quarta-feira, 15 de maio de 2019

Violência contra a Educação e Professores

O ano de 2019 realmente tem sido terrível para Educação brasileira e para os/as educares(as) brasileiros(as). Há violência contra a Educação e seus agentes de todos os lados e dos mais alto escalão da República.
Cabe registrar a bagunça que foram os dias de Velez Rodrigues a frente do MEC que por si só foi uma agressão tamanha na Educação do país com suas ações truculentas e enfadonhas. Agora enfrenta corte de verbas tanto para o Ensino Superior como para Educação Básica. Além do projeto de reforma da previdência que acaba de vez com a previdência pública brasileira e atinge em cheio os funcionários públicos.
Para tentar impedir tal afronta a Educação Pública os movimentos de educação organizados, no caso sindicatos, movimento estudantis e outros organizaram para hoje a Greve Nacional da Educação. No mesmo caminho a bancada do PCdoB na Câmara dos deputados garantiu por articulação política angariando votos que o atual ministro da educação , Abrahan Weintraub, compareça ao Congresso para dar explicações.

Poá e Ferraz

Nos municípios da Região do Alto Tietê além da luta contra reforma de previdência e por valorização sofrem com a violência urbana ocasionada pela falta de investimento na segurança pública.
Em Poá a escola João Pedro de Almeida nesses primeiros meses de 2019 já foi roubada duas vezes. Inclusive o último roubo foi as vésperas da páscoa e os ladrões levaram os chocolates produzidos pelas crianças.
Já em Ferraz a violência foi contra professoras. No bairro que fica na divisa com Poá, exatamente na escola Joracy Cruz três professoras foram assaltadas e uma inclusive chegou a ser hospitalizada por ter sido agredida.

O que acontece que os espaços escolares e educadores não tem sido mais respeitados?
Será que o exemplo dado pelo atual presidente da República e seus comandados está influenciando os demais?

O fato é que não podemos tolerar que a Educação e educadores sejam tratados desonrosamente. Temos que tomar atitudes que exponham o melhor que temos na nossa educação e ações em defesa desta, gratuita, laica e de boa qualidade social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário