segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Educação Poá/SP: cargo de Professor Adjunto é extinto

Na última sexta-feira em regime de urgência a Câmara Municipal votou o projeto de Lei n.° 90/ 2018 que promove a extinção dos cargos de Professor Adjunto de Educação Básica I e Professor de Educação Básica II,transformando - os, para os que quiserem, em professores titulares, ou seja, em Professor de Educação Básica I e Professor de Educação Básica II.
O projeto que extingue o cargo de Professor Adjunto I e II muda consequentemente para aqueles(as) professores(as) que optarem pela mudança além da nomenclatura também terão a mudança de jornada que passará para 30h semanais bem como terá seus vencimentos enquadrados na nova jornada e cargo.
De acordo com a Professora Mari Leila Boaceff, presidente do Sindicato dos Servidores, tal mudança é uma conquista dos professores adjuntos que tanto queriam tal mudança.
Já a Associação dos Profissionais e Trabalhadores da Educação na da Estância Hidromineral de Poá - APEP, divulgou a seguinte nota:
"PL n°90/2018 aprovado! Professor Adjunto é transformado  em titular.*
Em duas sessões extraordinária ocorridas hoje(15) na Câmara Municipal, foi aprovado por unanimidade os PLs que transformam os PAEBs I e II em PEBs I e II e o que autoriza o governo a efetuar contratação temporária de docentes.
A Sessão contou com um grupo de aproximadamente 20 adjuntos que com cartazes pediam que os vereadores aprovassem o projeto de transformação.
Durante a tramitação do Projeto referente a transformação  informamos aqui pelos grupos(de whats) nosso posicionamento chamando atenção pelos pontos positivos e negativos.


*Pontos positivos* o projeto corrige imediatamente a discrepância salarial que há, atualmente, entre os titulares e os adjuntos por uma mesma carga semanal de trabalho, já que o número de ausência cresceu abruptamente nos últimos dois anos devido às condições de trabalho; a mudança de carga horária fica a critério do docente.


*pontos negativos* o projeto não foi debatido com os profissionais que serão afetados pela mudança da lei; todos os adjuntos perderão suas sedes e serão classificados em lista de excedente, só conseguindo constituir sede quando houver cargo vago na unidade de pretensão e conforme pontuação (com um número grande de adidos e excedentes essa situação pode permanecer por muito tempo com o docente tendo que trabalhar em mais de uma unidade ou tendo que se deslocar rotineiramente por várias escolas durante o ano letivo, caso tenham que cumprir permanência; ficará a disposição da SME e na condição de titular terá que participar rotineiramente das atribuições até estar com uma sala. Terá sempre que atribuir as turmas repeitando a grade curricular da mesma recebendo como suplementar caso opte pela permanência de jornada.


*Nossas considerações* O governo não tratou da questão da ampliação do modulo e nem assegurou aos profissionais garantia em casos de acumulo de cargo, por exemplo, o que poderia diminuir a quantidade de excedentes e consequentemente adidos.


Também não sinalizou com a regulamentação das aulas suplementares.


Sete milhões deixarão de ser repassados aos docentes com a extinção dos prêmios, valor este que poderia ser investido para minimizar os impactos das ausências com políticas para melhoria da qualidade do ensino."

Ferraz de Vasconcelos 

Já em Ferraz de Vasconcelos a situação dos Professores Adjuntos continua a mesma. Desde a aprovação da Lei 227/2009 e posteriormente da aprovação da lei 315/2016 os Professores Adjuntos esperam a realização de concurso como previsto :






E como também foi discutido em reunião em dezembro de 2017 na qual o setor jurídico do município se comprometeu em estudar e promover ações no sentido da mudanças de cargo. Entretanto, o único movimento realizado foi a solicitação de parecer aos procuradores do município. Tal parecer feito pela procuradora Thaíse Pizolito de Moraes declara que não é possível tal mudança, o que discordamos, pois os argumentos legais utilizados, de acordo com nossa opinião, não corresponde ao tema de forma coerente.
Tanto que já apontamos no texto " Professores Adjuntos podem virar titulares?" argumentação legal e exemplos de municípios que já realizaram a mudança, sendo Poá mais um exemplo.
Sendo assim, professores aguardam uma posição mais positiva da SME ferrazense.




Alunos e professores fazem campanha a favor de Professor Rodrigo

Alunos e amigos do Professor Rodrigo Sanches tem se mobilizado para arrecadar o valor necessário para realização de cirurgia para extrair um tumor peritônio que o acometeu. O peritônio é uma membrana fina que envolve os órgãos do abdômen, como o estômago e o intestino, separando-os dos músculos da região.Os tumores do peritônio podem ser primários – quando se originam no próprio peritônio – ou secundários – quando um câncer que veio de outro órgão o atinge. Os tumores primários, como foi o de Hebe, são considerados raros.(Fonte G1).
Para auxiliar o Professor e sua família alunos e amigos criaram uma vaquinha online onde visam arrecadar R$50.000,00 para custear a cirurgia.
Além disso outros eventos estão serão realizados para o mesmo intuito.
Tanto o professor Rodrigo quanto seus familiares contam com a solidariedade de amigos e anônimos para vencer essa difícil batalha contra o câncer.Veja a seguir como você pode ajudar: