terça-feira, 29 de maio de 2012

Poder Público firma compromisso com alunos Cotistas e do ProUni

O prefeito Eduardo Paes esteve presente no 2º Encontro Carioca dos Estudantes Cotistas e do ProUni realizado na Universidade Gama Filho, neste sábado (26), pela União Nacional dos Estudantes (UNE), pela Coordenadoria de Juventude da Prefeitura do Rio e pela União Estadual dos Estudantes (UEE-RJ). 
UNE O Encontro recebeu centenas de estudantes, representantes do Poder Público e dirigentes do Movimento Estudantil

Diante de mais de 500 estudantes, Paes firmou o grande compromisso de estender a bolsa-permanência para os beneficiados do Programa Universidade para todos (ProUni) e do sistema de cotas da cidade do Rio de Janeiro.

Hoje, apenas os estudantes de alguns cursos com carga horária elevada, como medicina e engenharia, recebem a bolsa-permanência do governo federal no valor de R$360,00.

Paes disse ainda que vai implementar a bolsa Pós-Graduação para os beneficiados. Essa é uma das principais reivindicações do movimento estudantil encabeçado pela União Estadual dos Estudantes (UEE-RJ).

“Conseguimos, há um tempo, o comprometimento da Prefeitura na garantia da meia-passagem para estudantes beneficiários do programa. Para que se tornasse uma realidade, em 2011, foi necessário muita luta. Na atual situação não será diferente. Tivemos uma importante vitória com Paes, agora precisamos nos mobilizar para que a política seja implementada de fato. Vamos organizar palestras, passeatas e atos públicos e esperamos contar com a ajuda de todos os estudantes, principalmente, dos estudantes cotistas e prounistas do Rio de Janeiro”, avaliou Igor Mayworm, presidente da entidade.

Já o senador Lindberg Faria defendeu uma proposta mais ampla. A promessa do parlamentar é enviar ao Senado um projeto de lei para estender o benefício da bolsa-permanência para todos os prounistas e cotistas existentes no país.
Os estudantes, representados por Cristina, uma universitária de 40 anos, também leram e entregaram uma carta aberta para todos os presentes. No documento, eles reivindicam exatamente as promessas feitas por Eduardo Paes e Lindberg, além de pressionarem para que a conquista aprovada pela Câmara dos Vereadores no ano passado, a meia-passagem municipal para cotistas e prounistas, seja ampliada para todo o Estado.

O 2º Encontro Carioca dos Estudantes Cotistas e Prounistas ocorreu em meio a um avanço do Supremo Tribunal Federal (STF) no que diz respeito à democratização do acesso ao ensino superior. Uma semana depois de aprovar por unanimidade as cotas raciais em universidades públicas, o STF, neste começo do mês, considerou constitucional o programa Universidade Para Todos (ProUni), que atende hoje mais de um milhão de estudantes.

A UNE entende que é pelo combate eficaz a situações de desigualdade que se concretiza a igualdade. Por isso, sempre acreditou no benefício como instrumento de democratização do acesso às instituições de ensino. Para a entidade, o Brasil avança com ações que visam o aumento de vagas nas universidades federais e a distribuição de bolsas para pessoas que não teriam condições de pagar a graduação.

Daniel Iliescu, presidente da UNE, esteve presente no ato político deste sábado e ressaltou as atuais bandeiras da entidade para o fortalecimento das ações afirmativas no país.

“A entidade realizou este semestre uma caravana promovendo encontros de prounistas por todo Brasil. Os debates analisam o curso do programa desde a sua implantação, no ano de 2005, até as diretrizes para manutenção e aperfeiçoamento da iniciativa. Precisamos garantir restaurantes, transporte e moradias universitárias, com recursos orçamentários próprios, para o país avançar nessas questões”, analisou Iliescu.

www.une.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário