Muitas discussões no Fórum Econômico Mundial deste ano em
Davos giraram em torno de como a tecnologia afeta a sociedade agora e no
futuro. A Fundação Varkey e a Internacional de Educação organizaram
conjuntamente um debate para abordar esta questão em relação à educação.
Vikas Potas da Fundação Varkey e Angelo Gavrielatos da EI
abriram e enquadraram a discussão, intitulada "Robôs vs. Humanos: O
professor do futuro? Implicações da 4ª Revolução Industrial para os
Sistemas Educativos ". Gavrielatos referido relatório recente do
Andreas Schleicher Computadores e Aprendizagem: Fazendo a conexão, que
adverte contra "muitas falsas esperanças" em relação à tecnologia.
"Não há dúvida", disse ele, "que os avanços
tecnológicos terão um papel importante na educação. O processo de ensino e
aprendizagem pode ser enriquecido pela integração adequada das novas
tecnologias no uso cotidiano nas salas de aula. "Mas, continuou ele, a
dimensão social e humana do ensino e da aprendizagem depende dos professores
qualificados como agentes de liderança no desenvolvimento e Entrega de
oportunidades de vida para o desenvolvimento de toda a criança.
Intervenções de Rajesh Agrawal (Vice-Presidente da Câmara de
Londres), Anne-Birgitte Albrectsen (Plano Internacional), Stefano Aversa (Alix
Partners), Professor Sir Leszek Borysiewicz (Universidade de Cambridge),
Esteban Bullrich (Carnegie Mellon University), Alexander De Croo
(Vice-Primeiro-Ministro, Bélgica), Nicolaus Henke (McKinsey), Salil Shetty
(Amnistia Internacional), Hakubun Shimomura (ex-Ministro da Educação, Japão)
Direito, pode ajudar os professores em sua prática, mas não suplantá-los na
sala de aula.
UNESCO Director Geral Irina Bokova, que concluiu o debate,
referenciado Jacques Delors ' Um tesouro dentro em suas observações,
destacando como ninguém pode substituir os bons professores, mas a tecnologia
pode ajudá-los a formar cidadãos globais que aprender a conhecer, aprender a
fazer, aprender a viver Juntos e aprender a ser.
"Um claro consenso surgiu nessas discussões", Fred
van Leeuwen, secretário-geral da IE, resumiu as intervenções. "Quando
um caso educacional, baseado em evidências, para a introdução de novas
tecnologias pode ser feito, esta abordagem pode ajudar os professores a
enfrentar os desafios. Os benefícios potenciais das novas tecnologias
podem ser plenamente realizados quando os professores, os profissionais
qualificados com a especialização em pedagogia, estão envolvidos na sua
concepção e desenvolvimento.
FONTE: www.ei-ie.org
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