sábado, 13 de janeiro de 2018

Aplicativos educativos da Play Store: o celular como instrumento de aprendizagem

Na última década se falou muito de tecnologia educacional, mas se verificarmos a realidade poucas são as escolas, as redes de ensino, as cidades e as unidades federativas que realmente integram tecnologia ao cotidiano escolar. Começando pela parte física: as escolas, boa parte não conta com laboratório de informática, algo parecido ou salas de aula com equipamentos. As escolas que tem os laboratórios, na sua grande maioria os computadores estão obsoletos(não é a realidade , por exemplo, da cidade de São Paulo). Outra realidade, refere - se a conexão com internet, boa parte de escolas de Educação Básica não estão conectadas nem para realizar serviços de documentação de suas secretarias.
Entretanto, a ideia principal do texto não é descrever o contexto atual das tecnologias na educação. Porém deixo links que contém dados sobre o assunto e informações relevantes: "Computador na escola: a dura realidade nas escolas; Tecnologia, informação e inclusão..."; "Apenas 6% das escolas públicas brasileiras usam computadores na sala de aula."
A ideia central do texto é apresentar alguns aplicativos encontrados no Play Store do Google e que podem auxiliar no ensino, trazendo uma nova dinâmica para sala de aula, e consequentemente aumentar o sucesso da aprendizagem utilizando apenas o celular offline, já que como exposto nos parágrafos anteriores as escolas ainda enfrentam dificuldades. 
No Play Store do Google que a grande maioria dos celulares com o sistema Android tem acesso, tem inúmeros jogos educativos gratuitos, muitos são para faixa etária infantil, entretanto, também há para galerinha que está cursando o Ensino Fundamental I. A ideia é utilizar o celular como instrumento de aprendizagem dentro e fora da sala de aula. Atualmente muitas crianças tem um smartphone o que possibilita o uso de formas alternativas de aprendizagem. 
Abaixo relaciono alguns. Acompanha descrição e opinião. 

Tabuada de Multiplicar : editor camerapps

Um jogo bem fácil de instalar. Contém 36 fases. A ideia é básica: ensinar multiplicação com perguntas e respostas dando alternativas. Os comando são fáceis e joga-se offline. Uma das opções é ver a tabuada igual a que tem na escola do 1 ao 12.

OBS: contém anúncios.


Sílabas : editor Diogo Beltran

O jogo "Sílabas" auxilia na alfabetização da língua escrita e aquisição de leitura. como podemos ver na imagem abaixo, há 4 ambientes: rual; urbano; floresta e litoral. A ideia básica é com a apresentação de palavras(falada pelo app) a criança com o dedo faça o contorno das letras formando a sílaba. Após formada a sílaba o áudio do app repete a sílaba e mostra a figura. Interessante para inicio da alfabetização das crianças no primeiro ano.
OBS: contém anúncios.



Truques matemáticos: editor Antoni Lon

Este app é mais avançado bom para crianças que estão cursando o 4º e 5º ano e para galera do Ensino Fundamental II. O app apresenta opções de 5 níveis; com ou sem limite de tempo para responder. 
O aplicativo consiste em perguntas e respostas sobre 23 operações/tipos de cálculos:1.Adição; 2. Subtração; 3. Tabuada de multiplicar; 4. Divisão; 5. Multiplicar números de dois dígitos por 11; 6. Elevar ao quadrado números terminados em 5; 7. Multiplicar por 5; 8. Multiplicar por 9; 9. Multiplicar por 4; 10. Divida por 5; 11. Subtraindo de 1000; 12. Multiplicação complexa; 13. Potência de dois; 14. Adição de números, arredondamento; 15. Subtração de números, arredondamento; 16. Multiplicar números entre 11 e 19; 17. Elevar ao quadrado números entre 11 e 99; 18. Multiplicar números de dois dígitos que têm a mesma dezena e que as unidades somadas resultam em 10; 19. Elevar ao quadrado números entre 50 e 59; 20. Elevar ao quadrado números entre 40 e 49; 21. Multiplicar números de dois dígitos terminados em 1; 22. Percentagem; 23. Elevar ao quadrado números entre 100 e 109.
Este app tem três opções de como escrever a respostas:1) fazer o cálculo; 2) múltipla escolha ou; 3) ver a conta com resultado e dizer se estar certo ou errado.
É possível optar por ouvir a narração da conta.
O ponto mais interessante do jogo, porém, é quando há o erro do jogador: a partir do erro  o aplicativo mostra a resposta com uma explicação. A conta é exposta com decomposição e posteriormente passo a passo da conta. Muito bacana!
OBS: contém anúncios.




Jogos Matemáticos "Zeus": editor PeakselGames

Este é jogo, dos que eu verifiquei até agora é o que mais jeito se parece com um "game", devido ao seu gráfico que é bom e por conter personagens e níveis. O app consiste na batalha entre os deuses do Olimpo, no caso Zeus e Atena, contra os monstros da mitologia grega. Isso mesmo , além de exercitar o conhecimento matemático, as crianças também aprendem sobre a mitologia grega. São 50 níveis e dez monstros: Centauro, Quimera, Sátiro, Minotauro, Gigantes, Tifão, Cérbero, Medusa, Titãs, Hades. 
O app tem  opções de idiomas inclusive o português, entretanto, é o português falado em Portugal.
Há três níveis de dificuldade: fácil, normal, difícil. Há também as opções de quais operações matemáticas vão fazer parte do jogo o que torna aplicável desde o 1º ano para iniciar o trabalho mais simples de operações matemáticas.










Jogos de Matemática: editor Minikler Öğreniyor

Este aplicativo apresenta as operações matemáticas: adição, subtração, multiplicação, divisão, exponenciação e radiciação; como categorias do jogo. O objetivo é acertar 15 contas da operação escolhida em 45 segundos cada, a medida que muda a conta o tempo é restabelecido. Aplicável desde o 1º ano.





Silabando: editor apps Bergman

Este aplicativo é divido em duas categorias: sílabas simples e sílabas complexas. Em cada categoria contém 6 opções de atividades: 1) formação e leitura de sílabas: a criança toca a sílaba e o app narra letra por letra e som da sílaba; 2) formação de sílabas: o áudio convida a criança a formar sílabas apresentando pontos de interrogação como  numa soma (?+?=). Ao clicar no primeiro ponto de interrogação a criança escolhe uma das consoantes em seguida acontece o mesmo com o próximo ponto de interrogação aparecendo aí uma vogal, no caso das sílabas simples, ou uma consoante, no caso das sílabas complexas. Por fim, aparece a sílaba formada com uma palavra de exemplo e a imagem;3) Completar palavra: é apresentado uma imagem e abaixo a palavra faltando uma sílaba, o app dá opções e a criança deve escolher a correta;4) Ouvir e clicar: nesta atividade o app solta o áudio "clique na sílaba..." e abaixo há seis alternativas que a criança tem que escolher; 5) Leitura: esta atividade dá uma palavra com imagens abaixo. A ideia é que a criança faça a leitura e acerte a imagem correspondente;6) Quantidade de sílabas: o aplicativo apresenta uma palavra acompanhada de uma imagem e pergunta quantas sílabas tem a palavra.
Um app muito bom para 1º, 2º , 3º anos e para reforço.








Tomara que, apesar das dificuldades do dia-a-dia, esse texto tenha ajudado professores(as) a terem uma ideia de como usar o celular como  ferramenta produtiva em sala de aula. Deixo aqui alguns links de exemplos do celular como ferramenta pedagógica:



FONTES: IG; Último Segundo: MEC; play.google.com; http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br; http://unesdoc.unesco.org.

sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Nova Convocação do Concurso de Gestores

CONVOCAÇÃO Nº 01, DE 09 DE JANEIRO DE 2018.
CONCURSO DE ACESSO PARA PROVIMENTO DE CARGOS VAGOS DA CLASSE DOS GESTORES DIRETOR DE ESCOLA
ESCOLHA DE VAGAS E RETIRADA DE GUIA MÉDICA PARA EXAMES MÉDICOS PRÉ-ADMISSIONAIS.
O Secretário Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais e considerando:
– a classificação definitiva dos candidatos aprovados no referido Concurso, conforme publicação no DOC de 14/04/2016;
– o disposto no § 1º do artigo 123 da Lei nº 14.660/2007,CONVOCA os candidatos aprovados no Concurso para provimento de cargos vagos de Diretor de Escola, para escolha de vagas e retirada de guia para exames médicos pré-admissionais, conforme segue:
Relação dos candidatos convocados para escolha de vagas 
Os candidatos acima convocados deverão comparecer ao Auditório da SME/COGEP, sito à Avenida Angélica, 2606, Consolação – CEP 01228-200 – São Paulo / SP, de acordo com o seguinte cronograma:
DIRETOR DE ESCOLA
24/01/2018
09:00 às 10:00 477 a 497 – Classificação Geral
161 a 163 – Classificação NNA
11:00 às 11:30 Retardatários do dia
OBSERVAÇÕES:
1 – Os interessados ou seus procuradores habilitados para tal deverão comparecer no local e horário acima indicado, munidos dos seguintes documentos:
– cédula de identidade
1.1. Os procuradores deverão estar munidos de cópia dos documentos de seus representantes e dos respectivos documentos de procuração.
2 – No final da sessão serão chamados os retardatários do horário, obedecendo à ordem de classificação.
3 – No final do processo de escolha serão chamados os retardatários da escolha, obedecendo à ordem de classificação nos moldes do cronograma supra.
4 – O não comparecimento dos candidatos convocados às sessões de escolha, acarretará a imediata disponibilização das vagas para chamadas subsequentes de outros candidatos aprovados

CONVOCAÇÃO Nº 02, DE 09 DE JANEIRO DE 2018.
CONCURSO DE ACESSO PARA PROVIMENTO DE CARGOS VAGOS DA CLASSE DOS GESTORES SUPERVISOR  ESCOLAR
ESCOLHA DE VAGAS E RETIRADA DE GUIA MÉDICA PARA EXAMES MÉDICOS PRÉ-ADMISSIONAIS.
O Secretário Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais e considerando:
– a classificação definitiva dos candidatos aprovados no referido Concurso, conforme publicação no DOC de 14/04/2016;
– o disposto no § 1º do artigo 123 da Lei nº 14.660/2007, CONVOCA os candidatos aprovados no Concurso para provimento de cargos vagos de Supervisor Escolar, para escolha de vagas e retirada de guia para exames médicos pré-admissionais, conforme segue:
Relação dos candidatos convocados para escolha de vagas 
Os candidatos acima convocados deverão comparecer ao Auditório da SME/COGEP, sito à Avenida Angélica, 2606, Consolação – CEP 01228-200 – São Paulo / SP, de acordo com o seguinte cronograma:
SUPERVISOR ESCOLAR
24/01/2018
10:00 às 11:00 132 a 141 – Classificação Geral
42 a 44 – Classificação NNA
11:00 às 11:30 Retardatários do dia
OBSERVAÇÕES:
1 – Os interessados ou seus procuradores habilitados para tal deverão comparecer no local e horário acima indicado, munidos dos seguintes documentos:
– cédula de identidade
1.1. Os procuradores deverão estar munidos de cópia dos documentos de seus representantes e dos respectivos documentos de procuração.
2 – No final da sessão serão chamados os retardatários do horário, obedecendo à ordem de classificação.
3 – No final do processo de escolha serão chamados os retardatários da escolha, obedecendo à ordem de classificação nos moldes do cronograma supra.
4 – O não comparecimento dos candidatos convocados às sessões de escolha, acarretará a imediata disponibilização das vagas para chamadas subsequentes de outros candidatos aprovados.
DOC de 10/01/2018 pag. 30
Fonte: Sedin


CONAPE 2018


Professores passarão a receber pelos intervalos entre as aulas

Os deputados aprovaram o Projeto de Lei 56/2014 que determina o pagamento das aulas vagas a todos os professores das escolas públicas e privadas do Estado. O período ocioso em que o docente fica a disposição da unidade de ensino sem receber é conhecido como horário-janela. 

A iniciativa é do deputado Carlos Giannazi (PSOL). "Agora vamos pressionar o governador para que ele sancione e não vete o nosso projeto. Essa conquista também é direcionada aos professores das escolas particulares, então é uma grande vitória de todo o magistério do Estado", afirmou. 

A iniciativa também estabelece que caso o professor receba pelo tempo vago ele deverá realizar atividades pertinentes a função pelo mesmo período em que foi remunerado.

Fonte: ALESP

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

MEC cria o programa Mais Alfabetização

Atualização de chamadas de concursos da PMSP


D.O do Estado publica afastamento de Secretário da Educação Prof. Humberto do cargo de diretor de escola

No início de dezembro der 2017, foi veiculado a denúncia do cidadão Agnaldo dos Santos Reis sobre suposta irregularidade no acúmulo de cargos do Secretário de Educação de Poá, Carlos Humberto Martins Duarte, de acordo com a denúncia o mesmo não tinha se desligado do cargo de diretor de escola. Na época o secretário informou ter solicitado seu afastamento junto ao Palácio do Governo, e apresentou documento devidamente protocolado no dia 1º/12, cabendo à Casa Civil do Governo do Estado publicar o ato, mas que se encontrava afastado do cargo de Diretor de Escola recebendo apenas o salário de Secretario Municipal de Educação.
Curiosamente, o afastamento foi publicado somente nesta última terça - feira, 09, com validade até 31 de dezembro de 2018.

Fonte: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo