sábado, 11 de fevereiro de 2017

Violência contra professores precisa de uma resposta da sociedade

Em 22 de Dezembro postávamos neste Blog repercussão de matéria do jornal "O Estado de São Paulo" referente a violência contra professores na rede estadual paulista e no mês seguinte, Janeiro, fizemos postagem sobre lei do Mato Grosso  que visa principalmente coibir a violência contra profissionais da Educação.
Hoje somos obrigados mais uma vez fazer uma postagem sobre o assunto, ontem, sexta - feira 10/02, mais um ato de violência foi cometido contra uma professora na cidade de Suzano: uma professora foi mordida por seu aluno em sala de aula. Talvez mais alarmante por ser no Ensino Fundamental I. Alarmante pois se consideramos a idade dos estudantes do E.F I, de 06 aos 10 anos, não poderíamos imaginar que uma criança agrediria um professor. Mais alarmante pois exatamente pela idade tanto professores quanto gestores ficam confusos em qual atitude tomar e a violência acaba por ser deixada de lado e só a professora (or) fica com ela na memória, sendo em vários casos perturbando sua mente.
Quem é professora (or) provavelmente já ouviu o relato de violência de um colega de profissão que aconteceu ou com ele ou com um professor conhecido e que na maioria das vezes termina ou com o professor virando o vilão  ou caindo no esquecimento.
Entretanto, isso não deve acontecer. A sociedade deve tomar conhecimento disso e principalmente iniciativas preventivas, de proibição e punição da violência contra professores.
Violência essa que muitas vezes está ligada a imagem errônea e distorcida que as famílias tem de professores; muitas vezes ao fato de os pais não assumirem um papel relevante na educação dos filhos auxiliando numa construção positiva sobre a Educação e o professor; e principalmente pela desvalorização contínua que os profissionais da Educação sofrem de entes governamentais que tem como obrigação constitucional dar o seu devido valor.
Entretanto, professores e sindicatos da educação devem tomar ações pontuais e objetivas contra estes atos de violências. Proponho aqui algumas ações:
  • Criação de sistema de registro de violência escolar para que os atos violentos sejam registrados, mapeados, analisados e a partir daí promover ações de combate a violência;
  • Criação de Lei especifica sobre o assunto, semelhante a do Mato Grosso, para evitar, proibir e punir a violência contra o profissional da educação;
  • Implantação de trabalho efetivo da Cultura de Paz nas escolas;
  • Implantação do professor mediador nas escolas com formação e capacitação para mediar os conflitos entre os atores escolares;
  • Criação da Escola de Pais para disponibilizar formação aos que necessitam de auxílio para educar os filhos e obrigar os pais de estudantes que cometem violência escolar a participar da escola para tomarem atitudes mais eficazes na educação de filhos.
A partir dessas ideias e de outras que devem existir pelo Brasil a fora que podemos pesquisar para implementar em nossas escolas, possamos tornar o ambiente escolar num local de verdadeira paz onde não existe violência contra o professor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário