segunda-feira, 20 de junho de 2011

II BlogProg - um momento de reflexão.

A realização do II Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas - II BlogProg, realizado entre os dias 17, 18 e 19 de junho em Brasília, DF,  termina de certa forma com avanços e ranços. Avanço no sentido que confirma a importância da liberdade de expressão dentro da diversidade pensável e impensável no sentido que, apesar da predominância dos blogs, twitter e facebook, outras formas como radio e Tv comunitárias também fazem parte dos mecanismos de construção da democratização da informação e da reafirmação da liberdade de se expressar. Outro avanço, que vejo, é a reafirmação do Barão de Itararé como aglutinador dos blogueiros progressistas, incendiários, de esquerda, democráticos, como quiserem chamar. apesar de nem todos concordarem o Barão, tem prestado importante serviço para ampliação da discussão sob o Marco Regulatório sobre as Teles e o Programa Nacional de Banda Larga - PNBL, e também como modelo para aqueles que não concordam na organização do Barão para também fazerem associações, institutos que agreguem blogueiros, twiteiros que acreditam em um outro mundo possível. Apesar dessa opinião parecer uma ação de divisão, não é, é sim algo que diz que dá pra se fazer uma coisa de várias formas de um jeito democrático.
Os ranços, ficam por conta de duas coisas:1)Monetização dos blogs: sou especialmente contrário a monetização, ou, profissionalização do blogueiro, como ficou evidenciado que alguns participantes do Blogprog propuseram. A essência é exatamente viver o que você escolheu pra si e a partir daí expôr nos blogs, sem necessariamente viver de expôr isso, mesmo porque as impressões serão diferentes;2) Engessamento causado pela transposição do modelo de disputa para dentro do Blogprog. O modelo vivenciado dentro das Centrais, sindicatos e partidos e outros movimentos sociais, não cabem dentro do Blogprog. Cabe a divergência de opinião mas a disputa de cunho divisor NÃO!
Assim, ficou o II BlogProg um evento democrático que ainda precisa avançar muito, principalmente na unidade e na ampliação dos seus participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário