quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Conselho Estadual de Educação de SP é composto por Privataria

Após ter lido matéria de Malú Damázio da Rede Brasil Atual de 18/12/2013 e que acusa a maioria dos conselhos estaduais de educação da maioria dos Estados brasileiros não contarem com a participação de professores da rede pública, estudantes e pais de estudantes, fui verificar a composição do CEE de SP, quase tive um susto quando vi os nomes, quase um grupo de comensais da morte. Sendo que pessoalmente me assustei mais com o nome da Belatriz Lestrange de SP , dona Rose Neubauer.
Mas não foi exatamente isto que me chamou tanta atenção. O que mais me chamou atenção foi confirmar o que Damázio discorreu em seu texto: a total falta de participação popular no conselho. E claro o corporativismo tucano que existe no conselho e o que considerei mais absurdo(mas não surpresa) a representação privada no conselho. Pasmem, no CEE/SP há representante do Bradesco,  de uma empresa chamada EBRAP, do Banco Indusval & Partners, da FAI, da Uninove, da FIESP e do Colégio Bandeirantes.
Onde estão os representantes da UPES? Da APEOESP? Da UEE? Dos pais das escolas estaduais? Dos funcionários da Educação estadual?
O tucanato paulista quer que a Educação seja normatizada por banqueiros e financiadores do neoliberalismo. 
Democracia e participação popular para Geraldo, Lord das Trevas, e sua turma de comensais da deseducação é sinônimo de incompetência e baderna.
Aguardo que professore e população paulista resolvam isso em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário