sexta-feira, 7 de setembro de 2018

Curso

COMUNICADO Nº 848,DE 06 DE SETEMBRO
DE 2018.
O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE
SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRE-
SENTOU A DIRETORA DA DIVISÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL
E MÉDIO, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO “ALFABETI-
ZAÇÃO E PRÁTICAS DE LINGUAGEM”, CONFORME ESPECIFI-
CAÇÕES A SEGUIR:
I - OBJETIVOS:
1 - AMPLIAR E APROFUNDAR OS CONHECIMENTOS TEÓ-
RICO-PRÁTICOS DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE
ENSINO NOS ÂMBITOS DA ALFABETIZAÇÃO E DAS DIVERSAS
PRÁTICAS DE LINGUAGEM NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO.
II - CONTEÚDO:
MÓDULO 1 - PALESTRA DE ABERTURA DO CURSO; APRE-
SENTAÇÃO DA PROPOSTA DO CURSO.
MÓDULO 2 - AMBIENTAÇÃO: ANÁLISE DO AMBIENTE
VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) : TUTORIAIS DO CURSO,
AMBIENTES PARA RESOLUÇÃO DE DÚVIDAS SOBRE O CURSO
(FAQ); QUESTIONÁRIOS SOBRE O PERFIL E CONHECIMENTOS
PRÉVIOS DOS CURSISTAS.
MODULO 3: SONDAGEM: CONHECIMENTOS DA CRIANÇA
SOBRE O SISTEMA DE ESCRITA
ATIVIDADES DIAGNÓSTICAS E DE REFLEXÃO; LEITURA E
ANÁLISE DO DOCUMENTO “ORIENTADOR PARA A SONDAGEM
DE LÍNGUA PORTUGUESA: CICLO DE ALFABETIZAÇÃO” (SÃO
PAULO, 2018); PROCEDIMENTOS PARA PRÁTICA DE SALA DE
AULA.
MÓDULO 4: PRÁTICAS DE LEITURA DE TEXTOS; CONCEP-
ÇÃO DE ENSINO DA LEITURA NO CURRÍCULO DA CIDADE DE
SÃO PAULO; CAPACIDADES, PROCEDIMENTOS E COMPORTA-
MENTO LEITOR; PROCEDIMENTOS PARA A PRÁTICA DE SALA
DE AULA – MODALIDADES DE LEITURA.
MÓDULO 5: PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRI-
TOS; CONCEPÇÃO DE ENSINO DA ESCRITA NO CURRÍCULO
DA CIDADE DE SÃO PAULO; CAPACIDADES, PROCEDIMENTOS
E COMPORTAMENTOS PARA A FORMAÇÃO DO ESCRITOR-
-AUTOR; PROCEDIMENTOS PARA A PRÁTICA DE SALA DE AULA
– CONTEXTUALIZAÇÃO, PLANIFICAÇÃO, TEXTUALIZAÇÃO,
REVISÃO, PUBLICAÇÃO.
MÓDULO 6: PRÁTICAS DE PRODUÇÃO DE TEXTOS ORAIS;
CONCEPÇÃO DE ENSINO DE PRÁTICAS DE ESCUTA E PRODU-
ÇÃO NO CURRÍCULO DA CIDADE DE SÃO PAULO; CAPACIDA-
DES, PROCEDIMENTOS E COMPORTAMENTOS PARA O APRIMO-
RAMENTO DA LINGUAGEM ORAL; PROCEDIMENTOS PARA A
PRÁTICA DE SALA DE AULA – CONTEXTUALIZAÇÃO, PESQUISA,
PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO.
III - METODOLOGIA:
MODALIDADE A DISTÂNCIA: AS ATIVIDADES, PREVISTAS
NOS MÓDULOS SERÃO ORGANIZADAS EM TORNO DE ESTU-
DO ORIENTADO DE TEXTOS, ANÁLISE DE VÍDEOS, ANÁLISE
DE CASOS E DE MATERIAIS DIDÁTICOS VOLTADOS PARA A
ALFABETIZAÇÃO E DE INFOGRÁFICOS INFORMATIVOS SOBRE
A TEMÁTICA;
MODALIDADE PRESENCIAL: HAVERÁ UMA ÚNICA ATIVI-
DADE PRESENCIAL,SENDO UMA PALESTRA DE ABERTURA COM
APRESENTAÇÃO DO CURSO E DAS PROFESSORAS PARCEIRAS,
COM FOCO NA EXPERIÊNCIA ALFABETIZADORA, NA QUAL
ESTÃO PREVISTOS PEQUENOS DEPOIMENTOS.
IV - PÚBLICO ALVO:
PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDA-
MENTAL I, PROFESSOR DESIGNADO NA FUNÇÃO DE RECUPE-
RAÇÃO PARALELA E COORDENADOR PEDAGÓGICO.
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 40 HORAS, SENDO 04 HO-
RAS PRESENCIAIS E 36 HORAS A DISTÂNCIA.
VI - CRONOGRAMA: PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 15/09 A
10/12/2018
TURMAS 01 A 09
15 DE SETEMBRO DAS 14H ÀS 18H (SÁBADO)
LOCAL: UNINOVE VERGUEIRO - RUA VERGUEIRO, 235/249
– AUDITÓRIO - LIBERDADE, SÃO PAULO – SP
TURMAS 10 A 18
21 DE SETEMBRO DAS 08H ÀS 12H (SEXTA-FEIRA)
LOCAL: UNINOVE VERGUEIRO - RUA VERGUEIRO, 235/249
– AUDITÓRIO - LIBERDADE, SÃO PAULO – SP
TURMAS 19 A 27
21 DE SETEMBRO DAS 14H ÀS 18H (SEXTA-FEIRA)
LOCAL: UNINOVE VERGUEIRO - RUA VERGUEIRO, 235/249
– AUDITÓRIO - LIBERDADE, SÃO PAULO - SP
TURMAS 28 A 36
22 DE SETEMBRO DAS 14H ÀS 18H (SÁBADO)
LOCAL: UNINOVE CAMPUS MEMORIAL - AV. FRANCISCO
MATARAZZO, 324 - ÁGUA BRANCA, SÃO PAULO - SP
NA PLATAFORMA MOODLE: http://praticas.isesp.edu.br/
MÓDULO 2: 24/09/2018 ( A PARTIR DAS 12H) A 02/10/2018
MÓDULO 3 : 03/10/2018 A 16/10/2018
MÓDULO 4: 17/10/2018 A 05/11/2018
MÓDULO 5: 06/11/2018 A 26/11/2018
MÓDULO 6: 27/11/2018 A 10/12/2018
VII - TOTAL DE VAGAS: 1800 VAGAS, SENDO 50 VAGAS
POR TURMA.
QUANTIDADE DE TURMAS: 36 TURMAS
VIII - REGENTES:
TURMA 01: ALESSANDRA RIBEIRO TEIXEIRA JUSTINO - RF:
6952623
TURMA 02: ANELÍ BUCK SIMÃO - RF: 6788572
TURMA 03: CECILIA REGINA CARLINI FERREIRA COELHO
– RF: 5413010
TURMA 04: CINTIA ANSELMO DOS SANTOS – RF: 7937431
TURMA 05: CLEOMAR DE SOUZA LIMA – RF: 8044953
TURMA 06: DANIELLA DE CASTRO MARINO RUBIO – RF:
8207607
TURMA 07: DENIZE ALVES RODRIGUES SANCHES - RF:
5933480
TURMA 08: FRANCISCO FABIANO DANTAS SANTOS - RF:
8078734
TURMA 09: GRACIELA MARRA – RF: 6907822
TURMA 10: IRACEMA PEREIRA DA SILVA VASTAG – RF:
7208022
TURMA 11: JAQUELINE APARECIDA DE LIMA MATOS – RF:
7944527
TURMA 12: JOÃO ROSALVO DA SILVA JUNIOR – RF:
7868685
TURMA 13: JULIANA NAGAHAMA – RF: 7237383
TURMA 14: KARLA DE OLIVEIRA QUEIROZ – RF 7951221
TURMA 15: LETICIA DE BARROS MEDEIROS – RF: 5226490
TURMA 16: LÍVIA LEDIER FELIX VIEIRA - RF: 7298587
TURMA 17: LUCIA RAMALHO NUNES MUNIS - RF: 6923968
TURMA 18: MILENA MARQUES MICOSSI – RF: 6770461
TURMA 19: MICHELE FONSECA MELO – RF: 8206597
TURMA 20: PATRICIA NICKEL SILVA PARANHOS – RF:
7275811
TURMA 21: PAULA DO NASCIMENTO JULIO AGNELLO – RF:
6200877
TURMA 22: RITA DE CASSIA GERALDI MENEGON – RF:
5830834
TURMA 23: RONIZE DA COSTA SILVA - RF: 7451059
TURMA 24: ROSA HELENA DE FREITAS ROGÉRIO CARVA-
LHO – RF: 7400853
TURMA 25: ROSANA CARLA DE OLIVEIRA - RF: 7234392
TURMA 26: ROSANGELA FERREIRA DE SOUZA QUEIROZ
– RF: 6923950
TURMA 27: SERJANE CRISTINA PAOLILLO – RF: 6949801
TURMA 28: SILVANA DOS SANTOS SILVA - RF: 7705719
TURMA 29: SIMONE DA SILVA – RF: 6928161
TURMA 30: SOLANGE AMÁLIA DA CRUZ – RF: 7462131
TURMA 31: BRAZÍLIA GERIBELLO DE ARRUDA BOTELHO -
CPF: 07620074864
TURMA 32: JANAYNA GONÇALVES RODRIGUES – CPF:
22938616864
TURMA 33: JULIANA GONÇALVES SILVA – CPF:
29746061801
TURMA 34: LUCIANA DUTRA DOKTER – CPF: 27120822810
TURMA 35: ANA MARIA V. L. FLORIO DE ANDRADE – CPF:
26919816814
TURMA 36: MARIA ELISA KORTE – CPF: 09226625840
IX- CERTIFICAÇÃO:
100% DE FREQUÊNCIA; CONCEITO “P” OU “S” E ENTREGA
DA ATIVIDADE OBRIGATÓRIA. X - INSCRIÇÕES:
AS INSCRIÇÕES SERÃO REALIZADAS A PARTIR DA DATA DE
PUBLICAÇÃO PELO LINK:
https://goo.gl/forms/MuV2iUpWfvHXrkEZ2
XI- ÁREA PROMOTORA:DIVISÃO DE ENSINO FUNDAMEN-
TAL E MÉDIO
CURSO HOMOLOGADO SOB O NÚMERO 18427

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Poá: nota do IDEB

Veja o print abaixo feito de postagem na página do facebook da Prefeitura da Estância Hidromineral de Poá referente a nota do IDEB divulgada hoje:

Cobrimos a face das crianças por não sabermos se existe autorização de uso da imagem das mesmas. e Dos outros adultos também por questões de direito de imagem.

Na imagem acima que contém o texto de exaltação ao sucesso da Educação poaense esqueceram de informar um dos principais agentes responsáveis pela metas alcançadas no IDEB: os/as professores(as). Entretanto, na matéria publicada no site da prefeitura na fala atribuída ao secretário de educação é feita menção aos educadores:  
“Esse resultado é devido ao trabalho planejado que vem sendo feito em Poá, além da conscientização das famílias que estão percebendo a importância da Educação para um futuro melhor. Essa parceria do Poder Público com os pais e somada ao empenho e dedicação dos professores, funcionários e estudantes das nossas escolas, conquistou esse resultado fantástico. Gostaria de agradecer a todos os envolvidos”.
Essa é a versão para inglês ver. A versão realista seria: 
“Esse resultado é devido ao trabalho planejado que vem sendo feito em Poá, além da conscientização das famílias que estão percebendo a importância da Educação para um futuro melhor pois da forma que governamos correm o risco de não tê-lo. Essa parceria do Poder Público com os pais e somada ao empenho e dedicação dos professores que não tiveram reajuste salarial, que perderam o bônus conhecido como décimo quarto e tiveram todos os dias de greve descontados porque não sou a favor de direito garantido pela Constituição , funcionários que também não tiveram reajustes e tiveram todos os dias descontados da greve sem direito à reposição e estudantes que não contam mais com material didático apostilado e  das nossas escolas que sofrem com problemas de manutenção, conquistou esse resultado fantástico. Gostaria de agradecer a todos os envolvidos”.
A partir da minha inferência do que seria o mais real na fala do secretário e fazendo referência ao termo "fantástico" que o mesmo usa, afirmo que o resultado não foi fantástico, foi na verdade corajoso, esperançoso e aguerrido. Pois os profissionais da educação viram seus salários serem achatados; seus benefícios serem retirados; o preço da gasolina, do gás de cozinha, da eletricidade e tantos outros produtos subirem exorbitantemente por várias vezes ao ano e não se deixaram levar pela violência simbólica que esses fatores representaram contra eles e cumpriram seu papel de funcionário público, cumpriram o  seu papel político, cumpriram o seu papel cultural e cientifico , não deixando as crianças desamparadas intelectualmente. Todos os profissionais da educação docentes e não docentes realmente estão de parabéns, bem como os alunos que tomaram pra si a missão de aprender.
Os profissionais da Educação realmente estão de parabéns, isso porque cumpriram sua função profissional  e tiveram forças para reivindicar seus direitos mesmo quando até mesmo pais e estudantes não os apoiavam. Mesmo quando no presente atacam sua profissão e seus direitos descaradamente de forma vil e baixa. Mais uma vez PARABÉNS!
Voltando a imagem acima e ao texto publicado no site da prefeitura, duas questões chamam a atenção: 1) quando é citado que "Esse resultado é devido ao trabalho planejado ..", nos colocamos em dúvida: que trabalho planejado seria esse? Planejamento de demitir professores? Planejamento de não ter mais material apostilado? Planejamento de entregar material escolar no meio do ano? Planejamento de retirar benefícios e acabar com direitos? Muito curiosa esta fala, e;2) no texto do site da administração pública o jornalista cita o nome de escolas que foram destaques no IDEB de 2017, entre elas está a EMEB Estância Hidromineral, de Ensino Fundamental II, a mesma escola que em 2017 o prefeito Gian Lopes queria fechar. Ironia não?
O fato é que Gian Lopes faz propaganda de um sucesso que não é dele. Pois até o momento só jogou contra a Educação poaense e mais do que isso ele só tem mostrado que não tem palavra. Dúvida? Veja parte do programa(promessa) de governo dele na eleição municipal de 2016 que o elegeu:


Aí eu pergunto: de quem é a responsabilidade do sucesso educacional de Poá: do Prefeito ou dos Professores?

domingo, 2 de setembro de 2018

GOVERNO GIAN LOPES DESRESPEITA SERVIDORES E NÃO CUMPRE CLÁUSULAS DO PROTOCOLO

Após três rodadas de negociação com a APEP (12/04, 25/05 e 19/06, sendo esta última ocorrida com a presença de outras entidades sindicais)o governo Gian Lopes não respeita os servidores e não cumpre as cláusulas que contem as propostas apresentadas pelo próprio governo. Das sete cláusulas apresentadas (clique aqui para conferir) para que cada entidade discutisse nas suas instâncias deliberativas, somente o aumento de 20,1% no vale alimentação foi cumprida. Questões como apresentação de Projeto de Lei para evitar transferência compulsória de servidores de seus postos de trabalho, fim da interrupção da contagem de tempo para docentes em função gratificada, concessão de um convênio médico com liberação da folha de pagamento e decreto para regulamentar a mesa de negociação até agora não foram apresentadas. Para piorar a situação o governo agendou na última reunião novo encontro com as entidades para o mês de agosto mas não convocou a APEP para qualquer reunião neste período para seguir com as negociações. A APEP como sempre fez irá convocar a categoria para deliberar sobre os próximos passos da Campanha Salarial tendo em vista que o governo não cumpriu com seus compromissos, já que após a última reunião a diretoria da APEP submeteu as propostas apresentadas em Assembleia que deliberou por não rejeitá-las e continuar lutando pelo atendimento da Pauta de Reivindicações 2018 (clique aqui e confira)levada ao governo no inicio de maio. A APEP considera inaceitável a postura do governo e irá tomar as devidas providências contra este descaso. 
APÓS INTERVENÇÃO DA APEP EVOLUÇÕES E PROGRESSÕES FUNCIONAIS SERÃO CUMPRIDAS PELO GOVERNO
Todos sabem que no final de 2017 o governo enviou à Câmara Municipal Projeto de Lei para congelar qualquer evolução e progressão em 2018 previstas nos respectivos planos de carreira dos servidores em geral. Nossa articulação na época com dezenas de servidores  impediram a votação do Projeto e consequentemente com a nossa insistência nas reuniões de negociações arrancamos o compromisso do governo em cumprir a lei. Com isso os servidores do quadro de apoio à educação que cumpriram os requisitos tiveram 2% em seus salários em maio deste ano e a publicação do decreto para regulamentar a avaliação de desempenho também já foi publicada, o que permitirá que os profissionais do quadro do magistério que cumprirem os requisitos necessários tenham acréscimo de 4%. Claro que sem o cumprimento da data base e a garantia de pelo menos a correção nos salários ficamos cada dia que passa com um menor poder aquisitivo piorando nossa qualidade de vida. De maneira nenhuma abriremos mãos de levar às mesas de negociação para discussão nossa defasagem salarial desde maio de 2016 quando ocorreu o último reajuste ao funcionalismo de Poá na ordem de 9,39% e que até o mês de agosto deste ano já soma  9%.

DIRETORIA DA APEP CONTINUA PRESTANDO ATENDIMENTO JURÍDICO AOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO
Recentemente, a diretoria da APEP tem recebido diversas reclamações de colegas professores que foram ameaçados por seus pares por optarem participar da reposição de aulas conforme portaria publicada pelo secretário de educação. Nós da APEP não compactuamos dessa prática justamente daqueles que discursam em favor da unidade agindo totalmente contrário a isso, causando pânico, medo e receio nos profissionais em educação colocando-os uns contra os outros. Em relação aos métodos impostos para reposição de aulas já nos posicionamos contrários a isso, já que não há garantia de reposição a todos tanto que já protocolamos documento solicitando que o governo atenda essa reivindicação e não prejudique ainda mais nenhum servidor. No entanto o processo que trata da legalidade da greve continua tramitando em primeira instância na Vara de Poá. Sabemos que qualquer posicionamento de politicos a respeito do tema, como por exemplo, apresentação de Projeto de Lei como ocorreu a algumas semanas tem apenas caráter eleitoreiro daqueles que querem se promover nas costas da situação caótica pela qual passa o servidor público. Orientamos a todos os profissionais que se sentirem lesados com essas posturas que entrem em contato com nosso departamento jurídico pelo e-mail juridicoapep@gmail.com e agende um atendimento com um de nossos advogados (sem custo algum) que irá lhe orientar (sempre tratando com a verdade) sobre os passos a ser seguidos. 
FONTE: http://apeppoa.wixsite.com/apep