segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

É possível o retorno das aulas presenciais com segurança sem a vacinação?

 A pergunta que dá título a este artigo é a atual discussão nas redes sociais e mídias virtuais e impressas. E as mídias tradicionais tem dedicado tempo importante para essa discussão com especialistas, comentaristas, políticos, pediatras menos com professores e seus representantes sindicais.

Temos o caso mais evidente de desejo do retorno as aulas  antes da vacinação com o Movimento Escola Aberta organizada por pais de alunos e a "Campanha Lugar de Criança é na Escola" promovida por pediatras. No caso do Movimento escola Aberta há inclusive uma ação judicial acatada pela justiça estadual para que o governo paulista e paulistano apresentem planos de retorno as aulas.

Ainda em SP, o governo estadual já externou sua disposição de retorno as atividades presenciais mesmo na fase vermelha. 

Outro exemplo de campanha em prol do retorno presencial, é o jornal Estado de S. Paulo desse domingo, 27, com editorial intitulado "Reabertura segura das escolas", página A3, que se baseia em documento do "Todos pela Educação" para defender o retorno.

No último dia 23, a rádio CBN dedicou cinquenta minutos para defender o retorno as aulas com dois médicos com a mesma posição( https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/326846/escola-funciona-na-sociedade-como-uma-ambiente-de-.htm), isto é, não teve na discussão participante com posição contrária ao retorno. 

Temos visto também, porém, o aumento dos casos de contaminação e mortes devido ao relaxamento do distanciamento e ações de proteção contra COVID-19. E estranhamente aumenta o número de notícias e discussões sobre o retorno as aulas.

Os principais sindicatos do Estado como APEOESP e Sinpeem defendem o retorno com segurança, que no caso o termo segurança aí é sinônimo de vacinação: https://www.sinpeem.com.br/sites/arquivos/downloads/jornal122020.pdf e http://www.apeoesp.org.br/publicacoes/apeoesp-urgente/n-143-apeoesp-vai-ao-stf-pela-vacinacao-dos-profissionais-da-educacao-na-primeira-etapa/.

Voltando ao governo estadual de SP, estamos vendo nesses últimos dias uma lambada com as fases de ações contra o coronavírus: de 28 até 31 de dezembro fase amarela de 1º até 03 de janeiro fase vermelha.Ou seja, o governo se perdeu no combate ao coronavírus.

Contudo, vale lembrar: são 7.484.285 de casos registrados, 191.139 mortes.

Então, a pergunta do título desse texto continua: É possível o retorno das aulas presenciais com segurança sem a vacinação?



Nenhum comentário:

Postar um comentário