sexta-feira, 15 de julho de 2011

IHGB reconhece contribuição histórica de Nelson Werneck Sodré

O Instituto Histórico Geográfico Brasileiro (IHGB), localizado na cidade do Rio de Janeiro, fez uma homenagem ao Centenário de Nelson Werneck Sodré na quarta-feira (13). A Comissão de Estudos e Pesquisas Históricas do Instituto fez uma sessão solene, considerada pelo professor José Arthur Rios, em seus comentários finais, “um evento especialíssimo.”

“A importância desse evento deve-se não apenas ao reconhecimento unânime do valor da obra desse historiador por um órgão da mais alta competência no campo de estudo científico da história, mas também pelo significado histórico do gesto dessa Comissão”, declara a professora doutora Olga Sodré.

O atual presidente do IHGB, professor Arno Wehling, relembrou seu espanto pela ausência da citação do nome do autor nas listas acadêmicas dos grandes historiadores de seu período e suas iniciativas para o reconhecimento de Nelson Werneck Sodré junto a seus alunos.

Nelson Werneck Sodré, apesar do reconhecimento público do valor de sua obra, não fazia ainda parte do Instituto até agosto de 1997, quando foi eleito sócio honorário, na chamada “eleição dos grandes nomes”. A professora Esther Caldas Bertoletti, membro da diretoria do IHGB e assessora do Ministério da Cultura, discorreu sobre o valor da obra “História da Imprensa no Brasil” e sobre seu acervo na Biblioteca Nacional.

O professor Cândido Mendes, que dirigiu o departamento de História do ISEB, no qual Nelson Werneck Sodré lecionou, fez um brilhante e comovente testemunho da história dessa instituição, de suas cisões e de sua brutal extinção pela ditadura. Apesar das diferenças de ponto de vista, ressaltou o monumental valor da contribuição de Nelson Werneck Sodré e sua coerência metodológica.

A vice-diretora do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Norma Cortes, falou sobre o papel de Nelson Werneck Sodré na formação da consciência nacional. Olga Sodré, presidente do ISEB-NWS e diretora do CEB-NWS, destacou a originalidade da metodologia histórica de Nelson Werneck Sodré, a criatividade de seu enfoque marxista aplicado ao conhecimento do processo histórico brasileiro, o pioneirismo de seus sessenta anos de pesquisa social e sua contribuição para o memorialismo, para o estudo da cultura nacional e da comunicação.

USP homenageia Centenário


A Universidade de São Paulo (USP) presta uma homenagem para o Centenário de nascimento de Nelson Werneck Sodré na próxima terça-feira (19). Uma das salas do curso de História da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas), na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, receberá o nome de “Nelson Werneck Sodré”.

A inauguração será durante o Encontro Nacional da ANPUH (Associação Nacional de História), das 12h às 14h, no Edifício Eurípedes Simões de Paula. O secretário de Cultura de Itu, professor Jonas Soares, estará representando o Centro de Estudos Brasileiros Nelson Werneck Sodré. O professor e doutor em História Social Marcos Silva, organizador do “Dicionário crítico Nelson Werneck Sodré”, também participa do evento.

Da redação


Nenhum comentário:

Postar um comentário