DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - PIRITUBA/JARAGUÁ
COMUNICADO Nº 47, DE 04 DE AGOSTO DE 2016.
O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS
ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO
O GESTOR ESCOLAR FRENTE A CONSTRUÇÃO DE UM
CURRÍCULO EMANCIPADOR, CONFORME ESPECIFICAÇÕES
A SEGUIR:
I - OBJETIVOS:
- ABORDAR O CURRÍCULO E PRÁTICAS EDUCACIONAIS, NA
PERSPECTIVA CRÍTICO- TRANSFORMADORA.
- REFLETIR SOBRE A DESCOLONIZAÇÃO DO CURRÍCULO
ENQUANTO METODOLOGIA E
PRÁTICA POLÍTICA PEDAGÓGICA
- ABORDAR A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DE UM
PROJETO POLITÍCO PEDAGÓGICO QUE REPRESENTE A DIVERSIDADE
CULTURAL, ÉTNICA, DE GÊNERO, SEXUAL E DOS
ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIAS.
II - CONTEÚDO:
A DESCOLONIZAÇÃO DO CURRÍCULO FRENTE A UMA EDUCAÇÃO
EMANCIPATÓRIA.
O GESTOR ESCOLAR E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
FRENTE À:
DIVERSIDADE ÉTNICA
DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO
DIVERSIDADE CULTURAL
DIVERSIDADE INERENTE AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA
III - METODOLOGIA:
O CURSO ADOTARÁ UMA METODOLOGIA DIALÓGICA E
EXPOSITIVA, LEITURA E DEBATES REFLEXIVOS, PROBLEMATIZAÇAO
DA PRÁTICA, DE MODO A REVERBERAR NO CHÃO DA
ESCOLA DISCUSSÕES E TRANSFORMAÇÕES RELEVANTES AO
FAZER PEDAGÓGICO.
IV - PÚBLICO ALVO:
COORDENADORES PEDAGÓGICOS, DIRETORES DE ESCOLA,
ASSISTENTES DE DIRETOR DE ESCOLA E SUPERVISORES
ESCOLARES.
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 32 HORAS
VI - CRONOGRAMA:
TURMA 1 ? 05/08; 09/09; 21/10 E 04/11/2016 DAS 9:00 ÀS
13:00 E DAS 14:00 ÀS 18:00
TURMA 2 ? 05/08; 09/09; 21/10 E 04/11/2016 DAS 9:00 ÀS
13:00 E DAS 14:00 ÀS 18:00TURMA 3 ? 19/08; 16/09; 21/10 E 11/11/2016 DAS 9:00 ÀS
13:00 E DAS 14:00 ÀS 18:00
TURMA 4 ? 19/08; 16/09; 21/10 E 11/11/2016 DAS 9:00 ÀS
13:00 E DAS 14:00 ÀS 18:00
TURMA 5 ? 26/08; 30/09; 21/10 E 18/11/2016 DAS 9:00 ÀS
13:00 E DAS 14:00 ÀS 18:00
TURMA 6 ? 26/08; 30/09; 21/10 E 18/11/2016 DAS 9:00 ÀS
13:00 E DAS 14:00 ÀS 18:00
VII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS POR TURMA
QUANTIDADE DE TURMAS: 6
VIII - REGENTES: EMILCE RODRIGUES GOMES GIRO,
OSMARINA APARECIDA BORGES PEREIRA, RAFAEL GONÇALVES
PEREIRA E SANDRA REGINA DA SILVA BRUGNOLI E BOUÇAS
IX- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS AO CERTIFICADO PARA
FINS DE EVOLUÇÃO FUNCIONAL OS PARTICIPANTES QUE
OBTIVEREM 75% DE FREQUÊNCIA E CONCEITO FINAL SATISFATÓRIO
(S).
X – INSCRIÇÕES: SERÃO REALIZADAS NO PRIMEIRO ENCONTRO
DE CADA TURMA.
XI- ÁREA PROMOTORA: DIPED – DIRETORIA REGIONAL
DE EDUCAÇÃO PIRITUBA/JARAGUÁ
***
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - PIRITUBA/JARAGUÁ
COMUNICADO Nº 57, DE 09 DE AGOSTO DE 2016. O DIRETOR
REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES
LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO RODAS E
CULTURA E TRANSDISCIPLINARIDADE NA SALA DE AULA,
CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:
I - OBJETIVOS:
- REFLETIR SOBRE O VALOR DA CIRCULARIDADE, DA AMOROSIDADE
E DA TRANSDISCIPLINARIEDADE NOS PROCESSOS
APRENDENTES.
- EXPERIMENTAR VIVÊNCIAS BRINCANTES E CIRCULARES
DE VÁRIAS ORIGENS CULTURAIS.
II – CRONOGRAMA E CONTEÚDO:
22/08/2016 INTRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DO CURSO: VIVÊNCIAS BRINCANTES
29/08/2016 CONCEITO DE RODAS E CIRCULARIDADE
05/09/2016 CULTURA BRINCANTE NA SALA DE AULA
12/09/2016 TRANSDISCIPLINARIDADE E CULTURA DAS RODAS BRINCANTES
HORÁRIO: DAS 19:00 ÀS 23:00
DRE PIRITUBA JARAGUÁ – RUA AURÉLIA, 996 - LAPA
III - METODOLOGIA:
TEREMOS DEZESSEIS HORAS DE ESTUDOS E EXPERIMENTAÇÕES
DE BRINCANTES, RODAS E CANTIGAS DA CULTURA
POPULAR.
IV - PÚBLICO ALVO:
DIRETOR DE ESCOLA, SUPERVISOR ESCOLAR, ASSISTENTE
TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL,
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 16 HORAS
VI - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS (TURMA ÚNICA)
VII - REGENTES: SILVANIA FRANCISCA DE JESUS
VIII- CERTIFICAÇÃO: FARÃO JUS À CERTIFICAÇÃO
QUEM TIVER PARTICIPAÇÃO DE 100%
IX - INSCRIÇÕES:
SERÃO REALIZADAS MEDIANTE FORMULÁRIO ESPECÍFICO
ENCAMINHADO ÀS UNIDADES ESCOLARES VIA E-MAIL NO
PERÍODO DE 10 A 15 DE AGOSTO DE 2016
XI- ÁREA PROMOTORA: DIPED (DIVISÃO PEDAGÓGICA)
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO PIRITUBA/JARAGUÁ
***
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE
CAMPO LIMPO
COMUNICADO Nº 116, DE 08 DE AGOSTO DE 2016.
O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS
ATRIBUIÇÕES LEGAIS, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO
DIVERSIDADE CULTURAL: IMIGRANTES E DIREITOS HUMANOS,
CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:
I - OBJETIVOS: PROMOVER UM ENCONTRO FORMATIVO,
COMPARTILHAR EXPERIÊNCIAS DE REFUGIADOS QUE
DEIXARAM SEUS PAÍSES DE ORIGEM EM RAZÃO DA GRAVE
VIOLAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS, A AUSÊNCIA DE LIBERDADE
DO PENSAR E MANIFESTAR, PROPICIANDO UM PASSEIO
PELA HISTÓRIA E PELA MEMÓRIA ROMPENDO FRONTEIRAS E
CONHECER AS POLÍTICAS PÚBLICAS.
II - CONTEÚDO:
DIA: 30/08/2016
VIVÊNCIA CULTURAL LITERÁRIA
MESA DE DIÁLOGOS COM COM C’ AYU HERNÁNDEZ, COLOMBIANA,
ESTUDANTE RESIDENTE NO BRASIL A QUATORZE
ANOS, COM SILVYE MUTIENE NGKANG, CONGOLESA, RESIDENTE
NO BRASIL A DOIS ANOS. PAULO AMÂNCIO ? COORDENADORIA
DE POLÍTICAS PARA IMIGRANTES, SECRETARIA MUNICIPAL
DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA DE SÃO PAULO.
DIA: 31/08/2016
VIVÊNCIA CULTURAL NAS DANÇAS
MESA DE DIÁLOGOS COM ABDULBASET JAROUR, SÍRIO,
RESIDENTE NO BRASIL À DOIS ANOS. COM MARC ELIE PIERRE,
HAITIANO, COM ESTUDOS EM DIPLOMACIA E PROFESSOR DE
FRANCÊS E INGLÊS. ADRIANA DE CARVALHO DA COORDENADORIA
PEDAGÓGICA ÉTNICO-RACIAL DA SECRETARIA MUNICIPAL
DE EDUCAÇÃO.
DIA: 01/09/2016
VIVÊNCIA CULTURAL NAS ESTÉTICAS
MESA DE DIÁLOGOS COM ROBSON MARTINS DE OLIVEIRA-NUCLEO
ETNICO-RACIAL DRE CAMPO LIMPO, ADRIANA
DE CARVALHO DA COORDENADORIA PEDAGÓGICA ÉTNICORACIAL
DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. COM
DRÁGICA, SERVIA, CHEGOU BRASIL 1992 COMO REFUGIADA
DA GUERRA DA BÓSNIA
DIA: 02/09/2016
VIVÊNCIA ARTÍSTICA NA MÚSICA
MESA DE DIÁLOGOS COM ALTO COMISSARIADO DAS NA-
ÇÕES UNIDAS PARA REFUGIADOS ACNUR, GUILHERME OTERO
? COORDENADORIA CENTRO DE REFERENCIA DE ATENDIMENTO
À IMIGRANTE, SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS
E CIDADANIA DE SÃO PAULO, GRUPO OS ESCOLHIDOS
E GRUPO MUSICAL DE REFUGIADOS CONGOLESES.
III - METODOLOGIA: MESA COM REFUGIADOS RESIDENTES
NO BRASIL, REPRESENTANTES DO NÚCLEO ÉTNICO-RACIAL
DE SME E DRE CAMPO LIMPO E COORDENAÇÃO DE POLÍTICAS
PÚBLICAS PARA IMIGRANTES DA SMDHC-SP E VIVÊNCIAS
CULTURAIS.
IV - PÚBLICO ALVO: COORDENADOR PEDAGÓGICO, SUPERVISOR
ESCOLAR, PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL,
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
I, PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO,
PROFESSOR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL, AGENTE ESCOLAR,
AUXILIAR TÉCNICO DE EDUCAÇÃO E AUXILIAR DE
DESENVOLVIMENTO INFANTIL QUE ATUEM NAS UNIDADES
EDUCACIONAIS DA DRE CAMPO LIMPO.
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS
VI - CRONOGRAMA:
DIA 30/08/2016 - TERÇA-FEIRA
TURMA I - 14:00 ÀS 18:00
TURMA II - 18:30 ÀS 22:30
LOCAL: SESC CAMPO LIMPO R. NOSSA SRA. DO BOM
CONSELHO, 120 - VILA PREL, SÃO PAULO - SP, 05763-470 NO
CONTAINER VERMELHO
DIA 31/08/2016 - QUARTA-FEIRA
TURMA I - 14:00 ÀS 18:00
TURMA II - 18:30 ÀS 22:30
LOCAL: SESC CAMPO LIMPO R. NOSSA SRA. DO BOM
CONSELHO, 120 - VILA PREL, SÃO PAULO - SP, 05763-470 NO
CONTAINER VERMELHO
DIA 01/09/2016 - QUINTA-FEIRA
TURMA I - 14:00 ÀS 18:00
TURMA II - 18:30 ÀS 22:30
LOCAL: SESC CAMPO LIMPO R. NOSSA SRA. DO BOM
CONSELHO, 120 - VILA PREL, SÃO PAULO - SP, 05763-470 NO
CONTAINER VERMELHO
DIA 02/09/2016 - SEXTA-FEIRA
TURMA I - 14:00 ÀS 18:00
TURMA II - 18:30 ÀS 22:30
LOCAL: SESC CAMPO LIMPO R. NOSSA SRA. DO BOM
CONSELHO, 120 - VILA PREL, SÃO PAULO - SP, 05763-470 NA
TENDA COMEDORIA.
VII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS POR TURMA
QUANTIDADE DE TURMAS: 2
VIII - REGENTES:EDINEIA ANDRADE DE OLIVEIRA, ROBSON
MARTINS DE OLIVEIRA, ADRIANA DE CARVALHO ALVES E
EDSON SHIRATA.
IX- CERTIFICAÇÃO: 100% DE FREQUÊNCIA E REALIZA-
ÇÃO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS NOS ENCONTROS.
X - INSCRIÇÕES: LINK http://goo.gl/forms/k0z3Iprry43BgQpK2
PERIODO DE INSCRIÇÃO: DIA 22/08/2016 A PARTIR DAS
19H AO DIA 24/08/2016 ATÉ AS 19H OU ATÉ ENCERRAREM
AS VAGAS
XI- ÁREA PROMOTORA: DIPED DRE CAMPO LIMPO e
SESC CAMPO LIMPO
***
Diretoria Regional de Ensino de Itaquera
COMUNICADO Nº 31 DE 09 DE AGOSTO DE
2016.
O Diretor Regional de Educação, no uso de suas atribuições
legais, conforme o que lhe representou a Diretoria da Divisão
Pedagógica COMUNICA a realização do curso COMPONENTES
CURRICULARES EM DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES A
CAMINHO DA AUTORIA: O CURRÍCULO EM AÇÃO, conforme
portaria 1452 de 10 de fevereiro de 2016, publicada no DOC de
11 de fevereiro de 2016, página 61.
OBJETIVOS:
- Apresentar e debater o documento de cada um dos componentes
curriculares da coleção “Componentes Curriculares
em Diálogos Interdisciplinares a Caminho da Autoria”;
- Refletir sobre a concepção de currículo crítico emancipatório
e como ele se materializa nas ações pedagógicas presentes
nas escolas de Ensino Fundamental;
- Discutir as práticas pedagógicas sob a perspectiva da
interdisciplinaridade e da autoria, a partir dos documentos
curriculares construídos coletivamente;
CONTEÚDOS
- apresentação do processo de elaboração do documento base;
- concepção de currículo e a discussão dos componentes
curriculares na atualidade;
- os sujeitos do ensino fundamental e a pluralidade cultural;
- os componentes curriculares no ensino fundamental:
direitos de aprendizagem dos educandos e seus eixos estruturantes;
- práticas pedagógicas: experiências na região; estratégias e
ações; construção coletiva de propostas a serem desenvolvidas;
METODOLOGIA:
- Estabelecer diálogo sobre o que conhecem a respeito do
processo de construção e do conteúdo dos documentos curriculares
em pauta na formação; quando necessário, esclarecer
sobre o histórico da elaboração dos documentos curriculares
e apresentar o documento sobre o componente curricular em
pauta na formação;
- Promover diálogos e dinâmica sobre o que conhecem das
características dos sujeitos de aprendizagem, as culturas presentes
e informações sobre a região onde trabalham;
- Organizar momentos de troca de experiências pedagógicas
entre os participantes, assim como propostas de atuação
interdisciplinar nas unidades educacionais a partir da leitura e
discussão das proposições dos documentos;
PÚBLICO ALVO:
Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I
que estejam em atuação no Ensino Fundamental; Professor de
Ensino Fundamental II e Médio de cada um dos componentes
curriculares de Artes, Ciências, Educação Física, Geografia,
História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, regentes, em
complementação de jornada e/ou módulo que atuam nos Ciclos
Interdisciplinar e Autoral; Professores Orientadores de Sala de
Leitura, Professores Orientadores de Informática Educativa que
estejam atuando nos Ciclos Interdisciplinar e Autoral do Ensino
Fundamental Regular, sob a jurisdição da Diretoria Regional de
Educação Itaquera.
CRONOGRAMA:
Língua Portuguesa: 13/09, 29/09 e 06/10/2016.
Inglês: 11/10, 20/10 e 03/11/2016.
História: 15/09, 04/10 e 08/11/2016.
Arte: 10/08, 23/08 e 18/10/2016.
Geografia: 09/08, 25/08 e 23/09/2016.
Ciências: 16/08, 01/09 e 28/09/2016.
Educação Física: 11/08, 29/08 e 16/09/2016.
Matemática: 08/09, 27/09 e 21/10/2016.
Sendo que cada componente curricular relacionado acima
estará dividido em duas turmas: Turma A 8h às 12h e Turma B
13h30 às 17h30, totalizando 16 turmas.
REGENTES:
Língua Portuguesa: Emerson de Pietri RG 213431932; Flávio
Luiz Costa RF 676.957.8
Inglês: Ana Duboc RG 26766866; Taís Dias da Costa RF
794.317.2
História: Christian Fernando dos Santos Moura RG
283719783; Eduardo Gomes de Souza RF 792.455.1
Arte: Isabel Maria Meirelles de Azevedo Marques
RG 142301346; Marisa Trench de Oliveira Fonterrada RG
83968199804; Joaquim Cesar Moreira Gama RG 152266951;
Sonia Regina Fernandes RG 132438719; Ketelin Zarotino Scheid
794.142.1
Geografia: Heitor Antônio Paladin Junior RG 16188457;
Dionel da Costa Junior RF 724.151.8
Ciências: Hamilton Haddad Junior RG 24790716-9; Michelly
Francini Brassaroto do Amaral RF 782.718.1
Educação Física: Antonio Carlos Vaz RG 213431932; Flávio
Luiz Costa RF 676.957.8
Matemática: Maria Helena Soares Souza RG 33606365;
Cristine de Jesus Moura 749.074.7
CARGA HORÁRIA:.
13 horas, sendo 12 horas presenciais, mais 1 hora não
presencial para elaboração de atividades
TOTAL DE VAGAS:
640 vagas totais, sendo divididas em 16 turmas com 40
vagas cada.
LOCAL: os encontros de todas as turmas ocorrerão no
CEFOR - Rua Maria Luiza Americano, nº 2021. Jardim Nossa
Senhora do Carmo – São Paulo – SP.
INSCRIÇÃO: as inscrições serão divulgadas para as Unidades
Educacionais
CERTIFICAÇÃO:
Haverá certificação para fins de evolução funcional para os
inscritos mediante frequência mínima de 100% e realização das
atividades previstas, com conceito Satisfatório – S.
OBSERVAÇÃO:
Os docentes participantes dos encontros deverão, durante
as discussões, registrar contribuições e elaborar propostas de
compartilhamento, como parte do processo de formação nos
horários coletivos e reuniões pedagógicas em cada Unidade
Educacional.
Haverá dispensa de ponto das horas de trabalho, inclusive
para efeitos de frequência no PEA, assegurados o tempo de
deslocamento aos participantes, os quais deverão entregar
à Chefia imediata o comprovante de presença emitido pela
DIPED/DRE, no primeiro dia útil após a realização de cada encontro
de formação, conforme portaria 1452 de 10 de fevereiro
de 2016.
ÁREA PROMOTORA: SME – DIEFEM / Diretoria Regional de
Educação de Itaquera - DIPED
***
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO
BUTANTÃ
COMUNICADO Nº 42, DE 08 DE AGOSTO DE
2016.
O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS
ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU
A DIRETORIA DA DIVISÃO PEDAGÓGICA, COMUNICA A REALIZAÇÃO
DO CURSO O CURRÍCULO DE ARTE EM DEBATE,
CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:
I - OBJETIVOS:
- PROBLEMATIZAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO CURRÍ-
CULO DE ARTE, A PARTIR DAS SUAS QUATRO LINGUAGENS:
DANÇA, TEATRO, MÚSICA E ARTES VISUAIS, PELA PERSPECTIVA
DA INTERDISCIPLINARIDADE.
II - CONTEÚDO:
- REFLEXÕES E PROPOSIÇÕES NA ANÁLISE DOS DIREITOS
DE APRENDIZAGEM DAS DIFERENTES LINGUAGENS DO COMPONENTE
CURRICULAR DE ARTE;
- REFLEXÃO E PROBLEMATIZAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS,
A LUZ DOS DOCUMENTOS CURRICULARES DOS
DIVERSOS COMPONENTES EM DIÁLOGO COM AS LINGUAGENS
DE ARTE.
III - METODOLOGIA:
DIALÓGICA, POR MEIO DE SOCIALIZAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO
DE PRÁTICAS, ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS DE AÇÕES,
LEITURAS DE REFERENCIAIS TEÓRICOS E DE DOCUMENTOS
OFICIAIS, REFLEXÕES E REGISTROS DAS PROPOSIÇÕES SOBRE
OS COMPONENTES CURRICULARES DOS DIFERENTES COMPONENTES
CURRICULARES.
IV - PÚBLICO ALVO:
PROFESSOR DE EDUCAÇAO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
I QUE ATUEM NO CICLO INTERDISCIPLINAR, PROFESSOR
DE ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO, COORDENADOR
PEDAGÓGICO, EM EXERCÍCIO NAS EMEFS DA DRE BUTANTÃ,
DIRETOR DE ESCOLA, SUPERVISOR ESCOLAR EM EXERCÍCIO
NA DRE BUTANTÃ.
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 16 HORAS.
VI - CRONOGRAMA:
TURMA A: 06/09, 21/09,27/09,E 04/10/2016 - DAS 13:30
ÀS 17:30
TURMA B: 31/08, 15/09, 21/09 E 05/10/2016- DAS 19:00
ÀS 23:00
LOCAL: DRE BUTANTÃ – RUA AZEM ABDALLA AZEM, 564
JARDIM BONFIGLIOLI, SÃO PAULO.
VII - TOTAL DE VAGAS: 40 VAGAS POR TURMA
QUANTIDADE DE TURMAS: 02
VIII - REGENTES:
ISABEL M. MEIRELLES DE A. MARQUES - DANÇA
JOAQUIM CESAR MOREIRA GAMA - TEATRO
MARISA TRENCH DE O. FONTERRADA - MÚSICA
SÔNIA REGINA FERNANDES – ARTES VISUAIS
IX- CERTIFICAÇÃO:
FARÃO JUS AO CERTIFICADO, OS PARTICIPANTES QUE
OBTIVEREM 100% DE FREQUÊNCIA E PARTICIPAÇÃO SATISFATÓRIA
(S).
X – INSCRIÇÕES:
OCORRERÃO A PARTIR DAS 09 HORAS DO DIA: 15/08/2016
ATÉ AS 16 HORAS DO DIA 26/08/2016, ATRAVÉS DO LINK:
https://goo.gl/forms/XQy1M5tXcJC7CNG93XI- ÁREA PROMOTORA:
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO – BUTANTÃ.
***
COMUNICADO Nº 38, DE 22 DE JULHO DE
2016.
O DIRETOR REGIONAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS
ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU
A DIRETORA DA DIVISÃO DOS CEUs E DA EDUCAÇÃO INTEGRAL,
COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO AGENDA 2030:
ARTICULAÇÃO DE ATORES PARA A CONSTRUÇÃO DA PLATAFORMA
LOCAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL,
CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:
I - OBJETIVOS:
- PROMOVER UM DIÁLOGO ENTRE OS DIFERENTES AGENTES
QUE DESENVOLVEM PROGRAMAS E PROJETOS QUE APRESENTAM
ADERÊNCIA AOS OBJETIVOS DA AGENDA 2030.
- APRESENTAR O PROCESSO DE DISCUSSÃO E IMPLEMENTAÇÃO
DA AGENDA 2030 NA COMUNIDADE SÃO REMO.
II - CONTEÚDO:
- AGENDA 2030: CONTEXTUALIZAÇÃO, OBJETIVOS E METAS
- CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
- COMO MAPEAR AÇÕES COM INTERFACE NO DESENVOLVIMENTO
SUSTENTÁVEL NO TERRITÓRIO BUTANTÃ
III - METODOLOGIA:
APRESENTAÇÃO CONCEITUAL; EXPOSIÇÃO TEÓRICA E PRÁ-
TICA DE PROJETOS; DISCUSSÃO E IDENTIFICAÇÃO DE AÇÕES EM
UM TERRITÓRIO; PLANEJAMENTO DE AÇÕES CONJUNTAS.
IV - PÚBLICO ALVO:
AGENTE DE APOIO, AGENTE ESCOLAR, ASSIST. TÉCNICO DE
EDUCAÇÃO I, ASSIST. DE DIRETOR DE ESCOLA, AUX. TÉCNICO
DE EDUCAÇÃO, BIBLIOTECÁRIO, COORD. DE AÇÃO CULTURAL
EDUCACIONAL, COORD. DE ESPORTES E LAZER, COORD. PEDAGÓGICO,
DIRETOR DE DIVISÃO TÉCNICA, DIRETOR DE ESCOLA,
DIRETOR DE ORIENTAÇÃO TÉCNICA, DIRETOR REGIONAL DE
EDUCAÇÃO, ANAL. DE INF. CULT. E DESP. - BIBLIOTECA, ANAL.
DE INF. CULT. E DESP. - ED. FÍSICA, GESTOR - CEU, PROF. DE
EDUCAÇÃO INFANTIL, PROF. ED. INFANTIL E ENS. FUND. I, PROF.
E.F. II E MÉDIO, SUPERVISOR ESCOLAR.
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 12 HORAS
VI - CRONOGRAMA:
25/08/2016 - 18H00 ÀS 22H00 - APRESENTAÇÃO CONCEITUAL
DO TEMA AGENDA 2030
26/08/2016 - 9H00 ÀS 13H00 - APRESENTAÇÃO DE PROJETOS
ESCOLARES EM DIÁLOGO COM A DISCUSSÃO CONCEITUAL
27/08/2016 - 9H00 ÀS 13H00 - APRESENTAÇÃO DE PROJETOS
DESENVOLVIDOS POR INTEGRANTES DA SOCIEDADE
CIVIL EM DIÁLOGO CONCEITUAL E PROPOSIÇÃO DE AÇÕES
CONJUNTAS
VII - TOTAL DE VAGAS: 50 VAGAS (TURMA ÚNICA)
VIII - REGENTES:
- ANDRÉIA RAMALHEIRO TOLENTINO
- FÁBIO BARBOSA
- RENÊ COSTA
- SOLANGE SANTOS SILVA SANCHEZ
IX- CERTIFICAÇÃO:
FARÃO JUS AO CERTIFICADO, OS PARTICIPANTES QUE
OBTIVEREM 100% DE FREQUÊNCIA E PARTICIPAÇÃO SATISFATÓRIA
(S).
X - INSCRIÇÕES:
APÓS A PUBLICAÇÃO, AS INSCRIÇÕES OCORRERÃO POR
MEIO DE LINK ELETRÔNICO: https://goo.gl/forms/fb7IFxyfJGlt0H443
ATÉ O PREENCHIMENTO TOTAL DAS VAGAS.
XI- ÁREA PROMOTORA:
DIVISÃO DOS CEUS E DA EDUCAÇÃO INTEGRAL - DIRETORIA
REGIONAL DE EDUCAÇÃO - BUTANTÃ
***
Publicados no Diário Ofiocial da Cidade de São Paulo em 10/08 páginas 31 até 36
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