quinta-feira, 25 de outubro de 2012

10% e 50%: Porque é tão dificil?

Por que é tão difícil aos deputados e deputadas; senadores e senadoras aprovarem 10% do PIB para Educação? Por que é tão difícil os mesmos e mesmas já citadas aprovarem 50% do Fundo social do Pré - Sal para Educação? Por que será que prefeitos e prefeitas, governadores e governadoras não cumprem a lei do Piso Nacional do Magistério? Qual a dificuldade em  discutir o financiamento para Educação? Sinceramente não entendo.
Educação tem que ser prioridade nas discussões sobre financiamento e isto envolve também esporte, cultura e ao contrário do que pensa José Serra, envolve o social também!
O dinheiro existe, está aí: nos estádios da copa, nas obras das Olimpíadas (sou totalmente a favor de serem realizados estes dois eventos), nas obras do PAC, nas obras do "Rouboanel" de SP... Entretanto e a vontade, onde está? O dinheiro existe: tem que tirar um poco mais de cada lugar e colocar mais na Educação.
Por que não aprovam o imposto sobre grandes fortunas e não injetam na Educação?
E não vou julgar as esferas de governo ou julgar governo de partido "A" ou "B", mas questionar os verdadeiros interesses e interessados do investimento inadequado ao processo educacional do País. Há deputados e deputadas, senadores e senadoras que estão realmente comprometidos com a transformação social do país, mas o que entrava é aquela velha turma tipo "Bolsanaro" que não consegue ver um futuro sem contradições sociais e que não consegue "largar o osso" ( o poder).
E esse fator nos complica, nos deixa em mal lençóis. Por que devido a esse complicador estratégias, táticas e artimanhas são elaboradas para manutenção do poder na mão do retrocesso politico, o caso da bolinha de papel de Serra em 2010, é um exemplo, fabuloso... desculpa um exemplo chulo mas que deixa claro o furor direitista, conservador e neoliberal é capaz de fazer para atingir o objetivo de retomada do poder na esfera federal para escraxar o movimento de mudança iniciado.
Entretanto, os movimentos organizados como UNE, UBES, APEOESP, CNTE, ANPG, CUT e tantos outros mobilizam - se pra conquistar os 10% e o 50% com manifestações, cartazes e diversas outras formas. Mas deu pra entender o porque é tão difícil?




Nenhum comentário:

Postar um comentário