terça-feira, 28 de junho de 2011

Adeus Ministro!

Agora sim! Agora posso escrever dizendo adeus ao ex-ministro da Educação do governo FHC,  economista Paulo Renato de Souza.Agora sim porque o mesmo só foi enterrado ontem, as 10h no cemitério do Morumbi.
Paulo Renato nasceu em 1945 em Porto Alegre onde se formou em economia na Universidade Federal de lá. Entre 1984 e 1986 foi secretário de Educação do então governador Franco Montoro. Entre 86 e 90 foi reitor da UNICAMP, na gestão de Orestes Quércia. Em 1988 ajudou a fundar o partido representante do neoliberalismo no Brasil, o PSDB. Entre 1995 e 2002 ajudou a implantar o modelo neoliberal de educação no Brasil sendo ministro de Educação de FHC. Entre 2009 e 2010 ajudou a avacalhar a educação paulista sendo secretário de educação de José Serra.
Não serei hipócrita e chorar a morte de Paulo Renato, nem serei cruel ao dizer :"ainda bem!mais um se foi!", preferia é claro continuar criticá - lo, ou seja, era bem melhor ele vivo. Mas, esse é um texto de adeus não de criticas.
Adeus ministro que nos ensinou a ver os números de forma critica e nos ensinou o valor da análise qualitativa, toda vez que aparecia com números e gráficos dizendo que a educação estava melhorando. Vale lembrar que Paulo foi o ministro que ampliou quase em 100% o acesso ao ensino fundamental, o acesso, a permanência e qualidade ele deixou para os ministros seguintes.
Adeus ministro que tinha como convicção que Ensino Superior tinha que ser atividade da iniciativa privada. Por isso muita gente terminava o ensino Médio e terminava.Se terminava.
Adeus ministro que criou o FUNDEF e deixou um abismo entre os vários níveis de educação.
Adeus ministro. Não sentiremos saudades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário