quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Brasil, Pátria Educadora!

No discurso de posse da presidenta Dilma no primeiro dia de 2015, foi apresentado aos brasileiros e brasileiras o novo lema do governo durante os quatro anos de mandato: Brasil, Pátria Educadora!
Cid Gomes, como era de esperar fez referencia ao lema e ao discurso de sua chefe, em sua posse como novo ministro da Educação.
Com a exposição deste lema é importante reconhecer a importância que foi dada a Educação desde o inicio do governo Lula em 2003 até agora. Foram realizadas ações necessárias desde então: promulgação do FUNDEB; criação do PROUNI; promulgação da lei n.º10639/2003; REFIS;  melhoria e ampliação do ENEM; criação do SISU; promulgação da Lei que institui as cotas nas universidades públicas; Criação do "Brasil Carinhoso"; criação do Programa Mais Educação; Programa Ciências Sem Fronteiras; PRONATEC; mudanças no FIES; aprovação 10% do PIB para Educação e 75% do royalties do Fundo do Pré- Sal para Educação.(esses últimos luta intensa do movimento social, em especial dos estudantes).
Entretanto, há muito no que avançar, em alguns locais há muito o que começar.Para avançar e tornar o Brasil na pátria educadora as prioridades elencadas para que isso seja alcançados são: 1) expandir o acesso as creches e pré-escolas;  2) sequencia e ampliação do PNAIC ; 3) reforma do currículo do Ensino Médio; 4)continuar e ampliar o PRONATEC; 5) Criar o PRONATEC Jovem Aprendiz; 6)continuar a garantir bolsas no Programa Ciências Sem Fronteiras.
Com muito otimismo acompanhamos isso,porém, medidas de acompanhamento, que não só as avaliações institucionais devem ser adotadas, principalmente no que se refere ao PNAIC e ao Programa Mais Educação. Isso devido a deficiência que alguns municípios enfrentam na realização destas ações. 
Temos relatos,por exemplo, de dificuldades de ensino dos formadores do PNAIC, dificuldades essas que acabam desqualificando o programa. Isso faz a cesta de alunos não alfabetizados que chegam ao quinto ano e consequente Fund 2 e Ensino Médio cada vez mais aumentar. A qualidade é questão crucial do Mais Educação, que funciona como o norteador da escola de tempo integral. O problema apontado em diversas escolas para implantação desse projeto é a falta de estrutura física das escolas , já que a jornada das crianças aumentam mas o espaço físico para acolhe-las não!
Esses são alguns dos complicadores que ameaçam o lema de Dilma. Não esquecendo do déficit de creches que apesar dos esforços nos últimos anos, ainda é grande o espaço entre atendidos e não atendidos.
Isso obviamente, referente a Educação Básica, ainda há as ponderações em relação aos outros níveis de ensino.

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