As Eleições Municipais chegaram e mais uma vez somos bombardeados por inúmeros santinhos e promessas. Entretanto, de fato quem tem proposta? E propostas boas?
Postaremos aqui as propostas para área da Educação de cada um dos candidatos a prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Poá e São Paulo.
Começando por Ferraz de Vasconcelos. Veja as proposta do prefeito em exercício e candidato a prefeito Izidro:
●Adquirir recursos pedagógicos para crianças das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental dando ênfase as áreas de Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Sociais;
●Criar anualmente Sistema de Avaliação Interna Municipal, e convênios bienalmente com as Avaliações Externas Estaduais (SARESP) e Nacionais (SAEB);
●Fortalecer a Gestão Pedagógica para elevação do IDEB do município; adotando estratégias coerentes e eficientes;
●Adquirir material didático adaptado para os alunos com deficiência, recurso para utilizar em sala de aula regular;
●Adotar estratégias para que todos os alunos sejam alfabetizados na Idade Certa, em caráter suplementar a Programa Nacionais, estabelecendo assim uma Política Educativa, que disponha de recursos humanos e estrutura física e materiais adequados para que o índice de alfabetização seja crescente continuamente;
●Estabelecer uma Política Educativa Permanente, criando Programas Municipais para atender os alunos que porventura não alcancem o pleno desenvolvimento, buscar equidade de oportunidades de aprendizagem na Rede Municipal independentes de razões sociais, situação econômica, étnico-raciais, migrantes, diminuindo assim o índice de evasão escolar;
●Criar o Programa Criança em Ação com intuito de ampliar a oferta da Educação Integral, que envolva Temas Especiais, conforme Base Curricular Comum: Economia, Educação Financeira e Sustentabilidade, Culturas Indígenas e Africanas, Culturais Digitais e Computação, Direitos Humanos e Cidadania, Educação Ambiental, com o objetivo de fortalecer a articulação educacional e diminuir o índice de vulnerabilidade social;
●Fomentar uma Política Educativa de Educação de Jovens e Adultos, com ensino de qualidade, promovendo ações Inter setoriais e a busca de parcerias com o Instituto Paula Souza existente na cidade, visando a qualificação profissional;
●Aumentar a oferta de Educação de Jovens e Adultos realizando a chamada escolar, oferecendo boas condições de acesso e permanência;
●Estabelecer parcerias e convênios nos âmbitos Federal, Estadual para diminuir a vulnerabilidade social, elevando o Índice de Desenvolvimento Humano;
●Assegurar de forma adequada a integração e a inclusão da pessoa com deficiência em todas as modalidades da Educação Básica, capacitando também os professores e demais profissionais da Educação para o acolhimento, atendimento de qualidade e equidade educacional;
●Criar o cargo de Cuidador Escolar, para atender a pessoa com deficiência de acordo com a demanda educacional;
●Ofertar a Educação bilíngue, em LIBRAS e também o ensino de BRAILE, de acordo com a demanda educacional, para os alunos com deficiência;
●Adaptação da EMEE Monteiro Lobato para núcleo Educacional;
●Criar um sistema Público de Gestão Escolar informatizado;
●Garantir o pleno funcionamento e manutenção da estrutura informatizada para a administração escolar, e todo suporte de infraestrutura e pedagógico dos profissionais da Educação Básica;
●Investir na formação continuada visando a qualidade de ensino;
●Criar o Plano de Carreira dos Profissionais da Educação;
●Dar continuidade aos estudos de reformulação do Plano de Carreira dos Professores da Rede Municipal de Educação;
●Fortalecer a Gestão Democrática da Educação garantindo a articulação com a sociedade civil e fortalecendo os Conselhos Municipais de Educação e Conselhos Escolares.
FONTE: www.tse.gov.br
Educação
●Adquirir recursos pedagógicos adequados para crianças pequenas e
bem pequenas para garantir os Direitos de Aprendizagem e estimular
os campos de experiências; ●Adquirir recursos pedagógicos para crianças das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental dando ênfase as áreas de Matemática, Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Sociais;
●Criar anualmente Sistema de Avaliação Interna Municipal, e convênios bienalmente com as Avaliações Externas Estaduais (SARESP) e Nacionais (SAEB);
●Fortalecer a Gestão Pedagógica para elevação do IDEB do município; adotando estratégias coerentes e eficientes;
●Adquirir material didático adaptado para os alunos com deficiência, recurso para utilizar em sala de aula regular;
●Adotar estratégias para que todos os alunos sejam alfabetizados na Idade Certa, em caráter suplementar a Programa Nacionais, estabelecendo assim uma Política Educativa, que disponha de recursos humanos e estrutura física e materiais adequados para que o índice de alfabetização seja crescente continuamente;
●Estabelecer uma Política Educativa Permanente, criando Programas Municipais para atender os alunos que porventura não alcancem o pleno desenvolvimento, buscar equidade de oportunidades de aprendizagem na Rede Municipal independentes de razões sociais, situação econômica, étnico-raciais, migrantes, diminuindo assim o índice de evasão escolar;
●Criar o Programa Criança em Ação com intuito de ampliar a oferta da Educação Integral, que envolva Temas Especiais, conforme Base Curricular Comum: Economia, Educação Financeira e Sustentabilidade, Culturas Indígenas e Africanas, Culturais Digitais e Computação, Direitos Humanos e Cidadania, Educação Ambiental, com o objetivo de fortalecer a articulação educacional e diminuir o índice de vulnerabilidade social;
●Fomentar uma Política Educativa de Educação de Jovens e Adultos, com ensino de qualidade, promovendo ações Inter setoriais e a busca de parcerias com o Instituto Paula Souza existente na cidade, visando a qualificação profissional;
●Aumentar a oferta de Educação de Jovens e Adultos realizando a chamada escolar, oferecendo boas condições de acesso e permanência;
●Estabelecer parcerias e convênios nos âmbitos Federal, Estadual para diminuir a vulnerabilidade social, elevando o Índice de Desenvolvimento Humano;
●Assegurar de forma adequada a integração e a inclusão da pessoa com deficiência em todas as modalidades da Educação Básica, capacitando também os professores e demais profissionais da Educação para o acolhimento, atendimento de qualidade e equidade educacional;
●Criar o cargo de Cuidador Escolar, para atender a pessoa com deficiência de acordo com a demanda educacional;
●Ofertar a Educação bilíngue, em LIBRAS e também o ensino de BRAILE, de acordo com a demanda educacional, para os alunos com deficiência;
●Adaptação da EMEE Monteiro Lobato para núcleo Educacional;
●Criar um sistema Público de Gestão Escolar informatizado;
●Garantir o pleno funcionamento e manutenção da estrutura informatizada para a administração escolar, e todo suporte de infraestrutura e pedagógico dos profissionais da Educação Básica;
●Investir na formação continuada visando a qualidade de ensino;
●Criar o Plano de Carreira dos Profissionais da Educação;
●Dar continuidade aos estudos de reformulação do Plano de Carreira dos Professores da Rede Municipal de Educação;
●Fortalecer a Gestão Democrática da Educação garantindo a articulação com a sociedade civil e fortalecendo os Conselhos Municipais de Educação e Conselhos Escolares.
FONTE: www.tse.gov.br
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