terça-feira, 10 de abril de 2012

Comissão especial do PNE se reunirá com ministro Guido Mantega


A Comissão Especial que discute o novo Plano Nacional de Educação (PNE) se reunirá na próxima terça-feira, 10/4, com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para defender a possibilidade de maiores investimentos do Governo Federal em educação. A informação é do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), membro da Comissão Especial. Marcada para as 16h, a reunião deverá discutir a proposta de investimento, no setor educacional, de valor equivalente a 10% do PIB.


A proposta é defendida nacionalmente pelos movimentos ligados à educação e pelo deputado Chico Lopes. O relator do PNE, deputado Ângelo Vanhoni (PT-SP), apresentou relatório prevendo investimento equivalente a 8% do PIB – cifra insuficiente, na avaliação de Chico Lopes, para financiar todos os investimentos previstos pelo PNE, que estabelece as prioridades da educação para toda esta década.

“Vamos discutir com o ministro a possibilidade de avançar mais quanto a esse investimento. Os 8% que estão postos até aqui não são suficientes para tudo o que o PNE prevê, incluindo novas demandas, como creche e escola em tempo integral, com ampliação da jornada escolar, e maior desenvolvimento da educação profissionalizante”, justifica Lopes.

“Para fazer frente a essa realidade, precisamos de investimento maior. O ideal seria os 10% que o movimento da educação está buscando. Se não for possível, tentaremos um valor maior que os 8%”, complementa Chico Lopes.

Audiência com Mantega

Para Chico Lopes, a audiência com o ministro Guido Mantega poderá marcar um novo momento na luta pelo PNE comprometido com mais recursos para a educação. ”Essa participação pode abrir um novo caminho para essa luta. Enquanto isso, a mobilização da sociedade continua sendo fundamental para criar uma pressão legítima, por mais dinheiro para a educação”, acrescenta o deputado.

“Teremos inclusive argumentos para levar ao ministro, como a destinação, para a educação, de 50% do Fundo Social do Pré-sal, determinada por projeto do senador Inácio Arruda aprovado por unanimidade na Comissão de Educação do Senado”, aponta Chico Lopes.

Fonte: Assessoria do Deputado Federal Chico Lopes (PCdoB-CE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário