sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

Ferraz de Vasconcelos: Priscila Gambale toma posse e nomeia Cecília Cortez da Cunha Cruz para SME

 Hoje, dia primeiro de janeiro nos mais de cinco mil municípios brasileiros vereadores e prefeitos eleitos em 2020 tomam posse dos seus cargos. Em Ferraz de Vasconcelos não foi diferente: a primeira mulher eleita prefeita foi empossada, Priscila Gambale(PSD).

Em seguida a solenidade de posse do cargo a nova prefeita realizou coletiva de impressa no Paço Municipal e encerrou o mistério em torno dos secretários que auxiliarão na gestão do município. Entre os/as nomeados(as) há nomes conhecidos da política ferrazense como Rose Crossi(PTB) que administrará a cultura, por exemplo.

Já outros nomes não são conhecidos do povo ferrazense e nem daqueles que serão chefiados por tal pessoa. É o caso de Cecília Cortez da Cunha Cruz que a partir de hoje é a secretária municipal de educação.

Cecília Cruz é formada em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas(2017-2020). Desde de junho de 2019 ocupa cargo de Assessora no Gabinete do Secretário Estadual de Educação de São Paulo. Ela substituirá a professora Sônia Regina Fernandes Afonso que assumiu o cargo neste último ano da gestão Zé Biruta(Republicanos). 

A secretária nomeada aparentemente não tem vasta experiência com educação, e no caso mais especifico da educação municipal, com a Educação Básica. Por mais que pesquisamos não encontramos, com exceção do fato de ser assessora do Secretário estadual, trabalhos voltados para e na educação básica .

A nomeada para pasta terá um grande desafio pela frente em 2021: será a responsável pelas tomadas de decisões em decorrência da pandemia de coronavírus, inclusive a de retorno ou não as aulas presenciais. Caso a nova secretária seguir a linha do seu, agora, antigo chefe da pasta estadual da educação, as escolas retornarão com atendimento presencial o quanto antes, mesmo se o Estado estiver na fase vermelha ou laranja. Vale lembrar que Rossieli Soares, secretário estadual de educação, afirmou que quer manter as escolas estaduais abertas mesmo em caso de retrocesso de fase.( leia aqui)

Vamos aguardar as ações da nova prefeita e secretária em relação a área educacional e torcer para serem as mais acertadas possíveis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário