Nos últimos dias estamos vivenciando uma discussão "comprometida" do PIG em relação aos rolezinhos que estão acontecendo em alguns shoppings do município de SP. A ideia até então é a de encontrar-se e se divertir(acredito que os shoppings são para isso, além do consumo é claro). Entretanto, como sempre a direita e seus integrantes reacionários não gostaram e mandaram seu braço armado,PM, descer a "rigidez da lei" nos garotos e garotas que participaram desses rolês. 
Durante a semana como era de se esperar o assunto tomou conta das redes sociais, principalmente do face. Li postagens do tipo " na biblioteca ninguém quer da um rolê"; " rolezinho é baderna"; " estudar que é bom..". e por aí vai. Pois bem, vamos a referência do título desse texto.
 O Governo do Estado de São Paulo é administrado pelos mesmos senhores feudais filiados aos representantes do neoliberalismo no Brasil, e seus pupilos demonazistas, o PSDB e DEM. 
Os senhores Mário Covas, Geraldo Alckimin, Cláudio Lembo, José Serra, Alberto Goldman tem governado para que isso acontecesse. Essa semana estão sendo os rolezinhos... em junho foram as manifestações!
Esse governo que aí está, tem governado pra quem? Fácil a resposta! Outras perguntas: quantos teatros foram construídos nesses anos todos de PSDB? Quantos cinemas públicos foram criados? Quantos centros culturais foram criados nos municípios de SP? Quem sabe me responder a estas perguntas? Sabemos as respostas, gostando ou não, sabemos. O dígito usado para resposta é 0(zero). A resposta é o conjunto vazio.
Continuando a perguntar: e as escolas estaduais? Como estão as escolas estaduais? Há alguma escola estadual no modelo dos CEU's do município de SP? Quando e de quanto foi o último aumento dos professores estaduais? Os alunos da rede estadual manipulam tablets, notebooks, tecnologia em geral? Os prédios das escolas paulistas como estão? Da mesma forma das perguntas do parágrafo anterior, sabemos as respostas destas. O que resta então para juventude paulista. O sucateamento da educação paulista. O fatigamento dos professores. Apostilas erradas e sem sentido.
A partir daí a juventude se reinventa.
Qual programa, projeto, sei lá oquê(até isso serve) a Coordenadoria Estadual de Juventude, coordenada por Janaína Lima, existe para a juventude?
A juventude se reinventa e inventa para não envelhecer, pois ela combate aquele refrão do Rappa: " o novo já nasce velho"; e tem consciência daquela musica do Belchior " ...uma nova mudança vai acontecer".
Já aconteceu : O Rolezinho!
Contras as escolas sucateadas, chatas e sem atrativos para juventude: Rolezinho!   
Contra a falta de Teatros, cinemas, espaços culturais e praças livres ao público em geral: Rolezinho!
Contra a surdez de quem governa só para um grupo social: Rolezinho!
Talvez se a juventude pudesse contar com uma escola que educa. Uma escola que ouve. Uma escola que divide com ela os dilemas, as dificuldades de ser jovem. Uma escola que seja sinônimo de felicidade. Uma escola que esteja estampado o respeito, não teríamos rolezinho, talvez teríamos ROLEZÕES!
Isso mesmo, rolezões! Rolezões de encontro entre o funk e o rap, entre o rap e a mpb; entre todos os grupos sociais.
Não há pq negativizar, criminalizar o rolezinho(afinal já fazem isso diariamente com o povo da periferia, seria pleonasmo) há sim que tentar entender o que essa galera da Zl, do Capão e de todos cantos pobres e esquecidos desse estado passam dia a dia para poderem viver.
A educação falida do estado de São Paulo está cavando sua própria cova, o (s) coveiro(s) estão chegando ao som do passinho, do Emicida, do Crioulo e de um velho conhecido Mano Brown. 
Para concluir(por enquanto), acredito que todos e todas devem participar do rolezinho: pais, mães, tios, eu e você. Para garantir o direito de ir e vir; para conversarmos como a garotada e entendermos que eles não estão errados e sim estão desesperados por uma sociedade alternativa, ou como dizem os freireanos POR UM OUTRO MUNDO POSSÍVEL.



Nenhum comentário:

Postar um comentário