quinta-feira, 22 de março de 2012

Eleição para diretor : uma realidade em Suzano/SP

A cidade de Suzano , na Grande São Paulo dá um exemplo de democracia participativa nas escolas de sua rede de ensino. No dia 17 desse mês foi publicado edital para o processo eleitoral para escolha de Coordenadores Educacionais(diretor). Leia texto publicado no site da prefeitura de Suzano/SP:

Secretaria de Educação inicia processo para escolha de coordenador educacional
A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Suzano iniciou na última semana o processo para a escolha de coordenadores educacionais. O edital foi publicado no dia 17/3. A escolha dos coordenadores (antigos diretores) é feita pela comunidade e funcionários, tornando o processo democrático e participativo.
Ao todo são 12 vagas, sendo uma para cada escola (confira lista abaixo). Podem concorrer ao cargo professores concursados com três anos de experiência no magistério, já aprovados no período probatório da prefeitura e que não respondam a processo administrativo.
São pré-requisitos para concorrer à eleição: a participação no Curso de Administração e Gestão Escolar, que será ministrado nos dias 23, 24 e 26/3, no Complexo Educacional Mirambava; apresentação de documentos pessoais e apresentação de um plano de trabalho coerente com o projeto político pedagógico da escola em que desejam atuar, bem como com as diretrizes educacionais da Secretaria Municipal de Educação.
Cada candidato pode inscrever-se para o cargo em no máximo duas escolas.
De 10 a 13/4, a Comissão de Processo Eleitoral da SME irá avaliar os projetos e a documentação do candidato. O resultado será divulgado no dia 16/4.
A partir desta data os candidatos que tiverem suas propostas aprovadas iniciarão sua campanha nas escolas apresentando seu plano de trabalho. Esta etapa ocorrerá entre os dias 20 e 28/4.
A eleição para coordenador educacional será realizada entre os dias 2 e 5/4 nas unidades escolares. Podem votar profissionais da unidade escolar, representantes legais de alunos menores de 16 anos e alunos da rede municipal maiores de 16 anos. Vale lembrar que os votos são por família, logo se em uma escola estiverem matriculados dois alunos da mesma família, será considerado apenas um voto.

Relação das escolas onde acontecerá a eleição de coordenadores educacionais
EMEIF Profª Ana Rita Gomes
EMEF Antônio Marquês Figueira
EMEIF Antônio Teixeira
EMEF CAIC
EMEF Profª Célia Pereira
EMEI Cidade Edson
EMEI Profº Darcy Correa Gonçalves
EMEF Profº Manoel Vicente Ferreira Filho
EMEI Parque Maria Helena
EMEI Suzano Centro
EMEF Profª Therezinha Pereira Lima Muzzel
EMEIF Profº José Cardoso dos Santos


Eloisa Helena

Nenhum comentário:

Postar um comentário