terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Já em campanha Alckimin aumenta salário de professores

Já em campanha presidencial(como visto na entrevista à Miriam Leitão na Globo News, semana passada), o Governador de São Paulo Geraldo Alckimin depois de anos sem cumprir a lei do Piso Nacional do Magistério em atitude inédita e inesperada, aumentou em 10% o salário dos Professores de Educação Básica I(1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental) nível I,  passando de R$ 2.086,93 para R$ 2.298, 80(valor do piso). Ainda reajustou em 5% os vencimentos de um pouco mais de 700 professores de nível 2.
Claramente uma ação com vistas as eleições de 2018, principalmente após o governo golpista de Temer ter anunciado o aumento do Piso Nacional e São Paulo ter sido vislumbrado como um dos Estados da federação que não cumprem o Piso.
Esse reajuste surpresa vem num momento em que as vésperas da atribuição de aulas para o ano letivo de 2017 a Rede Estadual de Ensino diminui o número de Professores Coordenadores das unidades.
A APEOESP um dos sindicatos da categoria vê distorções no reajuste. De acordo com o informativo "APEOESP Informa Urgente" no site da entidade o:
"...reajuste para adequar o piso do Magistério paulista ao piso nacional do magistério causa algumas distorções, de acordo com estudos do Dieese. Primeiramente, porque é um reajuste a poucos profissionais, já que os docentes que terão esse reajuste salarial representam apenas 9,4% do total de professores da rede em sala de aula. Ou seja, a esmagadora maioria dos professores não terá qualquer alteração salarial, o que quebra a isonomia dentro da carreira. Além deste efeito, o reajuste dado dessa forma iguala salarialmente os níveis I e II, o que “achata” a carreira da categoria, diminuindo a distância dos vencimentos iniciais e dos vencimentos finais."
O que podemos verificar é mais uma manobra tucana que não valoriza de fato a carreira do magistério e que visa espalhar em 2018 o modelo PSDB de governar para o Brasil.

APEOESP: chama ato para 08 de Março
Ainda na discussão sobre valorização da carreira, reajuste salarial para toda categoria e contra a reforma da previdência a APEOESP convocou ato para o dia 08 de Março.

FONTE: APEOESP e SEE/SP



Nenhum comentário:

Postar um comentário