sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Zé Biruta a culpa também é Sua!

Professores da Rede Pública Municipal de Ferraz de Vasconcelos rejeitaram em Assembleia realizada no último dia 30/10, as justificativas apresentadas pelos representantes do poder executivo ferrazense na reunião com a Comissão de Professores no dia 25/10. A partir desta negativa dos professores foi decidido por unanimidade Ato no dia 10 de Novembro em consonância com bandeiras de lutas estaduais e nacionais, mas principalmente para demonstrar o desagrado com a incapacidade do governo Zé Biruta de apresentar propostas ao professorado.
Há por parte dos profissionais da Educação a percepção de que não há um planejamento satisfatório por parte da prefeitura em relação as condições salariais nem de curto, médio ou longo prazo e que só há o discurso de "crise" e que "não tem dinheiro" sem demonstrações concretas do que tem sido feito para sanar a tal "crise" e tal "falta de dinheiro".
Por isso foi convocada a manifestação do dia 10/11, apesar de alguns integrantes do governo dizerem que tal manifesto está errado já "que as explicações foram dadas" e " foram estipulados prazos na reunião". Primeiro que tais explicações não foram a contento, o que foi demonstrado na reunião já que tal foi concluída pelos integrantes da comissão dizendo que "não houve avanço e tais questões seriam passadas à categoria", e no caso foi, e a categoria não aceitou. Segundo: os prazos estipulados foram para apenas dois pontos - professor adjunto e carga suplementar - que aguardamos ter verdadeiro avanço.
A manifestação do dia 10 será legitima! O que não é legítimo é o governo utilizar de servidores públicos em função gratificada ou em comissão para agir como se fossem "tropa de choque" para impedir de qualquer jeito a mobilização e participação dos profissionais da Educação em ato que visa reivindicar direitos. Isto vai totalmente contrário ao Estado de Direito estabelecido no Brasil a partir da Constituição de 1988 e revela o caráter ditatorial e reacionário do tal governo, comparando - se a governos militares que utilizavam-se de instrumentos oficiais como SNI, Doi-CODI e DOPS para perseguir, torturar e matar aqueles que discordavam do governo militar. Chega a ser semelhante aos nazistas que utilizavam da polícia secreta "SS" para perseguir comunistas, judeus e contrários ao nazismo.
A manifestação do dia 10/11 não tem cunho golpista, ao contrário do que tem ocorrido no Brasil desde 2016, mas sim o objetivo de chamar a atenção da população de Ferraz de Vasconcelos e do Governo Zé Biruta que do jeito que está não está certo! Do jeito que está, só vai piorar e a possibilidade de sucesso diminui a cada dia.
E um elemento  tem que ser chamado a atenção mais do que todos, é o então prefeito Zé Biruta. Este mais do que todos(as) é responsável por tudo que acontece, na esfera pública, em Ferraz de Vasconcelos. Cabe a ele ter a vontade política de mudar, de transformar e de querer fazer melhor. Todavia, não estamos vendo isso. Estamos acompanhando um processo de paralisia do município. Um processo de sucateamento, onde tudo é deixado para depois com discurso já conhecido da "crise" e " a culpa é do governo passado". Mas e o futuro, o que há para o futuro? A resposta é " não se sabe"! Por isso, é possível sem medo de errar, afirmar que a culpa é sua Zé Biruta! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário