quarta-feira, 29 de junho de 2011

PNBL Já! Universalização do acesso a rede e aos equipamentos de informática já!

Hoje no Jornal da Tarde - JT, resumão do jornal "O Estado", no seu espaço dedicado a Educação entre as três notícias que configuravam sua página duas me chamaram a atenção: 1) Estudantes em sistema de liberdade assistida(L.A) estavam sendo impedidos de cursarem as escolas públicas de São Paulo, na zona sul, por causa de sua condição de L.A.;2) Metade dos alunos não acessa computadores, ou seja, metade dos estudantes brasileiros não tem acesso a internet.
A primeira informação é um caso de resolução bem mais objetiva e consideravelmente fácil, já que basta acionar o Conselho Tutelar e consequentemente este acionar a escola ou até mesmo o juiz da vara da infância. O que fica mal resolvido é educador(no caso diretor) negar vaga para o menor infrator.Já a segunda notícia cai no que os blogueiros "sujos" e os militantes da expansão do direito a informação e tecnologia tanto teclam: avanço no Programa Nacional de Banda Larga - PNBL.
Vimos no 2º BlogProg que o ministro Paulo Bernardo não apresentou avanços, apesar de nessa última semana o PIG ter anunciado que houve acordo entre o Governo e as teles. Temos porém, aí, uma questão que ainda não está resolvida que é o acesso ao equipamento de informática que apesar dos programas governamentais de barateamento dos equipamentos ainda não houve uma grade leva de aquisição.Temos no Brasil 85% dos estudantes, podemos considerar aí, de certa forma, a juventude, sem o acesso a rede.
Nas informações apresentadas pelo JT somos o pior país entre 38 pesquisados pelo PISA na relação aluno - informática.Um país que cresce não pode ser um país desconectado e desinformado. Temos que avançar no acesso aos equipamentos e acesso a rede de forma efetiva e massiva. Os blogueiros progressistas já demonstraram que a rede é uma ferramenta valiosa para democracia e devemos expandi - la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário