terça-feira, 3 de abril de 2018

Em nove anos funcionários públicos de Ferraz tem apenas 19% de reajuste salarial e prefeitos 42%

Com dados do site da prefeitura na aba" legislação" podemos ver o conjunto de leis produzidas pelos vereadores e prefeitos do município de Ferraz de Vasconcelos. Fazem parte deste conjunto as leis que dispõem sobre a revisão anual de servidores públicos da prefeitura, servidores públicos da câmara bem como de prefeito, vice, secretários e vereadores. 
Desde 2011, a data base para funcionários é o mês de maio, tendo como referência para reajuste o INPC, Índice Nacional de Preços ao Consumidor.
A partir disso verificamos desde o ano de 2008 as revisões gerais realizadas no município para todas as categorias supracitadas. Veja o gráfico de barras abaixo:

gráfico 1
Como pode ser visto os servidores públicos da administração direta da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos tiveram um intervalo de sete anos até a posterior revisão acontecer. Tendo as revisões somadas de 2008 e 2016, o reajuste ao funcionalismo foi de apenas 19,83%. Comparando com as revisões de prefeitos, vices e secretários municipais os servidores públicos tiveram  23% a menos de aumento salarial. É importante registrar que os subsídios de prefeitos e demais cargos políticos seguem o mesmo índice, entretanto, como pode ser visto no gráfico 1 desde 2011, o cargo de prefeito teve consecutivos reajustes, enquanto as demais categorias não tiveram.
No gráfico 2, fica evidente a diferença entre a revisão salarial entre cargos políticos e de concursados do serviço público. 


gráfico 2


Nestes gráficos, entretanto, não estão contabilizados as mudanças de subsídios realizados no fim de cada mandato para o mandato posterior. Veja as últimas mudanças realizadas:
De acordo com o Portal da Transparência do município estes ainda são os vencimentos recebidos por prefeito e vice - prefeito. Já o cargo de vereador não conseguimos verificar na transparência da Câmara, entretanto, acreditamos que não houve diferença, pois isso só poderá ocorrer em 2020.
Entretanto, fica claro a discrepância entre vencimentos e posturas para revisar salários em Ferraz de Vasconcelos. Enquanto a base do serviço público vê os preços subirem e seus salários achatados os cargos políticos tem valores exorbitantes.

Fonte de dados: http://www.ferrazdevasconcelos.sp.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário