COMUNICADO Nº 863, DE 29 DE JULHO DE
2016
A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso de suas
atribuições legais, e conforme o que lhe representou a Coordenadora
da SME/COPED/NTC – NÚCLEO DE TECNOLOGIAS
PARA APRENDIZAGEM, COMUNICA a realização do CURSO
CULTURA MAKER - MODULO III: LINGUAGEM DE PROGRAMAÇAO,
conforme especificações a seguir:
I - OBJETIVOS:
- Apropriar-se dos elementos constituintes da linguagem
de programação como estratégia pedagógica para ressignificar
processos formativos.
- Entender a linguagem de programação como estratégia
pedagógica para potencializar processos de ensino-aprendizagem
no território da unidade escolar a partir de diferentes
recursos e aplicativos.
II - CONTEÚDO:
- Linguagem de Programação como estratégia
- Elementos da Linguagem de Programação
- Linguagem de Programação e Educação
- Linguagem de Programação e Cultura Maker
- Scratch
- APP INVENTOR
III - METODOLOGIA:
Metodologia: apresentação de bases conceituais:
- dinâmica em grupos, considerando a problemática de
planejamento e orientação dos alunos em relação a abordagem
trabalhada como estratégia.
- relato de prática
PRESENCIAL:
- Dinâmica de Grupo – nos Laboratórios de Informática das
Diretorias Regionais de Educação
- Palestra
- A DISTÂNCIA
- Divididos em 41 turmas, em conformidade com cada DRE,
serão disponibilizados conteúdos pertinentes a temática e uma
tarefa com uma proposta de resolução de problemas (PBL –
PROBLEM-BASID LEARNING).
IV - PÚBLICO ALVO:
Professores de Educaçao Infantil e Ensino Fundamental I e
Professores de Ensino Fundamental II e Medio que exerçam a
função de Professores Orientadores de Informática Educativa
nas EMEIs, EMEFs, EMEFMs e EMEBSs e um Professor do Itinerário
Formativo do CIEJA.
Os participantes terão dispensa de ponto das horas coincidentes
ao evento, nos termos da Portaria SME nº 5.303, de 29
de julho de 2016
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 20 Horas
VI - CRONOGRAMA:
Serão realizados encontros presenciais com todos os professores
envolvidos, que farão a opção de acordo com seu
horário de trabalho (manhã ou tarde).
No ambiente virtual de aprendizagem os professores serão
divididos em 41 turmas (a distância) em conformidade com
sua DREA) BUTANTÃ:
Data: 11/Agosto
Turma 1: 08h00 às 12h00 e Turma 2: 13h30 às 17h30
B) CAMPO LIMPO:
Data: 08/Agosto (T1)
Turma 1: 08h00 às 12h00;
Data: 10/Agosto: (T2 e T3)
Turma 2: 08h00 às 12h00 e Turma 3: 13h00 às 17h00;
Data: 12/Agosto: (T4)
Turma 4: 13h00 às 17h00
C) CAPELA DO SOCORRO:
Data: 08/Agosto(T1 e T2)
Turma 1: 08h00 às 12h00 e Turma 2: 13h30 às 17h30;
Data:10/Agosto (T3 e T4)
Turma 3: 08h00 às 12h00 e Turma 4: 13h30 às 17h30
D) FREGUESIA DO Ó/BRASILANDIA:
Data: 10/Agosto (T1 e T2)
Turma 1: 08h00 às 12h00 e Turma 2: 13h00 às 17h00
E) GUAIANASES:
Data: 11/Agosto (T1 e T2)
Turma 1: 08h00 às 12h00 e Turma 2: 13h00 às 17h00
F) IPIRANGA:
Data: 09/Agosto (T1)
Turma 1: 08h00 às 12h00;
Data: 10/Agosto (T2)
Turma 2: 13h00 às 17h00;
Data: 11/Agosto (T3)
Turma 3: 08h00 às 12h00
G) ITAQUERA:
Data: 12/Agosto (T1 e T2)
Turma 1: 08h00 às 12h00 e Turma 2: 13h00 às 17h00
H) JAÇANÃ/TREMEMBÉ:
Data: 10/Agosto (T1)
Turma 1: 08h00 às 12h00;
Data: 11/Agosto (T2)
Turma 2: 13h00 às 17h00
I) PENHA:
Data: 09/Agosto (T1 e T2):
Turma 1: 08h00 às 12h00 e Turma 2: 13h30 às 17h30
J) PIRITUBA/JARAGUA:
Data: 08/Agosto (T1 e T2):
Turma 1: 08h00 às 12h00 e Turma 2: 13h00 às 17h00;
Data: 11/Agosto (T3 e T4)
Turma 3: 08h00 às 12h00 e Turma 4: 13h00 às 17h00;
Data: 12/Agosto (T5 e T6):
Turma 5: 08h00 às 12h00 e Turma 6: 13h00 às 17h00
L) SANTO AMARO:
Data: 09/Agosto (T1 e T2):
Turma 1: 08h00 às 12h00 e Turma 2: 13h30 às 17h30;
Data: 10/Agosto (T3 e T4):
Turma 3: 08h00 às 12h00 e Turma 4: 13h30 às 17h30
M) SÃO MATEUS:
Data: 08/Agosto (T3)
Turma 3: 13h00 às 17h00;
Data: 09/Agosto (T 1):
Turma 1: 08h00 às 12h00 ;
Data: 11/Agosto (T2 e T4):
Turma 2: 08h00 às 12h00 e Turma 4: 13h00 ÀS 17h00
N) SÃO MIGUEL PAULISTA:
Data: 08/Agosto (T1 e T2):
Turma 1: 08h00 às 12h00 e Turma 2: 13h00 às 17h00
Data: 09/Agosto (T3 e T4)
Turma 3: 08h00 às 12h00 e Turma 4: 13h00 às 17h00
No período de 08/Agosto a 01/Outubro – Realização de
Atividades no ambiente virtual de aprendizagem da SME, acessado
pelo endereço:
H T T P : / / C O R E S S O. S M E . P R E F E I T U R A . S P. G OV.
BR/LOGIN.ASPX?RETURNURL=%2FLOGOUT.
ASHX%3FSIS%3D102&SIS=10
VII - TOTAL DE VAGAS:
25 Vagas por turma
QUANTIDADE DE TURMAS: 41
LOCAL: DIRETORIAS REGIONAIS DE EDUCAÇÃO
VIII - REGENTES:
a) SME/COPED/ NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA APRENDIZAGEM:
REGINA CELIA FORTUNA BROTI GAVASSA - RF 668633-8
GISLAINE BATISTA MUNHOZ - RF 668362-2
ISABELA SILVEIRA MACHADO - RF 772294-8
SILVIO LUIS CAETANO - RF 660479-0
b) DRE BUTANTÃ
ANDRÉ DE FREITAS DUTRA R.F. 722.479.6/1
c) DRE CAMPO LIMPO
LEANDRO ALVES DOS SANTOS RF. 773.189.2 /1
d) DRE CAPELA DO SOCORRO
MARIA TERESA FUEYO RF: 592.915.6-2
e) DRE FREGUESIA/BRASILÂNDIA
MARIA IZILDA ALMEIDA BORGES – RF 639.489.2/2
ELEONORA CORDEIRO MATTOSO RF. 793.023.2/1
f) DRE GUAIANASES
MARCELO MARTINS – RF 689.062.8/2 -
g) DRE IPIRANGA
KELLEY CARVALHO MONTEIRO DE OLIVEIRA – RF
600.212.9/2
TANIA TADEU – RF 577.152-8/2
h) DRE ITAQUERA.
DIONEL DA COSTA JUNIOR RF 724.151.8/2
i) DRE JAÇANÃ/TREMEMBÉ
KLEBER WILLIAN ALVES DA SILVA RF 774.698.9/1
j) DRE PENHA
ROBSON LEITE RF. RF. 802.042.6/1
l)DRE PIRITUBA/JARAGUÁ
MARCIA DUARTE CARVALHO - RF 800.536.2/1
m) DRE SANTO AMARO
CLAUDIA GONÇALVES DA SILVA RF 7767951/1
VIVIANE APARECIDA ALVES DO NASCIMENTO RF
727.723.7/1
n) DRE SÃO MATEUS
MARIA ANGELINA BIANCO GUERRA RF. 675.486.4/1
o) DRE SÃO MIGUEL
ELAINE BERNARDO DE OLIVEIRA QUEIRÓS RF 562.084.8/2
PEDRO ROBERTO DA FONSECA SATIRO RF. 7827474/2
IX- CERTIFICAÇÃO:
Frequencia de 100% e entrega de atividades no ambiente
virtual de aprendizagem com mínimo de conceito S.
X - INSCRIÇÕES (LOCAL, HORÁRIO, DOCUMENTOS
NECESSÁRIOS):
Inscrições: de 30/Julho a 04/Agosto. Os cursistas deverão
efetuar a inscrição na turma pretendida nos links de suas respectivas
DREs abaixo:
BUTANTA
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScrjyDE0Q7nzqP
s3JDWMwUChgZHvpZgpGHLdxZQsz8-qhP_nw/viewform
CAMPO LIMPO: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIp
QLSfOITiSRRQoeccDfvNAu8rvmrM_0yer0lVxGDUmhpE092h0
dg/viewform
CAPELA DO SOCORRO: https://docs.google.com/forms/d/e/
1FAIpQLSe2Sjr2AZd9RcGq0ebfazzbunpTglFnXczZxNlHwtP1MW
4MdA/viewform
FREGUESIA/BRASILANDIA: https://docs.google.com/forms/
d/e/1FAIpQLSf8Fyyp4Z55ObJMU9BF1cWTVaQz5EAegn6IjY799z
Pbl3jgNg/viewform
GUAIANASES: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQL
SddZkvIs8tEiJTBCQSJgNqMmUr42TtxanzWjCBhskgVrOQTLw/
viewform
IPIRANGA: https://docs.google.com/forms/d/
e/1FAIpQLSfswBx24YZue8IdoV_D1zwNkvWZa5lvNYc8JbC3ICJyMtNeyg/viewform
ITAQUERA:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdwKY2bkYpZ5hVV2Dn1isk7lk0rle0j1TJp5ojhoaPZl1iKA/viewform
JAÇANÃ-TREMEMBÉ: https://docs.google.com/forms/d/e/
1FAIpQLScpSm6CsB7wxXVuewK2of5dDbwR7u8GdB0UjyTGqs
Zb-v5zQA/viewform
PENHA: https://docs.google.com/forms/d/
e/1FAIpQLSdOKNVMH_CTjJ-LyE5Ha72tZKj9J6XjYcOOxXcymjIGU-I_RA/viewform
PIRITUBA-JARAGUÁ: https://docs.google.com/forms/
d/e/1FAIpQLSddvYOyPAUdjW4N5BzqW0h-FttNlMG2X0gNh6Kt9oz-KuCpTA/viewform
SANTO AMARO: https://docs.google.com/forms/d/
e/1FAIpQLSfcwYZ2LaFV0S1D6VzTP-rbYPePSgtW5LTuCM6jGENFDEvwIg/viewform
SÃO MATEUS:
https://docs.google.com/forms/d/
e/1FAIpQLSdIpGqHVfcWK2ql-KjMVYYPUpbNdxYxFpL2pOunqYOAB3qOw/viewform
SÃO MIGUEL: https://docs.google.com/forms/d/
e/1FAIpQLSdlP9HI8dx810OgWgbL6Nq_wy9L4HoBtovRRP5aNYkfurhQ6g/viewform
XI- ÁREA PROMOTORA:
SME/COPED/NTC – NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA
APRENDIZAGEM
***
COMUNICADO Nº 860, DE 29 DE JULHO DE
2016
A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE
SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU
O COORDENADOR DO NÚCLEO DE EDUCOMUNICAÇÃO,
COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO CINEMA BRASILEIRO
- PANORAMA PARA OS EDUCADORES, CONFORME ESPECIFICAÇÕES
A SEGUIR:
II - OBJETIVOS:
- DISCUTIR OS DESCOMPASSOS ENTRE A CULTURA ESCOLAR
TRADICIONAL E A CULTURA AUDIOVISUAL, ESPECIALMENTE
A PRODUZIDA NO BRASIL;
- APRESENTAR A HISTÓRIA DO CINEMA BRASILEIRO, COMPREENDENDO
O CINEMA COMO DOCUMENTO HISTÓRICO E
COMO PARTE DA CULTURA BRASILEIRA;
- APRESENTAR O CINEMA BRASILEIRO PRODUZIDO NOS
ÚLTIMOS 20 ANOS, COM TODA A DIVERSIDADE DE GÊNEROS E
FORMATOS QUE ESTA PRODUÇÃO ENVOLVE;
- INCENTIVAR A CRIAÇÃO DE CINECLUBES DE CINEMA
BRASILEIRO, TANTO NA EDUCAÇÃO INTEGRAL
(ESPECIALMENTE CURTA METRAGENS), COMO NO CONTRA-TURNO
(LONGAS METRAGENS), QUE PODEM ESTAR
INTEGRADOS À COMUNIDADE ESCOLAR E SINTONIZADOS
COM AS ABERTURAS DE SALAS DE CINEMA DA SP CINE,
EM SALAS COMPARTILHADAS DOS CEUS, PREVISTAS PARA
O INÍCIO DE 2016).
III - CONTEÚDO:
1º ENCONTRO: DIÁLOGO E DESCOMPASSO ENTRE CINEMA
E EDUCAÇÃO; PRIMÓRDIOS DO CINEMA NO BRASIL;
2º ENCONTRO: CINECLUBISMO E CINEMA NOVO
3º ENCONTRO: NOVO ARRANJO DA INDÚSTRIA AUDIOVISUAL
BRASILEIRA, A RETOMADA;
4º ENCONTRO: OS FILMES DE FICÇÃO RECENTES
5º ENCONTRO: DOCUMENTÁRIOS
6º ENCONTRO: ANIMAÇÃO BRASILEIRA E CURTAS METRAGENS;
IV - METODOLOGIA:
ATIVIDADES DIDÁTICO-PARTICIPATIVA, DIDÁTICO-EXPOSITIVA
E AUTOFORMATIVAS
V - PÚBLICO ALVO: PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL
II E MÉDIO
VI - CARGA HORÁRIA TOTAL: 18 HORAS
VII - CRONOGRAMA:
DRE GUAIANASES
QUINTAS: 11,18/08, 01,08,15 e 22/09/2016
19H00 ÀS 22H00
DRE GUAIANASES - RUA AGAPITO MALUF, 58 ( AUDITÓRIO
– DIPED)
REGÊNCIA: CLAUDIA DE ALMEIDA MOGADOURO
VIII - TOTAL DE VAGAS: 25 VAGAS (TURMA ÚNICA)
IX - REGENTES:
CLAUDIA DE ALMEIDA MOGADOURO; CARLOS ALBERTO
MENDES DE LIMA
X- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS A CERTIFICAÇÃO OS PARTICIPANTES
QUE OBTIVEREM 100% DE PRESENÇA E CONCEITO
S (SATISFATÓRIO)
XI - INSCRIÇÕES:
INSCRIÇÃO HTTP://DOTP-GUAIANASES.BLOGSPOT.COM.BR
(CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO DISPONÍVEIS NO BLOG)
XII- ÁREA PROMOTORA:
SME/COPED/NTC/ NÚCLEO DE EDUCOMUNICAÇÃO
RETIFICAÇÃO DA PUBLICAÇÃO DO DOC DE 22/08/2015,
PÁGINA 47.
***
COMUNICADO Nº 56, DE 27 DE JULHO DE 2016.
O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS
ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO
LITERATURA INTERCULTURAL: PRÁTICAS DE LEITURA DAS
LITERATURAS AFRICANAS, AFRO-BRASILEIRA, INDÍGENA E
LATINO-AMERICANA., CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:
I - OBJETIVOS:
- IMPULSIONAR A LEITURA DA PRODUÇÃO LITERÁRIA CONCERNENTE
AOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA E DAS LITERATURAS
AFRO-BRASILEIRA, INDÍGENA E LATINO-AMERICA.- PERMITIR CONTATO COM CONHECIMENTOS SOBRE A
HISTÓRIA E A REALIDADE DE PAÍSES AFRICANOS, DA RELAÇÃO
ENTRE ÁFRICA E BRASIL, E DA CULTURA INDÍGENA E LATINOAMERICANA.
- DIALOGAR E DEBATER SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DAS
LEIS 10.639/03 E 11.645/08 A PRESENÇA DAS CULTURAS DE
MATRIZES AFRICANA, AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NA FORMAÇÃO
IDENTITÁRIA BRASILEIRA.
- ENTENDER E INTERPRETAR AS PRÁTICAS SOCIAIS E CULTURAIS
RELATIVAS À QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL ÀS QUESTÕES
ATINENTES À ÁFRICA NO BRASIL, ALÉM DISSO, COMPREENDER
AS DINÂMICAS SOCIAIS ENVOLVIDAS NA PRESENÇA ESTRANGEIRA
NO BRASIL CONTEMPORANEAMENTE.
II - CONTEÚDO:
10/08/2016 - INTRODUÇÃO À LITERATURA INTERCULTURAL:
CONCEITO
21/09/2016 - LITERATURA LATINO-AMERICANA: AUTORES
E ESCRITORES LATINOS
07/10/2016 - CONHECENDO ESPAÇOS DA LITERATURA
LATINO-AMERICANA NO TERRITÓRIO
16/11/2016 - PARALELO ENTRE AS LITERATURAS INDÍGENA
? AFRICANA E LATINO-AMERICANA.
07/12/2016 - AVALIAÇÃO E BALANÇO DA FORMAÇÃO.
III - METODOLOGIA:
A FORMAÇÃO DURANTE ESTE PERÍODO SERÁ DE 5 ENCONTROS
DE 4 HORAS E TERÃO A PARTICIPAÇÃO DA EQUIPE
DA DOT/NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL COM A PARTICIPAÇÃO
DOS PROFESSORES DE SALA DE LEITURA (POSL)
E EQUIPE DIPED DA DRE PIRITUBA JARAGUÁ, PROMOVIDOS
PELA DOT/SALA DE LEITURA.
OS PROFESSORES EM TODAS AS ESCOLAS FARÃO EXPERIÊNCIAS
COM SESSÕES SIMULTÂNEAS DE LEITURA TENDO
COMO ALVO O ESCOPO DEFINIDO NO CURSO. NAS SESSÕES SIMULTÂNEAS
DE LEITURA OS ALUNOS DE TODAS AS UNIDADES
TERÃO CONHECIMENTO DAS PRODUÇÕES LITERÁRIAS DE PAÍ-
SES AFRICANOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, AFRO-BRASILEIRAS,
INDÍGENAS E LATINO-AMERICANAS.
OS ENCONTROS TAMBÉM TERÃO COMO ATIVIDADES VISITAS
EM ESPAÇOS DE PRESENÇA INDÍGENA E LATINO-AMERICANO,
TENDO COMO PREOCUPAÇÃO O CONHECIMENTO
SOBRE O CULTURA DO MIGRANTE PRESENTE EM NOSSO PAÍS
ATRAVÉS DA LITERATURAINTERCULTURAL.
IV - PÚBLICO ALVO: PROFESSORES ORIENTADORES DE
SALA DE LEITURA
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 20 HORAS
VI - CRONOGRAMA:
TURMA A: DAS 8H00 ÀS 12H00 ? DIAS 10/08 - 21/09/2016
- 07/10/2016 - 16/11/2016 - 07/12/2016
TURMA B: DAS 13H30 AS 17H30 ? DIAS 10/08 - 21/09/2016
- 07/10/2016 - 16/11/2016 - 07/12/2016.
VII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS POR TURMA
QUANTIDADE DE TURMAS: 2
VIII - REGENTES: SILVANIA FRANCISCA DE JESUS
IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS À CERTIFICAÇÃO OS PARTICIPANTES
QUE OBTIVEREM 100% DE PRESENÇA E CONCEITO S.
X – INSCRIÇÕES: COMUNICADO VIA E-MAIL PARA A
UNIDADE ESCOLAR
XI- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
PIRITUBA/JARAGUÁ
***
COMUNICADO Nº 42, DE 21 DE JULHO DE 2016.
O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS
ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU
A DIRETORA DA DIVISÃO PEDAGÓGICA – DIPED, COMUNICA
A REALIZAÇÃO DO CURSO: AVALIAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM
NO AEE, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:
I - OBJETIVOS:
- PROGRAMAR, ACOMPANHAR E AVALIAR A FUNCIONALIDADE
E A APLICABILIDADE DE RECURSOS PEDAGÓGICOS E DE
ACESSIBILIDADE NA SAAI, NA CLASSE COMUM E NOS DEMAIS
AMBIENTES DA ESCOLA,
- DESENVOLVER ESTRATÉGIAS PRÓPRIAS DO ATENDIMENTO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, DE ACORDO COM AS
NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS DOS ALUNOS.
II - CONTEÚDO:
DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PRÓPRIAS DO ATENDIMENTO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: ELABORAÇÃO DE
ESTRATÉGIAS CONFORME OS ESTUDOS DE CASOS ATENDIDOS
EM NOSSAS SALAS DE APOIO E ACOMPANHAMENTO A INCLUSÃO
- SAAI (LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS-LIBRAS, COMUNICAÇÃO
ALTERNATIVA E AUMENTATIVA-CAA; SISTEMA BRAILE,
USO DO SOROBAN E DAS TÉCNICAS PARA A ORIENTAÇÃO E
MOBILIDADE PARA ALUNOS CEGOS, INFORMÁTICA ACESSÍVEL
E DO USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA -?TA,
ATIVIDADES DE VIDA AUTÔNOMA E SOCIAL, ORIENTAÇÃO DE
ATIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PARA AS ALTAS
HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO).
III - METODOLOGIA:
REFLEXÕES A PARTIR DE ESTUDOS DE CASO DOS ALUNOS
ATENDIDOS NA SAAI, LEITURA E DISCUSSÃO DE TEXTOS ,
TRECHOS DE FILME E VÍDEOS EDUCATIVOS, ADAPTAÇÕES E
ADEQUAÇÕES CURRICULARES PERTINENTES AS ÁREAS DA
COMUNICAÇÃO SENSORIAL E DE ACESSIBILIDADE PEDAGÓ-
GICA, RECURSOS EDUCACIONAIS PARA A ACESSIBILIDADE DA
APRENDIZAGEM E OFICINAS DE CONSTRUÇÃO DE RECURSOS
ESPECÍFICOS.
IV - PÚBLICO ALVO:
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO
EM REGÊNCIA NA SAAI SALA DE APOIO E ACOMPANHAMENTO
A INCLUSÃO DA UNIDADES EDUCACIONAIS.
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 20 HORAS
VI - CRONOGRAMA:
CARGA HORÁRIA: 20 HORAS
TURMAS: A E B
CRONOGRAMA: 22/08, 27/09, 26/10, 23/11 E 09/12/2016.
HORÁRIO:
TURMA A - 8H ÀS 12H
TURMA B - 13H30 ÀS 17H30
LOCAL: CENTRO DE FORMAÇÃO CEFOR SÃO MIGUEL - R.
D. ANA FLORA PINHEIRO DE SOUZA , 76 - VILA JACUÍ.
VII - TOTAL DE VAGAS: 30 VAGAS POR TURMA
QUANTIDADE DE TURMAS: 2
VIII - REGENTES:
DILÉA ALVES DE ARAUJO VARANDA – RF: 712.664.6 -
TURMA A
KARINA LEITE RENTZ – RF: 753.190.7 - TURMA B
LUCIANA APARECIDA DIAS DO PRADO SILVA - RF
807.406.2.1
IX- CERTIFICAÇÃO:
FARÃO JUS OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM 100% DE
PARTICIPAÇÃO E CONCEITO S (SATISFATÓRIO)
X – INSCRIÇÕES:
AS INSCRIÇÕES SERÃO REALIZADAS POR E-MAIL DIRECIONADO
AO CEFAI ATÉ O PREENCHIMENTO DAS VAGAS.
XI- ÁREA PROMOTORA:
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCACAO SAO MIGUEL – DIVISÃO
PEDAGÓGICA - DIPED
***
COMUNICADO Nº 43, DE 11 DE JULHO DE 2016.
O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS
ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU
A DIRETORA DA DIVISÃO PEDAGÓGICA – DIPED, COMUNICA
A REALIZAÇÃO DO CURSO: PERCURSOS CRIATIVOS PARA
EDUCADORES, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:
I - OBJETIVOS:
- PROMOVER EXPERIÊNCIAS DE ARTE E TECNOLOGIA
PARA CRIAÇÃO E AUTORIA DOS EDUCADORES A FIM DE SE
EXPRESSAREM E PROMOVEREM VIVÊNCIAS COM OS EDUCANDOS.
II - CONTEÚDO:
- DESENHO,
- LUZ, SOMBRAS E FORMAS,
- MONOTIPIA E CONFECÇÃO DE TINTAS NATURAIS
- MATERIAIS NÃO-ESTRUTURADOS E COLAGENS.
III - METODOLOGIA:
ABORDAGEM CONCEITUAL
- EXPERIMENTAR PROCESSOS DE AUTORIA E EXPRESSÃO
PLÁSTICA.
ABORDAGEM VIVÊNCIAS
- PROPOSTA QUE FAVOREÇA O INTERCÂMBIO ENTRE EDUCADORES
(CEI/EMEI/ EMEF), NUM PROCESSO DE AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO
E COM O PLANEJAMENTO DE AÇÕES EFETIVAS
QUE SUSCITE ESSAS REFLEXÕES NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS
NOS QUAIS ESSES EDUCADORES ATUAM.- LEITURAS REFLEXIVAS: TEXTOS, VÍDEOS, IMAGENS,
- REGISTRO DO PROCESSO FORMATIVO,
-TEMATIZAÇÃO DAS PRÁTICAS,
- EXPERIMENTAÇÕES PLÁSTICAS.
IV - PÚBLICO ALVO:
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E PROFESSOR DE
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I EM EXERCÍCIO
NOS CEIS E/OU EMEIS E EMEFS - PROFESSOR REGENTE
DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO E PROFESSOR DE ARTE ATUANTE
DO 1º AO 5º ANO - DA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
SÃO MIGUEL.
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 16 HORAS
VI - CRONOGRAMA:
TURMA 1: 13/08; 20/08; 27/08; 03/09/2016
HORÁRIO: 8H ÀS 12H
TURMA 2: 13/08; 20/08; 27/08; 03/09/2016
HORÁRIO: 13H ÀS 17H
LOCAL: DRE SÃO MIGUEL – AV. NORDESTINA, Nº 747 -
VILA AMERICANA
VII - TOTAL DE VAGAS: 35 VAGAS POR TURMA
QUANTIDADE DE TURMAS: 2
VIII - REGENTES:
SAMARA SAMIH ABDALLAH RF: 7904061 V 1
MARGARIDA DE SOUSA BARBOSA RF: 712563.1 V-2
IX- CERTIFICAÇÃO:
PARTICIPAÇÃO CONSIDERADA SATISFATÓRIA EXPRESSA
PELO CONCEITO S E FREQUÊNCIA 100%.
X – INSCRIÇÕES
SERÃO REALIZADAS PELO LINK http://goo.gl/forms/
B7cn8rcsyc3TUoJ82 ATÉ O PREENCHIMENTO DAS VAGAS.
XI- ÁREA PROMOTORA:
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCACAO SAO MIGUEL – DIVISÃO
PEDAGÓGICA - DIPED
***
COMUNICADO Nº 39, DE 28 DE JULHO DE 2016.
O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS
ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E AS POSSIBILIDADES
NO TRABALHO PEDAGÓGICO, CONFORME ESPECIFICA-
ÇÕES A SEGUIR:
I - OBJETIVOS:
- COMPREENDER AS CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA.
- INVESTIGAR E DISCUTIR, A PARTIR DE UM ESTUDO DE
CASO, AS POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA INTERVENÇÃO
PEDAGÓGICA.
- DEBATER ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A INCLUSÃO
DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO
AMBIENTE ESCOLAR, ATRAVÉS DO TRABALHO COLABORATIVO.
- APRESENTAR CONCEITOS DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA
NA PERSPECTIVA DA INTENÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO
E INCLUSÃO DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO
AUTISTA.
- DISCUTIR A POSSIBILIDADE DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
DOS ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO
AUTISTA.
- CRIAR ESTRATÉGIAS QUE ESTIMULEM A AÇÃO COLABORATIVA
ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA.
II - CONTEÚDO:
- CONCEITUAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO TRANSTORNO
DO ESPECTRO AUTISTA.
- IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS
ESPECIAIS DO ALUNO COM TEA;
- A LUDICIDADE NA SALA DE AULA.
- ANÁLISE DO PROCESSO ESCOLAR E A SUA RELAÇÃO
COM O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO
ESPECTRO AUTISTA.
- ESTRATÉGIAS, MATERIAIS E RECURSOS PARA O TRABALHO
JUNTO AOS ALUNOS COM TEA.
- INSTRUMENTOS E PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DOS
ALUNOS COM TEA.
- A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO.
III - METODOLOGIA:
ESTUDOS DE CASO EM GRUPOS, EXPOSIÇÕES ORAIS,
SOCIALIZAÇÃO DE ESTUDOS, DISCUSSÕES EM GRUPOS E
LEITURAS.
IV - PÚBLICO ALVO:
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I E PROFESSOR
DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, COORDENADOR
PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, SUPERVISOR ESCOLAR DA
DRE - BT, ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I EM EXERCÍCIO
NAS EMEFS, CIEJA DA DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
DO BUTANTÃ.
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS
VI - CRONOGRAMA:
PERIODO DE REALIZAÇAO: 10, 17 E 24 DE AGOSTO DE 2016
HORÁRIO: 08H00 ÀS 12H00
LOCAL:DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
RUA AZEM ABDALA AZEM, 564/574 ? JD BONFIGLIOLI ?
BUTANTÃ
VII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS (TURMA ÚNICA)
VIII - REGENTES:
JOICE PEREIRA PEREZ – RF 722093.6
LUCIA CHITKO – RF 780.410.5
IX- CERTIFICAÇÃO:
FARÃO JUS AO CERTIFICADO OS PARTICIPANTES QUE OBTIVEREM
CONCEITO SATISFATÓRIO (S) E 100% DE FREQUÊNCIA.
X - INSCRIÇÕES:
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: DAS 9H DO DIA 02/08/2016 ÀS
19H DO DIA 03/08/2016.
LINK: http://goo.gl/forms/1zeXBmetA6ucFe9S2
NO DIA 05/08/2016 SERÁ ENCAMINHADA VIA E-MAIL A
RELAÇÃO DOS CONTEMPLADOS ÀS UNIDADES ESCOLARES
DA DRE BT.
XI- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
BUTANTÃ
***
COMUNICADO Nº 40, DE 28 DE JULHO DE 2016.
A DIRETORA REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS
ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU O
DIRETOR DA DIVISÃO PEDAGÓGICA, COMUNICA A REALIZA-
ÇÃO DO CURSO DIÁLOGOS ENTRE TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO
INFANTIL: EDUCADORES, CRIANÇAS E BEBÊS A CAMINHO
DA AUTORIA, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:
I - OBJETIVOS:
APRESENTAR E REFLETIR O DOCUMENTO “O USO DA
TECNOLOGIA E DA LINGUAGEM MIDIÁTICA NA EDUCAÇÃO
INFANTIL”; DISCUTIR OS CONCEITOS LIGADOS AS TECNOLOGIAS
E AS MÍDIAS; PENSAR ACERCA DAS POSSIBILIDADES DE
UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS E DAS MÍDIAS NO TRABALHO
COM COM BEBÊS, MENINOS E MENINAS.
II - CONTEÚDO:
INFÂNCIAS E TECNOLOGIAS;
CONCEITOS DE TECNOLOGIAS;
O USO DAS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL;
O VÍDEO E AS CRIANÇAS;
CULTURA MAKER;
DISCUSSÃO DE POSSIBILIDADES DE USO DAS MÍDIAS E
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
III - METODOLOGIA:
DIALÓGICA, POR MEIO DE SOCIALIZAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO
DE PRÁTICAS, ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS DE AÇÕES,
LEITURAS DE REFERENCIAIS TEÓRICOS E DE DOCUMENTOS
OFICIAIS, VISITA AO FABLAB. AO FINAL DO CURSO, OS PARTICIPANTES
APRESENTARÃO PROPOSTA DE ATIVIDADE COM A UTILIZAÇÃO
DE MÍDIA OU TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
IV - PÚBLICO ALVO:
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROFESSOR DE
EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I, DIRETOR DE
ESCOLA, COORDENADOR PEDAGÓGICO, SUPERVISOR ESCOLAR
QUE ATUEM NAS EMEIS E CEIS DA DRE BUTANTÃ.
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 24 HORAS
VI - CRONOGRAMA:
DIAS 19, 24, 26 E 31 DE AGOSTO, 02 E 09 DE SETEMBRO
DE 2016.
TURMA A: DAS 8H ÀS 12H;
TURMA B: DAS 13H30 ÀS 17H30.
VII - TOTAL DE VAGAS: 30 VAGAS POR TURMA
QUANTIDADE DE TURMAS: 2
VIII – REGENTES/INSTRUTORES:
ANDRE DE FREITAS DUTRA RF 722479-6; LAURA MATOS
CAVALCANTE BUENO RF 654.941-1; RENATA MASTROEINE DO
NASCIMENTO RF 690.656-7.
IX- CERTIFICAÇÃO:
FARÃO JUS AO CERTIFICADO, OS PARTICIPANTES QUE TIVEREM
75% DE PRESENÇA E PARTICIPAÇÃO SATISFATÓRIA. (S).
X - INSCRIÇÕES:
DRE BT/ DIPED: DE 15 A 16 DE AGOSTO DE 2016 ATRAVÉS
DO LINK: https://goo.gl/forms/FiR9kiKc3FfhAqB23
XI- ÁREA PROMOTORA: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO
– BUTANTÃ/DIPED
****
Publicação do Diário Oficial da Cidade De São Paulo em 30/07 páginas 36 até 42
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