quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

E a Educação de Ferraz de Vasconcelos?

A Educação Pública de Ferraz de Vasconcelos termina o ano de 2015 com sua segunda secretária no ano e terceira no mandato, quase que já abreviado pela justiça, do prefeito Acir Filló.
Esse ano no município também foi elaborado o Plano Municipal de Educação com diversas metas e estratégias para atingir uma Educação Pública de boa qualidade social, entretanto, algumas metas e consequentemente suas estratégias geram dúvidas de sua efetivação. Podemos citar como exemplo, a Meta 18 que tem como mote principal a vida funcional dos profissionais da educação em especial os professores.
Está incluído como uma das estratégias, por exemplo, a implantação de Plano de Saúde aos funcionários da educação e entrega de cesta básica aos professores no prazo de um ano a partir da publicação da lei. Além de podermos apontar que é um PME muito água com açúcar que não aponta avanços consideráveis, principalmente no que diz respeito a educação de gênero, pela igualdade racial e contra a homofobia. Tais assuntos foram esquecidos no texto da lei.
Verificando a LDO para 2016 não vemos como poderiam ser efetivadas estas questões. 
Outro ponto polêmico e que gerou mal estar na Rede de Ensino ferrazense em 2015 foi a proposta de reformulação do Plano de Carreira dos Professores, hoje representado pela Lei Complementar 227/2009.Tal reformulação gerou polêmica devido a celeridade inesperada criada a partir do PME que previa tal mudança até novembro, e também pela falta de diálogo entre Executivo e profissionais da Educação na elaboração do projeto.
Por fim depois de diversos boatos e até mesmo ensaios de manifestações por parte dos(as) trabalhadores(as) a lei, até por inabilidade política do executivo municipal, nem chegou a ir para Câmara e muito menos votada.Ou seja, continua tudo como é desde 2009.
O ano de 2015 termina em Ferraz como começou: cheio de incertezas.
Incertezas estas que espantam os profissionais da Educação que realizam todos os concursos públicos na área que se apresentam. Este ano só pelas redondezas foram 04: Suzano, Mogi das Cruzes, Poá e São Paulo. este último, São Paulo, como o concurso realizado neste ano conta com dois concursos, já que em 2014 realizou certame para o cargo de Ensino Fundamental e Educação Infantil que 5254 professores de de acordo com o despacho do prefeito Fernando Haddad no DO do dia 30/12/15, página 04 novos professores serão nomeados, num total de 1692. Nos outros casos de outros municípios alguns já foram homologados e outros estão na fase final para tal. Isso representa que pode ocorrer falta de professores em Ferraz de Vasconcelos, já que hoje a maioria dos cargos são de jornada de 40h o que dificulta o acúmulo  previsto na legislação, e consequentemente  os profissionais optam por outra rede. Cabe lembrar que na rede já existe um déficit de professores de Artes.
Leia também:http://libertatliberdade.blogspot.com.br/2015/11/audiencia-publica.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário