Inicia-se neste domingo, dia 11, uma inédita semana de mobilização dos internautas da região com o intuito de sensibilizar o poder público a investir na disponibilização de sinal gratuito de internet, em todo o território dos municípios. A campanha com o termo #AltoTietêDigital será realizada nas redes sociais Twitter e Facebook e em blogs.
O programa Cidade Digital, já implantado em diversas cidades do país, traz grandes benefícios. Entre eles, propicia a inclusão digital e garante aos cidadãos o direito de não apenas receber informações, mas serem também produtores de conteúdo, seja através de vídeo, texto ou áudio. A dinâmica da internet é capaz de gerar a estas produções uma enorme audiência em pouquíssimo tempo. São mais vozes sobre determinado assunto. É mais pluralidade, é mais democracia.
A própria ONU (Organização das Nações Unidas), em recente relatório sobre promoção e proteção do direito à liberdade de opinião e expressão, garantiu que o uso da internet é um direito humano. O acesso à informação e a liberdade de expressão são direitos que devem ser preservados pelos Estados.
Faz-se necessário, portanto, o poder público dar um passo largo, inovar, e ser realmente um agente do desenvolvimento local. O Cidade Digital vai além do sinal livre de internet a todos os moradores. Vai ao encontro de uma gestão moderna, eficaz e ágil. Uma administração que presta serviços on-line, com menos burocracia e que propicia canais alternativos de comunicação com a população. Os cidadãos poderão saber de informações mais rápido e ao mesmo tempo podem participar da gestão, dialogando e criticando com mais constância.
É o futuro chegando mais rápido às nossas cidades. Nossos administradores precisam ser mais ousados e chegou a hora. Não é custo, é um investimento social para nossa população. É a garantia de termos pessoas mais conectadas, preparadas e, obtendo mais informação, mais críticas.
Os internautas sabem da importância de se garantir o acesso e fazem esta mobilização. É momento, portanto, de o poder público entender o sinal e agir para que se garanta esse direito humano
Por Leandro de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário