sábado, 13 de janeiro de 2018

Aplicativos educativos da Play Store: o celular como instrumento de aprendizagem

Na última década se falou muito de tecnologia educacional, mas se verificarmos a realidade poucas são as escolas, as redes de ensino, as cidades e as unidades federativas que realmente integram tecnologia ao cotidiano escolar. Começando pela parte física: as escolas, boa parte não conta com laboratório de informática, algo parecido ou salas de aula com equipamentos. As escolas que tem os laboratórios, na sua grande maioria os computadores estão obsoletos(não é a realidade , por exemplo, da cidade de São Paulo). Outra realidade, refere - se a conexão com internet, boa parte de escolas de Educação Básica não estão conectadas nem para realizar serviços de documentação de suas secretarias.
Entretanto, a ideia principal do texto não é descrever o contexto atual das tecnologias na educação. Porém deixo links que contém dados sobre o assunto e informações relevantes: "Computador na escola: a dura realidade nas escolas; Tecnologia, informação e inclusão..."; "Apenas 6% das escolas públicas brasileiras usam computadores na sala de aula."
A ideia central do texto é apresentar alguns aplicativos encontrados no Play Store do Google e que podem auxiliar no ensino, trazendo uma nova dinâmica para sala de aula, e consequentemente aumentar o sucesso da aprendizagem utilizando apenas o celular offline, já que como exposto nos parágrafos anteriores as escolas ainda enfrentam dificuldades. 
No Play Store do Google que a grande maioria dos celulares com o sistema Android tem acesso, tem inúmeros jogos educativos gratuitos, muitos são para faixa etária infantil, entretanto, também há para galerinha que está cursando o Ensino Fundamental I. A ideia é utilizar o celular como instrumento de aprendizagem dentro e fora da sala de aula. Atualmente muitas crianças tem um smartphone o que possibilita o uso de formas alternativas de aprendizagem. 
Abaixo relaciono alguns. Acompanha descrição e opinião. 

Tabuada de Multiplicar : editor camerapps

Um jogo bem fácil de instalar. Contém 36 fases. A ideia é básica: ensinar multiplicação com perguntas e respostas dando alternativas. Os comando são fáceis e joga-se offline. Uma das opções é ver a tabuada igual a que tem na escola do 1 ao 12.

OBS: contém anúncios.


Sílabas : editor Diogo Beltran

O jogo "Sílabas" auxilia na alfabetização da língua escrita e aquisição de leitura. como podemos ver na imagem abaixo, há 4 ambientes: rual; urbano; floresta e litoral. A ideia básica é com a apresentação de palavras(falada pelo app) a criança com o dedo faça o contorno das letras formando a sílaba. Após formada a sílaba o áudio do app repete a sílaba e mostra a figura. Interessante para inicio da alfabetização das crianças no primeiro ano.
OBS: contém anúncios.



Truques matemáticos: editor Antoni Lon

Este app é mais avançado bom para crianças que estão cursando o 4º e 5º ano e para galera do Ensino Fundamental II. O app apresenta opções de 5 níveis; com ou sem limite de tempo para responder. 
O aplicativo consiste em perguntas e respostas sobre 23 operações/tipos de cálculos:1.Adição; 2. Subtração; 3. Tabuada de multiplicar; 4. Divisão; 5. Multiplicar números de dois dígitos por 11; 6. Elevar ao quadrado números terminados em 5; 7. Multiplicar por 5; 8. Multiplicar por 9; 9. Multiplicar por 4; 10. Divida por 5; 11. Subtraindo de 1000; 12. Multiplicação complexa; 13. Potência de dois; 14. Adição de números, arredondamento; 15. Subtração de números, arredondamento; 16. Multiplicar números entre 11 e 19; 17. Elevar ao quadrado números entre 11 e 99; 18. Multiplicar números de dois dígitos que têm a mesma dezena e que as unidades somadas resultam em 10; 19. Elevar ao quadrado números entre 50 e 59; 20. Elevar ao quadrado números entre 40 e 49; 21. Multiplicar números de dois dígitos terminados em 1; 22. Percentagem; 23. Elevar ao quadrado números entre 100 e 109.
Este app tem três opções de como escrever a respostas:1) fazer o cálculo; 2) múltipla escolha ou; 3) ver a conta com resultado e dizer se estar certo ou errado.
É possível optar por ouvir a narração da conta.
O ponto mais interessante do jogo, porém, é quando há o erro do jogador: a partir do erro  o aplicativo mostra a resposta com uma explicação. A conta é exposta com decomposição e posteriormente passo a passo da conta. Muito bacana!
OBS: contém anúncios.




Jogos Matemáticos "Zeus": editor PeakselGames

Este é jogo, dos que eu verifiquei até agora é o que mais jeito se parece com um "game", devido ao seu gráfico que é bom e por conter personagens e níveis. O app consiste na batalha entre os deuses do Olimpo, no caso Zeus e Atena, contra os monstros da mitologia grega. Isso mesmo , além de exercitar o conhecimento matemático, as crianças também aprendem sobre a mitologia grega. São 50 níveis e dez monstros: Centauro, Quimera, Sátiro, Minotauro, Gigantes, Tifão, Cérbero, Medusa, Titãs, Hades. 
O app tem  opções de idiomas inclusive o português, entretanto, é o português falado em Portugal.
Há três níveis de dificuldade: fácil, normal, difícil. Há também as opções de quais operações matemáticas vão fazer parte do jogo o que torna aplicável desde o 1º ano para iniciar o trabalho mais simples de operações matemáticas.










Jogos de Matemática: editor Minikler Öğreniyor

Este aplicativo apresenta as operações matemáticas: adição, subtração, multiplicação, divisão, exponenciação e radiciação; como categorias do jogo. O objetivo é acertar 15 contas da operação escolhida em 45 segundos cada, a medida que muda a conta o tempo é restabelecido. Aplicável desde o 1º ano.





Silabando: editor apps Bergman

Este aplicativo é divido em duas categorias: sílabas simples e sílabas complexas. Em cada categoria contém 6 opções de atividades: 1) formação e leitura de sílabas: a criança toca a sílaba e o app narra letra por letra e som da sílaba; 2) formação de sílabas: o áudio convida a criança a formar sílabas apresentando pontos de interrogação como  numa soma (?+?=). Ao clicar no primeiro ponto de interrogação a criança escolhe uma das consoantes em seguida acontece o mesmo com o próximo ponto de interrogação aparecendo aí uma vogal, no caso das sílabas simples, ou uma consoante, no caso das sílabas complexas. Por fim, aparece a sílaba formada com uma palavra de exemplo e a imagem;3) Completar palavra: é apresentado uma imagem e abaixo a palavra faltando uma sílaba, o app dá opções e a criança deve escolher a correta;4) Ouvir e clicar: nesta atividade o app solta o áudio "clique na sílaba..." e abaixo há seis alternativas que a criança tem que escolher; 5) Leitura: esta atividade dá uma palavra com imagens abaixo. A ideia é que a criança faça a leitura e acerte a imagem correspondente;6) Quantidade de sílabas: o aplicativo apresenta uma palavra acompanhada de uma imagem e pergunta quantas sílabas tem a palavra.
Um app muito bom para 1º, 2º , 3º anos e para reforço.








Tomara que, apesar das dificuldades do dia-a-dia, esse texto tenha ajudado professores(as) a terem uma ideia de como usar o celular como  ferramenta produtiva em sala de aula. Deixo aqui alguns links de exemplos do celular como ferramenta pedagógica:



FONTES: IG; Último Segundo: MEC; play.google.com; http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br; http://unesdoc.unesco.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário