terça-feira, 26 de janeiro de 2016

E as dificuldades continuam

Um novo ano letivo está começando nas redes de ensino do país. Em algumas redes essa semana já terá o inicio as atividades com aluno. Em outras redes as atividades começarão na primeira ou segunda semana de fevereiro.E neste ano dificuldades dos(as) docentes nas escolas aparentemente continuarão.
Como já escrito nesse blog, usando até algumas redes como exemplo, velhos problemas como falta de estrutura predial ainda não foram resolvidos. Outro problema latente e que parece não ter resolução ainda este ano é a superlotação de salas de aulas, com maior persistência na rede estadual de ensino, o que vem sido alertado veementemente pelo sindicato da categoria, a APEOESP.
Outros problemas que atormentam professores(as) também merecem atenção do poder público e militância dos sindicatos da categoria nas diversas redes:
  • desvalorização salarial;
  • descumprimento do piso nacional(salário+jornada);
  • violência escolar;
  • condições de trabalho inadequadas;
  • assédio moral;
  • falta de apoio da sociedade;
  • falta de Plano de Carreira ou planos impróprios;
  • desvalorização da profissão;
  • e outros.
Desta forma, 2016 começa  com obstáculos para os profissionais da educação que afetam diretamente na aprendizagem dos alunos e consequentemente nos resultados educacionais e no desenvolvimento da sociedade brasileira.
Ou seja, enquanto não houver políticas públicas que eliminem os problemas citados conjugadas com políticas públicas de ensino-aprendizagem não haverá sucesso escolar e rendimento suficiente para que nossas crianças e jovens bem como nossa sociedade avançarem de forma necessária para nos tornarmos uma nação soberana de fato.
O filme abaixo faz parte do canal da Carta Capital no Youtube, e foi produzido durante o período de greve dos professores paulistas no ano de 2015. Ele mostra exatamente, r meio dos depoimentos de docentes, o que milhares de professores no Brasil sofrem e sentem. 

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