terça-feira, 10 de julho de 2018

É o fim do SINTEP?

É o fim do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Poá- SINTEP?
O grupo que hoje é responsável pelo SINTEP, sindicato dos trabalhadores da educação poaense, conseguiu no mês de junho dar fim ao órgão representativo construído com unidade e luta, ao insistir numa greve que infelizmente não deu frutos aos trabalhadores do funcionalismo público poaense.
É importante registrar que o movimento de greve é legítimo já que os governo Lopes não tem cumprido a Constituição Federal nem mesmo suas propostas de campanha, que neste caso são o aumento salarial dos servidores( ler também : O que esperar do próximo governo poaense para Educação?).
Voltando ao tema inicial,é importante registrar que ao final de 2017 o SINTEP e os trabalhadores da Educação de Poá sofreram um duro golpe, o descaracterizou totalmente o sindicato.
Primeiramente, com a eleição sindical se aproximando a diretoria do sindicato antes unida e coesa se dividiu em dois grupos distintos para disputa.
Em seguida, verificou - se que o processo de eleição estava irregular e este para estar em consonância com as próprias regras do estatuto da entidade deveria ser prorrogado com a consequente ampliação do mandato da atual direção. O grupo que hoje afunda o SINTEP discordou da ação e insistiu no processo eleitoral irregular.
A chapa que agrupava o presidente do SINTEP e outros que hoje fazem parte da Associação dos Profissionais e Trabalhadores da Educação da Estância Hidromineral de Poá- APEP, se retiram do processo por discordar de tal e montaram a associação já citada. A eleição aconteceu.
Prova de que o processo foi e continua sendo irregular até hoje o SINTEP não foi registrado em cartório e sofre com a ilegitimidade diante dos movimentos de trabalhadores.
O golpe final no SINTEP porém, foi dado no mês de junho quando o grupo que o tomou montou ao fim do movimento de greve uma nova associação dos servidores municipais de Poá, ou seja, abandonaram o sindicato de vez.
Será que é possível acreditar nesta associação "Juntos Somos Mais Fortes"?
Porque não regularizar o SINTEP e manter um sindicato que foi construído na luta e tantas conquistas teve para os servidores?