Li a noticia de que o ministro Fernando Haddad e seus técnicos do MEC querem aumentar os dias letivos de 200 para 220 ou aumentar a carga horária para sete hora diária(seria integral!). Com todo respeito Haddad! Não! Como escreveu Rubem Alves" é mais perigoso um técnico de boca aberta do que uma urna fechada". De acordo com os técnicos do MEC o aumento da carga horária deve a ideia de expor os estudantes mais tempo ao conhecimento já que em nosso país os alunos ficam menos tempo que em outros com índices educacionais mais avançados.Pergunto: só na escola há conhecimento? Onde estão os teatros, centros culturais, centro de exposição, casas de shows, circos e outros?Cadê as quadras, praças, bibliotecas, piscinas? Em qual hora do dia a família irá se reunir para conversar, se relacionar, se ver? Será que é aumentando a carga horária/dias letivos realmente vai aumenta a exposição das crianças ao conhecimento? Ou vai mais uma vez diminuir o tempo que os pais passam com os filhos, assim justificando a não diminuição da jornada de trabalho para 40 horas, quiçá 35 horas?
O ministro Haddad juntamente com a ministra Ana B. de Holanda deveriam criar um programa, um PAC, talvez, de exposição dos indivíduos ao conhecimento em todo local de relação social dos indivíduos, não só na escola. Pois não só as crianças merecem, todos merecem. Não só a escola é um local propicio para o conhecimento, todos os locais são até a rua.
Aumento da carga horária ou dia letivo NÃO! Diminuição da jornada de trabalho SIM! Aumento de teatros públicos, centros culturais públicos, centros de exposições públicos, museus públicos, casa de shows públicas,piscinas públicas,cinemas públicos, quadras públicas, campos públicos, praças públicas, galerias públicas SIM!
Nenhum comentário:
Postar um comentário