quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Educação e liberdade - parte I

É normalmente aceita a tese de que a boa educação, baseada na correta apropriação dos fundamentos científicos e tecnológicos e contextualizada no dinamismo das transformações de forças produtivas, provoca e firma o desenvolvimento social. Desnecessário citar que diversos países a educação plena deixou marcas profundas, que não podem ser apagadas. O capitalismo prosperou não só pela base educacional ampla - nos casos dos países chamados desenvolvidos - , mas também pela ausência das formas educativas nos países periféricos. Até mesmo nos países que optaram pelo socialismo a educação permite, ainda hoje, que a população seja amplamente alfabetizada, trazendo contradições intensas ao tortuoso processo capitalista.
Por uma opção ideológica que assumi há muito tempo, pela própria condição de educador e pelo fato de ter exercido reitorias, procuro entender como o sistema capitalista sua a plenitude da educação dialeticamente no tecido social: educar ou não educar, dependendo do interesse e da apropriação científica e principalmente tecnológica - vinculadas à busca da maximização do lucro associada à concentração perversa de riquezas e a crises de sustentabilidade.
Contrapor - se a essas questões não é tarefa simples, principalmente em um país como o Brasil. A educação nunca foi prioridade dos governos brasileiros, e somente após a eleição de um operário passamos a perceber com mais clareza e enorme e crucial obra a ser cumprida. Educação é condição do exercício da liberdade. A história brasileira registra situações absolutamente perversas, como expressa pelo ex - governador de um estado brasileiro que, na década  de cinquenta, afirmou que não seria necessária a abertura de escolas rurais porque isso provocaria a falta de mão de obra para a cultura cafeeira.
...
José Weber Freire Machado - texto escrito para o livro " Políticas Públicas para um novo projeto nacional de desenvolvimento: a experiência dos comunistas"

Nenhum comentário:

Postar um comentário